Autor Tópico: Visor ótico  (Lida 1805 vezes)

Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Online: 22 de Dezembro de 2013, 16:37:36
Olá a todos, qual a diferença, e tem importância essa diferença, entre o visor ótico Pentaprisma x Pentamirror, agradeço a todos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2013, 18:45:00
Pentaprisma dá uma imagem mais clara e geralmente maior e é muito mais caro para fabricar. Usa um prisma de 5 faces.
Pentamirror simula um prisma com um jogo de espelhos. É usado para baixar custos de produção. Geralmente a imagem é tambem menor.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2013, 14:06:03
Tenho uma Canon T4i e comprei uma 70D, e posso lhe dizer que a diferença da imagem, para mim, é muito pequena: quando chegou a 70D, a primeira coisa que fiz foi colocar ambas lado a lado e maravilhar-me com a nitidez e clareza do pentaprisma, mas fiquei meio decepcionado. Eu só notava a diferença olhando por uma e depois pela outra mas, na prática, e para mim, a mesma coisa...

Abraço


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2013, 14:41:59
Tenho uma Canon T4i e comprei uma 70D, e posso lhe dizer que a diferença da imagem, para mim, é muito pequena: quando chegou a 70D, a primeira coisa que fiz foi colocar ambas lado a lado e maravilhar-me com a nitidez e clareza do pentaprisma, mas fiquei meio decepcionado. Eu só notava a diferença olhando por uma e depois pela outra mas, na prática, e para mim, a mesma coisa...

Abraço

Veja o da 5D ou de uma SLR de filme antiga, como uma Pentax MX, Olympus OM-1 ou mesmo uma EOS-1N.
Tanto a T4i quanto a 60D tem visores meia-boca.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2013, 21:54:57
Como fui citado, posso responder que não são "meia-boca", e no caso das Canon plenamente satisfatórios. Afinal, quem vai comprar uma 5D ou voltar ao filme por causa de visor "full-boca"? Preciosismo bobo na prática.  :ponder:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2013, 23:05:04
Como fui citado, posso responder que não são "meia-boca", e no caso das Canon plenamente satisfatórios. Afinal, quem vai comprar uma 5D ou voltar ao filme por causa de visor "full-boca"? Preciosismo bobo na prática.  :ponder:

2x

É fato que os pentaprismas da linha xxD não são tão bons quanto os da linha xD, mas ainda assim tem imagem bem superior aos pentamirrors das xxxD. Não é uma diferença "noite/dia", mas quando comprei a 60D notei a mudança na hora, sem precisar comparar diretamente com a 450D que tinha antes. Quantificar isto é uma coisa muito subjetiva, mas diria que notei uma imagem em torno de 30% mais clara, além de consideravelmente maior.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, 23:05:59 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2013, 20:13:16
Ok pessoal muito obrigado a todos, peço desculpas ao Afshalders pela demora do meu agradecimento, foram bem elucidativas essas respostas, mas continua uma dúvida, agora  sobre o visor eletrônico que me parece que cobre 100% e equipa algumas DSLR Sony, alguém pode me falar sobre ele ? :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2013, 09:49:49
Minha experiência com visor eletrônico é muito satisfatória, usei na Pana GH2, na NEX C3 e agora em minha NEX 6. Quem está acostumado com visor óptico estranha um pouco, pois é na verdade olhar para uma "televisãozinha", mas tem grandes vantagens em minha opinião, a mais perceptível o fato de automaticamente ajustar o ganho com a luminosidade, permitindo visualizar claramente com baixa luz, embora com bastante "grão". O 100% é um plus, mas realmente para mim não faz diferença, já que sempre vou ajustar a foto depois. A desvantagem é que nas fotos em sequência, dependendo da taxa de tomadas adotada, vc pode ficar com o visor preto enquanto acompanha o motivo em movimento. É o que me vem à cabeça agora...
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 09:50:54 por efilho »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2013, 09:57:43
Ok pessoal muito obrigado a todos, peço desculpas ao Afshalders pela demora do meu agradecimento, foram bem elucidativas essas respostas, mas continua uma dúvida, agora  sobre o visor eletrônico que me parece que cobre 100% e equipa algumas DSLR Sony, alguém pode me falar sobre ele ? :ok:

