Autor Tópico: Dica para aprendizado do flash  (Lida 4934 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2013, 20:08:59
Alguns posts com contribuições (de grande valor) do lestevaos e do Humberto, claro e dos demais colegas também  :ok::

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93753.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91229.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93146.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93659.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=94080.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83626.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73601.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92839.0

Na 'busca' tem muito mais  :ok:

Como sou auto didata, considero esse fórum uma excelente 'ferramenta' para aprender e expor opiniões. Aprendo muito aqui.

Só tenho a agradecer aos caros amigos!!

Um Feliz Natal para todos!!

Obrigado pela pesquisa e listagem, Versiano.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #16 Online: 25 de Dezembro de 2013, 00:30:07
Croix, concordo com você no sentido de que tem muito gente se aproveitando para valorizar informações simples. Eu nunca fiz curso e nem tenho amigos fotógrafos. Quase tudo que eu sei eu aprendi aqui no MF ou pelo YouTube.
Contudo, flash é um negócio que não é bicho de sete cabeças mas tem uma série de possibilidades. Sobre a influência da velocidade no background eu já sabia mas queria algo mais.

No fim das contas valeu a pena pois saiu muito mais barato que um workshop e aprendi muito porque o curso acabou sendo mais sobre uso de flash criativo e em estúdio do que simplesmente como ajustar a exposição e rebater um flash.

Sobre os links, lerei-os com carinho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 25 de Dezembro de 2013, 02:22:35
EU acho válido qualquer estudo, mesmo que seja pra aprender que não valeu a pena.

Quando comecei a estudar luz e iluminação a sério, fui pra SP e fiz 5 workshops com os medalhões. Um prestou, os outros foi dinheiro no lixo.

Fiz cursos pagos nos eua, a maioria não valeu muito a pena.

Comprei mais de 100 livros, acho que aprendi mesmo com 3.

Mas precisei passar por isso. E ainda estou passando.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 02:28:42 por Claudio Rombauer »


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #18 Online: 25 de Dezembro de 2013, 04:58:33
Já fiz curso (não na área de fotografia) do qual eu só aproveitei 15 min, e isto me valeu a semana toda sentado. Isso me acontece tb com váaaaaarios livros que leio: às vezes só aproveito 1 capítulo ou uma página ou outra, e já fico super feliz. Cursos e livros pra mim, são isso, se conseguir colher uma ou algumas informações úteis, já tá valendo.

Qto à Internet, com certeza, não tem tudo - para se ter as melhores informações, vc tem que PAGAR e pagar CARO.



EU acho válido qualquer estudo, mesmo que seja pra aprender que não valeu a pena.

Quando comecei a estudar luz e iluminação a sério, fui pra SP e fiz 5 workshops com os medalhões. Um prestou, os outros foi dinheiro no lixo.

Fiz cursos pagos nos eua, a maioria não valeu muito a pena.

Comprei mais de 100 livros, acho que aprendi mesmo com 3.

Mas precisei passar por isso. E ainda estou passando.

Off topic,

Cláudio, ficaria muito contente se vc compartilhasse quais são estes 3 livros.   :D
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 05:02:36 por Palmeida »
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 25 de Dezembro de 2013, 06:54:11
Pois então... Eu já parei de trabalhar uma semana, viajei para NY, gastei US$1700,00 para um congresso de 4 dias. No primeiro dia um sujeito me deu uma informação que levou 3 minutos para ser passada e compreendida que fez valer toda a jornada. Conhecimento é o único bem que ninguém tira de você e sempre é o melhor investimento.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 25 de Dezembro de 2013, 07:57:57
Os 5 livros que eu acabei comprando em epocas distintas acabaram cobrindo tudo do basico e ate mesmo avancado em algumas questoes. E como eu nunca fui do tipo que se apega a regras e teorias, nem a equipamentos, eu comprei os livros mais como forma de inspiracao, ideias e compreencao do mercado e linguagem do estilo, do que tecnicas, mas todos eles, por acaso, acabam falando das partes tecnicas, teoricas, acessorios, etc. foram:

1. Um livro sobre retratos que comprei mais para ter ideias e inspiracao sobre composicao, poses, etc. (€5)

2. Mais tarde, quando fui pela primeira vez ser assistente em casamento, eu comprei um livros sobre fotos de casamento, para aprender mais sobre que tipo de fotos as pessoas esperam, que tipo de situacao vou encontrar, etc. O livro cobre tudo sobre planejamento de casamentos, relacao com clientes, contratos, o antes, o durante e o depois. (€25)

