Autor Tópico: Ajuda: Casamento - igreja com péssima iluminação!  (Lida 7198 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 18 de Dezembro de 2013, 10:05:48
Bom dia caros colegas.

Irei fotografar meu segundo casamento sábado (21/12).
Fiquei imensamente feliz por ser de dia (11 da manhã), porém fui lá conferir a igreja, e me deparei com uma iluminação muito ruim.. digo mais, se fosse de noite eu acho que seria melhor:
Não tenho janelas laterais. A igreja é minuscula, pois se trata de um santuário muito antigo (Santuário Serra da piedade - MG)
A noiva é apaixonada com o local e quer casar lá de qualquer maneira. cabem 50 pessoas e ela convidou 150...  :shock:
Mas o que eu estou achando que será meu maior problema, é que na entrada a luz da porta está atrapalhando bem nas fotos, dando um contraluz
péssimo, mesmo com o uso de flash externo:

O único lado bom que vi foi pelo teto ser branco e baixo, assim posso rebater o flash para cima... Mais me preocupo pelo corredor apertado e principalmente pela luz na porta (contraluz).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2013, 11:50:41
Nao a nada para se preocupar,
somente equilibra o contraluz com o resto,essa entrada de luz e muito pouco para se preocupar,
a moça da foto aparece bem marcada. Esta cheio de "templos"(igrejas , sinagogas, etc, etc,) que nao tem janelas laterais!!??!!
Se ao entrar os padrinhos/noivos a porta e fechada , acabou o "problema"
pode fazer as fotos do corredor, quando o pessoal ja esta perto do altar, assim nao aparece a invasao de luz da porta.
Lugar pequeno e branco e extremamente simples de fazer, e quase um estudio.essa iluminaçao esta muito Boa!.
E se a igreja fosse de madeira, mogno, etc????????????????????????????????
Vai com calma , e bem facil a questao!!!!
abs.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 11:55:14 por agalons »


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2013, 12:28:58
Nao a nada para se preocupar,
somente equilibra o contraluz com o resto,essa entrada de luz e muito pouco para se preocupar,
a moça da foto aparece bem marcada. Esta cheio de "templos"(igrejas , sinagogas, etc, etc,) que nao tem janelas laterais!!??!!
Se ao entrar os padrinhos/noivos a porta e fechada , acabou o "problema"
pode fazer as fotos do corredor, quando o pessoal ja esta perto do altar, assim nao aparece a invasao de luz da porta.
Lugar pequeno e branco e extremamente simples de fazer, e quase um estudio.essa iluminaçao esta muito Boa!.
E se a igreja fosse de madeira, mogno, etc????????????????????????????????
Vai com calma , e bem facil a questao!!!!
abs.

Você tem razão, estou meio afobado pela igreja ser pequena e apertada. Meu primeiro casamento fiz com praticamente 80% com uma 50mm, e esse é um pouco apertado, e a questão do contraluz me incomodou um pouco, mas agora eu vi que estou preocupando atoa. Realmente as paredes e teto serem brancas me ajudaram bastante né!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2013, 15:47:16
Eu ia escrever exatamente o que o Agalons escreveu.

Tá tranquilo fotografar aí.

As 11 horas o sol tá llá em cima, o ruim é quando o casamento é tipo, 17:30, com a luz de frente com a porta. Aí sim é zica.

Faz as fotos do corredor de perto mesmo, e boas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2013, 15:59:48
Semana passada eu fotografei um casamento nessas condições, um contra-luz fortíssimo vindo de fora. Basta regular bem, equilibrar a luz do flash com a luz de fora, fica tranquilo. Quando as pessoas já estiverem próximas do altar, essa luz mal vai interferir.

Rapaz, local pequeno com paredes brancas, é tudo o que eu desejo quando vou fotografar um casamento! Rebate o flash nessas paredes aí, vai criar uma luz lateral linda, bem mais bacana que simplesmente jogar o flash pra cima!


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2013, 16:24:13
Semana passada eu fotografei um casamento nessas condições, um contra-luz fortíssimo vindo de fora. Basta regular bem, equilibrar a luz do flash com a luz de fora, fica tranquilo. Quando as pessoas já estiverem próximas do altar, essa luz mal vai interferir.

Rapaz, local pequeno com paredes brancas, é tudo o que eu desejo quando vou fotografar um casamento! Rebate o flash nessas paredes aí, vai criar uma luz lateral linda, bem mais bacana que simplesmente jogar o flash pra cima!

Valeu a dica Humberto! jogo o flash direto na parede? Ou com Omnibounce?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2013, 16:46:45
Valeu a dica Humberto! jogo o flash direto na parede? Ou com Omnibounce?


Eu uso direto na parede. Mas olha, é um tipo de luz que precisa de um certo treino pra conseguir bons resultados, então use em uns momentos mais tranquilos, tipo enquanto o padre está falando. Daí joga o flash na parede que estiver de frente pros noivos, pegando a cena de lado, fica lindo!
 :ok:


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2013, 22:26:30
Com 150 pessoas e lugar para 50....
Seu problema não deve ser a iluminação mas sim o espaço/ângulo.

