Autor Tópico: Lightroom vs Photoshop e os 5 Motivos em optar pelo Lightroom como Principal  (Lida 5284 vezes)

Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto


Olá pessoal,

Não sei se todos já sabiam disso, mas como sou fanático pelo mundo online, estes dias estava
vendo alguns dos assuntos mais pesquisados relacionados a Lightroom e Photoshop.

Por incrível que pareça, são feitas em torno de 3000 pesquisas mensais pelo assunto
Lightroom vs Photoshop. O pessoal tem muita dúvida sobre qual utilizar.

Não quero colocar um guia como definitivo, mas como sugestão.

Então criei um comparativo lado a lado, com os 5 recursos que já são suficientes para que o
Lightroom seja nosso Software Principal para trabalho.

Espero que gostem.

Leiam aqui -> http://willianlima.blog.br/lightroom-vs-photoshop/

PS: Pessoal, não sou nenhum expert em tudo, apenas vou compartilhando o que tem
feito diferença pra mim. Sei que opiniões são diferentes, e respeito todas. Mas acredito
que a iniciativa em compartilhar conteúdo vale mais que o Perfeito.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


Márcio A.A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 224
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2013, 00:29:43
Ótimo artigo!
Para mim a escolha é pelo PS por dois motivos principais: sempre me acertei mais com a interface do PS e, em termos de edição, me dá muito mais recursos. O LR é bom para uma tarefa de pós comum, mas se precisar corrigir mais que o comum ou usar mais efeitos que os básicos, ele deixa a desejar. Além disso, os controles do LR estão lá no ACR. Assim, quando quero só um tratamento "normal", nem chego no PS; já acaba no ACR.
Para gerenciamento das fotos uso o ACDSee Pro.
Canon EOS 70D
Canon Powershot SX50 HS


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2013, 02:30:29
Pra mim é simples, o PS faz quase tudo que o LR faz, tirando alguns automatismos facilitadores, principalmente pra gestão de várias imagens. Já o LR só faz uma pequena parcela infinitesimal do que PS é capaz.

Eu uso diariamente o PS desde a versão 2, quando ele não tinha nem camadas, e ainda não vi nenhum software chegar perto.

Já para o LR temos dezenas de outras opções.

Mas pra fotógrafos de casamento, por exemplo, que raramente dedicam um tratamento específico e elaborado a uma única imagem, o LR é a solução ideal. Só que existem centenas de outros tipos de fotógrafos.

Outra coisa é a questão custo, deixou de ser um problema, pois temos a CC para fotógrafos, com LR e PS a um preço baixo.




Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2013, 09:46:24
Willian

Obrigado pela matéria .


A. Tenho os dois , e para meu uso ( amador ) prefiro o PS principalmente pela interface do Ps , as abas lado a lado do ACR  para mim são bem mais logicas e representam melhor o fluxo a ser analisado, e as ferramentes inerentes do Ps que acho facil de entender e de um poder que o Lr não tem como objetivo.  Embora o engine do Ligthroom seja exatamente o ACR , o estilo lista do Lightroom não me agrada .



B. Em relação aos pontos colocados , entendo que as diferenças são relativas ao foco dos programs Quantidade x tratamento Pontual ,
   ou ainda Tratmento Fotografico x Manipulação Digital .

A qual deveria ser a primeira pergunta de um profissional ao decidir qual usar , ou seja  Qual será meu uso ?

1.  Lr é o ACR em outra roupagem , logo ambos de uma forma ou outra usam o ACR , a questão é o objetivo
                    Lr -> trabalho em massa ( preciso trabalhar muitas imagens )
                    Ps - Dedicado  imagem a imagem

2. Consequencia do objetivo  Quantidade x Tratamento especifico
      uma coisa que o Lr me incomoda é ter que fazer a importação , ele poderia fazer automático igual o Br faz ao abrir uma determinada pasta .

3. Aqui esta sendo comparado coisas diferentes , os controles do Lr devem ser comparados com o ACR , e ai eles sãqo identicos  apos entrar no Ps estamos em outro mundo com outro foco.

4 e 5 .  Novamente consequencia natural dos objetivos de cada um : Quantidade x Pontual . vão diferentes mesmo


Abraços
Fábio José




     
         
   

"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2013, 10:32:20
Sinceramente não consigo concordar com os comentários colocados aqui.

Embora realmente a interface do Lr seja um pouco estranha pra quem está acostumado com o Ps, em verdade o Lr é muito mais direcionado ao "ajuste" da imagem em si ( tudo na mão ), partindo da premissa de que quando fiz a foto procurei fazer da melhor forma, precisando apenas de alguns ajustes, como extrair detalhes nas altas luzes e sombras, WB, nitidez, exposição, etc.

Uso os 2, principalmente o Ps na empresa onde trabalho, e penso que o Ps da mais possibilidades de manipulação mesmo, ao ponto de transformar uma fotografia em uma ilustração, caso este seja o intuito.
E mesmo tendo o Camera RAW prefiro o Lr, mesmo que os algoritmos sejam os mesmos....


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2013, 12:07:07
Para o fotógrafo em geral o LR é a ferramenta mais indicada, mais prática, mais intuitiva e divertida. Quando faço fotos do meu filho, família, viagens, etc., só uso LR e acho um barato. Tenho auqueles pacotes todos da VSCO, e mais um monte de presets que eu criei (embora tudo isso seja possível usar no PS/ACR).

