Autor Tópico: Dificuldade com foco F 2.8, será que realmente vale a pena lente 2.8?  (Lida 12811 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 27 de Dezembro de 2013, 00:06:03
Gaask na boa, sem querer ofender, sacanear nem nada disso. Você tem objetiva série L, que é cara, diz que vai investir em outras, e até em uma MK-III e aparenta não ter a menor experiencia para poder operar esses equipamentos. A pergunta que fica é... Por que ? Porque é maneiro e dá pinta de profissional ? Sim é maneiro e dá pinta, mas o principal é sempre aprender e dominar o básico, com equipamentos mais simples. Se seus amigos erram o foco assim como você fala, desculpe mas eles são uns incompetentes. Tem que conhecer o comportamento do conjunto câmera + lentes antes de se meter a fazer serviço profissional.

E é por isso que a turma caiu de pau quanto ao voltar aos livros. Fotografia é antes de tudo técnica e persistência. Muita persistência. Imagine um grau de persistência e eleve ao quadrado.

Quem pensa em operar com uma 70mm F2.8, 85/1.8 , 200/4 já deve conhecer as características e não comprar porque os outros tem ou por que uma revista ou site disse que é bom. Essas lentes tem POR DEFINIÇÃO, um DOF curtíssimo, e não se engane, nenhum sistema de foco automático é perfeito, seja Nikon, Canon, Sony ou marciano. Sabendo desses dois preceitos BASICOS, a resposta à sua pergunta já estaria respondida.

Mais uma vez, a intensão é de fazer pensar, e não uma crítica ácida babaca. O que mais acontece hoje em dia é o cara comprar a melhor câmera que o dinheiro pode pagar e achar que é só apertar um botão. Não estou dizendo que este seja o seu caso, é só uma observação.

Minha sugestão é que você treine muito com seu equipamento. Teste aberturas diferentes, mas teste mesmo, a exaustão. Uma hora você encontrará a resposta por si mesmo e tudo ficará bem claro. Não adianta muito entrar aqui em mil detalhes técnicos sem você fazer isso.

 :ok:



Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #46 Online: 27 de Dezembro de 2013, 01:35:17
Gaask na boa, sem querer ofender, sacanear nem nada disso. Você tem objetiva série L, que é cara, diz que vai investir em outras, e até em uma MK-III e aparenta não ter a menor experiencia para poder operar esses equipamentos. A pergunta que fica é... Por que ? Porque é maneiro e dá pinta de profissional ? Sim é maneiro e dá pinta, mas o principal é sempre aprender e dominar o básico, com equipamentos mais simples. Se seus amigos erram o foco assim como você fala, desculpe mas eles são uns incompetentes. Tem que conhecer o comportamento do conjunto câmera + lentes antes de se meter a fazer serviço profissional.

E é por isso que a turma caiu de pau quanto ao voltar aos livros. Fotografia é antes de tudo técnica e persistência. Muita persistência. Imagine um grau de persistência e eleve ao quadrado.

Quem pensa em operar com uma 70mm F2.8, 85/1.8 , 200/4 já deve conhecer as características e não comprar porque os outros tem ou por que uma revista ou site disse que é bom. Essas lentes tem POR DEFINIÇÃO, um DOF curtíssimo, e não se engane, nenhum sistema de foco automático é perfeito, seja Nikon, Canon, Sony ou marciano. Sabendo desses dois preceitos BASICOS, a resposta à sua pergunta já estaria respondida.

Mais uma vez, a intensão é de fazer pensar, e não uma crítica ácida babaca. O que mais acontece hoje em dia é o cara comprar a melhor câmera que o dinheiro pode pagar e achar que é só apertar um botão. Não estou dizendo que este seja o seu caso, é só uma observação.

Minha sugestão é que você treine muito com seu equipamento. Teste aberturas diferentes, mas teste mesmo, a exaustão. Uma hora você encontrará a resposta por si mesmo e tudo ficará bem claro. Não adianta muito entrar aqui em mil detalhes técnicos sem você fazer isso.

