Autor Tópico: ensaios com a 18-55mm do kit???  (Lida 9199 vezes)

Câmera Cega

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2014, 11:28:34
concordo mais com o Humberto do que com o Thiago

tem essa foto:
http://www.flickr.com/photos/julianoverardi/10353198144/
(não sei como incluir foto aqui nesse fórum)

olhei no exif e é f/8, confirma o que o thiago disse, mas eu tb acho que esse lance de nitidez é supervalorizado, tudo depende do tipo de foto que se faz (e não da ambição do fotógrafo, na minha opinião).

eu vendi a minha T3i + 18-55mm para minha irmã e fui enfático com ela: usar bastante essa lente do kit para só então passar para outras lentes. eu nem discuto que a 18-55mm seja inferior às outras, meu ponto mesmo é que ela não é ruim como muitos dizem, e eu acho que é só preconceito mesmo pq ela é "a lente do kit".

e como alguém disse aí acima, ela é leve, pequena, não chama a atenção.

 :ok:
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 11:30:12 por Câmera Cega »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 14 de Janeiro de 2014, 11:35:23
eu nem discuto que a 18-55mm seja inferior às outras, meu ponto mesmo é que ela não é ruim como muitos dizem

Muito bem dito, esse é o ponto!
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 11:38:39 por Humberto Teté »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2014, 12:30:26
usar bastante essa lente do kit para só então passar para outras lentes. eu nem discuto que a 18-55mm seja inferior às outras

É o mesmo que eu sempre digo. Tem uma porrada de gente que compra sua primeira câmera e a primeira pergunta é "que lente comprar para substituir a do kit", na maioria das vezes porque ouviu falar que a lente não presta e acha que ela é responsável por suas fotos ruins.

Quando fui comprar minha primeira DSLR, uma XSi, me disseram que a lente do kit não servia nem para peso de papel. Como não estava afim de investir mais em fotografia sem antes saber se iria gostar da brincadeira, comecei a estudar sobre o assunto, composição, fotometria, uso do RAW e processos de conversão, e sempre usando a lente do kit. Foi aí que desmistifiquei o "lente do kit não presta". Evidentemente que não é uma lente profissional, tem todos os poréns que o Humberto citou, mas falta muito para ser uma lente ruim como dizem.

Passados uns 5 ou 6 anos, minha 18-55 apresentou problema no flat e não está fazendo autofoco. Mesmo assim, minha filha está usando com a XSi com foco manual para fotos de paisagem :)

E para quem acha que nitidez é tudo, não é verdade que a 18-55mm não é nitida em aberturas maiores. Até os 35mm ela é muito nítida totalmente aberta (isso a versão IS I e II, a versão STM é boa até o final do range). Se alguém ficar curioso, deêm uma olhada no DXOMark e comparem com a 17-40L em 17/18mm e f/4 e vejam quem é mais nítida principalmente nas bordas...


« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 12:42:33 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2014, 14:14:08
Pois é, mas você não está dando valor ao meu relato de uso profissional, assim como as excelentes fotos que o Câmera Cega conseguiu nos ensaios dos links que ele postou... Só reafirmando mais uma vez, no trabalho que fiz eu usei f/5.6 e flash rebatido, não teve pós, era JPEG direto pra impressão (ou seja, apenas o Picture Style da câmera). Será que não há nada errado com a sua 18-55? Com a câmera e com o fotógrafo não tem nada errado, rsrs, pois você consegue bons resultados com outras objetivas. Você não está analisando as fotos com zoom demais? Está vendo no computador ou impressas?

Obviamente ela está muito longe de ser perfeita, mas nitidez nunca foi problema, mesmo em f/5.6. Mas ela tem cores e contraste fracos, construção muito ruim, AF lento, aberrações cromáticas, abertura variando ao longo do zoom, etc. Isso tudo são motivos pra não usa-la profissionalmente, não tem o que comparar com a 24-70...

Nitidez é supervalorizado, pra imensa maioria dos usos todas objetivas que eu conheço entregam boa nitidez. Eu já tive mais de 30 objetivas diferentes, umas mais nítidas, outras menos, mas todas entregam boa nitidez.

