Autor Tópico: Ajuda para escolha de câmera  (Lida 7363 vezes)

Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Dezembro de 2013, 21:17:13
Olá a todos do fórum! Apesar de cadastrado desde 2007, só hoje fui realmente criar um tópico aqui :)

Gostaria de pedir a ajuda de vocês no seguinte: estou considerando um upgrade da minha Canon A720 IS (guerreira forever), mas estou tendo dificuldades para escolher sua sucessora. Gostaria que fosse uma câmera compacta ou travel zoom, que oferecesse boa qualidade de imagem e um tempo de "reciclagem de flash" (não sei se é esse o nome certo) razoavelmente pequeno, uma vez que na A720 IS preciso esperar pelo menos 5 segundos entre cada foto batida com flash. Seria importante também que ela fizesse vídeos com resolução a partir de 720p. Assim, escolhi algumas:

- Canon SX160 - dei uma rápida pesquisada no fórum, e ela realmente parece uma câmera boa, mas por algum motivo não me parece exatamente um upgrade frente à Canon A720 IS que tenho, pelo menos quanto à qualidade de imagem.
- Canon S95 ou superior: parecem um sonho de consumo, afinal são câmeras realmente compactas que, pelo que vi, oferecerem ótima qualidade de imagem. Mas não são tão baratas quanto a SX160.
- Sony HX9V ou modelo mais recente - me parecem ótimas opções também, infelizmente não tem prioridades de abertura ou velocidade, mas parece tirar boas fotos. Infelizmente no anúncio que vi no mercado livre o cara estava vendendo sem o carregador.
- Fuji XF1 - dentre todas, me parece ao mesmo tempo uma das melhores escolhas e também uma das mais estranhas, já que a câmera tem um visual super retrô, não tem botão de liga e desliga, mas tem um sensor bem grande pra uma compacta e parece fazer ótimas fotos. Essa eu conseguiria num preço bom, por isso até o momento é a minha escolha.

Estou considerando a compra de modelos usados desde que em boas condições, por isso listei câmeras mais antigas (e também porque o meu orçamento não é muito grande).

Alguém sabe me indicar onde poderia encontrar a Canon S95, S100 ou S110 a venda num preço razoável? Sei que é uma super câmera, mas eu não teria coragem de pagar R$ 1000,00 numa dessas sabendo que esticando um pouco o orçamento daria pra pegar uma boa Micro 4/3.

Tem mais alguma câmera que poderia me atender? Desculpem se o post ficou confuso .-.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 21:25:13 por Kuni »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2013, 22:27:10
A Fuji XF1 e a Canon S110 são as melhores opções da sua lista. Dentre essas duas, Fuji se sobressai pois tem um sensor 37% maior que a Canon, abertura f1.8 - f4.9 contra f2.0 - f5.9 da S110, além tempo de exposição mínimo e máximo superiores. A Canon por outro lado tem 20mm a mais de alcance focal que a XF1.

Outra opção que vale a pena considerar é a Sony NEX-F3, bastante elogiada pelo pessoal.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2013, 23:39:43
Olá Sunriser! A NEX-F3 parece uma ótima opção, mas pensando em portabilidade parece que a lente do kit é um pouco grande. Ela tem modo Manual ou prioridades de abertura/obturador? Pelo que vi rapidamente, ela não tem nem o "dial" com os modos de exposição e tal.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2013, 13:01:13
A NEX tem modo manual, porém como ela possui poucos botões de atalho. Você precisa entrar no menu sempre que quiser configurar alguma coisa...

A F3 é uma câmera pequena, porém com a objetiva 18-55mm ela fica grandinha:



Já não caberia no bolso.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2013, 18:43:29
Entendi Sunriser, realmente acho que pra mim seria melhor uma compacta mesmo, por conta da portabilidade. Sobre a HX9V, você tem alguma opinião? Ofereceram-me uma dessas usada, mas em bom estado, a uns R$ 350,00 já com cartão de memória. Apesar de achar que não vou usar o zoom todo dela, me pareceu uma boa câmera pelo que vi. Acho que o que sinto falta na A720 IS é que parece que o espectro de cores dela não é muito bom, quero dizer, parece que falta alcance/comprimento dinâmico (não sei se esse é o termo certo pra dynamic range). Será que a SX 260 se daria bem nesse caso?
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 18:47:32 por Kuni »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2013, 21:58:54
Entendi Sunriser, realmente acho que pra mim seria melhor uma compacta mesmo, por conta da portabilidade. Sobre a HX9V, você tem alguma opinião? Ofereceram-me uma dessas usada, mas em bom estado, a uns R$ 350,00 já com cartão de memória. Apesar de achar que não vou usar o zoom todo dela, me pareceu uma boa câmera pelo que vi. Acho que o que sinto falta na A720 IS é que parece que o espectro de cores dela não é muito bom, quero dizer, parece que falta alcance/comprimento dinâmico (não sei se esse é o termo certo pra dynamic range). Será que a SX 260 se daria bem nesse caso?

Bem, a HX9V concorre com a Canon SX150, ambas foram lançadas em 2011. A linha SX da Canon é superior à HX da Sony (não que a HX9V seja ruim, aliás o zoom de 16x dela é interessante).

Pessoalmente eu escolheria a SX150 (depois desse modelo já foram lançadas a SX160 e a SX170), caso tivesse que escolher entre ela e a Sony.

Sobre o dynamic range, a tradução que mais vejo por aí é alcance dinâmico, embora range dinâmico também não soe mal. As câmeras mais novas que usam sensor CMOS possuem um alcance dinâmico melhor que as antigas e seus sensores CCDs. Como a SX260 também conta com um CMOS, isso também se aplica a ela.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2013, 23:13:03
Humm, pensei que a HX9V estivesse numa categoria um pouco mais alta, acho que o acabamento dela passa uma impressão de qualidade superior  :ponder:

Das minhas opções iniciais ficou apenas a Canon S95 (ou superior) que um conhecido poderia trazer do Paraguai ou dos EUA pra mim, e entram a SX 260 e a SX 160/170. Inicialmente pensei em escolher uma câmera de outra marca, mas parece que a Canon me persegue  :D

Infelizmente não encontrei em nenhum lugar a Olympus XZ-1 - que era meu antigo sonho de consumo  :doh:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2013, 00:19:48
Tem bastante mistura de categoria dos modelos que você está citando...

SX240/260 são as famosas "travel zoom", compactas com zoom exagerado. Aqui também entra a HX9V, irmã mais velha da minha HX20V. São compactas normais, com sensor 1/2.3", bastante zoom, e facilidade de uso com modos pré-definidos, etc...

A SX160/170 é o mesmo da categoria acima, mas com corpo menos compacto e com mais pegada.

A S95 é de um patamar ligeiramente superior graças ao sensor de 1/1.7", que em área é cerca de 50% maior que o das compactas normais, além de ter um corpo realmente muito compacto, em troca tendo um zoom menor.

A XZ-1 competiria com a S95, porém com um corpo um pouquinho maior. Nessa área daria pra listar as Canons G15/G16, Panasonics LX5/LX7, Fujifilm X10/X20, entre várias outras com sensores relativamente maiores, que formam o grupo das compactas premium.

Se a ideia for justamente ter algo com um pouco mais de qualidade do que compactas comuns, mas manter a portabilidade, facilidade de uso e não se preocupar com outras lentes, esse é o caminho.

Da sua lista, creio que em ordem de qualidade de imagem a Fuji lidere por ter o sensor de 2/3", seguida da S95.

Agora se quiser a maior qualidade de imagem abaixo de mil reais, a NEX F3 é absoluta nesse quesito e na questão de custo/benefício. Perde-se apenas a portabilidade.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2013, 00:37:39
Olá greatwalker

Sim, realmente fiz uma grande mistura nas minhas escolhas. Inicialmente eu tinha me decidido pela Fuji XF1, tinha uma de mostruário em promoção na loja da FNAC Paulista, aqui em São Paulo, por cerca de R$ 750,00, e no dia seguinte quando fui na loja ela já tinha voltado para seu preço normal, de R$ 1100,00. Como a diferença era grande e por ser um produto de mostruário, desisti de comprar. Até me interessei pela NEX F3, mas pelo fato dela ser menos portátil e não ter botões dedicados, acabei descartando-a, apesar dela oferecer maior qualidade de imagem. Minha opção no momento seria mesmo uma das câmeras da série S da Canon, mas deixarei a aquisição pro ano que vem. Aproveitando a deixa, embora a Canon S95 seja uma câmera que já tem aí uns 3 anos de seu lançamento, ainda vale a pena? Um contato meu que vai para o Paraguai disse ter visto ela a cerca de 200 dólares, achei super barato para uma câmera desse nível.

Infelizmente a câmera que era minha menina dos olhos, a Olympus XZ-1,  nem usada eu encontro para comprar.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 00:39:36 por Kuni »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2013, 08:19:16
Legal, Kuni. É bacana que tenha o estilo da câmera bem definido. Muita gente entra aqui e fica entre super-zoom, mirrorless e DSLR... complicado!
Ao meu ver, sim, a S95 ainda é uma boa opção sim. Apenas acho difícil encontrá-la por valor tão baixo, mesmo sendo no Paraguai. Lembro-me de ter visto já a S110, mais nova, na faixa de 300 e poucos, o que seria uma opção interessante também. Sugiro dar uma olhada também na LX7, da Panasonic, já que gostou da Olympus XZ-1.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2013, 08:20:21
Legal, Kuni. É bacana que tenha o estilo da câmera bem definido. Muita gente entra aqui e fica entre super-zoom, mirrorless e DSLR... complicado!
Ao meu ver, sim, a S95 ainda é uma boa opção sim. Apenas acho difícil encontrá-la por valor tão baixo, mesmo sendo no Paraguai. Lembro-me de ter visto já a S110, mais nova, na faixa de 300 e poucos, o que seria uma opção interessante também. Sugiro dar uma olhada também na LX7, da Panasonic, já que gostou da Olympus XZ-1.

sinceramente, acho que em compactas premium, nessa linha aí de sensores 1/1.7, ninguém bate essa LX7.


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:53:40
Legal, Kuni. É bacana que tenha o estilo da câmera bem definido. Muita gente entra aqui e fica entre super-zoom, mirrorless e DSLR... complicado!
Ao meu ver, sim, a S95 ainda é uma boa opção sim. Apenas acho difícil encontrá-la por valor tão baixo, mesmo sendo no Paraguai. Lembro-me de ter visto já a S110, mais nova, na faixa de 300 e poucos, o que seria uma opção interessante também. Sugiro dar uma olhada também na LX7, da Panasonic, já que gostou da Olympus XZ-1.

Olá greatwalker! Demorou, mas acabei conseguindo definir um estilo de câmera, as opções as vezes são tantas e uma pessoa sem grande experiência como eu sofre no começo, com tantas categorias de câmeras que apareceram nos últimos anos. Minha ideia é realmente ter uma câmera portátil e que ofereça boa qualidade de imagem, já que no futuro pretendo revelar/imprimir fotos no tamanho 20x30 e montar um painel de fotografias em casa. Por ora, vou dando uma olhada nos preços e pesquisando sobre outras câmeras da mesma categoria, com certeza darei uma olhada na Panasonic LX7 :)

sinceramente, acho que em compactas premium, nessa linha aí de sensores 1/1.7, ninguém bate essa LX7.

Helena, nas minhas olhadas e pesquisas pelo fórum vi que você possui uma câmera da família LX da Panasonic, procede? Se sim, qual sua opinião sobre ela? Desde o lançamento da FZ8 há anos atrás eu sempre quis ter uma Panasonic. Por ela ter uma lente equivalente a 24-90 mm não te faz falta o fato dela ter um zoom menor?
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 10:56:55 por Kuni »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:54:42
Olá greatwalker! Demorou, mas acabei conseguindo definir um estilo de câmera, as opções as vezes são tantas e uma pessoa sem grande experiência como eu sofre no começo, com tantas categorias de câmeras que apareceram nos últimos anos. Minha ideia é realmente ter uma câmera portátil e que ofereça boa qualidade de imagem, já que no futuro pretendo revelar/imprimir fotos no tamanho 20x30 e montar um painel de fotografias em casa. Por ora, vou dando uma olhada nos preços e pesquisando sobre outras câmeras da mesma categoria, com certeza darei uma olhada na Panasonic LX7 :)

Helena, nas minhas olhadas e pesquisas pelo fórum vi que você possui uma câmera da família LX da Panasonic, procede? Se sim, qual sua opinião sobre ela? Desde o lançamento da FZ8 há anos atrás eu sempre quis ter uma Panasonic. Por ela ter uma lente equivalente a 24-90 mm não te incomoda o fato dela ser "curta"?

Tenho uma LX5, excelente camerazinha.  :ok:


Kuni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2013, 23:21:40
Olá Helena! A Pana Lx5 requer algum tipo de cuidado especial? Vi num tópico desta seção que nas câmeras da Panasonic é possível abrir a câmera para limpar o sensor, isso é necessário, considerando que é uma câmera de lente fixa? Nessas câmeras é possível instalar algum tipo de filtro, tipo polarizador ou ND?

Edição: Acabei de ver que de alguma forma, colocando adaptadores e etc, dá pra instalar filtros nessas câmeras compactas, mesmo nas da série S da Canon. Vale a pena, pra quem pretende tirar fotos de paisagens?
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 23:42:21 por Kuni »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2013, 07:59:24
Olá Helena! A Pana Lx5 requer algum tipo de cuidado especial? Vi num tópico desta seção que nas câmeras da Panasonic é possível abrir a câmera para limpar o sensor, isso é necessário, considerando que é uma câmera de lente fixa? Nessas câmeras é possível instalar algum tipo de filtro, tipo polarizador ou ND?

Edição: Acabei de ver que de alguma forma, colocando adaptadores e etc, dá pra instalar filtros nessas câmeras compactas, mesmo nas da série S da Canon. Vale a pena, pra quem pretende tirar fotos de paisagens?

eu desconheço a possibilidade de instalar filtros, e para meu uso, não vejo necessidade. É bom lembrar que se deve trabalhar SEMPRE com o uso de acessórios ORIGINAIS, ou pelo menos genéricos idênticos, e com câmeras prontas para isso. Eu não brincaria de fazer engenhoca e correr o risco de estragar minha câmera.
E nunca ouvi falar tbeḿ desse negócio de abrir a câmera pra limpra o sensor... e olha que eu acompanho bem essa sala, rs. é outra coisa que eu jamais faria, até mesmo por não haver necessidade pois, como vc falou, são câmeras que não têm lentes intercambiáveis. Por onde vai entrar poeira no sensor?