3. Um livro sobre fotografia erotica quando eu comecei a fotografar erotismo. De novo, para ter inspiracoes e ideias criativas. E o que me motivou a comprar o livro eh que cada capitulo fala sobre um fotografo diferente, descreve o estilo de cada fotografo, fala sobre a epoca de cada um indo em uma sequencia cronologica de epoca e tendencia. (€10)

4. E por ultimo um livro sobre fotos de Nudes. Mais uma vez, para ter ideias, inspiracoes, compreender melhor a linguagem do estilo, etc. (€7)

5. The Assel Adams Guide que comprei quando comecei a fotografar com filme. (€40)

Todos esses 5 livros, por mais que tratam de temas e estilo distintos, todos eles tem um capitulo destinado a falar de lentes, flashes, cameras, ISO, f-Stop, acessorios de iluminacao e uso criativo em estudio ou ambiente e luz natural.

E tem mais, o livro de fotos eroticas (€10), entre os acessorios e uso criativo, fala de gels, rebatedores coloridos e processo para o uso criativo de cores em fotos com filme colorido. Como tambem ensina a planejar uma sessao de foto incluindo a escolha do tema, escolha de modelos, escolha de vestuario e maquiagem, e ate body-painting e documentos. Fala sobre relacao profissional entre modelo e fotografo, planejamento de sessao de testes Tambem fala sobre a diferenca tecnica e resultados entre cameras de pequeno e medio formato. Tambem sobre temperatura da luz, escolha do filme colorido, fotometria, filtros, condicoes de luz natural, manipular contrast com luz natural, controlar flares, cuidado e limpeza de lentes e sensores, ate mesmo cuidado e como fotografar em ambientes aquaticos. E o livro de Nudes tem um capitulo destinado a retoques em photoshop. Como criar mascaras, trabalhar com curvas, corrigir exposicao em arquivo Jpeg. Fala sobre escolhas de background, iluminacao de fotos coloridas e fotos preto e branco, como tambem manipular contraste em fotos coloridas e em fotos preto e banco entre inumeras outras coisas.


Sobre questoes tecnicas, acessorios, uso criativo e conhecimentos basicos e intermediarios (ou ate mesmo avancado em algumas questoes), apenas os livros sobre Erotismo e Nudes (€10 + €7) ja cobre tudo que um fotografo iniciante e intermediario precisa saber, incluindo gels e efeitos em filmes coloridos como tambem tratamento em photoshop, e ate direcao de modelo.

Os dois livros tem mais ou menos 150 paginas. Ambos vao direto ao ponto, com muitas fotos exemplificando (e muitas mulheres bonitas diga-se de passagem). Com apenas 1 ou 2 livros serios iguais e esses ninguem precisa perder tempo, dinheiro, etc com workshops, sensacionalismo forcado, enrolacao fantasiado de aprendizado ou DVDs de celebridades da internet.

Vcs podem dizer que 10 minutos de informacao util ou 1 informacao valida em uma palestras de mais de 1h valer a pena. Me desculpe mas isso eh nivelar por muito baixo. Mesmo que nao se importem, nao deixa se ser uma nivelacao muito por baixo, nao deixa de ser contra-producente em questao de tempo vs dinheiro vs conhecimento, comparado com o que poderia se estar aprendendo com materiais mais serios. Se for para gastar tempo, dinheiro por 1 pedaco de informacao valida, que pelo menos seja na pratica.

Existem fotografos da epoca de ouro da Playboy americana e Vogue tando uma avalanche de conhecimento de graca em apenas 1 post e 10min de leitura na internet que essas horas e dias e mais dinheiro de workshops aparentam nao chegarem proximo.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 08:12:01 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 25 de Dezembro de 2013, 08:24:00
Para quem nao quer perder mais tempo com besteiras. Procura logo por Dean Collins.


Alguns comentarios que achei sobre FroKnowsPhoto:

Citar
He takes forever getting to the point too. His 5 min portrait tutorial is nearly 40 mins long and most of it is useless.

Citar
I found him annoying. He has some good stuff there but you have to watch a lot of rubbish to get to it.

Citar
There are far better teachers out there like Karl Taylor, Mike browne and Gavin Hoey to name a few.

Citar
I just tried watching his D4 vx 1Dx shootout, and I found it hard work to watch. It seemed to be a bit too self-indulgent, and nothing seemed to happen.

It was just a void of sparsely peppered amateur-level tips about a couple of pro-level cameras. I assume he's attended an e-marketing course but ran out of notepaper halfway through. I did learn that tripods don't exist in real-world shooting though, so this was news to me.