Estou com a impressão de que vc vai ter uma certa dificuldade para se movimentar.


Ah, cuidado para na hora de rebater o flash não deixar sombra na pessoa do lado.

Abc
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2013, 08:41:58
Com 150 pessoas e lugar para 50....
Seu problema não deve ser a iluminação mas sim o espaço/ângulo.

Estou com a impressão de que vc vai ter uma certa dificuldade para se movimentar.


Ah, cuidado para na hora de rebater o flash não deixar sombra na pessoa do lado.

Abc

Com certeza, o lugar é muito apertado.. mais creio que isso é coisa da profissão.. até por que cada igreja é de uma iluminação...
Qual config vocês mais utilizam na cerimônia? no meu primeiro casamento usei sempre f1.8 a f2.8, ISO800-1600 com flash rebatido, e velocidades bem baixas, mais no tratamento eu senti uma tremenda falta de nitidez!
Um exemplo:

Outro problema é que com o tratamento, algumas fotos deram um "gosting" na cabeça das pessoas, reparem na cabeça do noivo... o que será isso??? Aparece mais quando eu dou um tratamento mais puxado
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 08:44:27 por gruggio »


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2013, 09:00:20
Não vou dar pitaco sobre as fotos, já que os amigos já disseram tudo. Acho que você pode aproveitar e fazer fotos externas. Lá no alto do Santuário tem umas paisagens bem interessantes! Bom trabalho!  :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2013, 09:46:47
P problema na foto parece relacionado com alguma seleção mal feita ou acabamento após seleção e ajuste ou filtro.
Velocidades baixas e grandes aberturas e vc estará no caminho da perdição. Minha linha de pensamento não prioriza grandes aberturas, salvo uma foto ou outra. Por isso canso de dizer aqui q não vejo sentido em tanto se falar em lentes Claras para este tipo de evento, tendo em vista a tão pouca profundidade de campo. E se for com uma FF a coisa ainda fica pior. Nesta do exemplo, além do movimento, parece ter problema também no foco. Seja por erro do sistema ou seu e/ou conjugado com a pouca Profundidade de campo.
De qualquer forma a opinião não passa de mera especulação, tendo em vista não ter a foto original, os dados da mesma e como vc a fez exatamente.
Uso (EU, EU) grandes aberturas só em foto muito específicas e velocidade (fora efeitos especiais desejados) em torno de 1/125 e flash q também compenso ocasionalmente dependendo da foto desejada. O ISO também não fica estático, uso diferentes ISOs. MAs TUDO q faço na hora em termos de regulagens tem um Objetivo específico.
Me parece q vc está tentando Deixar o a exposição correta só com abertura e velocidade e ISO e desprezando ou ignorando a capacidade do flash na equação. Penso q o caminho não seja só este. E creio q vc está se arriscando desnecessariamente se for isso q esteja fazendo. Também penso o mesmo caso esteja tentando usar só lente fixa.
Mas como disse: Mera especulação e opinião minha...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2013, 09:54:23
Por isso canso de dizer aqui q não vejo sentido em tanto se falar em lentes Claras para este tipo de evento, tendo em vista a tão pouca profundidade de campo.

Discordo em partes. Sabendo usar, e sabendo das limitações, não tem muito erro. Eu gosto bastante de usar aberturas grandes, e usar a profundidade de campo curta como um elemento das fotos, explorar o desfoque, jogo de planos, e tudo o mais. Obviamente não serve para todas as fotos, mas na maior parte do tempo eu uso aberturas entre f/2 e f/2.8. Pelo menos para casamentos.


Deixar o a exposição correta só com abertura e velocidade e ISO e desprezando ou ignorando a capacidade do flash na equação.

Perfeito!  :clap:
Eu também só uso velocidades próximas de 1/125s, e complemento a exposição com um bom flash rebatido. O problema da baixa nitidez dessas fotos parece estar bem relacionado com baixas velocidades. O halo criado ao redor da cabeça do noivo eu não tenho ideia do que seja, nunca tive esse problema.  :ponder:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2013, 09:54:52
Observando mais atentamente, me parece q o foco ficou mais na Noiva e com a pouca profundidade de campo o Noivo ficou desfocado. mas também creio q junto tenha a blur de movimento culpa da baixa velocidade. O ISo alto também pode ter colaborado com uma menor percepção de nitidez e tratamento idem.
Sendo sincero dentro do q foi exposto: Percebo uma série de equívocos juntos.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2013, 09:56:31
O ISo alto também pode ter colaborado com uma menor percepção de nitidez e tratamento idem.

Isso também!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:00:43
Humberto, com relação a lentes claras posso não ter me expressado corretamente: Claro q é muito bom poder contar com uma para um trabalho, mas é como vc disse: Tem os seus momentos o uso de grandes aberturas (q para mim são poucos).
Simplesmente penso q dão importância demais a isso e creio q não seja bem por aí. Tem ainda a questão do estilo...
Mas é conversa mais para uma mesa de bar. Em fórum certas coisa são complicadas devido a escrita.
Abração.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 10:15:42 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.