Autor Tópico: Dica para aprendizado do flash  (Lida 4932 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:51:07
Eu aprendi música sozinho, com um contrabaixo velho, em 5 anos eu já tocava quase tudo. Depois aprendia  ler partitura sozinho, com um livro. Dei aulas por muitos anos, e sei que tem gente que não aprende sem um instrutor.

Hoje vejo ex alunos meus que tocam muito melhor que eu, ser auto-didata não significa ter mais talento ou aptidão, existe o lado bom e o ruim disso. Um dos lados ruins de ser autodidata é que muitos se apegam a conceitos e técnicas equivocadas e perdem muito tempo. Muitos autodidatas que conheço são extremamente arrogantes.

É aquela frase manjada, eu quero aprender com quem está disposto também a aprender, e quero ensinar apenas aqueles que se propõem a ensinar. Todos nós temos o que aprender e ensinar. E digo que sempre, independente do nível, desde o mais inexperiente até o bambambam, temos mais a aprender do que a ensinar. Infelizmente, quando vamos ficando mais velhos, caducos e ranzinzas, nosso cérebro vai perdendo a capacidade de aprendizado, por isso confio muito emqu em é jovem e nasceu neste mundo de troca de informações, se ele souber se aproveitar disso, vai ganhar muito tempo.

É quebrando a cara que se aprende, experimentar os erros é muito importante, o grande desafio é manter a humildade. É muito difícil ser humilde.

Em nenhum momento eu falei sobre ser auto didata, ou que eh melhor ser auto ditada. Na verdade, a nao ser que a pessoa tenha feito uma faculdade ou curso tecnico de fotografia, todos sao auto didatas. Caso contrario eu nao sou auto didata pq tive fotografos me ensinando na pratica, via livros e bate papo. Eu nao aprendi nada sem receber informacao de terceiros. Mas compreendi muita informacao tecnica na pratica.

A questao eh, a nao ser que seja somente passatempo, existem materiais mais baratos, mais densos e que tomam menos tempo para se ganhar conhecimentos necessarios. 1 bom livro que normalmente custa menos de €20.00 ja abrange tudo ou ate mais do que muitos workshops, contendo muito mais exemplos, tomando muito menos tempo e estando sempre ali para consulta.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 25 de Dezembro de 2013, 12:02:08
Eu gostei e ponto final. Continuo recomendando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 25 de Dezembro de 2013, 12:02:17
É quebrando a cara que se aprende, experimentar os erros é muito importante, o grande desafio é manter a humildade. É muito difícil ser humilde.

Exato.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 25 de Dezembro de 2013, 12:31:52
Ja que tocaram no assunto da humildade...

Em todas as areas, seja la a forma que se aprenda, muitas pessoas ficam empolgadas com a quantidade de informacao adiquiridas. Consequentemente acabam ficando empolgadas em transmitir tambem. Tambem existe o oposto, do cara que ja esta acostumado com tais informacoes e cansado dos mesmos velhos assuntos nao querer escutar e assim ser chamado de arrogante pelos outros.

Se uma pessoa se acha melhor, mais talentosa, mais inteligente, com mais conhecimento e tem orgulho disso, por mim tudo bem. Muitas vezes eh essa arrogancia que motiva algumas pessoas que serem mais produtivas e consequentemente criar algo bom. Ou as vezes nao. As vezes eh fase.

O fato eh que desde que a pessoa nao atrapalhe, nao seje mal educada, nao seja impositora, o que importa o que ela pensa de si? Se ela pensa que eh deus, que diferenca faz? As vezes sao os julgadores que estao sendo arrogantes em nao permitires com que algumas pessoas se sintam fodas.

As vezes o arrogante eh quele que aproveita algum assunto para se gabar de algo e vira julgador achando que todos sao gabadores igual a ele, chamando os de arrogante.

Eu ja fui chamado de arrogante por recusar comida quando ja estava de barriga cheia, por ser timido na minha infancia e nao falar muito, por fotografar com filme (quase dizendo "quem vc pensa que eh para fotografar com filme?"), por nao nao saber ajudar alguem a qual camera digital comprar ("o cara eh fotografo e nem quis me dizer que camera eu tenho que comprar para comecar"), por me recusar a fotografar de graca, por ser paulistano, por ter parado de beber bebida alcolica, e por inumeros outros motivos ridiculos, ate mesmo por ser feio e ignorante. No Brasil somos todos arrogantes.  :ok:
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, 12:35:21 por C R O I X »