Autor Tópico: Dificuldade com foco F 2.8, será que realmente vale a pena lente 2.8?  (Lida 12866 vezes)

gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #60 Online: 04 de Janeiro de 2014, 00:16:23
Ok, Kokimoto, vc encerra sua defesa a ele, então ele te paga uma cerveja depois e fica tudo certo.  :ok:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #61 Online: 04 de Janeiro de 2014, 00:36:38
Gabs, se quiser me pagar uma, tb aceito kkk
D600 - E-M10


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #62 Online: 04 de Janeiro de 2014, 00:43:18
Sem querer me intrometer e já me intrometendo :) Estudo fotografia à 28 anos, desde 1985 quando entrei na faculdade de publicidade e propaganda e me apaixonei por fotografia nas aulas de estúdio. Desde então fiz um único curso básico, e o resto estudo pela net mesmo. Já tive canons, nikons, minoltas, pentax, já montei loja de revelação misturada com estúdio que só durou 4 meses pq ficava na mão de funcionária enquanto eu trabalhava no meu ganha pão principal. Hoje pra mim fotografia é mais hobby apesar de as vezes fazer uma casamento aqui ou um book ali, mas hoje uso uma canon eos 60d que pra mim já é demais, mas sinto necessidade de um sensor melhor em iso alto, mas hoje não justifica eu trocar minha cam por uma 6d ou 5dmII ou III, adoraria se pudesse, mas não é o caso, acho que temos que aprender a extrair o máximo com o mínimo, ou seja, dominar totalmente o equipamento que temos em mãos antes de partir para outro de última geração.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 06 de Janeiro de 2014, 10:30:50
acho que temos que aprender a extrair o máximo com o mínimo, ou seja, dominar totalmente o equipamento que temos em mãos antes de partir para outro de última geração.

Há muito pouco atrás quem tinha uma Canon 20D era rei.
Era o meu sonho de consumo, mas não tive grana pra comprar.
Tive que me virar e fazer um monte de trabalhos com uma Sony F717.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #64 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:48:19
Caramba tb tive uma 717! Na epoca achava otima, dai usei esses dias e me decepcionei rsrs
D600 - E-M10


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 06 de Janeiro de 2014, 14:33:03
Caramba tb tive uma 717! Na epoca achava otima, dai usei esses dias e me decepcionei rsrs

A gente vai ficando mais exigente  com o tempo. Lembro que quando a toyota lançou o novo corolla eu peguei uma carona com um amigo e achei um belo carro.  Agora nas férias aluguei um e achei uma carroça.

E normal querermos sempre mais e mais e mais.


gabs07

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
Resposta #66 Online: 06 de Janeiro de 2014, 21:44:28
Não acho normal, Claudio. É a mídia que influencia com o pensamento consumista e nós aceitamos e tomamos isso como normal e saudável...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 06 de Janeiro de 2014, 22:01:52
Não acho normal, Claudio. É a mídia que influencia com o pensamento consumista e nós aceitamos e tomamos isso como normal e saudável...

Mas é normal, não admito que concordo ou gosto.

Por exemplo, tive um fabuloso Del Rey GLX. Não tinha ABS, Airbag, controle de estabilidade, freio a disco nas 4 rodas, cambio automático, aquecimento, ar condicionado, etc., mas era um carro espetacular na época.

Hoje, estes itens acima quase que são essenciais para a escolha de um carro para a família.

Mas eu cansei de viajar com meu avô de belina, sem sequer usar cinto de segurança, e nunca morri.

Eu me viro tranquilamente com uma câmera sem foco automático, sem LCD, sem fotômetro, com iso até 400, sem raw, etc.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 22:03:27 por Claudio Rombauer »


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #68 Online: 06 de Janeiro de 2014, 22:36:45
O pessoal falando que estou querendo investir na 5D mark III, só por ter. Oh meu deus.  :no: .

Algumas observações:

- Tem grana entrando, então o investimento é válido. Só se investe em equipamento de fotografia se está tirando uma grana com fotografia interessante.
- Não vejo a necessidade igual os comentários, que precisa ser um fotógrafo de alto padrão para pensar em ter uma 5D mark III. Acho um pensamento tão pequeno! Creio que todos da comunidade se pudessem comprar, comprariam.
- A ideia é o tempo que ficarei com equipamento. Eu tenho uma filha de 1 ano e 4 meses. Preciso comprar um equipamento que faça eu não ter necessidade de investir em outros equipamentos em curto prazo. Por isso eu comprei a 24-105 f 4L, o flash 600EX, a 60D, e agora vem a 5D MARK III se der tudo certo. Por questão de tempo de uso. Vou usar, usar, usar, usar, usar, e manter a mesma qualidade por muitos anos.  Como o amigo falou ai encima o caro sai barato neste caso.
- To meio na dúvida. Andei vendo testes, a 6D além de mais barata, ela aguenta ISO alto muito melhor que a 5D3. Questionável adquirir a 5D3, pelo motivo da 6D ser mais barata, por fazer melhor em iso alto, ser full frame, e substituir a 5D mark II, sendo uma "5D3 comprável." Aqui na cidade de São Paulo encontrei a 6D por R$ 4800,00 o corpo a vista, enquanto a 5D3 R$ 7500,00.  (Diferença de 2700 reais, da pra fazer muito com esse dinheiro. Desde montar um estúdio, comprar outra objetiva, ou investir no que for necessário.)  :snack:
- Apesar da 5D3 ser "pior" em ISO, ela garante uma velocidade de obturador mais alta, (não me interessou este quesito) e ter um burst de 6. Tirando a ergonomia que é mais interessante. Mas como eu lido com a 60D, a 6D é praticamente a mesma coisa. E me dou bem também na questão ergonômica.  :ponder:
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 22:38:10 por Gaask »
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:05:03
Eu to fora dessa lista de quem falou que você quer a 5D3 só por "ter".

