Autor Tópico: Mudança para Canon  (Lida 1485 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 22 de Dezembro de 2013, 17:36:10
Há quanto tempo não posto aqui, heim?! :D Estive mais ocupado do meio do ano pra cá, mas agora de férias, vou voltar frequentar mais o fórum...

Mas já faz um tempo que venho olhando com mais atenção para outros sistemas; cheguei até a comprar uma Pentax K-7 para experimentar uma outra marca, mas acabou aparecendo uma boa oportunidade de troca e eu aceitei.

Sem mais delongas, eu estou pensando seriamente em migrar para Canon... As lentes da marca tem me atraído, os speedlights também, em geral estou gostando de tudo do outro lado.
A princípio eu iria trocar minha D7000 numa 7D, e comprar uma Sigma 150-500mm para fotografar aves; depois, aos poucos, eu compraria uma Canon 50mm 1.8, e em seguida uma 135mm f/2L, e ainda tenho alguns planos futuros, como uma 5D mk1 para fazer companhia à 7D e uma Canon 100-400mm para substituir a Sigma... Claro que não seria uma compra atrás da outra, não tenho cacife pra isso, e talvez entre a compra de uma lente e outra viesse um tripé e/ou a CPU que faz tempo que quero comprar.

O que me preocupo nessa mudança é se seria fácil me adaptar ao novo sistema. Nunca passei tempo o suficiente com uma Canon para conhecer os menus, LCDs, dials e outros botões.

Alguem aí que já tenho feito essa mudança de marca pra dar uma ajudinha? :assobi: Opiniões?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2013, 19:41:49
Cara, se está decidido por n fatores trocar de sistema, não consigo ver disposição de botões e menus como impedimento. Nada que uma boa leitura no manual e uma semaninha de uso direto não resolva
Tecpix + motorola do guga


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2013, 00:07:19
Trocar a D7000 pela 7D??? Num sei, vai ficar na mesma... pega logo uma FF.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2013, 01:31:14
Rafa, anda sumido mesmo! Vê se pinta mais por aqui!!! Eu achei que você ia é manter os 3 sistemas, Pentax K7, Nikon D7000 e Canon 5D. Mas acho que isso acaba deixando o custo total alto demais!

Olha, durante a semana eu faço uns freelas em um estúdio de um colega, e lá ele usa uma Nikon D300. Demorei à beça pra me acostumar com a disposição dos botões. O que posso dizer é que prefiro bem mais os dials da Nikon, sem dúvida, aquela roda traseira da Canon é uma porcaria, rsrs. Mas prefiro a disposição dos botões da Nikon. Parece tudo um pouco mais intuitivo, sei lá, mais à mão. Com exceção do botão do ISO, esse ainda prefiro da Canon.

O LCD da Nikon parece que tem as informações mais bem distribuídas, e tem mais recursos, como mostrar as áreas clipadas e o histograma apenas usando o joystick. O viewfinder da Nikon também me parece mais informativo. Só que o menu da Nikon eu acho confuso, é a única coisa que eu ainda não acostumei, prefiro na Canon. Pode ser só questão de costume, mas acho o menu da Nikon pouco intuitivo. Além da D300, já mexi bastante na D300s e na D700. Ou seja, nunca peguei uma câmera mais moderna da Nikon, talvez o menu tenha melhorado.

Como você gosta de fotografar aves, as objetiva da Canon podem levar uma ligeira vantagem, pois a oferta de boas teleobjetivas é um pouquinho melhor que na Nikon. Mas em relação aos flashes, eu acho que a Nikon ainda está um passo à frente da Canon. Tirando o sistema de rádio que a Canon incluiu nos novos flashes, o resto é melhor na Nikon. A medição do TTL na Nikon parece um pouco mais precisa e uniforme, o TTL da Canon tende a viajar um pouquinho mais.

Enfim, vantagens e desvantagens tem nos dois sistemas. Tem que ver se a troca vale a pena pra você, uma troca de sistema sempre traz um certo prejuízo financeiro, ainda mais que você já tem um investimento em objetivas e flash.

Abraços


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2013, 06:23:40
Eu já fui usuário de Nikon por um ano. Em termos de ergonomia as Canon me parecem mais agradáveis (mas é questão de gosto). Acho os dials da Nikon mais bem localizadas e o barulho do obturador sempre mais sinfônico. O LCD superior da Nikon é mais congestionado mas tem mais informações do que a Canon. O que realmente acho bacana na Canon é melhor localização do botão ISO e WB (apesar de não mexer no WB) e o fato de não precisar ficar pressionado para mudar (isso sim é uma vantagem).
Mas, de novo, é tudo uma questão de adaptação.

Em termos de Menu, no início eu estranhei o da Canon mas hoje digo, após voltar a mexer em duas Nikons (D300 e D600), o da Canon é mais intuitivo.

