Autor Tópico: Ajuda: Casamento - igreja com péssima iluminação!  (Lida 7197 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 19 de Dezembro de 2013, 10:37:13
Humberto, com relação a lentes claras posso não ter me expressado corretamente: Claro q é muito bom poder contar com uma para um trabalho, mas é como vc disse: Tem os seus momentos o uso de grandes aberturas (q para mim são poucos).
Simplesmente penso q dão importância demais a isso e creio q não seja bem por aí. Tem ainda a questão do estilo...
Mas é conversa mais para uma mesa de bar. Em fórum certas coisa são complicadas devido a escrita.
Abração.

Além do quê, já foge muito do assunto do tópico. Mas eu concordo, é questão de estilo, pro meu estilo eu já prefiro usar bastante as grandes aberturas. Sabendo usar bem, não vejo problema. Não estou dizendo que eu sei usar bem (estou treinando pra isso!), mas acompanho o trabalho de muitos fotógrafos que fazem bonito com aberturas grandes.

Abraços


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #16 Online: 19 de Dezembro de 2013, 21:35:56
P problema na foto parece relacionado com alguma seleção mal feita ou acabamento após seleção e ajuste ou filtro.
Velocidades baixas e grandes aberturas e vc estará no caminho da perdição. Minha linha de pensamento não prioriza grandes aberturas, salvo uma foto ou outra. Por isso canso de dizer aqui q não vejo sentido em tanto se falar em lentes Claras para este tipo de evento, tendo em vista a tão pouca profundidade de campo. E se for com uma FF a coisa ainda fica pior. Nesta do exemplo, além do movimento, parece ter problema também no foco. Seja por erro do sistema ou seu e/ou conjugado com a pouca Profundidade de campo.
De qualquer forma a opinião não passa de mera especulação, tendo em vista não ter a foto original, os dados da mesma e como vc a fez exatamente.
Uso (EU, EU) grandes aberturas só em foto muito específicas e velocidade (fora efeitos especiais desejados) em torno de 1/125 e flash q também compenso ocasionalmente dependendo da foto desejada. O ISO também não fica estático, uso diferentes ISOs. MAs TUDO q faço na hora em termos de regulagens tem um Objetivo específico.
Me parece q vc está tentando Deixar o a exposição correta só com abertura e velocidade e ISO e desprezando ou ignorando a capacidade do flash na equação. Penso q o caminho não seja só este. E creio q vc está se arriscando desnecessariamente se for isso q esteja fazendo. Também penso o mesmo caso esteja tentando usar só lente fixa.
Mas como disse: Mera especulação e opinião minha...

Luzio,  primeiramente, te agradeço imensamente pelo comentário. Assim como todos aqui, com certeza essas dicas vão ser valiosas no próximo casamento. Postei essa foto exatamente por que não gostei do resultado, devido ao foco ruim e pelo efeito "gosting".
Havia esquecido de postar o EXIF desta foto: ISO2500 50mm(fixa) f2.5 1/125s. Achei que estava muito mais lento que isso! Mas acho que ocorreu nesse caso, foi que não dei muita bola para o flash, e subi o ISO bastante.. Sou novo com essa coisa de flash, odeio luz direta gerando sombra dura, comprei o flash mais para preenchimento, e a verdade é que não soube utilizá-lo corretamente.
Na maioria das vezes me sentia inseguro com o flash e subia o ISO, aumentava a abertura e abaixava a velocidade, para ter ao máximo de luz local possivel, e o mínimo de luz do flash.. Mas acabou que deram várias fotos com foco ruim como a que postei.
Realmente estava ignorando o poder do flash, definitivamente vou explorar mais dele no próximo evento.  Estava com um problema de backfocus com a minha D7000, e não estava sabendo corrigir pelo fine tune, e isso aliado ao ISO alto, abettura relativamente alta (f2.5) e a luz do flash mal aproveitada,  deu no que deu! Minha idéia para o proximo casamento é utilizar f2.8 a f.5.6, ISO 400-800, e velocidade sempre acima de 1/125 + flash rebatido!


