Autor Tópico: Dúvida sobre quanto cobrar em um evento diferente!  (Lida 1484 vezes)

dedengrr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • André Nogueira
Online: 20 de Dezembro de 2013, 20:36:29
E ai pessoal beleza? Hoje recebi um pedido de orçamento para realizar a cobertura juntamente com outro fotógrafo da Fêovelha, que acontece aqui em Bagé no RS. É uma feira relacionada a coisas gaúchas, gados e etc. Em outra cidade, o cliente já me adiantou que transporte, alimentação e hospedagem é por conta dele. Como se trata de uma feira é quase o dia inteiro acredito eu que pela manhã e tarde, coloquei no catálogo de investimentos que seria realizada a cobertura total dos 4 dias de evento com tratamento das melhores imagens do dia no mesmo dia e a entrega do produto final depois da feira em dvd. Pensei em cobrar em torno de R$500 a R$800 o dia, o que vocês acham? Ainda não tinha recebido um convide para um evento desse porte, até recebi mas para eventos de 1 dia/noite, 4 dias ainda não. Algumas dicas? Obrigado e Abraços!
Nikon D7000, Nikon d3100, Nikkor AF-S 18-105, Nikkor AF 50, Sigma 70-300 APO, Flash YN 467, Flash YN 565, Cactus v5,


Marcus Cambraia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
  • Sexo: Masculino
    • www.marcuscambraia.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2013, 20:52:54
Caro "dedengrr"

existem vários pontos que podem valorizar um trabalho para mais ou para menos. Não sabendo mais referências suas (nome no mercado, experiências, qualidade do material entregue, fluxo de trabalho que já tem, equipamento que utiliza etc etc) digo que tem que ver outros lados também como "possibilidades de novos contatos", "criação de portfólio", "oportunidade de atuação no meio" etc etc também. Enfim, somente você mesmo vai poder definir se de 500 a 800 contos vale a pena.
Pelo que vi você vai trabalhar muito . . . ou no mínimo vai ficar praticamente 24 horas por conta do evento durante 4 dias. Fotografando, baixando fotos, selecionando fotos, editando, renomeando, convertendo, etc . . . é muito tempo e muito material penso eu.
Mas não adianta eu te falar que tem ou não que cobrar isso ou aquilo, a região que atua é outra (sou da Bahia), meus concorrentes são outros e seria injusto tentar colocar preço no seu serviço . . .

Se o evento já de porte então já deve ter tido outras edições . . . se estão te solicitando eles já devem ter um orçamento para tal com referências anteriores. Já pensou se o fotógrafo anterior cobrava o dobro?

Boa sorte, depois me conta o que deu.
CANON 5D MARK III - 24-105 L / 17-40 L / 50 mm 1.4 - CANON 5D MARK III  - 24-70 L 2.8 II


dedengrr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • André Nogueira
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2013, 21:30:48
Caro "dedengrr"

existem vários pontos que podem valorizar um trabalho para mais ou para menos. Não sabendo mais referências suas (nome no mercado, experiências, qualidade do material entregue, fluxo de trabalho que já tem, equipamento que utiliza etc etc) digo que tem que ver outros lados também como "possibilidades de novos contatos", "criação de portfólio", "oportunidade de atuação no meio" etc etc também. Enfim, somente você mesmo vai poder definir se de 500 a 800 contos vale a pena.
Pelo que vi você vai trabalhar muito . . . ou no mínimo vai ficar praticamente 24 horas por conta do evento durante 4 dias. Fotografando, baixando fotos, selecionando fotos, editando, renomeando, convertendo, etc . . . é muito tempo e muito material penso eu.
Mas não adianta eu te falar que tem ou não que cobrar isso ou aquilo, a região que atua é outra (sou da Bahia), meus concorrentes são outros e seria injusto tentar colocar preço no seu serviço . . .

Se o evento já de porte então já deve ter tido outras edições . . . se estão te solicitando eles já devem ter um orçamento para tal com referências anteriores. Já pensou se o fotógrafo anterior cobrava o dobro?

Boa sorte, depois me conta o que deu.

Por enquanto meu fluxo de trabalho esta tranquilo, tenho alguns pedidos de orçamento para o dia mas nada fechado. Sou novo ainda trabalhando aqui, mas já consegui bastante credibilidade devido alguns trabalhos importantes para empresas aqui da região, isso que me preocupa, como não realizei ainda trabalhos desse porte em questão da jornada de trabalho, não tenho noção do quanto trabalho vou ter ( até tenho uma pequena, pois pelo que ele me falou da pra saber mais ou menos ). Sei que vai ser puxado, aqui na minha região a fotografia em quesitos de preços não é bem valorizada, eu sempre coloco meu preço quem quer faz quem não quer não faz, não é por que não valorizam como se deve nosso trabalho que também temos que desvalorizar cobrando pouco. Já dei uma conversada mais ou menos com o outro fotógrafo que vai fazer junto comigo a cobertura que é meu amigo, estou esperando a reposta dele, pensei nisso também de outras edições mas não achei nada de uma cobertura fundamentada. O problema é que não frequento muito eventos desse tipo aqui e não sei como são os horários.
Nikon D7000, Nikon d3100, Nikkor AF-S 18-105, Nikkor AF 50, Sigma 70-300 APO, Flash YN 467, Flash YN 565, Cactus v5,


Ricksphard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • rparmigianifotografia
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2013, 10:06:44
Olá.
Só para situar: Você vai dividir esse preço com o outro fotógrafo? Ou é a sua parte? Qual vai ser o valor do parceiro?
Daria para se revezarem na parte de menor movimento (normalmente no começo da feira?)
Você tem o horário dos eventos, certo? Dá para ter uma ideia do movimento. Abertura tem autioridades, é muito importante a presença de ambos bastante tempo antes...


dedengrr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • André Nogueira
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2013, 11:18:32
Olá.
Só para situar: Você vai dividir esse preço com o outro fotógrafo? Ou é a sua parte? Qual vai ser o valor do parceiro?
Daria para se revezarem na parte de menor movimento (normalmente no começo da feira?)
Você tem o horário dos eventos, certo? Dá para ter uma ideia do movimento. Abertura tem autioridades, é muito importante a presença de ambos bastante tempo antes...

Não, o outro fotógrafo é pago pela feira também, ele é contratado da agência, vai fotografar, mas maior parte do tempo vai estar filmando, não ainda, solicitei já os horários mais certos, mas me adiantaram que é os 3 turnos, deve começar umas 9 horas e terminar umas 22, 23hrs só, o movimento é médio, autoridades da cidade só na abertuura e encerramento. Estou esperando o retorno deles com mais detalhes pra fechar o valor!
Nikon D7000, Nikon d3100, Nikkor AF-S 18-105, Nikkor AF 50, Sigma 70-300 APO, Flash YN 467, Flash YN 565, Cactus v5,


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2013, 11:33:06
Amigo, cobre o maior valor que você acha que consegue justificar. Se houver risco de quererem contratar outro por causa do preço, explique qual o tamanho do trabalho (3 turnos + tratamento), e se for o caso dê um pequeno desconto.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2013, 12:07:08