A questão principal é se você quer mudar, mude. Já lhe disse no facebook ontem quando me perguntou, a 7D em relação à D7000 é um tanque de guerra e com um sistema de foco muito mais apurado mas perde bem no sensor quando ultrapassa acima do ISO 800. Se tirar fotos em baixa luz não é o seu foco, então a 7D não irá lhe decepcionar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2013, 09:03:37
Salve, Rafa.
Vou te falar da minha experiência pessoal, se é que vale.
Eu ia muito satisfeito com a 7d (Baita câmera) e resolvi passar para Pentax.
Vendi a 7d e peguei a K5II.
Simplesmente o seguinte: A K5II é superior em tudo, menos no quesito filmagem e eu não filmo.
Nikon eu nunca usei, então é difícil dizer; O blá-blá-blá de não encontrar Lentes para Pentax é relativo. Usei a K5II com a 18-135mm do kit e um balde de lentes compradas pelo mesmo preço de uma Lente L da Canon.
Ex. SMC "Blood" 50mm f1.4 = R$ 500,00 (Mint). + Takumar 50mm f1.4 OVO (MINT) & Adaptador M42/PK = R$ 400,00 + Takumar 300mm f4 =R$ 300,00 ( Estabilizadas na câmera Pentax, Foco confirmado, Construções  soberbas, METAL ) Tudo por R$ 1200,00.
O Mesmo preço de uma Canon 50mm f1.4. Ou até menos. Só perdem no auto foco. E auto foco é uma das coisas mais relativas que eu já vi. Para mim, tira 50% do prazer de fotografar. Ou mais.
 
Quer uma ótica magnífica? Mamiya em Pentax! Existe adaptador. Coloque uma lente MF numa Pentax para ver a pena que vai sentir das lentes comuns. Comprei SEIS Lentes de Mamiya RB pelo preço de uma Canon 135mm L. MINTs. Na caixa. Ainda veio uma câmera MF Mamiya RB 67.  :)

Ou seja: Meu set da Pentax é MUITO Superior ao meu set da Canon, custou MUITO menos, as lentes são para durar a vida inteira.

Meu conselho: Invista numa Pentax.
A FF da Pentax deve sair ano que vem.
Só estou esperando o lançamento para Vender a MKIII e esquecer de Canikon.
Para sempre.  ;) ;) ;)

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, 09:06:44 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2013, 09:15:30
daí Rafael,
Quanto tempo, cara.
Não posso te ajudar nessa escolha pois só conheço a Canon mesmo.
Capacidade para se adaptar acho que não falta. Pensa direitinho pra não trocar 6 por meia dúzia.
 :ok:


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2013, 09:44:55
Pessoal, obrigado pelas dicas e suas experiências!

De fato, o que mais está me atraindo na Canon são as lentes. A 50mm 1.8II é muito barata, apesar de ser toda de plástico, e a que eu mais gostei, a 135mm f/2L. Eu sei que a Nikkor também tem uma 135mm f/2, mas ela não tem motor de foco, é lenta e soft em abertura máxima, diferente da Canon que já é quase perfeita desde f/2, com foco instantâneo e preciso, pelo menos foi minha percepção quando usei elas. E a 100-400mm, que ainda nunca peguei em uma, mas pelos reviews que vejo parece ótima, e quase todos que conheço que fotografam aves usam ela por ser o melhor custo-benefício.

Em fim, já estou praticamente decidido, se aparecer uma oportunidade de troca onde eu não perca muita grana eu mudo de sistema... E de acessórios eu só tenho uma lente e um flash Nikon, não vai ser difícil vender.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2013, 10:46:58
Canon é um excelente sistema, Rafa.
Só pense que uma 100-400mm estabilizada da Canon custa, nova, R$5.000,00 +ou-.
Numa Mamiya 500mm eu paguei R$ 900,00.

Mamiya, com 500mm. por Lordakner, no Flickr
Aí você vê como estabilização na câmera faz MUITA diferença.  :D :D :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2013, 10:51:45
Pessoal, obrigado pelas dicas e suas experiências!

De fato, o que mais está me atraindo na Canon são as lentes. A 50mm 1.8II é muito barata, apesar de ser toda de plástico, e a que eu mais gostei, a 135mm f/2L. Eu sei que a Nikkor também tem uma 135mm f/2, mas ela não tem motor de foco, é lenta e soft em abertura máxima, diferente da Canon que já é quase perfeita desde f/2, com foco instantâneo e preciso, pelo menos foi minha percepção quando usei elas. E a 100-400mm, que ainda nunca peguei em uma, mas pelos reviews que vejo parece ótima, e quase todos que conheço que fotografam aves usam ela por ser o melhor custo-benefício.

Em fim, já estou praticamente decidido, se aparecer uma oportunidade de troca onde eu não perca muita grana eu mudo de sistema... E de acessórios eu só tenho uma lente e um flash Nikon, não vai ser difícil vender.
A vida é muito curto. Temos que aproveitar e experimentar. Já fui Nikon e hoje sou Canon mas tenho um pé no sistema M4/3. Se puder, ano que vem quero experimentar uma Fuji X-E2 e assim por diante.
No fim das contas o que fica são as fotos, aprendizado e as lentes. Se não tem muita lente, é fácil mudar de sistema.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2013, 11:11:13
Canon é um excelente sistema, Rafa.
Só pense que uma 100-400mm estabilizada da Canon custa, nova, R$5.000,00 +ou-.
Numa Mamiya 500mm eu paguei R$ 900,00.

Mamiya, com 500mm. por Lordakner, no Flickr
Aí você vê como estabilização na câmera faz MUITA diferença.  :D :D :D
Ainda vou manter algumas manuais (50mm e 135mm), mas para fotografar aves com manual não dá, tem vezes que perco foto no tempo que a câmera faz o foco, quem dirá com manuais. No começo será a Sigma 150-500mm, mas depois pretendo trocá-la por uma Canon 100-400mm.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px