Autor Tópico: Ajuda na escolha da camera.  (Lida 2343 vezes)

daltomaciell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 22 de Dezembro de 2013, 21:04:43
Pessoal, vi alguns topicos semelhantes, mas meus objetivos com a camera são bem definidos
1) Qualidade de imagem acima de tudo. Vi que algumas cameras compactas estao com sensor maior, equiparaveis a dslr.
2) Fotos para ambientes com pouca luminosidade. Gostaria de explorar bem a luminosidade do ambiente, sem ter que usar flash, pois para mim (que sou amador) nao me agrada o aspecto chapado de muitas fotos com flash. Entao, uma camera com maior flexibilidade de abertura e iso seria ótimo.
3) Portabilidade. Desisti das Dslr e das ultrazoom justamente pelo tamanho. Por nao caber facilmente na bolsa da minha esposa nem muito menos no bolso.
4) Zoom: sei que é dificil combinar zoom e tamanho compacto, mas vi algumas que tem tamanhos intermediarios entre uma tx10 e uma coolpix p500 por exemplo.
5) Conectividade wifi para transferencia de fotos pro smartphone seria um plus que eu gostaria de ter, mas nao é essencial
6) Preco: Até 500 dolares. Pode ser modelos de fora, tenho como importar.
Obs: vi uma lista de cameras nesse link http://reviews.cnet.com/best-compact-cameras/ mas sao tantas opcoes dentro do meu orçamento que fiquei perdido sobre qual seria a melhor.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:18:29
As melhores superzoom de bolso são a canon sx270hs e a Panasonic ZS25.  :ok:


daltomaciell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:32:58
Helena BSB, vi em um comentario seu em outro post que seria dificil ter na mesma camera um bom zoom e efeitos de desfoque/macro. Pra mim, esses efeitos são mais importantes do que o zoom. Se eu puder me fazer mais claro: queria uma camera compacta premium, o mais proximo possivel da qualidade de uma dslr. So nao fico com uma dslr por que preciso de portabilidade. Preciso de uma camera que eu possa colocar dentro do bolso.  ;)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:34:35
Helena BSB, vi em um comentario seu em outro post que seria dificil ter na mesma camera um bom zoom e efeitos de desfoque/macro. Pra mim, esses efeitos são mais importantes do que o zoom. Se eu puder me fazer mais claro: queria uma camera compacta premium, o mais proximo possivel da qualidade de uma dslr. So nao fico com uma dslr por que preciso de portabilidade. Preciso de uma camera que eu possa colocar dentro do bolso.  ;)

compactas premium tbém não fazem esse desfoque todo. O sensor, apesar de maior, é pouca coisa maior, não faz tanta diferença não.
Mas dentre as premium atuais, a que eu mais simpatizo é a Panasonic  Lumix LX7.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:36:57
Helena BSB, vi em um comentario seu em outro post que seria dificil ter na mesma camera um bom zoom e efeitos de desfoque/macro. Pra mim, esses efeitos são mais importantes do que o zoom. Se eu puder me fazer mais claro: queria uma camera compacta premium, o mais proximo possivel da qualidade de uma dslr. So nao fico com uma dslr por que preciso de portabilidade. Preciso de uma camera que eu possa colocar dentro do bolso.  ;)

A melhor opção é uma mirrorless (corpo pequeno, mas tem até de sensor full frame, que é do tamanho de sensores das DSLR top de linha), com uma lente pancake (é uma lente pequena, assim cabe no bolso). E quando quiser zoom, usa uma lente tele.

A mirrorless tem tamanho de compacta, mas não é compacta (o que define se é compacta é o tamanho do sensor)
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 22:37:57 por CristianoSoares »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:41:59
Pois é ,já vim aqui exatamente pra sugerir uma mirrorless.
http://www.adorama.com/IOMEPM2SL.html
não é tão pequena qto uma compacta, não cabe num bolso com uma lente "normal" do sistema. Mas cabe numa bolsa, hehe.
E se puder ser uma lente de distância focal fixa (sem zoom), existem as lentes "pancake", que são pequenas e deixam o sistema bem compacto, de repente até cabendo no bolso. Aliás, a Panasonic tem uma pancake zoom, a 14-42mm. Mas juntando corpo e lente, vai ficar além dos 500 dólares. Porém, vai ficar pequeno como vc quer.
http://www.amazon.com/gp/product/B005J5TZVG/ref=as_li_qf_sp_asin_tl?ie=UTF8&tag=smartphbenchm-20&linkCode=as2&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=B005J5TZVG
Aí vc já tem que começar mesmo a definir prioridades. Preço? Tamanho? Desfoque? Infelizmente é impossível juntar tudo numa coisa só ,hehe. Se for pequena e com desfoque, vai sair do seu orçamento. Se for dentro do preço e pequena, foge do desfoque.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 22:45:11 por Helena Bsb »


daltomaciell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:42:18
Das três cameras que vc citou, qual seria a melhor para ambientes com baixa luminosidade? Por que a maior parte das fotos que tiro sao a noite e gostaria mais de utilizar a iluminacao natural do que ficar usando flash.   8-)