Já na agência, fotos de ambientes, hotéis, alimentos destinadas a embalagens, produtos com aplicações específicas, sai direto do DPP para o PS e simplesmente existem coisas impossíveis de realizar no LR.

Eu entendo-os como aplicaçoes bastante específicas e definidas, sendo muito produtivo usar ambas de acordo com o caso.

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2013, 12:08:27 por Claudio Rombauer »


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2013, 10:51:47
Muito legal pessoal este bate-papo!

Lembrando, que como as opiniões dos amigos que preferem o photoshop a escrita do post é apenas uma opinião pessoal também. Fórum é muito legal por conta disso. eheheh...

Eu tb utilizou o Photoshop, mas como as tarefas mais avançadas em relação à edição. Para coloração e tratamento, o LR em minha opinião é melhor. concordo também com os amigos sobre o ACR no Photoshop, mas quando você abre a imagem após o processamento no ACR ela já não é mais RAW, já se converteu em pixel. Mais um ponto positivo para o Lightroom... Você trabalha com RAW o processo todo. Pra mima faze muita diferença.

Mas como disse, este fórum é fantástico para ouvirmos diversas opiniões.

Abraços e obrigado pelos comentários.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2013, 11:19:52
Muito legal pessoal este bate-papo!

Lembrando, que como as opiniões dos amigos que preferem o photoshop a escrita do post é apenas uma opinião pessoal também. Fórum é muito legal por conta disso. eheheh...

Eu tb utilizou o Photoshop, mas como as tarefas mais avançadas em relação à edição. Para coloração e tratamento, o LR em minha opinião é melhor. concordo também com os amigos sobre o ACR no Photoshop, mas quando você abre a imagem após o processamento no ACR ela já não é mais RAW, já se converteu em pixel. Mais um ponto positivo para o Lightroom... Você trabalha com RAW o processo todo. Pra mima faze muita diferença.

Mas como disse, este fórum é fantástico para ouvirmos diversas opiniões.

Abraços e obrigado pelos comentários.

Aqui a imagem entra em RAW se eu abrir pelo ACR no PS.

De qualquer maneira, LR é pra fotojornalista e social. Pelo workflow, facilidade dos comandos, export em lotes etc etc.

Quem não precisa disso, e trabalha horas em uma imagem, não vai querer entrar no LR.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2013, 13:40:47
Li em algum lugar que parte dos parâmetros do LR são aplicados após a conversão, atuando portanto no bitmap. Apenas parecem ser parâmetros raw. A Adobe propositadamente esconde isso.

Agora, o que exatamente está no LR que o ACR na versão nova não faz?
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, 13:48:25 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2013, 13:42:04
Seria interessante obter um Workflow da conversão.


ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2013, 18:09:47
E para iniciantes como eu :ponder:

Melhor comecar pelo Lr ou Ps  :aua:
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2013, 19:24:10
E para iniciantes como eu :ponder:

Melhor comecar pelo Lr ou Ps  :aua:

Xiiii, meu caro, desista! Você não terá esta resposta. Eu tive a mesma dúvida há alguns meses, quando resolvi que era o momento de começar a entender um pouquinho do pós. Perguntei aqui, perguntei no Papo Furado e só consegui uma informação mais direta através de um forista (moderador) que é profundo conhecedor não apenas do LR e PS, mas da mundo fotográfico inteiro.
Fiz também um curso rápido de photoshop (20 horas) e agora no inicio do ano vou fazer um de LR. Estas dicas do Willian tem sido ótimas também mas como você pode notar pelos post, há quem goste mais de um e há aqueles que preferem o outro.

Agora eu entendo um pouco melhor que também depende do que você pretende fazer com as fotos. Uma a uma, pentelhesimos aqui e alí ou apenas dar uma melhorada geral, e por aí vai...
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2013, 20:11:30
Eu já estou totalmente acostumado com o LR. Sua roupagem rápida e bem objetiva é excelente.

William, excelente artigo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ssajorge

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: "Diversão e Arte"
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2013, 10:46:50
Xiiii, meu caro, desista! Você não terá esta resposta. Eu tive a mesma dúvida há alguns meses, quando resolvi que era o momento de começar a entender um pouquinho do pós. Perguntei aqui, perguntei no Papo Furado e só consegui uma informação mais direta através de um forista (moderador) que é profundo conhecedor não apenas do LR e PS, mas da mundo fotográfico inteiro.
Fiz também um curso rápido de photoshop (20 horas) e agora no inicio do ano vou fazer um de LR. Estas dicas do Willian tem sido ótimas também mas como você pode notar pelos post, há quem goste mais de um e há aqueles que preferem o outro.

Agora eu entendo um pouco melhor que também depende do que você pretende fazer com as fotos. Uma a uma, pentelhesimos aqui e alí ou apenas dar uma melhorada geral, e por aí vai...


Rsss... Compreendo...

De qualquer forma acho q vou de Lr.  :ok:
Jorge Augusto Soares - Cascavel - Pr
Like Canon... ...That it's all

VENDO - 6D NOVA:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=102878.0


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2013, 13:52:27
Para mim o Photoshop e o Bridge são muito suficientes!

Nunca me acertei com o LR, ele é chatinho. :P

[]s