Autor Tópico: [DUVIDA] Sou iniciante, qual câmera devo comprar?  (Lida 5001 vezes)

Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2013, 20:54:37
Algumas considerações:

1. Os modelos que você citou (T5i, 60D e 70D) são da marca Canon, não da Nikon.

2. A Panasonic é uma marca boa, não sei especificamente sobre este modelo. Phase One é uma câmera caríssima usada por pouquíssimos profissionais e alguns amadores. Custa mais que um carro popular. O nosso moderador Pope estava sendo irônico.

3. Na minha opinião, a T5i ou a T3i são ótimas máquinas para você aprender. Quanto à lente, compre a que estiver mais condizente com seu orçamento. Todas as que você citou são muito boas. Se conseguir ir até uma loja física para ver por si mesmo a diferença de alcance entre a 15-55 e a 18-135 vai ser interessante para te a judar a decidir qual se enquadra melhor nas suas necessidades. A 24-105L é excelente, mas se fosse eu esperaria um pouco até você aprender melhor, aí poderá fazer um investimento em lentes que atendam melhor suas necessidades.

Abraços e boa sorte.
Rafael

Está certo, de Nikon eu nem entendo nada. Eu me referia as Canon mesmo.

Era justamente o que eu estava pensando Rafael, e tambem acho que se eu mesmo fosse até a loja para fazer um teste eu poderia escolher com mais segurança. Por via das duvidas eu quis que alguem aqui me garantisse que as duas lentes são boas. Estava com receio de optar pela 18-55 para economizar e acabar descobrindo que ela não era assim tão boa quanto a outra, em termos de qualidade de imagem e filmagem. Mas se a unica diferença entre elas for mesmo a capacidade de alcance, está de boa. De qualquer forma vou pensar melhor sobre o assunto, não quero perder nenhuma vantagem que uma pode ter da outra por alguns dolares a mais, de repente posso me surpreender com a diferença do alcance.

 A 24-105 pelo que vi é magnifica, mas um pouco cara para mim agora, deixarei para compra-la futuramente.

Gostaria de agradecer ai pelas dicas de quem se pronunciou, vocês me ajudaram bastante, agora estou um pouco mais antenado.


Obrigado pessoal. Abraço a todos.



Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #16 Online: 17 de Dezembro de 2013, 10:25:11
Olá, Marlon.

Estou na mesma situação que tu. To indo pegar uma câmera no Paraguai e vou pegar uma T5i. Já tive a oportunidade de usar uma 24 - 105mm em uma Canon 6D e tenho que dizer que ela é muuuito boa, porém, se  tu não for usar o foco automático, vai ficar meio complicado. Quando eu usei, eu usei sem o foco automático e tinham muitos movimentos de câmera, dai ficou complicado e o pobre do foquista sofreu xD.

Como ela é uma lente cara, eu te recomendaria comprar ela mais pra frente. Eu vou pegar uma T5i com uma lente 18 - 135mm e mais uma lente 50mm f/1.8, que é muito boa e não é cara. Também vou aproveitar o dinheiro que sobrar e vou pegar um grip, o que, pra quem pretende fazer videos, é bem importante, pois com ele dá pra usar mais baterias e não precisa parar a gravação pra ficar trocando de bateria, além de poder gravar durante mais tempo.

Espero ter ajudado :)


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Dezembro de 2013, 20:51:34
Olá, Marlon.

Estou na mesma situação que tu. To indo pegar uma câmera no Paraguai e vou pegar uma T5i. Já tive a oportunidade de usar uma 24 - 105mm em uma Canon 6D e tenho que dizer que ela é muuuito boa, porém, se  tu não for usar o foco automático, vai ficar meio complicado. Quando eu usei, eu usei sem o foco automático e tinham muitos movimentos de câmera, dai ficou complicado e o pobre do foquista sofreu xD.

Como ela é uma lente cara, eu te recomendaria comprar ela mais pra frente. Eu vou pegar uma T5i com uma lente 18 - 135mm e mais uma lente 50mm f/1.8, que é muito boa e não é cara. Também vou aproveitar o dinheiro que sobrar e vou pegar um grip, o que, pra quem pretende fazer videos, é bem importante, pois com ele dá pra usar mais baterias e não precisa parar a gravação pra ficar trocando de bateria, além de poder gravar durante mais tempo.

Espero ter ajudado :)

Eu pretendo usar o foco automatico sim, não tenho experiencia nenhuma pra focar manualmente. Vou deixar pra pegar ela mais amanha mesmo.

Decidi que vou de 18-135 tambem! Dei uma olhada em uns videos, ela estava sensacional em uma t4i, então imagino que na t5 seja igual. Mas agora que você comentou me surgiu uma duvida. Tanto pra 18-55 quanto pra 50mm. A 18-135mm já nao tem todas as funcionalidades dessas outras duas lentes? Porque nao faria sentido comprar uma delas, a menos que elas tenham funções que a 18-135 nao tenha.

Outra duvida minha é a seguinte. Como eu ainda não comprei equipamento nenhum. Estava pensando no que seria adequado para mim comprar junto com a câmera e a lente.  Eu vou precisar de algum lugar pra guarda-las, entao acho que uma bolsa, ou algo do tipo, pra armazenar eu já vou ter que comprar obrigatoriamente.  Vi algumas pessoas comentando em bateria extra e cartão de memoria pra quem curte filmar. Essas coisas são realmente necessárias? O que vocês costumam ter por perto quando saem com suas maquinas?




Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Dezembro de 2013, 20:54:29
Desculpa Jolten, nao faço ideia do que seja um "grip" hahah. Mas me conte, eu pretendo filmar tambem.


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Dezembro de 2013, 21:21:01
Cara, não querendo ser grosseiro nem nada, mas se tu não te der ao trabalho de pelo menos pesquisar um termo que te dizem, o pessoal desanima com a falta de proatividade de quem pergunta e acaba nem respondendo mais, do tipo "o cara pergunta tudo o que poderia entender lendo o manual ou catando no google".

Mas pra não perder a passada, grip é um acessório que te permite além de uma pegada melhor no modo retrato, utilizar duas baterias ao mesmo tempo.

Se aceitar uma dica: me parece que tu está bem perdido no que está procurando, e eu acho que se tu não te afobar agora, tirar pelo menos mais umas semaninhas pra estudar melhor as alternativas, o que tu quer fazer, o que tu vai precisar pra isso, vai acabar tomando uma escolha bem mais consciente.

Abraço
Tecpix + motorola do guga


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Dezembro de 2013, 23:24:38
Cara, não querendo ser grosseiro nem nada, mas se tu não te der ao trabalho de pelo menos pesquisar um termo que te dizem, o pessoal desanima com a falta de proatividade de quem pergunta e acaba nem respondendo mais, do tipo "o cara pergunta tudo o que poderia entender lendo o manual ou catando no google".

Mas pra não perder a passada, grip é um acessório que te permite além de uma pegada melhor no modo retrato, utilizar duas baterias ao mesmo tempo.

Se aceitar uma dica: me parece que tu está bem perdido no que está procurando, e eu acho que se tu não te afobar agora, tirar pelo menos mais umas semaninhas pra estudar melhor as alternativas, o que tu quer fazer, o que tu vai precisar pra isso, vai acabar tomando uma escolha bem mais consciente.

Abraço

Então Fernando na verdade as minhas principais duvidas eu já tirei. To decidido em relaçao a camera e lente. Dei continuidade ao que o Jolteon estava dizendo, aproveitei o comentario dele e completementei com duvidas bobas.
Não me entenda mal, não é por preguiça que faço essas perguntas. Eu as faço somente depois de já ter pesquisado e de já ter uma base. Eu gosto de perguntar aqui pois acredito que se basear na opinião de quem já tem experiencia e algo muito mais certo e garantido do que pesquisar assuntos da internet sem nem saber em quem está se baseando. Já apareceu outro aqui neste tópico dizendo que bastava eu pesquisar. Mas vão ter que me desculpar,  essa é a maneira que me sinto seguro em tirar minhas duvidas.  Pode até parecer folga da minha parte, mas enfim, vai da interpretação de cada um. Responde, quem quer não é?

