Autor Tópico: Dica para aprendizado do flash  (Lida 4893 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 23 de Dezembro de 2013, 23:03:25
Acabei comprando por uns 65 dólares o curso do Jared Polin sobre flash. São 3 horas, excelente.

Recomendo, em especial, para quem trabalha com atilo ou estúdio. O curso até acaba sendo uma aula adicional de direção de modelos.

Ah, só tem um detalhe: é em inglês mas de fácil entendimento.

http://froknowsphoto.com/flashguide/
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2013, 09:53:11
Acabei comprando por uns 65 dólares o curso do Jared Polin sobre flash. São 3 horas, excelente.

Recomendo, em especial, para quem trabalha com atilo ou estúdio. O curso até acaba sendo uma aula adicional de direção de modelos.

Ah, só tem um detalhe: é em inglês mas de fácil entendimento.

http://froknowsphoto.com/flashguide/

Tsouto ,

Obrigado pela dica .

Uma duvida ( desculpe a ignorancia ) o que é atilo   em ... trabalha com atilo ou estúdio.

encontrei atilada , porem nao sei se é sinonimo : "Pessoa esmerada, perspicaz, cauto. Pessoa com aguçada inteligência de análise e compreensão das causas e efeitos"

Abraços
Fábio José
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 09:53:53 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2013, 11:52:50
tsouto,

Na minha opniao vc e ninguem deveria gastar dinheiro e tempo com esses materiais. Eu via em outro forum a galera falando direto de workshops e aqui tenho visto tambem. Tem caras que fazem 3, 4 ou 5 workshops.  :eek:

Eu nunca assisti um workshop ou esses DVDs, mas pelo que vejo nas demonstracoes e comentarios de quem aprende por esses materiais, esses tutores/tutoriais, no lugar de transmitirem os conceitos e formulas basicas de uma vez, eles ficam enrolando o que pode ser ensinado, entendido e demonstrado em 3 minutos para fazer com que dure 10, 20 ou 30min e pareca mais "Veja que super" do que realmente eh.

Como essa demonstracao que do DVD do FroKnowsPhoto. Eles falando "agora vcs vao ver como eu vou fazer o fundo ficar preto apenas mudando o shutter speed" e "Agora vcs vao ver a diferenca que faz quando muda a distancia do flash do background/subject" e "Veja tudo isso que vc consegue fazer com apenas 1 flash e umbrela"...



Cut the crap out! Tudo o que ele precisa dizer eh que o shutter spead (ou tempo de exposicao da luz no sensor) controla a luz ambiente e o diafragma da lente (intensidade de luz que atinge o sensor) controla a luz do flash. Simples e basico como 2+2=4. E essa informacao basica vc consegue em qualquer bate papo em forum, em qualquer bate papo ou brincando com outro fotografo conhecido seu. Mas eles tentam fazer com que isso soa como "Minha nossa que super d+" para que aqueles que compram tais cursos sintam que valeu a pena o dinheiro gasto.

Honestamente, vc estara aprendendo muito mais e mais rapido fotografando, brincando, batendo papo com demais fotografos.

Claro que tem fotografos dando workshops que realmente transmite real conhecimento e vai a fundo. Mas a grande maioria ensina tabuada fazendo seu publico pensar que estao aprendendo fisica quantica. E me impressiona ver como as pessoas ficam empolgada pq aprenderam que 2x4=8. Algo que elas podem deduzir por elas mesmas.


Diogo Takahashi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2013, 12:35:19
tsouto,

Na minha opniao vc e ninguem deveria gastar dinheiro e tempo com esses materiais. Eu via em outro forum a galera falando direto de workshops e aqui tenho visto tambem. Tem caras que fazem 3, 4 ou 5 workshops.  :eek:

Eu nunca assisti um workshop ou esses DVDs, mas pelo que vejo nas demonstracoes e comentarios de quem aprende por esses materiais, esses tutores/tutoriais, no lugar de transmitirem os conceitos e formulas basicas de uma vez, eles ficam enrolando o que pode ser ensinado, entendido e demonstrado em 3 minutos para fazer com que dure 10, 20 ou 30min e pareca mais "Veja que super" do que realmente eh.