Citar
I remember looking at a few of his videos when I started out but I found nothing of use.
And what Adler packs into 20 minutes is much more intense and comprehensive than Fro.

Citar
Mark Wallace Adorama TV, Photography 101 playlist, is all the basics (technical at least).

Then you develop your taste, style, preference, and no tutorial will give you those.

I don't know who this guy is, but since Mark gives you all the info there is no need to look for anything else.

http://www.youtube.com/watch?v=pyJ3YRMnqto&list=PL7DE50CFC19370404
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 08:26:24 por C R O I X »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #22 Online: 25 de Dezembro de 2013, 09:26:01
Para quem nao quer perder mais tempo com besteiras. Procura logo por Dean Collins.


Alguns comentarios que achei sobre FroKnowsPhoto:
Querer desqualificar alguém com comentários pessoais de internet não algo muito sábio! Se procurar vai achar a mesma quantidade de pessoas que falam mal do Dean Collins, do Mark Wallace, do Matt Granger, do Kai, do Pope, do C R O I X... Todo mundo vai agradar alguns e desagradar outros. O que é bom para um não é para o outro. Eu gosto do Jared, e de muitos outros, basta olhar para o lado bom da coisa.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Dezembro de 2013, 10:43:39
Já passei por diversos workshops (da minha área profissional, não fotografia) em que só se aproveitava um termo do que o cara falou na palestra. Uma palavra. Um dia inteiro de palestras e eu aproveitei apenas uma palavra. E isso não foi nem uma, nem duas vezes, foram várias.

Eu e meus colegas já sabemos que diversos treinamentos são assim. Tu vai lá apenas pra falar com quem é do ramo e essa pessoa te dando o termo correto sobre aquilo que tu deseja já é o suficiente pra ti ir pra casa, usar o Google e te aprofundar.

Esse termo sai caro, mas é algo difícil de garimpar, por isso vale o investimento.

Quanto ao básico de fotografia, realmente quem é autodidata não precisa investir em treinamentos, mas nem todos são autodidatas ou gostam de ler.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 25 de Dezembro de 2013, 10:49:09
Querer desqualificar alguém com comentários pessoais de internet não algo muito sábio! Se procurar vai achar a mesma quantidade de pessoas que falam mal do Dean Collins, do Mark Wallace, do Matt Granger, do Kai, do Pope, do C R O I X... Todo mundo vai agradar alguns e desagradar outros. O que é bom para um não é para o outro. Eu gosto do Jared, e de muitos outros, basta olhar para o lado bom da coisa.
A minha intencao nao foi querer desqualificar mas mostrar o resultado que achei pesquisando. Afinal os comentarios condiz com o que eu vi no video do OP. Sao todos comentarios encontrados em 1 post onde quase todo mundo demostra que nao vale a pena os videos dele.

Eu nao fui atras de comentarios negativos aleatorios so para postar aqui com a intencao de desqualificar.

De quebra, em um dos comentarios achei um video de 15min com instrucoes e informacoes que ja vi algumas pessoas que frequentaram horas de workshop demostrarem nao terem: http://www.youtube.com/watch?v=pyJ3YRMnqto&list=PL7DE50CFC19370404
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 11:17:26 por C R O I X »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:12:35
A minha intencao nao foi querer desqualificar mas mostrar o resultado que achei pesquisando. Afinal os comentarios condiz com o que eu vi no video do OP. Sao todos comentarios encontrados em 1 post onde quase todo mundo demostra que nao vale a pena os videos dele.

Eu nao fui atras de comentarios negativos aleatorios so para postar aqui com a intencao de desqualificar.

De quebra, em um dos comentarios achei um video de 15min com instrucoes e informacoes que ja vi algumas pessoas que frequentaram horas de workshop demostrarem nao terem: http://www.youtube.com/watch?v=pyJ3YRMnqto&list=PL7DE50CFC19370404
:ok:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:17:37
Pois então... Eu já parei de trabalhar uma semana, viajei para NY, gastei US$1700,00 para um congresso de 4 dias. No primeiro dia um sujeito me deu uma informação que levou 3 minutos para ser passada e compreendida que fez valer toda a jornada. Conhecimento é o único bem que ninguém tira de você e sempre é o melhor investimento.

De fato, mais vale um bate-papo muitas vezes, do que aquela prática chata.

Eu participei de quase todos os workshops de still e publicidade em sp, a maioria seguia a mesma receita de bolo "caça-níquel", esqueminhas manjados de fotos e aquela fila onde todo mundo faz a mesma foto e gastando um tempão.eu não quero fazer a mesma foto, eu quero saber o que levou o sujeito a iluminar daquela maneira, a posicionar objetos e câmera daquela forma. A foto já está pronta antes do clique.

Mas em um curso o cara passou uma manhã toda falando sobre luz, percepção, experiências, e foi a manhã mais produtiva de todos os cursos.




Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:29:22
Eu aprendi música sozinho, com um contrabaixo velho, em 5 anos eu já tocava quase tudo. Depois aprendia  ler partitura sozinho, com um livro. Dei aulas por muitos anos, e sei que tem gente que não aprende sem um instrutor.

Hoje vejo ex alunos meus que tocam muito melhor que eu, ser auto-didata não significa ter mais talento ou aptidão, existe o lado bom e o ruim disso. Um dos lados ruins de ser autodidata é que muitos se apegam a conceitos e técnicas equivocadas e perdem muito tempo. Muitos autodidatas que conheço são extremamente arrogantes.

É aquela frase manjada, eu quero aprender com quem está disposto também a aprender, e quero ensinar apenas aqueles que se propõem a ensinar. Todos nós temos o que aprender e ensinar. E digo que sempre, independente do nível, desde o mais inexperiente até o bambambam, temos mais a aprender do que a ensinar. Infelizmente, quando vamos ficando mais velhos, caducos e ranzinzas, nosso cérebro vai perdendo a capacidade de aprendizado, por isso confio muito emqu em é jovem e nasceu neste mundo de troca de informações, se ele souber se aproveitar disso, vai ganhar muito tempo.

É quebrando a cara que se aprende, experimentar os erros é muito importante, o grande desafio é manter a humildade. É muito difícil ser humilde.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 11:30:51 por Claudio Rombauer »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:35:30
No final do video ele fala algo que concordo 100%. Aos 13.40min a sugestao dele eh praticar o quanto puder pq quanto mais usar mais mais se entendera as diferencas de efeitos e resultados dos equipamentos. http://www.youtube.com/watch?v=pyJ3YRMnqto&list=PL7DE50CFC19370404

E tenho a impressao que muitas pessoas fazem o contrario, ficam mais tempo procurando "conhecimento". E eu acho que o pior de ficar indo atras de aprendizado aleatorio eh o costume que se cria de ficar reproduzindo os que os tutoriais ou os demais fazem, pq o aprendizado e conhecimento se resumem a informacoes tecnocas combinadas. Algo que chamam de foto sem personalidade, sem linguagem, sempresenca. Ou o mais do mesmo.

Eu tambem achei esse comentario que concordo:
Citar
[...]101 playlist, is all the basics (technical at least). Then you develop your taste, style, preference, and no tutorial will give you those.

Ou seja, tudo que precisamos eh de informacoes basicas para podermos criar o basico, e do basico fotografar livremente, sem influencias, para desenvolver  a propria linguagem, preferencia, gostos e aptidoes, sabendo assim que tipo ou qual informacao ou conhecimento procurar baseados nas experiencias de dificuldades, duvidas, etc. O resto vai se adquirindo na pratica, aos poucos com o tempo.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:40:05
De fato, mais vale um bate-papo muitas vezes, do que aquela prática chata.

Eu participei de quase todos os workshops de still e publicidade em sp, a maioria seguia a mesma receita de bolo "caça-níquel", esqueminhas manjados de fotos e aquela fila onde todo mundo faz a mesma foto e gastando um tempão.eu não quero fazer a mesma foto, eu quero saber o que levou o sujeito a iluminar daquela maneira, a posicionar objetos e câmera daquela forma. A foto já está pronta antes do clique.

Mas em um curso o cara passou uma manhã toda falando sobre luz, percepção, experiências, e foi a manhã mais produtiva de todos os cursos.
Esse topico me fez pensar e o seu comentario realsou meu pensamento...

...de que provavelmente muitas pessoas (eu nao disse todos) frequentam tais workshops nao por causa do conhecimento, estudo, necessidade de informacao, mas sim como um entretenimento ou passatempo. Da mesma forma que tem pessoas que adoram garimpar conhecimentos sobre tecnologias de sensores, processadores, colecionar lentes e demais materiais mesmo que nao use a maioria dos materiais ou conhecimento na pratica, mas apenas como forma de passar o tempo, se entreter, e usar nas rodas de bate papo falando sobre o que gosta. (E nao, eu nao disse em nenhum momento que existe algo de errado nisso ou que sou contra isso).