Autor Tópico: Dificuldade com foco F 2.8, será que realmente vale a pena lente 2.8?  (Lida 12848 vezes)

pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Dezembro de 2013, 13:47:18
Em f8 (levando em consideração a luz, claro) qualquer foto fica boa (eu disse boa)

Num ambiente escuro, como uma igreja, bem, ai a coisa muda de figura mesmo... boa maquina, boa lente e muito conhecimento vem a calhar e salva a pátria.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 26 de Dezembro de 2013, 13:56:25
Num ambiente escuro, como uma igreja, bem, ai a coisa muda de figura mesmo... boa maquina, boa lente e muito conhecimento vem a calhar e salva a pátria.


E um bom uso do flash!


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #32 Online: 26 de Dezembro de 2013, 15:20:51
Cara, se você e seus amigos estão com dificuldade para focar em 2.8 ou aberturas maiores, acho que precisam praticar mais, só isso. E talvez verificar se a objetiva não está com front ou back focus e se o corpo está com AF correto também.

Tente micro ajuste de foco, caso tenha na câmera.

Fotografo casamentos e na maioria das vezes faço fotos das entradas da noiva, noivos, padrinhos, etc em F 2.0, 1.8, e sempre funciona, desde a época da 5D mark II. E as fotos "paradas", consigo fazer em 1.4, 1.2, tranquilo.

É claro que as vezes erro o foco, por isso procuro repetir a foto para garantir. Não arrisco fazer uma só foto, faço algumas opções.

abs,

Vini


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Dezembro de 2013, 15:25:24
Quando estou em f2.8 procuro maior distancia do assunto e compenso na milimetramento para o mesmo enquadramento.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Dezembro de 2013, 15:47:28
Não sei se sou só eu a pensar assim, mas esse tópico tá me parecendo muito de iniciante.

Cara, são apenas 3 princípios básicos pra uma exposição e um deles não foi compreendido. Acho que tem alguma coisa errada pra gente ter escrito três páginas de respostas. Ou eu não entendi o real propósito desse tópico/dúvida sendo questionada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 26 de Dezembro de 2013, 15:58:31
Não ser se os ilustres colegas repararam, mas o autor nunca mais apareceu.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 26 de Dezembro de 2013, 16:10:43
O que vale é a discussão do assunto.

Eu mesmo já cai do cavalo para tirar fotos de retratos de 2 ou mais pessoas com aberturas f/4 ou maiores. Quando é uma pessoa só dá pra usar 2.8 tranquilo focando no olho agora com duas pessoas em planos um pouco deslocados (uma em relação à outra) é uma tremenda armadilha, geralmente jogo mais pra uma GA e me afasto um pouco mais para ter as pessoas bem focadas e faço um crop na edição para cortar aquilo que não quero.

Não tem regra pronta. E o que o Dimi falou tem todo sentido e acontece: focar e recompor em grandes aberturas é uma grande armadilha.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #37 Online: 26 de Dezembro de 2013, 16:43:00

Não sei se sou só eu a pensar assim, mas esse tópico tá me parecendo muito de iniciante.

Cara, são apenas 3 princípios básicos pra uma exposição e um deles não foi compreendido. Acho que tem alguma coisa errada pra gente ter escrito três páginas de respostas. Ou eu não entendi o real propósito desse tópico/dúvida sendo questionada.
O que eu vejo é muita gente colocando a câmera em Aperture Priority, abre a lente ao máximo, ajusta o ISO até a velocidade ser igual 1/500!
Base teórica? Pra que?
Foco no continuo o máximo de pontos de foco disponível e tracking 3D ligado!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 26 de Dezembro de 2013, 16:47:52
O que eu vejo é muita gente colocando a câmera em Aperture Priority, abre a lente ao máximo, ajusta o ISO até a velocidade ser igual 1/500!
Base teórica? Pra que?
Foco no continuo o máximo de pontos de foco disponível e tracking 3D ligado!

 :hysterical:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #39 Online: 26 de Dezembro de 2013, 16:55:02
O que eu vejo é muita gente colocando a câmera em Aperture Priority, abre a lente ao máximo, ajusta o ISO até a velocidade ser igual 1/500!
Base teórica? Pra que?
Foco no continuo o máximo de pontos de foco disponível e tracking 3D ligado!


Que nada... Aquele modo verdinho


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 26 de Dezembro de 2013, 17:54:54

Que nada... Aquele modo verdinho

O duro do modo verdinho é que às vezes o foco sai no pé da tia que tá três metros atrás,  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:



Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 26 de Dezembro de 2013, 18:02:28
O duro do modo verdinho é que às vezes o foco sai no pé da tia que tá três metros atrás,  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

hahahaha ou nas rachaduras da parede com o garçom olhando pra câmera com uma cara de O QUE?!


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #42 Online: 26 de Dezembro de 2013, 23:38:54
Não ser se os ilustres colegas repararam, mas o autor nunca mais apareceu.

Estou aqui! E é bacana ver que alguns falaram que parece tópico de iniciante, mas bem que todos vocês que tem experiência no assunto, entraram em uma baita discussão sobre.  :assobi:  É sinal, que procuramos aprender com as dúvidas mais simples. Não sou iniciante, já fotografo a algum tempo pessoal. Cerca de 2 anos. Não sou tão iniciante assim, já tenho trabalhos elaborados e tudo mais. Mas senti que muitas fotos minhas, dava um desfoque aonde não era necessário, usando a EF 50mm f 1.8 em minha 60D. Testei f 1.8, 2.8, e por ai vai.. e não era sempre, mas muitas vezes o foco cagava aonde eu queria.   :doh: . São coisas que acontecem! oras!  8-)
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #43 Online: 26 de Dezembro de 2013, 23:40:06
É isso aí.

Hoje tá todo mundo, cada vez mais, usando aberturas grandes, ISO alto e reclamando que o DOF tá curto!

Tá na hora de voltar pros livros.

Abcs

Que papo de egocêntrico na boa! Se não ajuda não atrapalha. Poxa vida! Dúvida é dúvida professor.   :aua: :ponder: ;) :o
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2013, 00:04:00
Que papo de egocêntrico na boa! Se não ajuda não atrapalha. Poxa vida! Dúvida é dúvida professor.   :aua: :ponder: ;) :o

Egocentrico não mano.

Falei a real cara.

Se não tá acertando o básico do básico, volta pros livros. Isso não é ruim. As vezes a sua dúvida pode ser respondida nos livros.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM