Autor Tópico: Guarda e conservação de químicos  (Lida 9428 vezes)

samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Online: 20 de Dezembro de 2013, 15:17:14
Oi pessoal,

Eu e minha esposa vamos começar a nos aventurar pela revelação de negativos em casa. Pegamos várias dicas de vocês aqui no fórum pelas quais somos muito gratos.

Nossos químicos (tanto D-76 como C-41) acabaram de chegar. Enquanto tomamos coragem para fazer a nossa primeira revelação de negativos preto e branco, estamos pesquisando sobre embalagens adequadas para guardar os químicos e formas de conservá-los de modo a durarem mais tempo. Nossas revelações não serão tão frequentes, então isso é importante para nós.

Por acaso alguns de vocês utiliza embalagens de água sanitária para guardar os químicos? O plástico é escuro e passa pouquíssima luz. As embalagens de 3 litros fornecem uma vedação razoável. Será que é uma boa ideia?

Também pensei em utilizar embalagens de óleo lubrificante. Encontrei umas de 5L litros, de plástico bem grosso, pretas e com boa vedação. A dificuldade seria limpá-las sem deixar resíduos. Alguém já tentou?

Por fim, estive olhando alguns sprays com gás antioxidante. A Freestyle vende o spray Tetenal Protetor, mas não enviam para cá por causa da legislação. Alguém conhece outra opção? Será que aqueles sprays de gás carbônico para aquários seriam uma alternativa? É mais fácil de encontrá-los e em tese o gás carbônico substituiria o oxigênio e ajudaria na conservação do químico.

Aguardo as opiniões de vocês.

Abraço.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2013, 09:53:16
Se não vai revelar com tanta frequência não faça diluições grandes dos químicos.. Por isso o melhor são embalagens pequenas mesmo, de litro.

Uso aqui garrafas brancas de litro, que enrolei com fica isolante pra escurecer porque não encontrava uma preta com facilidade. E diluindo pouco de cada vez é melhor guardar em garrafa pequena mesmo, porque o próprio ar que fica dentro do reservatório ajuda a deteriorar mais rápido.

D-76 se não me engano é recomendado usar em menos de 2 meses a solução de trabalho. Já o pó dentro do saquinho dura muito mais..
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2013, 09:54:53 por Luciano.Queiroz »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2013, 18:22:18
Se nao vai revelar com frequencia nao tem com que se preocupar. Faz a mistura necessaria para o tanque que vc for revelar os negativos e guarde em qualquer garrafa, pq mesmo guardando em guarrafas apropriadas se ficar muito tempo sem usar a mistura perde seu potencial.

No mais, qualquer tanque usado para transportar quimicos como gasolina, ou bebidas como cerveja, serve. Sao normalmente embalagens que nao correm facilmente e com lacre que evita a perca de elementos pela vasao do vapor, como tambem protege contra a influencia da luz. Ou qualquer loja de artigos quimicos e algumas farmacias mais equipadas vc acha embalagens apropriadas especificadamente para armagenar quimica.

E se vc normalmente guarda os seus produtos em local fechado sem luz, nao precisa se preocupar em obter embalagem escura. Eu uso aquelas guarrafas de cerveja 0,5L com com aquele lacre anti evaporacao. Assim nao deixa quase nada de ar na guarrafa.
Antes eu usava aquelas guarrafa-sanfonas mas descobri que a tampa delas nao sao resistente contra evaporacao, alem de ser dificil de lavar.

Um "developer" dificil de vencer eh o Radinol / R01... Vc pode esquecer dele que depois de anos ele ainda revelara seus negativos como novo.


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2013, 10:32:30
Oi Pessoal,

Acabo de revelar meu primeiro filme preto e branco com químicos da Kodak (D-76 + Fixador) adquiridos na FreeStyle. Usei solução com vinagre como interruptor (stop bath) e solução com detergente neutro como agente humectante (Photo Flo). Caso queiram conferir o resultado, aqui vai o link: http://500px.com/samuelcasimiro. O maior desafio foi colocar o filme no carretel.

Após a secagem, os negativos foram digitalizados em um scanner Epson V330 (que peguei emprestado de um amigo, mas não recomendo) e fiz alguns ajustes rápidos no Lightroom. As fotos foram tiradas com uma Olympus OM-10, com adaptador manual, e filme Kodak Tri-X 400.

Armazenei os químicos (D-76 e Fixador) em duas embalagens de água sanitária de 2L. Usei apenas metade do pó de cada um, que dava para 3.8L cada. Pretendo ainda usar spray de CO2 (para aquários) para retirar o oxigênio das embalagens, mais ainda não encontrei esse spray aqui em Brasília.

Ainda criando coragem e esperando chegar uns termômetros que comprei para revelar C-41. Enquanto isso, estou lendo o livro da Millard Schisler sobre Revelação Preto e Branco (recomendo!). Falando em livros, alguém conhece um livro similar, mas sobre revelação colorida?

Abraço a todos.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2013, 11:26:54
Samuel, ótimos resultados, muito bons mesmo!  :ok:

Me tira uma dúvida: você aplicou clarity no lightroom nas fotos?

Abraços


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2013, 11:41:24
Samuel,

Tem embalagens de químicos usado ou óleo que ficam impossiveis de limpar sem deixar resíduos, como as de óleo automotivo.
Garrafas com pouca ou nenhuma penetração de luz -  plásticas - são boas, mas melhores do que estas são as garrafas de vidro âmbar pra guardar químicos: não deixam passar raios UV, são escuras, quando lavadas não deixam nenhum resíduo, e tem tampas estanques. Em grandes lojas de manipulação ou venda de químicos a gente acha com facilidade.

No caso de plásticos: nunca use uma garrafa plástica onde voce costuma guardar revelador para guardar fixador, e vice-versa. Isso previne contaminação.

Stop bath: 1 litro de ácido acético glacial custou 28,00 no ML, usa-se uma tampinha para cada 1L, rende muito mais e é mais eficiente do que vinagre.

Fixador: Hiposulfito de sódio é pesado, não vale a pena trazer de fora. Pago 16,00 o Kg aqui, 28,00 o kg de bissulfito de sódio, preparo meu fixador em casa com uma balança de precisao barata.

Revelador: dependendo do uso vale a pena trazer. D-76, Foma R-09 ou Agfa Rodinal (que uso em diluições de 1:25 até 1:250 pra stand).

Tem o truque de prencher o vazio das garrafas com bolinhas de gude, lave antes e depois de usar, compre de um tamanho que passe pelo gargalo!

Abs, e bom divertimento,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2013, 12:16:44
Nao tire todo o ar da garrafa. Em dias mais quentes liquidos se expandem e se nao tiver um pouco de espaco a garrafa pode estourar se nao for muito resistente. Principalmente em regioes onde a temperatura varia muito.

Tem pessoas que naolevam isso muito a serio mas dependendo da variacao de temperatura tem regioes que a pressao da agua se expandindo estoura ate encanacao antiga. E segundo relatos que ouvi pode ate estourar garrafa de vidro.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 12:20:14 por C R O I X »


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2013, 13:03:03
Samuel, ótimos resultados, muito bons mesmo!  :ok:

Me tira uma dúvida: você aplicou clarity no lightroom nas fotos?

Abraços

O meu está em português, "claridade". Se for isso, apliquei sim. É incrível como esse atributo melhora a nitidez das fotos. Devia se chamar "nitidez", e não "claridade", na minha humilde opinião. Eu usava muito o Corel PhotoPaint, então ainda estou apanhando bastante do Lightroom. Mas até agora estou fascinado com ele, as ferramentas são muito boas. Aproveitei a promoção de fim de ano e fiz a subscrição dele e do Photoshop na Creative Cloud da Adobe.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2013, 13:09:50
Samuel,

Tem embalagens de químicos usado ou óleo que ficam impossiveis de limpar sem deixar resíduos, como as de óleo automotivo.
Garrafas com pouca ou nenhuma penetração de luz -  plásticas - são boas, mas melhores do que estas são as garrafas de vidro âmbar pra guardar químicos: não deixam passar raios UV, são escuras, quando lavadas não deixam nenhum resíduo, e tem tampas estanques. Em grandes lojas de manipulação ou venda de químicos a gente acha com facilidade.

No caso de plásticos: nunca use uma garrafa plástica onde voce costuma guardar revelador para guardar fixador, e vice-versa. Isso previne contaminação.

Stop bath: 1 litro de ácido acético glacial custou 28,00 no ML, usa-se uma tampinha para cada 1L, rende muito mais e é mais eficiente do que vinagre.

Fixador: Hiposulfito de sódio é pesado, não vale a pena trazer de fora. Pago 16,00 o Kg aqui, 28,00 o kg de bissulfito de sódio, preparo meu fixador em casa com uma balança de precisao barata.

Revelador: dependendo do uso vale a pena trazer. D-76, Foma R-09 ou Agfa Rodinal (que uso em diluições de 1:25 até 1:250 pra stand).

Tem o truque de prencher o vazio das garrafas com bolinhas de gude, lave antes e depois de usar, compre de um tamanho que passe pelo gargalo!

Abs, e bom divertimento,

RSalles

RSalles,

Obrigado pelas dicas. O problema é que moro em Brasília, esta minha cidade ridícula, capital do Brasil mas com um comércio de cidade do interior. Rodei bastante e não encontrei ainda embalagens descentes. As de água sanitária, lavei bastante, inclusive com água quente. Na hora de preparar os químicos, utilizei água destilada, o que espero que contribua para a conservação dos químicos.

No mais, vou tentar aplicar todas as suas outras dicas.

Desculpa, como estou começando a mexer com isso, ainda não sei o que vocês chamam de "stand". O que seria isso?
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2013, 13:50:56
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:22:43
Encontrei uma referência sobre o uso de spray de CO2:

http://photo.net/black-and-white-photo-film-processing-forum/00UftZ
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:28:29
Veja aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Stand_development

Abs,

RSalles

Muito legal! Obrigado. Qual a proporção e tempo que você recomenda usar para stand com D-76?
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:29:01
Uma solução bem decente é usar garrafas de vidro de 2 litros e usar aquelas tampas que se usam em garrafas de vinho, junto com uma bombinha manual para vácuo. Proteja a garrafa contra a luz com papel alumínio e depois com filme plástico transparente por cima do aluminio. É barato, super eficiente. Só ter cuidado para nao quebrar.

CO2 não é uma boa, o melhor seria nitrogênio seco, que é barato e facil de encontrar. Procurem por Praxair, White Martins ou Air Liquide. Um cilindro pequeno é bem barato, e o gas quase de graça pela quantidade que vem, muito, muito mais barato que comprar qualquer dessas soluções mencionadas.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, 15:31:34 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:33:19
Nao tire todo o ar da garrafa. Em dias mais quentes liquidos se expandem e se nao tiver um pouco de espaco a garrafa pode estourar se nao for muito resistente. Principalmente em regioes onde a temperatura varia muito.

Tem pessoas que naolevam isso muito a serio mas dependendo da variacao de temperatura tem regioes que a pressao da agua se expandindo estoura ate encanacao antiga. E segundo relatos que ouvi pode ate estourar garrafa de vidro.


Eu usava garrafas de vidro com aquelas rolhas para vinho e bomba de vácuo. Nunca estourou.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2013, 15:44:10
Muito legal! Obrigado. Qual a proporção e tempo que você recomenda usar para stand com D-76?

Não sei te falar, nunca usei D-76 com stand pois acho esse revelador muito agressivo pra usar com stand. O que eu usei foi HC-110 e Agfa Rodinal, começando com 1:100 e uma hora, agitação contínua nos primeiros 1'30" no Rodinal.

Recomendo esta leitura: Iridescent Light - The Art of Stand Development - Michael Axel
Vc vai encontrar varições de uso de diferentes reveladores, filmes e tempos de revelação,

Abs,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y