Autor Tópico: Limpeza da Camera  (Lida 1200 vezes)

Deco-SP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
    • http://
Online: 08 de Setembro de 2006, 00:27:14
Olá pessoal,

Li o topico do Leo Terra sobre como proceder na limpeza do equipamentos, mas tenho algumas duvidas, comprei agora minha camera, uma pentax mz-50m, comprei de terceiros e quando percebi ao olhar no visor vejo uma pequena bolinha preta, pequena porém irritante hehe.
Pensei em comprar o pincel de Blush, como indicado, mas na verdade não sei onde está a sujeira, se está na objetiva ou na propria camera. E também como estou começando agora estou um pouco com medo de fazer algo errado ao limpar.
Devo tentar mesmo assim, ou devo procurar uma assistência? alguem poderia indicar alguma em São Paulo, e gostaria de saber se o serviço é muito caro?

Obrigado a atenção e ajuda de todos, espero começar a postar algumas fotos e não apenas duvidas ehehehehhehe

Deco


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2006, 07:56:11
Arranje uma bombinha fuc-fuc, aquela que tem uma pera de borracha. Tire a lente, coloque em bulb e abra a tamapa de trâs e dê umas bombadas lá dentro. Deve ser alguma poeira e voce pode deslocar ela com o ar e fazer sair da câmera.
Se não sair de jeito nenhum não se estresse. Esta sujeira no visor não aparece na foto. Um cara de outro fórum tinha uma formiga no visor.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2006, 08:27:24
Estou numa situação semelhante à sua Deco-SP.

Eu li o tópico do Leo Terra também. Pedi à uma amigoa pra me arrumar um pincel de blush. Ela trouxe um que achei grandinho, mas tudo bem eu precisava disso desesperadamente. Eu estava atrasado para formatura da minha namorada e tentaria limpar o sensor no auditório.

Meu problema foi após passar o pincel ter causado umas manchinhas, aparentemente de gordura da pele no pincel.   :o :blue:
E a poeira continuava lá!  :wallbash: :wacko:

Desisti de continuar antes que piorasse a situação. Já estava lamentando ter aceitado o pincel 'zerado' da minha amiga.

Agora não sei como fazer para limpar o Sensor dessas manchinhas. Vou procurar um amigo que tem uma 20D para ver se ele quebra meu galho com um kit de limpeza talvez.

Eu devia ter comprado uma bombinha "fuc-fuc", como dizem. :bye2:  
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Deco-SP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
    • http://
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2006, 09:51:48
Citar
Arranje uma bombinha fuc-fuc, aquela que tem uma pera de borracha. Tire a lente, coloque em bulb e abra a tamapa de trâs e dê umas bombadas lá dentro. Deve ser alguma poeira e voce pode deslocar ela com o ar e fazer sair da câmera.
Se não sair de jeito nenhum não se estresse. Esta sujeira no visor não aparece na foto. Um cara de outro fórum tinha uma formiga no visor.
Uma formiga? hehehe depois dessa estou mais tranquilo hehe.

só uma duvida o que significa colocar em bulb? E outra eu não sei se a sujeira está no visor ou na lente? Caso esteja na lente aparecerá na foto?

Obrigado pela ajuda, vou procurar essa bombinha fuc-fuc.

Deco


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2006, 10:02:15
Colocar em bulb é o modo B, em que o obturador permanece aberto enquanto voce aperta o botão disparador. Assim e com a tampa traseira aberta dá para dar umas bombadas e tirar a poeira.

É só voce olhar o visor sem a lente. Se tiver sujeira não é na lente, pode ser no espelho, no despolido ou na parte externa do visor, onde voce encosta o olha.

Olhe a lente contraluz e veja se tem alguma sujeira. Poeira dentro dos elementos internos é comum e não tem muita importância, não aparece nas fotos.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Deco-SP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
    • http://
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2006, 11:54:48


Obrigado mais uma vez pela explicação, sinceramente não entendi muito bem como limpar em bulb, mas como estarei realizando um curso na techimage semana q vem aproveitarei para pedir uma explicação sobre isso hehehehehe



Deco