Autor Tópico: Duvida Lente e Iluminação  (Lida 1767 vezes)

RenatoBagio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 19 de Dezembro de 2013, 12:53:37
Bom dia, Boa Tarde, Boa Noite a todos...

Tenho algumas dúvidas sobre lente e iluminação...

Bom...Pretendo abrir uma loja virtual, minha esposa tem  uma loja física de bijoux e acessórios femininos e queremos expandir para a internet, como eu trabalho como web designer já montei e configurei a loja, porem as fotos não estão ficando legais...e fotografia para vender na internet é fundamental... por isso decidimos montar um Studio em casa e é ai que vem as duvidas... a partir do momento que decidimos abrir a loja virtual comecei a estudar fotografia  lendo e assistindo artigos e tutoriais...

e optamos pela câmera Canon t3i...

Mas agora que lente comprar?
Lembrando que irei tirar fotos de objetos de 1cm a objetos com  L:40cm A:30cm P:15... uma única lente conseguiria me atender mesmo que de forma + ou -  ou é indispensável mais de uma lente?

A segunda dúvida é quanto a iluminação... uma caixa de luz (light Box)?... Ou uma bancada com fundo infinito + softbox?...
Em fim também não sei se essas são as melhores opções... Conto com a experiência de você para uma melhor solução...

Lembrando que preciso minimizar o trabalho com edição de imagem gostaria que as fotografias ficassem com o fundo 100% branco sem muito tratamento... Pois a variedade e rotatividade destes produtos é muito grande.

Desde já agradeço a atenção de todos.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2013, 14:13:58
Então pode ser que vc ja saiba a maioria das respostas, principalmente pelo jeito que vc formulou as perguntas, mas pra certificar vamos lá:

O mais barato (menos investimento) é vc arrumar uma mesa de still grande com luz continua, como essas que a Atek vende, preferencialmente aquelas que formam tipo uma gaiola de tubos (um cubo grande de tubos). Vc tbm pode montar comprando tubos de agua (tubos e conexões de PVC), mais placa de acrílico pra fazer o fundo curvo infinito.

Use papel branco pra colocar sobre a mesa, se sujar troca, coloca um novo, alternativa barata são aqueles rolos de papel de flip chart que o pessoal usa em escritórios e salas de reunião.

Melhor que luz continua seria ter grana pra comprar um sistema de flashes, modificadores de luz (hazy, soft, difusores, refletores, etc.. ) e tripés.

Precisa tbm de um bom tripé para a câmera + lente macro 1:1 + computador com o SFTW da Canon instalado (EOS Utility + DPP), um cabo usb grande (acima de 5m use um HUB repetidor USB).

Placas de isopor, diversos tamanhos pra usar como rebatedores (um lado preto e outro branco), linha transparente de silicone (costureira usa pra acabamento em roupas) + aqueles bastidores redondos de fazer bordado pra pendurar alguma coisa pequena, folha de papel vegetal que vc compra em rolos pra usar como difusor, tbm tecido rip-stop fininho que se usa como acabamento interno de roupas pra tbm usar como difusor, fita crepe, clips e pedacinhos de arame, garras/prendedores (grampo de marcenaria), ferro de passar roupas (talvez), lanternas LED e diversos outros acessórios que vc vai descobrindo a utilidade de acordo com a sua necessidade.

« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 14:25:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


RenatoBagio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2013, 14:34:33
Ok Obrigado pela resposta...mas quanto a lente vc teria uma pra indicar não tenho muita grama mas também não posso abrir mão de toda a qualidade...preciso de uma mais "custo beneficio"... blz


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2013, 14:44:44
da uma olhada nesse tópico. acho que vai ser bem útil

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=84118.0


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2013, 14:44:51
QQ uma da Canon, tem a EF-S 60mm f/2.8 Macro acho que esta é a mais barata, é muito boa tbm, e além dela tem a EF 100mm f/2.8 macro que é uma lente mais comum, porem em sua câmera ela funcionar como uma 160mm, isso significa que vc vai precisar de mais distancia do objeto e dependendo do tamanho do assunto e do ângulo de ataque de sua composição, talvez precise de subir em escada pra ficar bem no alto, de uma sala maior, etc... essas coisas passam a ser dificuldades a mais pra vc lidar, atrapalhando a produtividade.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 14:51:12 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2013, 14:47:25
como o colega acima falou, o uso de um tripé é fundamental.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2013, 19:43:49
a canon tem a 65mm macro 5:1... o foco INICIAL dela é em 1:1
@jacobfotografiacriativa


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2013, 20:50:10
90mm TS + Extension Tubes

Só alegria.


Ooops, t3i né? Hmmmm.
Talvez a 60mm Macro seja uma boa. A 90mm é a melhor indicação pra fullframe.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 20:51:25 por Claudio Rombauer »


Shuant

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2013, 20:52:49
O ideal seria você contratar um fotógrafo para fazer as fotos e você ficar cuidar das outras áreas da sua empresa e do seu site  :assobi:



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2013, 02:39:19
a canon tem a 65mm macro 5:1... o foco INICIAL dela é em 1:1

Essa lente é um pepino de usar e é quase pra microfotografia, tipo cabeças de alfinete.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2013, 04:45:15
Nem tanto pepido, desde que se tenha um flash macro como o mt24ex. Fez uma diferença ABSURDA no meu uso da mpe65...
JVc.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:35:26
Nem tanto pepido, desde que se tenha um flash macro como o mt24ex. Fez uma diferença ABSURDA no meu uso da mpe65...

A maior dificuldade é com nitidez e profundidade de campo. Obviamente muita gente já tem experiência o suficiente pra dominar a objetiva e tirar resultados muito bons. Mas pra produtos precisos e minúsculos, onde precisamos de grande profundidade de campo, ela se torna muito sensível.

Eu gosto de usar a 90mm TS com tubos de extensão, mas na fullframe, é simples de usar e produz ótimos resultados, embora as vezes eu tenha que apelar pro helicon e fazer focus stacking.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Dezembro de 2013, 13:51:05
A respeito da Canon MP-E 65mm 1-5x Macro, tem todas essas dificuldades ai que o Claudio bem colocou, e além disso custa o dobro da outra, pesa o dobro da outra, a abertura mínima é f/16 e o foco é manual, não favorecendo a produtividade pra quem precisa de agilidade para publicar os anúncios.

Ela traz coisas que o colega não precisa usar, como as ampliações acima de 2:1, não são necessárias, por exemplo, trabalhando em 5x @ f/16 o DOF é menos de um milímetro (mais exatamente 0.269mm). Uma lente 1:1 é mais que suficiente.

Pra não me estender muito na questão da luz, também não recomendo fotografar produtos com flash para macrofotografia, melhor pensar em uns esquemas bacanas usando flashes de estúdio e modificadores, algo mais apropriado para a linguagem do seu produto, afinal foto bonita é igual à produto que vende.

Não recomendo essa lente para o que o colega vai fazer, a MPE-65 é uma ótima lente, mais indicada para macro extremo.

« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 13:51:55 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


santello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 25 de Dezembro de 2013, 14:52:50
a canon tem a 65mm macro 5:1... o foco INICIAL dela é em 1:1
essa MP65 é uma lente excepcional... mas nao é nada pratica em estudio...

pelo "perfil" demonstrado na pergunta inicial, acredito que as opções ficam entre a 60/2.8 ( que eu nunca usei ), a "arroz de festa" 100/2.8 ( que eu pessoalmente acredito ser a melhor escolha - mesmo numa cropada ) ou a "menos famosa" 90/2.8 da tamron que dizem ter o mesmo nivel da 100/2.8

[]s

Edu Santello