Autor Tópico: Impressões da Nikon D600 por um ex-nikon e atual dono de 6D  (Lida 4466 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 22 de Dezembro de 2013, 09:37:47
Não pude deixar de postar esse tópico. Ontem fui na casa de um colega que já começou no mundo das DLSR (por influência minha) comprando uma D600 e uma AF 50 1.8 D. Fui até a casa dele para ensiná-lo os comandos básicos (ele já usa a máquina há 2 semanas mas quase tudo em automático).

Vão as minhas impressões rápidas (hoje devo usar mais um pouco):

1. Como que uns 8 meses com outro sistema já faz se desacostumar com menu, botões, etc...
2. Achei o foco tão rápido quanto o da minha 6D
3. A disposição dos botões da Canon realmente é bem melhor
4. Ter que ficar pressionando os botões da Nikon para mudar ISO, por ex., é mais chatinho
5. A pegada é parecida mas achei a D600 um pouco menor na mão e um pouco menos sólida (impressões.... pois tem pesos similares)
6. O que realmente acho que diferente a favor da Nikon é a regulagem dos modos de focagem e compensação de exposição do flash
7. Me parece que o LCD superior da Nikon é menor e mais congestionado de informações
8. Achei show de bola poder mudar de modo FX pra DX na D600
9. O barulho do obturador da Nikon é mais sinfônico e bonito

Imagens:
Não vou comentar nada pois fotografei muito pouco. Hoje eu vou com a minha 6D e o meu colega com D600 na apresentação de balet da filha dele. Vou ver se coloco o meu cartão SD na máquina dele e faço outras fotos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2013, 09:52:02
Entendo nada, mas gosto de palpitar:

Acho que uma comparação quanto à velocidade do foco e precisão seria mais justa se usada com uma objetiva AF-S 50mm F/1.8G, que possui motor de foco interno, igual à todos canon.
Já comparei o AF da minha D300s com outros corpos canon, e ela (D300s) foi relativamente mais rápida.

Por ser usuário da nikon, acho que os botões da nikon são 10x mais bem localizados. Botão de controle de diafragma muito bem localizado, não precisa fazer ginástica com o dedo indicador para trocar de abertura.
Quanto ao ISO, bem, o botão da D610 é igual da maioria das cropadas nikon, e não é melhor, mas não acho totalmente ruim. A solução encontrada na D300s e nas demais fullframe nikon são realmente melhores.
Mas mesmo assim, prefiro o posicionamento da nikon. Todavia, não tive largas experiências com a canon.

O barulho do obturador da nikon é realmente superior à canon, não sei porque. Mas parece que o som do shutter da canon é mais metálico..

As demais comparações não posso dizer, pois não tenho nenhuma das cameras.


legal!


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2013, 10:48:50
Tsouto, eu estou na mesma situação que você.
Usei nikon por muito tempo e agora estou com uma 6d.
Eu discordo de algumas coisas. Embora eu ame a qualidade de cores e as lentes da canon, algumas coisas são bem chatas:

- Botão de previsão de profundidade: Que diabos é aquilo? Péssima localização. É realmente uma ginástica conseguir apertar o miserável.
- Iso - Na canon, para selecionar iso auto ou não, eu tenho que entrar no menu e rodar o controle ate chegar na opção. Na nikon, basta apertar ISO e girar uma vez o dial frontal.
- Spot matering - Nas nikon, eu sempre deixo configurado o botão de previsão de profundidade para Spot Matering. Assim, se eu achar que a fotometria nao esta boa, eu aperto o botão e na mesma hora eu tenho a medição spot. A canon nao tem nada parecido.
- Zonas de foco - A canon não tem. Na nikon eu consigo selecionar uma área especifica pra concentrar o foco nos pontos que estão ali. Mas nem da pra falar de foco na 6d. Tudo muito básico.

Fora isso, estou bem satisfeito. O negócio é que a opinião caminha mais pela subjetividade. Eu simplesmente gosto mais das fotos da canon. Tenho beeeeeem menos trabalho pra achar os tons que eu quero no LR.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2013, 12:02:57
Pra quem já usou as duas, como a d600 se comporta com iso alto? O resultado se equivale ao da 6d? O que me faz querer sair de uma cropada para a 6D é o iso. Gostaria de saber como é o comportamento da d600 em relação a isso, comparando com a 6d.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2013, 14:40:52
Eu também não gosto do foco da 6D, é muito simples. Embora o foco da d600 tenha aquele problema de ser desproporcionalmente centralizado. Parece que foi desenvolvido pra outra câmera.

Acho que entre as duas, apesar de eu particularmente preferir o sistema de objetivas EOS, eu ficaria com a D600.



Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2013, 21:37:44
Leve vantagem pra 6d. Nada muito gritante e nada que vc nao consiga contornar no post.
A grande desvantagem da 6d é a baixa retenção de informações nas sombras. A d600 dá um banho. Com a 6d eu tenho que prestar mais atenção à minha exposição, mas bem.. é pra isso que a gente aprende fotografia.