Como essa demonstracao que do DVD do FroKnowsPhoto. Eles falando "agora vcs vao ver como eu vou fazer o fundo ficar preto apenas mudando o shutter speed" e "Agora vcs vao ver a diferenca que faz quando muda a distancia do flash do background/subject" e "Veja tudo isso que vc consegue fazer com apenas 1 flash e umbrela"...



Cut the crap out! Tudo o que ele precisa dizer eh que o shutter spead (ou tempo de exposicao da luz no sensor) controla a luz ambiente e o diafragma da lente (intensidade de luz que atinge o sensor) controla a luz do flash. Simples e basico como 2+2=4. E essa informacao basica vc consegue em qualquer bate papo em forum, em qualquer bate papo ou brincando com outro fotografo conhecido seu. Mas eles tentam fazer com que isso soa como "Minha nossa que super d+" para que aqueles que compram tais cursos sintam que valeu a pena o dinheiro gasto.

Honestamente, vc estara aprendendo muito mais e mais rapido fotografando, brincando, batendo papo com demais fotografos.

Claro que tem fotografos dando workshops que realmente transmite real conhecimento e vai a fundo. Mas a grande maioria ensina tabuada fazendo seu publico pensar que estao aprendendo fisica quantica. E me impressiona ver como as pessoas ficam empolgada pq aprenderam que 2x4=8. Algo que elas podem deduzir por elas mesmas.
Concordo!
O que eu sei hj sobre fotografia foi soh fucando na internet, garimpando msm! Tem muita informacao de profissionais que estao dispostos a passar realmente o que interessa.

Peça emprestado, converse com algum amigo fotografo, te ajudara mto mais e melhor: na pratica.
Canon T3i + 18-55mm f3.5-5.6 + 50mm f1.8 + 85mm f1.8 + 18-200mm f3.5-5.6


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2013, 13:20:20
tsouto,

Na minha opniao vc e ninguem deveria gastar dinheiro e tempo com esses materiais. Eu via em outro forum a galera falando direto de workshops e aqui tenho visto tambem. Tem caras que fazem 3, 4 ou 5 workshops.  :eek:

Eu nunca assisti um workshop ou esses DVDs, mas pelo que vejo nas demonstracoes e comentarios de quem aprende por esses materiais, esses tutores/tutoriais, no lugar de transmitirem os conceitos e formulas basicas de uma vez, eles ficam enrolando o que pode ser ensinado, entendido e demonstrado em 3 minutos para fazer com que dure 10, 20 ou 30min e pareca mais "Veja que super" do que realmente eh.

Como essa demonstracao que do DVD do FroKnowsPhoto. Eles falando "agora vcs vao ver como eu vou fazer o fundo ficar preto apenas mudando o shutter speed" e "Agora vcs vao ver a diferenca que faz quando muda a distancia do flash do background/subject" e "Veja tudo isso que vc consegue fazer com apenas 1 flash e umbrela"...



Cut the crap out! Tudo o que ele precisa dizer eh que o shutter spead (ou tempo de exposicao da luz no sensor) controla a luz ambiente e o diafragma da lente (intensidade de luz que atinge o sensor) controla a luz do flash. Simples e basico como 2+2=4. E essa informacao basica vc consegue em qualquer bate papo em forum, em qualquer bate papo ou brincando com outro fotografo conhecido seu. Mas eles tentam fazer com que isso soa como "Minha nossa que super d+" para que aqueles que compram tais cursos sintam que valeu a pena o dinheiro gasto.

Honestamente, vc estara aprendendo muito mais e mais rapido fotografando, brincando, batendo papo com demais fotografos.

Claro que tem fotografos dando workshops que realmente transmite real conhecimento e vai a fundo. Mas a grande maioria ensina tabuada fazendo seu publico pensar que estao aprendendo fisica quantica. E me impressiona ver como as pessoas ficam empolgada pq aprenderam que 2x4=8. Algo que elas podem deduzir por elas mesmas.
Nem todo mundo é gênio ou autodidata. A dica é muito bem-vinda, e cada um gasta com o que quer!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2013, 13:31:47
tsouto,

Na minha opniao vc e ninguem deveria gastar dinheiro e tempo com esses materiais. Eu via em outro forum a galera falando direto de workshops e aqui tenho visto tambem. Tem caras que fazem 3, 4 ou 5 workshops.  :eek:

Eu nunca assisti um workshop ou esses DVDs, mas pelo que vejo nas demonstracoes e comentarios de quem aprende por esses materiais, esses tutores/tutoriais, no lugar de transmitirem os conceitos e formulas basicas de uma vez, eles ficam enrolando o que pode ser ensinado, entendido e demonstrado em 3 minutos para fazer com que dure 10, 20 ou 30min e pareca mais "Veja que super" do que realmente eh.

Como essa demonstracao que do DVD do FroKnowsPhoto. Eles falando "agora vcs vao ver como eu vou fazer o fundo ficar preto apenas mudando o shutter speed" e "Agora vcs vao ver a diferenca que faz quando muda a distancia do flash do background/subject" e "Veja tudo isso que vc consegue fazer com apenas 1 flash e umbrela"...



Cut the crap out! Tudo o que ele precisa dizer eh que o shutter spead (ou tempo de exposicao da luz no sensor) controla a luz ambiente e o diafragma da lente (intensidade de luz que atinge o sensor) controla a luz do flash. Simples e basico como 2+2=4. E essa informacao basica vc consegue em qualquer bate papo em forum, em qualquer bate papo ou brincando com outro fotografo conhecido seu. Mas eles tentam fazer com que isso soa como "Minha nossa que super d+" para que aqueles que compram tais cursos sintam que valeu a pena o dinheiro gasto.

Honestamente, vc estara aprendendo muito mais e mais rapido fotografando, brincando, batendo papo com demais fotografos.

Claro que tem fotografos dando workshops que realmente transmite real conhecimento e vai a fundo. Mas a grande maioria ensina tabuada fazendo seu publico pensar que estao aprendendo fisica quantica. E me impressiona ver como as pessoas ficam empolgada pq aprenderam que 2x4=8. Algo que elas podem deduzir por elas mesmas.

Concordo contigo que é 2+2=4, mas tem gente que só acredita nisso quando o professor de matemática diz.

Tem pessoas que precisam pagar pra valorizar algo, aprender de alguém renomado. Aquele velho amigo que tá sempre dando a dica é ignorado, pois não tem pontos, é um ser comum.

Aqui no fórum acho que já dei "o caminho das pedras" sobre flash umas 3x, no mínimo, e toda vez que vejo um tópico novo de iniciante em flash a resposta pra todas as perguntas dele está lá, num tópico antigo que eu respondi. Eu passo o link e me pergunta se o cidadão lê? Não.

Então é isso, cara, eu meio que desisti de passar conhecimento. As pessoas simplesmente não querem. Comprar algo dá uma satisfação maior, aquela coisa de "estou comprando isso aqui e agora vou embutir na minha cabeça igual o Neo fez no Matrix e vou acordar sabendo fazer tal coisa". Paciência.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 13:32:26 por lestevaos »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2013, 15:03:07
puts,que comece a briga  :fight:


Eu concordo em partes com o C R O I X .
tem sim muitos aproveitadores por ai...

mas como disse o pope ,nem todo mundo pega as coisas no ar...

Eu por exemplo,se não fizer um desenho,explicar umas 3X eu não entendo  :doh:
sempre fui meio lento  :D

acho que é valido sim o investimento.
e outra só da pra saber se é bom ou não de uma forma.........fazendo ou comprando o workshop,DVD,livros etc.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2013, 15:38:38
Nem todo mundo é gênio ou autodidata. A dica é muito bem-vinda, e cada um gasta com o que quer!
Cara, ninguem precisa ser genio ou auto didata para saber que se a luz esta mais longe ela sera diferente de quando esta mais perto. Se a luz esta mais longe do fundo o fundo ficara com menos luz e consequentemente diferente tom. Como tambem eh obvio que se vc diminuir o tempo de exposicao que controla a luz ambiente, tera menos luz ambiente.

Sao coisas que qualquer um com uma lampada em casa ja experienciou. O que acontece eh que as pessoas nao param para pensar e aqueles que querem vender o produto se aproveitam disso, estimulando ainda mais o "nao pensamento / nao questionamento / nao observacao".

Eh o mesmo esquema das propagandas antigas falando os mais absurdos e obvios. Ao ver hoje sao piadas e nos perguntamos como que na epoca as pessoas levavam tais propagandas a serio. Mas hoje acontece a mesma coisa e no futuro os nossos filhos irao dizer "como vc dava ouvidos a tanta besteira pensando que era conhecimento/informacao".

Parece que muitas pessoas nao confiam na propria observacao, percepcao, experiencias e se deixam facilmente se levar pelas aparencias do discurso, da imagem, esquecendo de pensar sobre o conteudo em si, esquecendo de ir direto ao ponto.

A dica é muito bem-vinda, e cada um gasta com o que quer!
Eu sabia que isso seria dito alguma hora. Isso eh sempre dito aqui.


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2013, 16:42:02
Bom eu como noob vou dar meu pitaco muito do que aprendi foi com um amigo meu que também e hobbista mas já produz excelentes resultados mas por exemplo ele agora está parado então fora o treino estou correndo atrás com conteúdo web mas também comprei livros em um livro vi uma coisa básica como a que você falou mas que para eu perceber demoraria e ali estava na mão ganhei um baita tempo no setup da máquina (só fotografo no manual) com a relação entre f/stops iso e speed de repente um cara inteligente sacaria na hora ou demoraria mas estava ali como várias outras coisas do livro por 20 obamas e questão de ponto de vista eu procuro primeiro ver se o escritor e direto ou aqueles que demora muito para explicar aí compro o livro se achar interessante. Para quem não tem amigo fotografo ou mentor ao meu ver livros ajudam muito. Para flash aprendi muito com o tutorial do "strobist" que e free direto e muito bom não curto muito vídeos prefiro ler
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2013, 16:47:16
Workshop, ver vídeos no YouTube, participar de fóruns - sempre tem alguém que da dicas valiosas, vide o lestevaos, tudo é válido para aprender. Cada um escolhe a melhor forma. Eu comprei o Rhe Art Behind THE Headshot do Peter Hurley que foi aproveitado na integridade! Como eu disse, nem todo mundo pega tudo no ar. Cada um sabe a melhor forma para aprender.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2013, 17:21:11
Concordo contigo que é 2+2=4, mas tem gente que só acredita nisso quando o professor de matemática diz.

Tem pessoas que precisam pagar pra valorizar algo, aprender de alguém renomado. Aquele velho amigo que tá sempre dando a dica é ignorado, pois não tem pontos, é um ser comum.

Aqui no fórum acho que já dei "o caminho das pedras" sobre flash umas 3x, no mínimo, e toda vez que vejo um tópico novo de iniciante em flash a resposta pra todas as perguntas dele está lá, num tópico antigo que eu respondi. Eu passo o link e me pergunta se o cidadão lê? Não.

Então é isso, cara, eu meio que desisti de passar conhecimento. As pessoas simplesmente não querem. Comprar algo dá uma satisfação maior, aquela coisa de "estou comprando isso aqui e agora vou embutir na minha cabeça igual o Neo fez no Matrix e vou acordar sabendo fazer tal coisa". Paciência.

Manda o link ai ! ;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2013, 17:54:00
Bom eu como noob vou dar meu pitaco muito do que aprendi foi com um amigo meu que também e hobbista mas já produz excelentes resultados mas por exemplo ele agora está parado então fora o treino estou correndo atrás com conteúdo web mas também comprei livros em um livro vi uma coisa básica como a que você falou mas que para eu perceber demoraria e ali estava na mão ganhei um baita tempo no setup da máquina (só fotografo no manual) com a relação entre f/stops iso e speed de repente um cara inteligente sacaria na hora ou demoraria mas estava ali como várias outras coisas do livro por 20 obamas e questão de ponto de vista eu procuro primeiro ver se o escritor e direto ou aqueles que demora muito para explicar aí compro o livro se achar interessante. Para quem não tem amigo fotografo ou mentor ao meu ver livros ajudam muito. Para flash aprendi muito com o tutorial do "strobist" que e free direto e muito bom não curto muito vídeos prefiro ler
Livros tambem sao otimas fontes. Eu alem da internet aprendi bastante com livros, 5 deles para ser exato, e todos direto ao ponto, com muita informacao boa que me custou menos que um workshop ou DVD aula. E o bom dos livros eh justamente isso, vc pode folear, ver o conteudo antes de pagar e levar para casa. Tambem acredito que seja mais facil de se consultar informacoes por livros comparado com as demais midias.

No mais, acredito que fotografando livremente, vendo quais sao as dificuldades ou duvidas, e trazendo tais dificuldades e duvidas para o bate papo dos forums, se adquire mais conhecimento do que as informacoes que tenho percebido de muita gente que se apoia nesses workshops.

Workshop, ver vídeos no YouTube, participar de fóruns - sempre tem alguém que da dicas valiosas, vide o lestevaos, tudo é válido para aprender. Cada um escolhe a melhor forma. Eu comprei o Rhe Art Behind THE Headshot do Peter Hurley que foi aproveitado na integridade! Como eu disse, nem todo mundo pega tudo no ar. Cada um sabe a melhor forma para aprender.
Eu acho que nao me expressei bem.
Claro que nao se pega tudo no are sem nenhum material. Eu apenas me refiro ao valor pago nesses DVDs e Workshops vs tempo dedicado a ficar ouvindo tais informacoes (que pelo que percebi tem muita enrolacao e marketing) vs conteudo.

E so estou dizendo isso pq ao ver no video eu percebi muito sensacionalismo e marketing para parecer grandioso e menos informacao de verdade: "agora vcs vao ver como eu vou fazer o fundo ficar preto apenas mudando o shutter speed" e "Agora vcs vao ver a diferenca que faz quando muda a distancia do flash do background/subject" e "Veja tudo isso que vc consegue fazer com apenas 1 flash e umbrela". Isso eh sensacionalismo escrachado para parecer grandioso algo que eh simples e basico. Aquela parte dele movendo o flash e mostrando a diferenca eh pura enrolacao.

Como tambem ja percebi inumeras pessoas que se apoiam nesse tipo de palestras que mesmo assistindo e pagando por esses cursos continuam sem o basico, sem a base, e ficam repetindo tais sensacionalismo mostrando satisfacao pq o tom de voz e a forma da apresentacao foi convincente.

Evidentemente e minha intencao nao eh "falar mal" de quem se apoia nesses workshops. Muito menos estou querendo insinuar que tenho muito conhecimento ou que sou melhor que tais palestrantes. Como tambem naos eh inveja de pessoas que tem dinheiro para pagar caro no que quiser. E sim, o dinheiro nao eh meu e as pessoas gastam como querem. E finalmente eu nao estou querendo forcar ninguem a parar de consumir DVDs e Workshops.

Eu somente acredito que existem conteudos mais serios, mais validos, melhor embasados, mais ricos e que vala muito mais a pena para quem realmente quer aplicar tais conhecimentos na pratica do que tais sensacionalismos comerciais.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 17:59:02 por C R O I X »


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2013, 18:26:16
Quanto ao preço nao digo por dvd que nem sei quanto custa agora tipo vi um workshop de um cara q nunca ouvi falar procurei na net nao achei qse nenhum trabalho dele por 800,00 por 4 horas. Para mim que e hobbie esta fora dos meus alcances 1 workshop compro uma lente fixa rs.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2013, 18:29:26
Manda o link ai ! ;)

Garimpa nos meus posts. Acho que na sala de arte fotográfica, acessórios e iluminação e na galeria já postei esse tipo de coisa.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2013, 19:44:29
Garimpa nos meus posts. Acho que na sala de arte fotográfica, acessórios e iluminação e na galeria já postei esse tipo de coisa.

Alguns posts com contribuições (de grande valor) do lestevaos e do Humberto, claro e dos demais colegas também  :ok::

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93753.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91229.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93146.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=93659.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=94080.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83626.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=73601.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92839.0

Na 'busca' tem muito mais  :ok:

Como sou auto didata, considero esse fórum uma excelente 'ferramenta' para aprender e expor opiniões. Aprendo muito aqui.

Só tenho a agradecer aos caros amigos!!

Um Feliz Natal para todos!!
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 19:58:34 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.