 :ok:

Entendo seu ponto de vista! Não cara, não é pinta de profissional e nem nada. Eu particularmente, em meus trabalhos que realizei como casamentos, e books dentre outros, sempre usei aberturas mais fechadas e iso maior, devido a eu ter esse probleminha de errar o foco com uma lente mais aberta. Mas indiferente isto que tu disse, sobre pintar profissional... me dou super bem com o que tenho e faço. Não pode simplesmente do dia pra noite me taxar de desinformado e não ser profissional só por causa de uma dúvida. Seria estúpido demais!  :shock:
Mas eu entendi sua mensagem, e concordo e sei e foi minhas primeiras lições não só com amigos como também professores que equipamento é só ferramenta, e eu sei bem disto! e sei o quão útil é saber manusear a mesma. E necessário.
Farei uns testes novamente, e volto a te retornar por mensagem man! Valeu a intenção e ao que foi falado.  :ok: :D
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 27 de Dezembro de 2013, 01:45:57
Acho que é uma questão de treino apenas.

Com o tempo isso vai melhorando, é como tocar um instrumento, nos primeiros 5 anos a gente só arranha as cordas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #48 Online: 27 de Dezembro de 2013, 02:00:48
Entendo seu ponto de vista! Não cara, não é pinta de profissional e nem nada. Eu particularmente, em meus trabalhos que realizei como casamentos, e books dentre outros, sempre usei aberturas mais fechadas e iso maior, devido a eu ter esse probleminha de errar o foco com uma lente mais aberta. Mas indiferente isto que tu disse, sobre pintar profissional... me dou super bem com o que tenho e faço. Não pode simplesmente do dia pra noite me taxar de desinformado e não ser profissional só por causa de uma dúvida. Seria estúpido demais!  :shock:
Mas eu entendi sua mensagem, e concordo e sei e foi minhas primeiras lições não só com amigos como também professores que equipamento é só ferramenta, e eu sei bem disto! e sei o quão útil é saber manusear a mesma. E necessário.
Farei uns testes novamente, e volto a te retornar por mensagem man! Valeu a intenção e ao que foi falado.  :ok: :D


Legal, qualquer coisa estamos ai.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 29 de Dezembro de 2013, 00:39:49
Confesso que apanho um pouco quando uso minha lente em F/2.8, mas estou melhorando. Acho que o importante é saber onde errou e saber como consertar.  Em relação ao tópico, com certeza vale sim.

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Nastins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 29 de Dezembro de 2013, 02:39:10
Esses dias levei um pau da 85mm canon, quando fui usar em 2.8, o foco pegava em outra area proxima a da que tinha focado


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 29 de Dezembro de 2013, 09:55:29
Esses dias levei um pau da 85mm canon, quando fui usar em 2.8, o foco pegava em outra area proxima a da que tinha focado

Esse é outro problema. Front/back focus. Precisa corrigir usando o AFMA da sua câmera.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 31 de Dezembro de 2013, 12:30:48
Tem coisa pior que ficar tirando fotos de crianças correndo e pulando pela casa de noite e usando f2.8? Neste natal foi assim com as minhas 17-50 e 90mm ambas da Tamron, mas mesmo assim consegui excelentes fotos, usei somente o ponto central e dependendo da cena várias fotos até aproveitar uma cravada. 


ACS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:43:53
Eu gosto muito da minha 17-55 2.8.  Tb tiro mtas fotos dos meus filhos correndo e as vezes erro no foco.  Só vou mudar para a 6D e 24-105L pelo range e para entrar nas full frame.  Depois uma lente fixa e sossego. 
T2i / 18-55 / 17-55 2.8 / 50 1.4


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #54 Online: 03 de Janeiro de 2014, 17:47:37
Eu com minha pequena T3i e a pequena 50mm f/1.8 perdia muitas fotos por causa de foco.
Há um tempo estou estudando foco e treinando, e cada vez estou perdendo menos fotos.  :clap:

Só não entendi o porquê de pegar uma 5DIII. Por que não uma 6D? 5D é dinheiro demais da conta. Imagine ter uma câmera daquela pra ficar errando foco? Eu só teria uma 5DIII em três situações: se eu fosse um dos mais picas de fotografia da cidade; se minhas condições de trabalho exigissem um equipamento com esse tipo de robustez e rendimento e se eu tivesse muita grana sobrando.

Eu reconheço as limitações da minha querida T3i e minha 50tinha, mas, mas...as minhas limitações são muito maiores que as limitações da câmera. Não sinto carência de recursos do equipamento, sinto carência de conhecimento em fotografia da minha parte.  8-)

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 17:50:41 por gabs07 »


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #55 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:08:05
Eu com minha pequena T3i e a pequena 50mm f/1.8 perdia muitas fotos por causa de foco.
Há um tempo estou estudando foco e treinando, e cada vez estou perdendo menos fotos.  :clap:

Só não entendi o porquê de pegar uma 5DIII. Por que não uma 6D? 5D é dinheiro demais da conta. Imagine ter uma câmera daquela pra ficar errando foco? Eu só teria uma 5DIII em três situações: se eu fosse um dos mais picas de fotografia da cidade; se minhas condições de trabalho exigissem um equipamento com esse tipo de robustez e rendimento e se eu tivesse muita grana sobrando.