Abraços

Me desculpe Humberto se algum comentário meu deu a entender que eu não estou dando valor ao seu relato. Eu sempre acompanho as suas excelentes dicas e comentários aqui no fórum, seus comentários são referência pra mim... Não foi essa a minha intenção.

Infelizmente a realidade dos nossos impostos e a receita federal usando técnicas ao estilo mãe Dinah pra taxar tudo, mesmo sem saber do que q se trata não nos permite migrar para lentes melhores tão facilmente. Então acho que é válido explorar ao máximo as armas que temos.

Como eu disse hoje consigo  resultados muito bons, diria até excelentes com a minha 18-55 na pós. +Em JPEG não tenho a felicidade de alguns amigos daqui do fórum. Talvez por querer ter fotos excelentes d+.
Porém cada um segue o caminho que acha melhor.. apesar de eu possuir uma, eu não aconselho a 18-55.
Explore-a ao máximo. É muito legal vc conseguir se superar com algo limitado que vc tem. Pra ser mais preciso, eu diria satisfatório. Mas se procura ter mais possibilidades e quer ter mais qualidade, migre pra uma melhor assim que puder.

Vlw
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 14:22:46 por thiago.paz »
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2014, 10:53:10
Me desculpe Humberto se algum comentário meu deu a entender que eu não estou dando valor ao seu relato. Eu sempre acompanho as suas excelentes dicas e comentários aqui no fórum, seus comentários são referência pra mim... Não foi essa a minha intenção.

Infelizmente a realidade dos nossos impostos e a receita federal usando técnicas ao estilo mãe Dinah pra taxar tudo, mesmo sem saber do que q se trata não nos permite migrar para lentes melhores tão facilmente. Então acho que é válido explorar ao máximo as armas que temos.

Como eu disse hoje consigo  resultados muito bons, diria até excelentes com a minha 18-55 na pós. +Em JPEG não tenho a felicidade de alguns amigos daqui do fórum. Talvez por querer ter fotos excelentes d+.
Porém cada um segue o caminho que acha melhor.. apesar de eu possuir uma, eu não aconselho a 18-55.
Explore-a ao máximo. É muito legal vc conseguir se superar com algo limitado que vc tem. Pra ser mais preciso, eu diria satisfatório. Mas se procura ter mais possibilidades e quer ter mais qualidade, migre pra uma melhor assim que puder.

Vlw

Thiago, antes de mais nada, fique tranquilo porque não levei a mal seu comentário não, de verdade. Pra mim está uma conversa normal de fórum, só estou tentando mesmo mostrar o outro lado da coisa.

A 18-55 tem sim várias limitações e, pra alguns tipos de trabalho, eu jamais recomendaria. Mas a verdade é que as pessoas julgam ela muito inferior do que realmente é. Para uma objetiva inicial, pelo preço que se paga e pela qualidade que entrega, ela é excelente! É o que o Câmera Cega disse, obviamente ela é inferior às outras, mas está longe de ser ruim como as pessoas acham.


thiago.paz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2014, 08:34:38
Agora sim, acho que chegamos em um denominador comum. Finalmente.rs Eu não afirmei que ela é 100% ruim, só passei as minhas experiências diárias que eu tenho com ela e que eu não indico ninguém a se manter e confiar somente nesta lente para muitos tipos de iluminação.

E só pra ratificar, eu também disse que abaixo de f/8 é uma loteria. As vezes ela é nítida, as vezes não. Traduzindo: Eu não confiaria, cobrir um evento ou algum momento especial, que não podemos demorar muito para clicarmos, em f/5.6 ou f/6.3... Caso eu tenha tempo pra fazer uns teste antes, mesmo que rápido, talvez sim.

Vlw
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, 08:38:54 por thiago.paz »
Canon EOS 650D | Canon EOS Rebel SL1 | Canon EF 85mm f/1.8 USM | Canon EF 50mm f/1.8 II | Tamron 17-50 f/2.8 (non VC) | Yongnuo YN-568ex II | Yongnuo YN-560ex III | Yongnuo RF-603 II | Yongnuo YN-300 | Sekonic L-308s