100% é relativo a área da imagem. Nas câmeras profissionais de filme com visor ótico a cobertura ideal não é de 100% e sim 97%, que é equivalente a um quadro de 35mm montado em uma moldura de slide. Por exemplo, as Olympus OM-1/2/3/4 são assim. Em digital a cobertura ideial é de 100% e eu nunca vi uma com pentamirror dando 100%. Pode ser que exista.

Nas com EVF é bem mais fácil de fazer e atualmente vários sistemas EVF cobrem 100%. Se cobrir menos que 100% a sua foto real vai ter mais informação que a mostrada no visor, coisa que é fácl de resolver cropando.

A Sigma teve duas dslrs, a SD-9 e a SD-10 que tinham 120% de cobertura. O visor ótico tinha uma margem marcada, para facilitar a composição.


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2013, 18:13:56
AFShalders obrigado, muitos detalhes que eu desconhecia, creio que muitos outros também. :worship:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2014, 23:33:03
Que o pentaprisma dá mais tesão na hora de olhar o OVF, isso não tem dúvidas mas, isso não vai ser o fator relevante na qualidade das suas fotos quando se trabalha com o AF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:41:45
Eu concordo com o Ken Rockwell nessa parte de "qualidade das fotos": atualmente, exceto se vc for profissional ou trabalha com grandes ampliações, todas as fotos são tecnicamente boas, considerando apenas hardware. Assim, o que realmente dá satisfação além do resultado é a familiaridade com os recursos da câmera.

Sou velho usuário de Nikon (FE, FM2 e 8008n), Pentax (Me, Me Super) e outras, tudo hobby, mas atualmente uso iPhone para autorretratos (excelente 5S para "selfies" como dizem agora, pois o sensor minúsculo tem enorme prof. de campo), a NEX 6 para uso geral e a Canon 70D para viagens mais elaboradas e macro.

Todas têm "visor" adequado aos respectivos usos.

Abraço
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 12:42:17 por efilho »


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:16:09
Olha, eu tenho uma Canon T3i. Meu pai tem uma analógica Olympus Om-1n desde 1970 e alguma coisa.

A diferença entre os visores ópticos das duas é absurda!  :shock:
Na Om-1n parece que tudo fica bem mais claro e íntimo.  :clap:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:24:38
É porque a T3i é penta-espelho e a OM-1 é pentaprisma, mas a minha 70D de prisma não é tão diferente da minha T4i, penta-espelho...


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2014, 18:45:36
Mais uma vez obrigado a todos, a opinião de vocês vem me ajudando muito, fugindo um pouco do tópico venho aprofundar mais um pouco o andamento dele. Nesse final de semana (meio feriadão) fui ate Cabedelo-PB, já havia planejado a muito tempo conhecer o Forte de Santa Catarina, belíssimo monumento e muito bem cuidado, então descobri dois pontos fracos do meu equipamento a Sony F3.

Primeiro - Como a câmera não tem visor ótico me senti um cego em tiroteio, clicando as  cegas, olha que era por volta das 16 horas, aqui no Nordeste o sol está bem baixo, quando cheguei em casa e passei as fotos pro computador não deu pra aproveitar muita coisa, nem fazendo crop, muito feio; QUE FALTA FAZ UM VISOR ÓTICO.

Segundo - O Forte é tem uma  arquitetura circular, com imenso pátio interno, mas na lente kit não cabia tudo o que eu queria enquadrar, aí veio mais uma descoberta; QUE FALTA FAZ UMA LENTE WIDE.

Estou tentando comprar uma Canon 40 D, no mercado livre o que vocês acham ?

Na época do analógico eu usava uma Vivitar V 3000 e uma Zenit com lente 50 mm e fazia paisagens com essas lentes, desculpem se tornei longo esse tema, mas toda opinião será muito bem vinda.  ;)