Estou fazendo isso! No momento ainda estou economizando. Acredito que farei as compras só daqui alguns meses. Mas gosto de já ir tirando minhas duvidas pra não fazer nenhuma besteira depois, não é atoa que estão reclamando de mim aqui no forum hahah.

Vlw a explicação do grip, me parece bem util mas isso ai eu nem preciso perguntar se é caro ou não né rsrs.

Ainda no aguardo sobre os equipamentos!

Abraços e desculpem qualquer coisa.



Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #21 Online: 18 de Dezembro de 2013, 10:36:28
Então, Marlon.

A lente 50mm que eu te disse é uma lente que, se não todo, quase todo fotógrafo possui, pois ela é bem versátil. Ela não é uma lente com zoom, ou seja, só dá pra usar o foco com ela, o que permite fazer trabalhos bem interessantes. Já o grip, que o Fernandez explicou, é exatamente isso, um acessório que permite colocar mais baterias na câmera pra ter mais tempo de duração de vídeo ou nas sessões de foto, além de melhorar a "pegada" da câmera na mão. No paraguai não é tão caro, eu vi um grip original da Canon por volta de 120 dólares. Aqui no Brasil acho que dá pra achar novo por uns 350 reais no Mercado Livre. Procure por "grip canon" no google imagens que tu já vai ter uma ideia do que ele é e de como ele fica na câmera.

Como o pessoal já disse, compre cartões extras. Vídeos em FullHD são pesados e é sempre bom ter muito espaço sobrando pra não precisar apagar nada importante. Eu já participei de alguns sets de filmagem (faço faculdade de cinema) e em um desses sets nós gravamos só com DSLR (mais ou menos 4 DSLRs ao mesmo tempo). Esquecemos de levar baterias e cartões extras, e adivinha? Nos ferramos completamente, pois não tínhamos como parar de gravar para carregar as baterias. Por isso a ideia de baterias e cartões extras, e um grip para não precisar parar a gravação pra trocar de bateria (mas isso pode ser adquirido mais para frente).
Compre também uma bolsa para câmeras, para poder carregar ela com cuidado e carregar as lentes.

Qualquer dúvida, estamos ai. ;)
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 10:52:08 por Sr. Jolteon »


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 18 de Dezembro de 2013, 21:03:29
Mas Jolteon,

Quando você fala que com a 50mm é possivel usar foco, você quer dizer que isso não é possivel de se fazer com uma lente de zoom? Ou seja, com uma 18-135 eu não teria a mesma qualidade de imagem em fotos?

Sobre o grip, achei interessante, mas como você disse, melhor deixar pra mais pra frente.

Já sobre bateria e cartões extras. Eu acho que pelomenos uma bateria eu vou comprar sim, ainda não sei quais as marcas são boas pra isso, mas eu pretendo comprar uma bateria legal, pois vou filmar muito. Agora sobre o cartão, eu vi alguns na montecarlo de 16gb, mas achei muito pouco, videos são pesados, me lembro de ter lido em um topico que as t5i só são capazes de gravar videos até eles completarem 4gb (cerca de 12 min cada video, no full hd). Sendo assim um cartão de memória só suportaria 4 videos, o que é terrivel. Queria te perguntar se essa informação sobre a t5i é verdadeira, e tambem quanto a câmera tem de memoria. Dependendo de quanto ela tiver talvez não seja necessário comprar um cartão.

Você deixa sua câmera guardada na bolsa mesmo quando ta em casa ou guarda em algum outro lugar?