Pra quem já usou as duas, como a d600 se comporta com iso alto? O resultado se equivale ao da 6d? O que me faz querer sair de uma cropada para a 6D é o iso. Gostaria de saber como é o comportamento da d600 em relação a isso, comparando com a 6d.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:10:35
Leve vantagem pra 6d. Nada muito gritante e nada que vc nao consiga contornar no post.
A grande desvantagem da 6d é a baixa retenção de informações nas sombras. A d600 dá um banho. Com a 6d eu tenho que prestar mais atenção à minha exposição, mas bem.. é pra isso que a gente aprende fotografia.

Valeu, Daniel. Era só uma curiosidade mesmo, porque acho o iso da 6d espetacular.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2013, 06:27:54
- Iso - Na canon, para selecionar iso auto ou não, eu tenho que entrar no menu e rodar o controle ate chegar na opção. Na nikon, basta apertar ISO e girar uma vez o dial frontal.
Não Não..... Basta pelo dial você ir totalmente à esquerda que, depois do Low ISO vem o automático.

O pouco que usei novamente a câmera do meu amigo ontem, achei realmente uma certa diferença de cor. Não é que aquela história da Nikon puxar um pouco mais pro verde e a Canon mais pro vermelho não parece ser verdadeira mesmo!?!?

Agora ontem pude comprovar, a diferença de ISO é de 1 a 2 stop quando se fala em ruído. Depois posto uns resultados por aqui.

Foi até engraçado vendo meu amigo do meu lado fotografando e ouvindo o barulho alto e sinfônico do shutter da Nikon.  :wub:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2013, 10:20:11
Eu também não gosto do foco da 6D, é muito simples. Embora o foco da d600 tenha aquele problema de ser desproporcionalmente centralizado. Parece que foi desenvolvido pra outra câmera.
E foi mesmo. Ela usa o sistema da D7000.

O AF da 6D é mais simples, porém o ponto central é muito mais sensível em ambientes com pouca luz.
É uma das únicas câmeras com -3 EV de sensibilidade. Para ter uma idéia, a D600 é -1 EV.
Para quem trabalha com eventos "escuros", como shows, isso é muito mais vantajoso que vários pontos.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, 10:20:51 por Hoogle »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2013, 10:49:05
E foi mesmo. Ela usa o sistema da D7000.

O AF da 6D é mais simples, porém o ponto central é muito mais sensível em ambientes com pouca luz.
É uma das únicas câmeras com -3 EV de sensibilidade. Para ter uma idéia, a D600 é -1 EV.
Para quem trabalha com eventos "escuros", como shows, isso é muito mais vantajoso que vários pontos.
Ontem no teatro meu amigo não consegui focar tão bem e rápido, precisei deixar ligado o AF assist light para a D600 não pescar.... Realmente o ponto central da 6D é f%$#.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2013, 15:38:33
Como é o silent shutter da 6d, o mesmo da 5d3?

É fantástico.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2013, 16:10:48
Como é o silent shutter da 6d, o mesmo da 5d3?

É fantástico.
O da 5DIII eu não sei mas o da 6D é beeeem silencioso. Até parece a minha M4/3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2013, 17:38:55
Justamente. Se eu estiver em iso 3200 eu tenho que rodar o dial atéeeee a esquerda, passando por todos os isos, até chegar no auto. Na nikon é um giro só, esteja em qual iso estiver. É bem mais simples, acredite.

E diferença de 1 a 2 stops de iso? Rapaz.. fiquei curioso. Não dou nem meio stop de vantagem pra 6d, em RAW, com a exposição correta.

Não Não..... Basta pelo dial você ir totalmente à esquerda que, depois do Low ISO vem o automático.

O pouco que usei novamente a câmera do meu amigo ontem, achei realmente uma certa diferença de cor. Não é que aquela história da Nikon puxar um pouco mais pro verde e a Canon mais pro vermelho não parece ser verdadeira mesmo!?!?

Agora ontem pude comprovar, a diferença de ISO é de 1 a 2 stop quando se fala em ruído. Depois posto uns resultados por aqui.

Foi até engraçado vendo meu amigo do meu lado fotografando e ouvindo o barulho alto e sinfônico do shutter da Nikon.  :wub:
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2013, 18:20:23
Um bom comparativo é o live view delas, já testaram?

Principalmente no escuro...
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, 18:20:37 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2013, 21:45:33
Justamente. Se eu estiver em iso 3200 eu tenho que rodar o dial atéeeee a esquerda, passando por todos os isos, até chegar no auto. Na nikon é um giro só, esteja em qual iso estiver. É bem mais simples, acredite.

Deve ser mais simples na Nikon, mas na 5d eu gasto menos de um segundo pra colocar em iso auto, na Nikon deve ser 1/4 de segundo.

Lembrando que não preciso parar em cada posição de iso e ficar apreciando os dígitos, posso rolar o dial de uma vez só para a esquerda.

Enfim, se isso chega a ser uma desvantagem, então a coisa tá equilibrada.