Autor Tópico: Estouro de flash na D90  (Lida 718 vezes)

Rotondo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 20 de Dezembro de 2013, 12:04:35
Amigos.

Sou novo no tópico (apesar de já acompanhar a algum tempo). Preciso urgente de uma ajuda.

Já fotografo há dois anos com uma nikon D5100 e flash SB700, sem problemas. Ao adquirir uma D90 e já partir para um evento (claro que depois de alguns testes em casa para conhecer a cam), me deparei (e desesperei) com o seguinte problema:

Fiz a fotometria para o lugar (eu e um amigo fotógrafo profissional) e alguns disparos de testes os quais foram bem sucedidos. Mas, nesse início, a cam de meu amigo batia as fotos escuras (!).

 Quando o evento iniciou e comecei a bater as fotos dos formandos, percebi que o flash estava sendo disparado sempre full (set da cam: Manual, ISO 400, Abertura 5.6, velocidade 40).

Sempre que trabalhei comn a D5100, o flash só disparava full quando era realmente necessário (quando focava ao longe, por exemplo). Mas, agora com a D90, durante esse e o evento seguinte (que era em local muito mais bem iluminado), não importando se eu alterava o ISo, abertura ou velocidade, percebia que o flash sempre disparava full (em TTL).

E, em consequência disso, ao chegar em casa, TODAS as fotos estouradas!!!

Desespero total!

O que pode estar acontecendo?



Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2013, 19:03:41
Não sei muito como ajudar nessa situação, não deve ter muito o que fazer agora... Tu chegou a perceber na hora que mesmo tu alterando todos as variáveis o flash continuava em full? Se sim, não pensou em setar ele manualmente? Será que não está com algum probleminha (sujeira por exemplo) no contato? E volta e meia tu não dava uma conferidinha no lcd?

Abraço e boa sorte
Tecpix + motorola do guga


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2013, 02:45:16
Bem capaz que a configuração do flash não esteja em ttl, e sim em manual. Coloque uma foto original, o exif da doto pode informar o muito do que aconteceu.
D200