Tanto 6D quanto 5D3 são investimentos baixos pra quem pensa em trabalhar com isso. Existem outros investimentos muito maiores e ambas as câmeras podem ser pagas rapidamente com o seu trabalho, independente de ser bom ou ruim.

Eu acho a 5D muito mais câmera que a 6D, mais pegada, melhor acabamento, melhor ergonomia, controles, foco infinitamente superior, e várias outras coisas que não vou citar pra não virar uma guerra.

Acho que se você balança pela 5D3, vai e compre, é investimento pra muito tempo sem precisar trocar. Eu paguei pratcamente o mesmo preço em uma 5D1 e ela está aqui até hoje, plenamente funcional.

Agora, vc falou que com a diferença de 2700 dá pra montar um estúdio, olha, sem querer desanimar, tá faltando um zero.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 23:06:41 por Claudio Rombauer »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #70 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:06:22
- Não vejo a necessidade igual os comentários, que precisa ser um fotógrafo de alto padrão para pensar em ter uma 5D mark III. Acho um pensamento tão pequeno! Creio que todos da comunidade se pudessem comprar, comprariam.

Eu também acho. Acredito sinceramente que algumas pessoas pensem assim, mas a insistência é tanta que parece a história das uvas verdes.
D600 - E-M10


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #71 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:09:20


Eu acho a 5D muito mais câmera que a 6D, mais pegada, melhor acabamento, melhor ergonomia, controles, foco infinitamente superior, e várias outras coisas que não vou citar pra não virar uma guerra.


Cláudio, agora que vire guerra.   :fight: .  Eu quero saber as outras coisas já que você possui o equipamento. Exatamente, tem todas essas características que fazem essa câmera SER essa câmera, e não apenas o ISO que está em jogo. Quero saber por conhecimento, conte-me?  8-)
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #72 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:09:58

Agora, vc falou que com a diferença de 2700 dá pra montar um estúdio, olha, sem querer desanimar, tá faltando um zero.

Faltando um zero eu ri.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: . Eu digo um estúdio simples! Pra iniciante!  8-)
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 07 de Janeiro de 2014, 00:39:39
Cláudio, agora que vire guerra.   :fight: .  Eu quero saber as outras coisas já que você possui o equipamento. Exatamente, tem todas essas características que fazem essa câmera SER essa câmera, e não apenas o ISO que está em jogo. Quero saber por conhecimento, conte-me?  8-)

Olha, acho que o relevante está no que eu falei, o resto é desconfiança e prefiro não afirmar sem ter certeza, já que não tenho a 6D aqui. Meu irmão vai comprar uma e depois que eu tiver as duas posso testar melhor.

Mas acho que a escolha pode ser feita baseado no mais óbvio, que foi o que destaquei. A qualidade de imagem é muito parecida.


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #74 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:19:24
(...) Muitos amigos meus fotógrafos fotografam de f 2.8, casamentos e diversos eventos. No LCD da camera tudo lindo. Quando vemos no computador,  focou por exemplo, o nariz e olhos, desfocou queixo ou orelha, e assim vai... fazer retrato de F 2.8, esta cada vez mais complicado, na medida que essa abertura para mais (f 1.2, f 1.8, f 1.4 e f 2.8) desfocam absurdamente muito. Eu acho uma abertura interessante de se trabalhar com pouca luz, mas até quando vale a pena? Digo isto porque eu tive a oportunidade de comprar a 24-70 F 2.8 da canon ou então investiria em um flash 600EX + 24-105 F4 L. Optei na época pela segunda opção e adquiri os dois acessórios. Eu, com F 4, muitas vezes, tipo MUITAS, desfoco o fundo, mas o foco as vezes desfoca detalhes importantes, como ou sombracelha, ou orelhas, ou algum outro detalhe. A pergunta é: Tem algum massete que vocês recomendam para fotografar nesta abertura ?
(...)
Atualmente, possuo uma Canon 60D + flash 600ex + 50mm f 1.8 (dificil usar) e a EF 24-105 F4L. 
Para no que vem, pensei na 5D MARK III (Pensei e comprarei, porém estou esperando os preços cairem, R$ 7500,00 quero que desça pra 7000,00 o corpo.  :assobi: )
(...)
Agora, até aonde vale a pena apostar em grandes aberturas com risco de perder detalhes em suas fotos ?  :ponder:

Vou tentar dar meus 2 cents... Lentes claras são difíceis de usar! Simples assim. Essa tua lente clara (50 1.8 II) tem um AF terrível, que erra muito a posição em 1.8, e tem uma nitidez meio ruim abaixo de 2.8! Lentes como a 24-70 L (f/2.8) também não são perfeitas, e têm uma nitidez que não é das melhores na abertura máxima (f/2.8), sendo que eu prefiro usar a partir de f/3.5 para portrait.

Mas cara, lente clara é o bicho se souber usar. Tive a 85/1.2L por uma época, e usava em 1.2 e 1.4 bem tranquilo, sem perder foto!!! Vai de muito treino e análise de composição. DOF curto tá aí para deixar foto mais bonita, mas fácil fácil deixa mais feia também (se não souber usar). Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!