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #17 Online: 19 de Dezembro de 2013, 21:57:34
Não insista nessa coisa de fotografar casamento sem flash... Isso em 90% das vezes é furada...  Olha a série de coisas que você deve fazer para "compensar". Diminuir a velocidade, jogar abertura pra 1.8 / 2.8,  subir a ISO ...  e tudo isso acumulado não te traz um resultado bom, melhor seria um flash bem utilizado.

Furada isso, não cometa o mesmo erro duas vezes... você estará em uma igreja com espaço reduzido, vai precisar de lentes com um bom range, grande angular.. não insista na 50mm, no visor você não repara tanto esse desfoque, se no monitor está assim, imagina quando imprimir o álbum.



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2013, 00:17:50
Não insista nessa coisa de fotografar casamento sem flash... Isso em 90% das vezes é furada...  Olha a série de coisas que você deve fazer para "compensar". Diminuir a velocidade, jogar abertura pra 1.8 / 2.8,  subir a ISO ...  e tudo isso acumulado não te traz um resultado bom, melhor seria um flash bem utilizado.

Furada isso, não cometa o mesmo erro duas vezes... você estará em uma igreja com espaço reduzido, vai precisar de lentes com um bom range, grande angular.. não insista na 50mm, no visor você não repara tanto esse desfoque, se no monitor está assim, imagina quando imprimir o álbum.

Por aí mesmo  :ok:

Aberturas grandes a área em foco é mínima e qualquer balançada e já era. Casamento onde flagrantes interessantes acontecem de forma rápida tem q se ter alguma margem de segurança na questão de profundidade de campo. Coisa q vc não tem com grandes aberturas. Grandes aberturas tem q saber quando e como usar. Eu também abandonaria a 50mm como principal. Podem me tacar pedra, mas preferiria fazer um casamento até com a lente do Kit q só com uma 50mm. Lembre de uma coisa: Muito da graça de um album está nos bons e bonitos flagrantes e na edição+diagramação. É uma boa ideia se acostumar a fazer fotos já pensando no album. Não digo todas. Mas procure por cenas e sequencias q ficarão legais no album, pois é lá q seu trabalho vai ser avaliado, admirado ou odiado. Edição é muito importante e nela vc imprime mais ainda a sua maneira de ver as coisas e seu estilo, isso claro, com uma fotografia capturada de forma adequada. E olha q nem precisa ser 100% bem capturada....
Mas isso é Conversa para uma tarde inteira e vendo alguns trabalhos pessoalmente....
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2013, 00:29:49 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2013, 01:27:40
Abandonar a cinquentinha, nãaaoooo.... rs! e o pior vocês não vão acreditar, comprei uma 85 1.8G Ao invés da 35!   :doh:
Mais tá bom, a 85 vai servir bem para os ensaios externos. Vou pensar em usar mais a Tamron 17-50 2.8 nesta igreja, em f4, f5.6...
Adeus desfoque de fundo ! :(

Uma coisa que fiquei bolado com o padre é que quando me apresentei, ele já foi falando que não podia subir no altar! acontece muito isso com vocês?

To pra falar que minhas melhores fotos foram no Making off e quando a noiva estava no carro!
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2013, 01:28:14 por gruggio »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2013, 02:37:14
Com certeza, o lugar é muito apertado.. mais creio que isso é coisa da profissão.. até por que cada igreja é de uma iluminação...
Qual config vocês mais utilizam na cerimônia? no meu primeiro casamento usei sempre f1.8 a f2.8, ISO800-1600 com flash rebatido, e velocidades bem baixas, mais no tratamento eu senti uma tremenda falta de nitidez!
Um exemplo:

Outro problema é que com o tratamento, algumas fotos deram um "gosting" na cabeça das pessoas, reparem na cabeça do noivo... o que será isso??? Aparece mais quando eu dou um tratamento mais puxado

o foco esta na noiva,isto sera o "gosting"!!??!!,a que voce se refere?????
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2013, 02:37:37 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2013, 02:39:02
Abandonar a cinquentinha, nãaaoooo.... rs! e o pior vocês não vão acreditar, comprei uma 85 1.8G Ao invés da 35!   :doh:
Mais tá bom, a 85 vai servir bem para os ensaios externos. Vou pensar em usar mais a Tamron 17-50 2.8 nesta igreja, em f4, f5.6...
Adeus desfoque de fundo ! :(

Uma coisa que fiquei bolado com o padre é que quando me apresentei, ele já foi falando que não podia subir no altar! acontece muito isso com vocês?

To pra falar que minhas melhores fotos foram no Making off e quando a noiva estava no carro!

ha muitas cerimonias que nao e permitido,subir ao altar.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2013, 08:49:19
o foco esta na noiva,isto sera o "gosting"!!??!!,a que voce se refere?????

o "gosting" foi um termo que eu achei pra definir o contorno que deu na cabeça do noivo. Diversas fotos estão assim, mais só aparece após o tratamento


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2013, 09:04:03
o "gosting" foi um termo que eu achei pra definir o contorno que deu na cabeça do noivo. Diversas fotos estão assim, mais só aparece após o tratamento


Acho que acaba uma coisa puxando a outra. Como você não quis usar flash, precisou puxar o ISO lá pra cima. Com ISO muito alto, precisa ser mais agressivo no tratamento, e aí cria uns artefatos na imagem mesmo. Não tem como entregar aos clientes uma imagem assim, você vai precisar "rever" esse tratamento até chegar em um ponto onde não apareçam os halos.


agalons, dá uma olhada na parte de trás da cabeça do noivo, no cabelo.


Gruggio, não precisa abandonar a 50mm, mas realmente, em uma câmera com sensor cropado, ela limita demais a sua atuação. Se você já tem uma 17-50, que é uma objetiva excelente para esse tipo de evento, não vejo porque insistir tanto em usar apenas a 50mm. Use as duas, varie os ângulos de visão, isso também cria um diferencial no trabalho final.


Por fim, não precisa se limitar a aberturas tão fechadas como você falou. Dá pra fazer um bom trabalho se mantendo perto de f/3.5, ou até mais aberto, sem tantos problemas. Só evite mesmo é usar f/1.8 ou coisa do tipo, ainda mais com a 50mm, porque aí o foco é bem mais complicado mesmo.


E pratique bem o flash rebatido, tanto no teto como lateralmente, nas paredes, vai te dar resultados muito gratificantes.


Abraços


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2013, 09:15:27
Grugio, já aconteceu várias vezes do padre proibir a equipe de subir no altar sim, na maioria dos casos conversei e ele permitiu alguns cliques,desde q não fungasse no cangote dele. Algumas igrejas católicas tinham áreas do altar q eram expressamente proibidas. Aí tem q acatar e respeitar . O problema é qdo o altar é muito alto ,aí não tem jeito ,tem q subir mesmo ,joga um xaveco no padre e fica no cantinho de frente fixo como um poste. Eu tenho um cinegrafista q tem quase 2 metros de altura ,esse nunca perde a filmagem,hehe.
      sE no teu caso o altar for alto e vc baixinho, suba na cadeira sem vergonha. Se não tiver zoom suficiente, pegue sua 85mm e mande ver . Depois crope os detalhes sem dó .