Eu reconheço as limitações da minha querida T3i e minha 50tinha, mas, mas...as minhas limitações são muito maiores que as limitações da câmera. Não sinto carência de recursos do equipamento, sinto carência de conhecimento em fotografia da minha parte.  8-)

 :D
kkk eu tomo pra mim esse comentário,mas....

imagine vc comprar uma 5DIii ,quanto tempo essa câmera vai durar na sua mão?
não é só as aparências,só quem tem sabe como é sentir o poder nas mãos kkkk

se eu hoje pudesse ter uma 5DIii acho que ficaria no minimo 10 anos com ela,sem dúvida...
em 10 anos quantas vezes vc troca de rebel ?  ;)

o caro sai barato no final...


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #56 Online: 03 de Janeiro de 2014, 21:32:35
Citar
se eu hoje pudesse ter uma 5DIii acho que ficaria no minimo 10 anos com ela,sem dúvida...
em 10 anos quantas vezes vc troca de rebel ?  ;)

Sasaitsuricumiashi, bem capaz que vc trocasse sua 5DIII em menos de dois anos e eu continuasse com minha Rebel por uns 4 anos.
Ainda mais depois dessa que vc falou de "sentir o poder nas mãos"...

Eu sentiria poder nas mãos se trabalhasse com fotografia e fosse muito respeitado e bem pago, não se tivesse uma 5DIII só por ter...

Respondendo a sua pergunta e sobre "o barato sai caro":
Em 10 anos eu trocaria umas 4 vezes de Rebel e vc trocaria no mínimo 2 vezes de 5D.
Levando em conta que eu não venderia minhas Rebels para comprar outras e vc sim venderia sua 5D para pegar outra, eu gastaria menos de 10 mil reais e vc mais de 10 mil reais. Nessa situação "o barato sai caro" não se aplica nem de longe...

 :assobi:

Não estou dizendo que uma Rebel é melhor que uma 5D, acho que deu pra entender o que eu quis dizer.  8-)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 21:41:06 por gabs07 »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #57 Online: 03 de Janeiro de 2014, 21:57:09
Gabs, você é novo aqui e não sabe o que está dizendo... O Sasai trabalha de 5D vovó e faz lindas fotos. Se ele tivesse uma 5D3, certamente aproveitaria ela por muito tempo, da mesma maneira que aproveita hoje a 5D1.
D600 - E-M10


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #58 Online: 03 de Janeiro de 2014, 23:06:13
Kokimoto, vc é velho aqui,
e talvez vc tbm não saiba o que está dizendo dessa vez...estou discutindo outra coisa, nada a ver com o aproveitamento das câmeras que o colega tem ou se ele faz lindas fotos ou não...

Isso porque eu ainda escrevi na última linha "acho que deu pra entender o que eu quis dizer".  :no:
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 23:08:41 por gabs07 »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #59 Online: 03 de Janeiro de 2014, 23:13:04
Achei que você estava fazendo pouco caso do comentário dele, por causa da brincadeira que ele fez, do "poder nas mãos".

Citar
Sasaitsuricumiashi, bem capaz que vc trocasse sua 5DIII em menos de dois anos e eu continuasse com minha Rebel por uns 4 anos.
(...)
Em 10 anos eu trocaria umas 4 vezes de Rebel e vc trocaria no mínimo 2 vezes de 5D.

Não, pois ele não é consumista de equipamento como entendi que você estava insinuando. Sou ultra fã do cara, pois ele fazia eventos de 5D1 + lentes manuais. O cara é ninja nível mestre! Se ele trabalha com esse equipamento hoje, não vejo porque ele trocaria de 5D3 várias vezes como você pensa.

Como falei, o "poder nas mãos" foi uma brincadeira bem humorada, que você levou ao pé da letra. Duvido que você não acharia a 5D3 legal se tivesse uma nas mãos. É isso que é o poder nas mãos.

Mas chega de defender ele. Sasai, depois você me paga uma cerveja e fica tudo certo.  :D :hysterical:
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 23:43:36 por Kokimoto »
D600 - E-M10