Autor Tópico: Lente M43 com pouca distorção  (Lida 2134 vezes)

andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Online: 16 de Dezembro de 2013, 21:32:54
Caros,
No começo de 2014 irei adquirir 2 lentes primes, uma 17mm e outra 45mm ambas da M.Zuiko para minha E-M5.

Apesar disto uma questão está me preocupando. Busco, além de qualidade óptica, lentes com pouca ou, no melhor dos cenários, nenhuma distorção. Seriam as duas opções acima citadas as melhores considerando o custo benefício?

abs a todos.

anderson
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 21:33:08 por andersonperon »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2013, 22:01:10
Eu acho que em termos de custo benefício as campeãs são Pana 14 2.5 e Oly 45 1.8. Compre-as e seja feliz.

Distorção se corrige no LR.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2013, 22:21:22

De que distorção vc está falando? Em geral essas duas apresentam pouca distorção. Eu recomendo ambas.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:51:15
Caros,
No começo de 2014 irei adquirir 2 lentes primes, uma 17mm e outra 45mm ambas da M.Zuiko para minha E-M5.

Apesar disto uma questão está me preocupando. Busco, além de qualidade óptica, lentes com pouca ou, no melhor dos cenários, nenhuma distorção. Seriam as duas opções acima citadas as melhores considerando o custo benefício?

abs a todos.

anderson

A 17mm teve reviews bastante controversos quando saiu, alguns dizendo que era excelente, outros bem ruins. Não sei qual é a realidade.

A 45mm é unanimidade, é excelente.

E como o tsouto falou, se por distorção você está falando de barrel distortion, se corrige facilmente no Lightroom.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2013, 17:55:19
A 17mm teve reviews bastante controversos quando saiu, alguns dizendo que era excelente, outros bem ruins. Não sei qual é a realidade.

A 45mm é unanimidade, é excelente.

E como o tsouto falou, se por distorção você está falando de barrel distortion, se corrige facilmente no Lightroom.

É isso tipo de distorção mesmo, marciok... O que quero mesmo e minimizar ao máximo o pós-produção... É, essa 45mm tem sido mesmo unanimidade.. apesar de achar um pouco longa para street shots vou compra-la também (vira uma 90mm na em-5)
abs


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:15:21
É isso tipo de distorção mesmo, marciok... O que quero mesmo e minimizar ao máximo o pós-produção... É, essa 45mm tem sido mesmo unanimidade.. apesar de achar um pouco longa para street shots vou compra-la também (vira uma 90mm na em-5)
abs

Eu recebi hoje tubos de extensão com foco automático pra usar na 45mm. A princípio ficou muito bom, mas não testei a fundo pra ver a questão da difração.

É um investimento barato que podemos usar em várias objetivas, inclusive na 25mm 1.4


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:42:21
Eu recebi hoje tubos de extensão com foco automático pra usar na 45mm. A princípio ficou muito bom, mas não testei a fundo pra ver a questão da difração.

É um investimento barato que podemos usar em várias objetivas, inclusive na 25mm 1.4

bacana, hein!! Depois coloca umas amostras dos resultados pra gente conferir.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2013, 22:46:41
bacana, hein!! Depois coloca umas amostras dos resultados pra gente conferir.

Pode deixar, o problema é que perdi meu carregador e o novo só chega na sexta. Aí faço uns testes. Minha idéia é ver se com esses tubos eu economizo o que gastaria comprando a 60mm macro. Comprei dois kits, um kenko e outro de outra marca. Fico devendo um review então.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2013, 11:14:27
É isso tipo de distorção mesmo, marciok... O que quero mesmo e minimizar ao máximo o pós-produção... É, essa 45mm tem sido mesmo unanimidade.. apesar de achar um pouco longa para street shots vou compra-la também (vira uma 90mm na em-5)
abs

Sim, ela é longa pra street, quase não usei em NY - passei o tempo todo sentindo saudade da minha 20mm 1.7, hehehe
Lá entendi porquê o culto de lente 35mm pra street - ao menos pras ruas de NY, é a distância focal ideal.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2013, 13:05:55
Eu recebi hoje tubos de extensão com foco automático pra usar na 45mm. A princípio ficou muito bom, mas não testei a fundo pra ver a questão da difração.

É um investimento barato que podemos usar em várias objetivas, inclusive na 25mm 1.4

Legal, hein!! Rola umas amostras como diz a Helena?


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2013, 13:12:07
Sim, ela é longa pra street, quase não usei em NY - passei o tempo todo sentindo saudade da minha 20mm 1.7, hehehe
Lá entendi porquê o culto de lente 35mm pra street - ao menos pras ruas de NY, é a distância focal ideal.

Marciok... a 45mm é longa mesmo, não tem como.
No meu caso trafego muito pelo centro de São Paulo, além de grandes avenidas, a sensação espacial é parecida com NY.
De 17 a 25mm considero como melhor range para as ruas. A 45mm me auxiliaria para fotos de paisagens urbanas, ou seja, onde vejo a cidade de um ponto de vista distante (daí as preocupação com distorções). Para o corpo a corpo que a rua exige a 45mm fica mais na mochila do que na máquina =)


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2013, 18:11:12
Legal, hein!! Rola umas amostras como diz a Helena?

Claro, estou pra pegar uns dias de férias e vou testar tudo.

Acabou de chegar também a lensbaby com o sweet35 pra m43 e a oly 35mm 1.8.

Quero passar no mercado municipal e levar umas formas orgânicas pro estudio e fazer uma homenagem ao weston.

Vai ser divertido!