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2013, 10:09:16
Em agosto fui fazer um frela numa cidadezinha perto daqui.
Cheguei lá, de boas, fui conversar com a dona "Maria-sacristia", braço direito do padre.
Perguntei se havia alguma restrição, se podia andar no altar, etc...
Ela, toda simpática, me disse que tudo bem, podia andar à vontade, mas que não poderia chamar os noivos, nem ficar entre eles e o padre.  :shock:
Beleza, né.

começou a cerimonia, todo mundo entrou, a noiva entrou, o noivo recebeu ela, e eles vieram andando pelo corredor. Eu fui acompanhando e tals, na hora que coloquei o pé no primeiro degrau o padre parou o casamento, e disse que não poderia subir, se eu não sabia o que era lugar santo e santíssimo, mimimimi...

Já corei de vergonha, puto, com vontade de matar a tiazinha, mas beleza.

Na hora que acabou o casamento, fui conversar com o padre. Expliquei, me desculpei, e disse pra ele: "Ó, foi aquela dona fulana ali que me autorizou a subir, perguntei pra ela se havia restrições, ela disse que não."
O  padre, apesar de ser um trouxa folgado, ficou vermelho de vergonha, me pediu mil desculpas, chamou a mulher, deu uma esculachada nela, mas uma esculachada tão bem dada, que deu até dó. Falou muuuuito pra ela.
Uma das poucas coisas que consegui decorar foi mais ou menos assim:
"MAs vc, hein... conhece as normas daqui, o coitado do menino te perguntou e vc não avisou nada pra ele. Eu tava achando que ele era um folgado, mas ele tava no direito dele, já que tinha sido autorizado por você. A vergonha que eu fiz ele passar, é tudo culpa sua!"



Na hora que ela ensaiou chorar, dei tchau pra todo mundo e saí de mansinho, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gente, cuidado com igrejas católicas em cidades pequenas, onde o padre tá a muito tempo no comando, especialmente se ele for avançado na idade,  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Em igrejas protestantes tem problema tbm, mas é muito mais dificil o pastor vir e queimar a cara da gente assim.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2013, 18:54:10

Acho que acaba uma coisa puxando a outra. Como você não quis usar flash, precisou puxar o ISO lá pra cima. Com ISO muito alto, precisa ser mais agressivo no tratamento, e aí cria uns artefatos na imagem mesmo. Não tem como entregar aos clientes uma imagem assim, você vai precisar "rever" esse tratamento até chegar em um ponto onde não apareçam os halos.


agalons, dá uma olhada na parte de trás da cabeça do noivo, no cabelo.


Gruggio, não precisa abandonar a 50mm, mas realmente, em uma câmera com sensor cropado, ela limita demais a sua atuação. Se você já tem uma 17-50, que é uma objetiva excelente para esse tipo de evento, não vejo porque insistir tanto em usar apenas a 50mm. Use as duas, varie os ângulos de visão, isso também cria um diferencial no trabalho final.


Por fim, não precisa se limitar a aberturas tão fechadas como você falou. Dá pra fazer um bom trabalho se mantendo perto de f/3.5, ou até mais aberto, sem tantos problemas. Só evite mesmo é usar f/1.8 ou coisa do tipo, ainda mais com a 50mm, porque aí o foco é bem mais complicado mesmo.


E pratique bem o flash rebatido, tanto no teto como lateralmente, nas paredes, vai te dar resultados muito gratificantes.


Abraços
nao tinha visto o close, isso e  efeito-defeito do tratamento, a linha atras do noivo, verdade!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 20 de Dezembro de 2013, 18:55:21
o "gosting" foi um termo que eu achei pra definir o contorno que deu na cabeça do noivo. Diversas fotos estão assim, mais só aparece após o tratamento
verdade isso e "efeito" do tratamento, nao e legal entregar isso.
abs.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #28 Online: 22 de Dezembro de 2013, 11:29:49
foi ontem o casório? poste umas  fotos aí pra gente ver o resultado  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 22 de Dezembro de 2013, 15:23:47
Toda igreja catolica tem iluminacao fraca e luz forte vindo das portas. Eh uma caracteristica rotineira em fotos de casamento.