Autor Tópico: Dificuldade com foco F 2.8, será que realmente vale a pena lente 2.8?  (Lida 12744 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #75 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:31:01
DOF curto tá aí para deixar foto mais bonita, mas fácil fácil deixa mais feia também (se não souber usar).

Concordo! E digo mais, não é só questão de acertar o foco, mas também questão de saber usar a profundidade de campo curta como elemento na composição. Não basta apenas desfocar o fundo a torto e a direito, tem que saber o quanto desfocar, como desfocar e, principalmente, como usar o desfoque a seu favor.

Dito isso, cada vez mais eu estou usando aberturas maiores em meus casamentos. Atualmente eu uso duas f/2.0, mas me vejo num futuro próximo investindo em objetivas com maior abertura ainda,f/1.4, quem sabe até f/1.2 algum dia...

 :ok:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:33:21
Eu uso uma 5D coroa + lente manual e foco na raça com bipartido de microprisma, em ínumeras ocasiões uso a lente toda aberta.
Engraçado que são tantas coisas para pensar: distancia do primeiro plano, distancia do segundo plano, profundidade de campo, tipo de fundo (muito granulado, com brilho, com pessoas, com textura, liso etc...), caracteristica da lente (bokeh) em cada abertura, e ver se casa com o fundo e a profundidade de campo + luz. Ai vc tem que ajustar a abertura na mão e focar com rapidez para não perder o momento rsrsrs....

5Dc + rollei planar 50/1.8 @ 1.8
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 12:35:59 por fuca66 »
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:40:33
Eu uso uma 5D coroa + lente manual e foco na raça com bipartido de microprisma, em ínumeras ocasiões uso a lente toda aberta.
Engraçado que são tantas coisas para pensar: distancia do primeiro plano, distancia do segundo plano, profundidade de campo, tipo de fundo (muito granulado, com brilho, com pessoas, com textura, liso etc...), caracteristica da lente (bokeh) em cada abertura, e ver se casa com o fundo e a profundidade de campo + luz. Ai vc tem que ajustar a abertura na mão e focar com rapidez para não perder o momento rsrsrs....

Eu ainda tenho tilt and shift pra mexer, e nao tenho o bipartido.
Coitado de mim.
 :(
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 12:41:55 por Claudio Rombauer »


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 07 de Janeiro de 2014, 13:18:04
Eu ainda tenho tilt and shift pra mexer, e nao tenho o bipartido.
Coitado de mim.
 :(

Rsrsrs... sem bipartido com lente toda aberta é tenso!!
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 07 de Janeiro de 2014, 13:49:20
Rsrsrs... sem bipartido com lente toda aberta é tenso!!

to a fim de colocar um desses na 5Dc, onde vc conseguiu?


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 07 de Janeiro de 2014, 16:09:09
comprei no ebay, o meu tem split 180 + colar de microprisma, se eu achasse um inteiro de microprisma seria legal, pelo menos para o tipo de foto que faço mais, mas essas opções só tem para mk2 ou mk3.

Outra coisa que lembrei...na verdade para focar, eu abro toda lente, depois foco e depois escolho a abertura que quero, vc eh obrigado a conhecer a profundidade de campo vs o ponto que focou.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #81 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:24:02
Concordo! E digo mais, não é só questão de acertar o foco, mas também questão de saber usar a profundidade de campo curta como elemento na composição. Não basta apenas desfocar o fundo a torto e a direito, tem que saber o quanto desfocar, como desfocar e, principalmente, como usar o desfoque a seu favor.

Dito isso, cada vez mais eu estou usando aberturas maiores em meus casamentos. Atualmente eu uso duas f/2.0, mas me vejo num futuro próximo investindo em objetivas com maior abertura ainda,f/1.4, quem sabe até f/1.2 algum dia...

 :ok:
Opa, aqui tem uma em 5.6 e o fundo está bem desfocado...
Tudo questão de saber o que fazer...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #82 Online: 07 de Janeiro de 2014, 17:51:45
Opa, aqui tem uma em 5.6 e o fundo está bem desfocado...
Tudo questão de saber o que fazer...

Ah sim, com uma 135mm. O problema é desfocar o fundo desse jeito com uma 35mm em f/5.6, não rola. Só se colar a objetiva no rosto da noiva, rsrs. Daí às vezes me bate a vontade de ter uma 35/1.4...

Por outro lado, eu estava pensando em trocar a minha 100/2.0 por uma 100/2.8 macro, porque em 100mm o fundo também desfoca uma beleza mesmo em f/4 ou f/5.6. Então os f/2.0 não fariam tanta falta assim nesse ponto específico (desfoque de fundo).


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #83 Online: 09 de Janeiro de 2014, 00:16:48
Vou tentar dar meus 2 cents... Lentes claras são difíceis de usar! Simples assim. Essa tua lente clara (50 1.8 II) tem um AF terrível, que erra muito a posição em 1.8, e tem uma nitidez meio ruim abaixo de 2.8! Lentes como a 24-70 L (f/2.8) também não são perfeitas, e têm uma nitidez que não é das melhores na abertura máxima (f/2.8), sendo que eu prefiro usar a partir de f/3.5 para portrait.

Mas cara, lente clara é o bicho se souber usar. Tive a 85/1.2L por uma época, e usava em 1.2 e 1.4 bem tranquilo, sem perder foto!!! Vai de muito treino e análise de composição. DOF curto tá aí para deixar foto mais bonita, mas fácil fácil deixa mais feia também (se não souber usar). Abraço!

Uma benção. Alguém entendeu o que eu quis dizer.  (me referindo aos primeiros que comentaram que me chamaram de ineficiente em meus conhecimentos  :worship:)
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #84 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:14:35
Uma benção. Alguém entendeu o que eu quis dizer.  (me referindo aos primeiros que comentaram que me chamaram de ineficiente em meus conhecimentos  :worship:)

Só pra complementar: já foi comprovado que essa lente 50mm f/1.8 II da Canon tem sua nitidez máxima em f/4.

Errar o foco com ela acontece mesmo, mas aí continuo falando o que foi dito no inicio: falta estudo.

E quando falo que falta estudo é estudar a lente, entender como ela foca, quanto ela demora pra focar e tudo o mais.

E voltar pros livros nunca é uma ofensa.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #85 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:48:34
Só pra complementar: já foi comprovado que essa lente 50mm f/1.8 II da Canon tem sua nitidez máxima em f/4.

Errar o foco com ela acontece mesmo, mas aí continuo falando o que foi dito no inicio: falta estudo.

E quando falo que falta estudo é estudar a lente, entender como ela foca, quanto ela demora pra focar e tudo o mais.

E voltar pros livros nunca é uma ofensa.

Abcs

Concordo plenamente... Estudo é fundamental!!! Muita gente sai errando foco com lente clara por falta de estudo e treino, mesmo.

Falta muito estudar o equipamento, como disseste, Dimmi. As lentes claras de baixo custo são utilizáveis wide-open, sim (como o caso da cinquentinha II), mas é o que a galera falou: tem que saber usar. E também tem que saber produzir depois (pois dependendo da ampliação que se vai dar, é fundamental uma melhoria de nitidez e contraste, entre outras coisas, nas fotos feitas com ela bem aberta).

Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!