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:44:03
Das três cameras que vc citou, qual seria a melhor para ambientes com baixa luminosidade? Por que a maior parte das fotos que tiro sao a noite e gostaria mais de utilizar a iluminacao natural do que ficar usando flash.   8-)

O segredo das boas fotos em baixa luminosidade é: TRIPÉ. Com um tripé, vc pode colocar o ISO das câmeras no seu menor nível, o que evitará granulação, e tirar as fotos.Obviamente se vc for tirar fotos de pessoas e as pessoas se mexerem, não tem tripé que dê jeito, hehe. Isso seria mesmo para fotos de assuntos fixos.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:51:24
Das três cameras que vc citou, qual seria a melhor para ambientes com baixa luminosidade? Por que a maior parte das fotos que tiro sao a noite e gostaria mais de utilizar a iluminacao natural do que ficar usando flash.   8-)

Mesmo que não fique perfeita sem o flash, se você colocar lado a lado a foto de uma câmera com sensor maior e a de uma compacta, a compacta fica visivelmente pior.


daltomaciell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:52:13
Entendi. Mas vi que uma das caracteristicas que define a capacidade da camera para ambientes com pouca iluminacao alem do iso seria a exposiçao. Ex: f/1.4. Vejo as especificaçoes da exposiçao, mas nao sei nem como comparar pra saber qual delas eh maior.  :aua: E nem sei se devo levar isso em conta na hora da escolha para fotos noturnas.

Quanto a questao de portabilidade, pode ser uma que caiba em uma bolsa pequena. Nesse caso essas mirrorless mesmo nao sendo ultra compacta, pode ser uma solucao pra mim se a qualidade for maior. So nao queria aquele aspecto de camera semi-profissional ou profissional, pois se torna muito chamativo.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:54:20
Entendi. Mas vi que uma das caracteristicas que define a capacidade da camera para ambientes com pouca iluminacao alem do iso seria a exposiçao. Ex: f/1.4. Vejo as especificaçoes da exposiçao, mas nao sei nem como comparar pra saber qual delas eh maior.  :aua: E nem sei se devo levar isso em conta na hora da escolha para fotos noturnas.

Quanto a questao de portabilidade, pode ser uma que caiba em uma bolsa pequena. Nesse caso essas mirrorless mesmo nao sendo ultra compacta, pode ser uma solucao pra mim se a qualidade for maior. So nao queria aquele aspecto de camera semi-profissional ou profissional, pois se torna muito chamativo.

O f/1.4 é a abertura máxima da lente. No caso da mirrorless depende da lente que você vai comprar.

Quanto maior a abertura (menor o valor do f/, mais luz vai entrar e consequentemente melhor performance da lente com pouca luz. Para usar uma lente mais fechada (ex f/3,6, em comparação com f/1,7), por exemplo, você vai precisar aumentar o tempo de exposição, com maior chance de a foto ficar borrada, ou tentar compensar com aumento de iso com maior chance de a foto ficar cheia de ruído (chuviscada).
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, 22:57:26 por CristianoSoares »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2013, 22:55:29
Entendi. Mas vi que uma das caracteristicas que define a capacidade da camera para ambientes com pouca iluminacao alem do iso seria a exposiçao. Ex: f/1.4. Vejo as especificaçoes da exposiçao, mas nao sei nem como comparar pra saber qual delas eh maior.  :aua: E nem sei se devo levar isso em conta na hora da escolha para fotos noturnas.

Quanto a questao de portabilidade, pode ser uma que caiba em uma bolsa pequena. Nesse caso essas mirrorless mesmo nao sendo ultra compacta, pode ser uma solucao pra mim se a qualidade for maior. So nao queria aquele aspecto de camera semi-profissional ou profissional, pois se torna muito chamativo.

Então veja alguma mirrorless com lente pancake. Acho que será perfeito pra vc!


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2013, 23:02:02


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2013, 23:04:26
ah sim, se tiver como comprar uma usada, provavelmente vai conseguir ficar dentro dos 500 dólares com um bom conjuntinho.


daltomaciell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2013, 00:20:59
Então, tinha visto a sony NEX F3 como sendo bem elogiada por aqui. Ela aceita esse tipo de lente mais achatada? O que vou perder optando por esse tipo de lente?