Já agradeço a atenção :)





Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #23 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:15:56
Cada lente tem sua característica. Não que a 18 - 55mm e nem a 18 - 135mm sejam ruins, elas são boas, mas acho que não teria por quê ter uma 50mm se as outras fossem iguais a ela. Sem contar que a abertura de diafragma da 50mm (a 50mm mais "comum") é 1.8, ou seja, ela é uma lente clara, é mais fácil de usá - la em lugares escuros sem ter que subir o ISO absurdamente. Já abertura máxima da 18 - 55mm e da 18 - 135mm é 3.5 (em 18mm) e 5.6 (em 135mm), ou seja, é uma lente mais escura, para usá - la em um lugar mais escuro talvez seja necessário usar ou alguma luz auxiliar ou subir bastante o ISO, o que, dependendo da "escuridão" do lugar, pode provocar ruído (como gravar um show, etc). Mas aí, conforme as tuas necessidades tu escolhe que lente comprar, sempre levando em consideração qual vai ser o uso principal dela, pois não adianta ter só lentes com aberturas 5.6 se o foco é gravar de noite e sem refletor, por exemplo. Essa coisa de vídeo dá um trabalho e faz a gente gastar um dinheiro xD (câmera, lentes, refletores, filtros...).

Quanto ao tempo de duração da gravação de vídeo, se não me engano a T5i grava até 29 minutos contínuos de vídeo, e não 12, que nem a T3i, e, se não me engano também, quando acaba os 29min ela continua gravando, só que em um arquivo de vídeo novo, sem ter que apertar o REC de novo pra iniciar uma nova gravação. Pode comprar dois cartões de 16gb já que você pretende fazer muitos vídeos. Não sei qual é a memória interna da câmera, mas acredito que não seja muito grande não. Pode pegar uma bateria extra original da Canon mesmo. É meio cara, mas acho que vale a pena. A bateria compatível com a T5i é a LP - E8

Eu ainda não tenho minha câmera, vou comprar ela agora no final do ano, mas pretendo deixar ela na bolsa mesmo em casa. (:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 10:23:48 por Sr. Jolteon »


sopa_ls

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:19:49
Rapaz, se vai filmar com DSLR e não vai comprar a 70D, recomendo fortemente aprender a usar o foco manual.
Pesquise sobre o programa Magic Lantern, que adiciona a funcionalidade Focus Peaking as DSLR Canon e são uma mão na roda para filmar.
Mesmo com a 70D, que tem o foco excepcional, não é possível conseguir um foco suave como o feito manualmente.
Gabriel Gomes
__________________________________
Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
50mm 1.8 + 18-55mm modificada para FF + 85mm 1.8 + 70-300mm
YN568EX + YN468


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:22:50
quanto a câmera tem de memoria. Dependendo de quanto ela tiver talvez não seja necessário comprar um cartão.

A câmera não tem memória interna, e não funciona sem cartão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Marlon Echermann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 19 de Dezembro de 2013, 21:16:16
Isso que chamo de uma explicação! hahah

Cara eu não sabia dessa, foi ótimo você ter dito. Eu vou fazer gravações a noite sim, mas não somente a noite. A ideia de uma 50mm é boa mas pra mim seria arriscado ficar só com uma 50mm agora de inicio, por mais que eu tambem goste de fazer gravações noturnas, eu sinto que vou precisar de zoom para minhas filmagens a luz do dia. Uma 18-135 vai ter que servir por hora, vou ter que me virar com ela nas gravações a noite, até eu juntar uma grana para uma 50mm ( agora que você falou dela passei a cobiça-la , e muito kkk).  E me lembrarei do seu conselho sopa_ls! Obrigado cara! hehe

Sobre a bateria, cartão e a bolsa, cara, vlw mesmo! Pela sua explicação já deu pra mim tirar uma boa ideia do que vou precisar. Obrigado mesmo!

Rapazes vocês me ajudaram MUITO. Obrigado a todos pela atenção  :worship:




Sr. Jolteon

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #27 Online: 19 de Dezembro de 2013, 22:33:45
De nada, cara xD. Não sei taaanto assim sobre fotografia, mas o pouco que sei, gosto de compartilhar.

A 50mm é relativamente barata (em torno de R$ 350 reais), então não é preciso juntar tanto. Fica com a 18 - 135mm por enquanto e quando der, compra a 50mm ou alguma outra mais clara, caso você queira ;p