Autor Tópico: Contraluz...  (Lida 3314 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:35:52
Bom dia amigos!! Participo de um grupo de fotografia que faz desafios e o tema desta semana é contraluz, em inglês backlighting e que significa ter a luz por trás do sujeito e nós de frente para a fonte de luz. Um colega postou uma foto astronômica (não sei como fez) do Sol... só o Sol, mais nada sendo iluminado por ele. Segundo ele, comentou sobre a foto com outros colegas fotógrafos que disseram que isto também seria considerado contraluz, assim como fotografar qualquer outra fonte luminosa (lâmpada, vela, Lua...). Não consigo ver isso como contraluz pela definição dela, que é iluminar um objeto por trás. Estar de frente para a fonte luminosa é o suficiente para considerarmos esta foto uma foto em contraluz ou é necessário ter o algo sendo iluminado por ela?

 :snack:
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 11:08:13 por Pris WerSo »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:39:17
Para ser contraluz ao meu ver tem que ter algo em frente sendo iluminado por ela e tu atras do objeto. Porque é muito subjetivo, estar de frente para a fonte luminosa pra mim não necessariamente significa que tu está em "posição" de contraluz.


Os teus colegas do grupo tão nas dorrrrguinha. HUEHAUEHU
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 10:40:47 por C. Ferrari »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:40:42
Concordo contigo, fotografar algo contraluz é fotografar um objeto e a principal fonte de luz atrás do objeto, se fosse uma silhueta valeria, mas fotografar só a fonte de luz é inválido!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:50:29
A rigor, a palavra contraluz se refere apenas à posição que estamos em relação à luz, se a favor (com a luz às nossas costas) ou contra (com a luz à nossa frete). Mas se é num grupo de fotografia, pra mim é óbvio ululante que se trata de fotografar um objeto que esteja entre você e a fonte de luz. Não tem como imaginar outro significado, fotografar penas o sol ou uma lâmpada não faz o menor sentido.

É querer se prender demais à definição pura da palavra, quando já existe um conceito em cima, seja na fotografia, na pintura, no cinema, etc...


PS: mas a verdade é que entrei nesse tópico esperando ver uma foto sua em contraluz! Podia aproveitar e postar aqui a foto que você usou no desafio dessa semana!  ;)
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 10:51:35 por Humberto Teté »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:54:34
Definição de contraluz: "Lugar oposto ao de maior claridade".
Ou seja, tendo um objeto ou corpo entre mim e uma fonte de luz qualquer, ou não, é uma contraluz.

Se fotografo o sol dentro do quadro da composição da imagem, isso é uma contraluz ( contra o sol, por ex ), tenha algo mais na composição ou não.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:58:56
Obrigada amigos!!

A rigor, a palavra contraluz se refere apenas à posição que estamos em relação à luz, se a favor (com a luz às nossas costas) ou contra (com a luz à nossa frete). Mas se é num grupo de fotografia, pra mim é óbvio ululante que se trata de fotografar um objeto que esteja entre você e a fonte de luz. Não tem como imaginar outro significado, fotografar penas o sol ou uma lâmpada não faz o menor sentido.

É querer se prender demais à definição pura da palavra, quando já existe um conceito em cima, seja na fotografia, na pintura, no cinema, etc...


PS: mas a verdade é que entrei nesse tópico esperando ver uma foto sua em contraluz! Podia aproveitar e postar aqui a foto que você usou no desafio dessa semana!  ;)

Então Humberto... em português entendo exatamente deste jeito, mas em inglês isso não cabe. Por isso, pela palavra em inglês e pelo significado, fiquei na dúvida, mas nem questionarei mais nada com ele pois já foi taxativo e a foto dele está sendo bem curtida pelos outros (geralmente eu sou a dissonante do desafio... rsrs) e eu nunca vi alguém falar que a foto da Lua é uma contraluz, ou de uma lâmpada acesa... muito menos do Sol, a não ser algo além das fontes, seja em transparência, em silhueta ou fotometrado para este algo...

rsrs... aqui não é a Galeria, por isso não postei... ;)
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, 10:59:22 por Pris WerSo »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:07:49
Pois é, em inglês faz ainda menos sentido, pois backlighting quer dizer mais ou menos "iluminação por trás". Independente disso, se alguém me mostrar a foto de uma lâmpada e me disser que é contraluz, vou dar risada.

Existe a definição da palavra estrita, mas existe um conceito já consagrado nas artes visuais que não pode ser ignorado em nome da semântica.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:30:34
Entre o sol e a câmera existem partículas de poeira...ele pode dizer que fotografou a poeira contraluz... :hysterical:


só por curiosidade, posta o link da foto ai...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:31:20
Um colega postou uma foto astronômica (não sei como fez) do Sol... só o Sol, mais nada sendo iluminado por ele.
 :snack:


O cara quis fugir do convencional, criou algo único!

Deixa ele curtir esse momento..... :D


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:35:01
Entre o sol e a câmera existem partículas de poeira...ele pode dizer que fotografou a poeira contraluz... :hysterical:


só por curiosidade, posta o link da foto ai...

Da do Sol?


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:36:52
O cara quis fugir do convencional, criou algo único!

Deixa ele curtir esse momento..... :D

 :) Vou deixar mesmo... já bati boca com ele algumas vezes por não achar a foto tão top quanto todos os outros acharam... ele tem fotos boas, mas também faz outras que não curto e tudo bem né?


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #11 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:37:00


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:39:48
Só para constar: achei a foto incrível... não sei como fez e qual equipamento usou. Só não acho que seja contraluz...

http://www.flickr.com/photos/haroldobraune/11383976084/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #13 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:40:52
A foto realmente está incrível, mas para mim também não é contraluz.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2013, 11:43:57
A foto realmente está incrível, mas para mim também não é contraluz.

2x