Autor Tópico: O que comprar primeiro?  (Lida 1555 vezes)

marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Julho de 2015, 01:15:05
Olá amigos foristas....


Estou guardando dinheiro para comprar mais uma câmera, hoje seria uma D610, moro perto do Paraguai, lá está US$ 1290. Já tenho metade disso, ai um amigo meu aqui me disse pra eu comprar uma lente a 85mm 1.8g. Pois a gente faz muitas fotos de ensaios. Meu set é pequeno e modesto ainda, tenho uma D5300, uma 35mm 1.8g, sb700, radio flash e outras miudezas.


Agora tô nessa dúvida, se já compro essa lente ou continuo juntando pra comprar a câmera.


Neste caso, o que vcs fariam?
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2015, 06:04:03
E vai usar a D610 com que lente?


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2015, 18:17:38
Eu sou favorável a comprar primeiro aquilo que a gente precisa, se sobrar dinheiro é outra história. Pelo set que você descreveu, e o tipo de trabalho que você faz, a 85mm é a melhor escolha.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2015, 23:35:04
Cabe a vc decidir.

A d5300 usa expeed 4 que tem a ventagem de ser um processador que aguenta ISO 1600 muito bem. Entre as APS-C é otima.

A d610 é expeed 3, eu usei achei que dá mais ruido em 1600 mas, ela vai beeem mais longe que 1600 (com qualidade) e a d5300 ja morre no 1600...tendo um 3200 questionavel...

Mas falar em ISO alto para quem tem uma lente 1.8?

Com sua lente 1.8, 35mm, vc já tem uma lente que, aberta em 1.8, fotografa 1/125, de noite com ISO 400 (com d-lighting em jpg) e, se quiser fotografa balada sem flash em 800/1600....
Vai usar iso alto onde?
Ensaios não usam ISO alto... geralmente ensaio é estudio ou lugar ao ar livre de dia...

E uma 85mm seria um par legal para tele em APS-C, pois ja dá 127mm
E, foto com desfoque de fundo ela faz muito bem, fato.
Você vai fazer algo a mais. Mas ninguém vai ligar...

Já por outro lado, voltando a d610,  é aquilo...você não terá a lente nova e vai fazer o mesmo que já faz hoje. Se sua lente for a dx, vai ter que trocar e por mais dinheiro em cima....e não terá uma mini tele de retrato como a 85mm...entao vc ganha o q? Ah, claro, com uma D610, vc vai estar com uma camera reconhecida pelo pessoal como muito profissional, e vai entrar no mundo "seleto" do fullframe, e todos amigos vao te valorizar pacas, como se, vc tivesse saído do ginasio e se formado na faculdade de fotografia de um dia para o outro. E todos fotografos amigos vão querer pegar a sua camera...e nenhum cliente vai saber qual a diferença de fx e dx e, se tentar explicar, vai virar um chato...

se vc falasse que faz casamento seria outra estoria....

Casamento é tenso mesmo! Fiz diversos casamentos (pra não falar todos) em igrejas de pé direito altíssimo e com iluminação precária! ISO 1600 nestes casos era o base para conseguir fotografar 1/100 e abertura entre F/1.8 e F/2.8 3.5, se eu desse azar de pegar contra-luz precisava elevar ainda mais o ISO.

Fotografar em JPG eventos desse porte considero maluquice, pois preferia ter o RAW e aplicar a redução de ruído na pós e ter a possibilidade de recuperar até 2 pontos do que apostar tudo num jpg! Lembro de uma vez que fui fotografar um evento, altas fotos lindas no lcd da camera..cheguei em casa todas totalmente subexpostas. Só depois percebi que o brilho do lcd estava em +3! Se eu tivesse fotografado em jpg tava fudido!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Já eventos não posso precisar com exatidão, pois tem umas que rola iso baixo, outras iso altíssimo para manter a velocidade do obturador etc, mas geralmente ISO 800 dava conta. E eu ainda usava modo burst e tentava conseguir captar clicks entre as piscadas dos strobes da festa!

Teve uma época que eu era mais maníaco por flash, hoje estou mais contido e me fazendo usar mais da luz natural ou luz ambiente, mas uma coisa é fato: Sempre tenha 1 flash a postos! Garanto que com bom uso de flash, você contorna qualquer deficiência de iso em relação a uma fullframe em 90% dos casos.

Então compartilho da opinião dos colegas: Se o maior enfoque do OP é para ensaios, logo a 85mm vai trazer muito mais felicidade e qualidade do que a D610. O OP já tem flash? Pegue um flash bom e a lente, te garanto que vai ter mais retorno do que com a D610.

Fullframe é bom para fotografar eventos e shows sem uso de flash, aí sim você vê a maior diferença, e como disse antes em outros tópicos, o bokeh numa fullframe é um pouquinho mais bonito por causa do DOF (em minha opinião), mas nada que justifique o investimento quando o orçamento está apertado.

Pode pegar a 85mm, que na cropada vai te dar só qualidade: você não vai usar as bordas da lente, somente o centro, então vai extrair da lente só o filé mignon!  :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2015, 07:15:16
A d5300 usa expeed 4 que tem a ventagem de ser um processador que aguenta ISO 1600 muito bem...

Você esta falando de JPG?


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2015, 15:07:59
Este set é para ensaios e eventos bem pequenos.


Com as respostas de vocês me decidi pegar a lente mesmo.


Obrigado a todos, foram de grande ajuda!!!!
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |