Autor Tópico: Abertura  (Lida 1676 vezes)

André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Online: 15 de Março de 2005, 19:05:39
Tenho uma rebel com a lente do kit, sei que é uma merda de lente, mas infelizmente encomendei a máquina antes de conhecer a página Mundo Fotográfico. Tenho dúvidas sobre a especificação de abertura da lente. Sei que uma maior abertura quer dizer que temos uma lente mais clara, isso na minha máquina é medido com o fator 3.5, mas ela também tem outro fator que é o 5.6, colocando no manual eu não consigo ajustar a abertura maior que 3.5, porém é possível ajustar uma abertura bem menor, na minha máquina (rebel 300d) vai até 29. Minha dúvida é a seguinte, essa especificação que está na lente (5.6) é uma limitação da mesma? Consigo fazer boas fotos, com uma boa profundidade de campo usando uma abertura de 11 por exemplo? Tentei fazer uns testes com ela e não foram satisfatórios, não percebi muita diferença, pra mim os objetos no fundo continuaram sem foco e sem nitidez.  

Vejo fotos maravilhosas onde tudo está em evidência, tudo está focado e nítido, gostaria de chegar a um resultado assim, qual lente seria indicada pra se ter uma boa profundidade de campo?  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2005, 19:26:32
Maior profundidade de campo (tudo nítido) é obtido com aberturas bem pequenas.

Maior profundidade de campo também é resultado do uso de pequenas distâncias focais.

De modo que usando a sua lente em grande angular e com aberturas bem pequenas, deve ficar tudo em foco. Naturalmente a velocidade será baixa e voc~e poderá precisar de tripé.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2005, 22:42:00
Quando a lente é zoom ela pode ter abertura variável de acordo com a distância focal, apenas poucas lentes zoom pro é que possuem abertura constante.
Quando temos 3.5-5.6 quer dizer que temos 3.5 de abertura máxima em máximo wide e 5.6 na máxima distância focal, faça um teste com sua lente em 18mm que vc irá constatar que vc consegue a indicação 3.5 de abertura, sendo que conforme vc altera o Zoom na posição de máxima distância focal (55mm) esta abertura deve ir reduzindo.
Conforme o ivan disse para uma boa profundidade de cmapo use pequenas aberturas.
Aberturas como f/16 já lhe darão grande profundidade de campo na 300D.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.