Autor Tópico: Impressões da Nikon D600 por um ex-nikon e atual dono de 6D  (Lida 4451 vezes)

Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2013, 10:56:26
A coisa está equilibrada, sim. QUalquer máquina que vc pegar hoje vai lhe dar ótimas fotos.
Mas com relação à disposição do ISO, desculpe, mas a Nikon implementou bem melhor. É que não é só o iso auto que vc seta com um giro apenas. No outro dial voce especifica o limite do auto iso. Ou seja, sem entrar em nenhum menu, eu ativo ou desativo meu auto e ainda seto qual o limite mínimo dele pelos dials.
Mas isso nem é o que me faz sentir falta dos controles da d600. É mais a impossibilidade de colocar o botão DOF para fazer fotometria spot. Isso já me ferrou algumas vezes em trabalhos, já que na canon eu tenho ou que entrar na tela de modificações ou apertar o botão de fotometria e mudar pra spot. Não da pra fazer sem tirar o olho do visor enquanto vc está tirando aquela foto contra a luz de um casal se beijando: Gente.. segura o beijo rapidinho que eu vou mudar a fotometria!

O negócio é que eu prefiro a qualidade de imagem da canon. Não adianta. Toda vez que vou pra nikon, sinto saudade.

Deve ser mais simples na Nikon, mas na 5d eu gasto menos de um segundo pra colocar em iso auto, na Nikon deve ser 1/4 de segundo.

Lembrando que não preciso parar em cada posição de iso e ficar apreciando os dígitos, posso rolar o dial de uma vez só para a esquerda.

Enfim, se isso chega a ser uma desvantagem, então a coisa tá equilibrada.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Dezembro de 2013, 11:38:26
A coisa está equilibrada, sim. QUalquer máquina que vc pegar hoje vai lhe dar ótimas fotos.
Mas com relação à disposição do ISO, desculpe, mas a Nikon implementou bem melhor. É que não é só o iso auto que vc seta com um giro apenas. No outro dial voce especifica o limite do auto iso. Ou seja, sem entrar em nenhum menu, eu ativo ou desativo meu auto e ainda seto qual o limite mínimo dele pelos dials.
Mas isso nem é o que me faz sentir falta dos controles da d600. É mais a impossibilidade de colocar o botão DOF para fazer fotometria spot. Isso já me ferrou algumas vezes em trabalhos, já que na canon eu tenho ou que entrar na tela de modificações ou apertar o botão de fotometria e mudar pra spot. Não da pra fazer sem tirar o olho do visor enquanto vc está tirando aquela foto contra a luz de um casal se beijando: Gente.. segura o beijo rapidinho que eu vou mudar a fotometria!

O negócio é que eu prefiro a qualidade de imagem da canon. Não adianta. Toda vez que vou pra nikon, sinto saudade.

Uma pena essa falta de ergonomia da 6D em pontos cruciais. Na 5d eu tenho o botão de preview de dof super bem posicionado e posso atribuir outras funções a ele e a outros botões! incluindo fotometria e modos de medição.

A questão do iso automatico é decisão particular do fabricante, levando em conta o perfil do usuário, a Canon não achou isso importante pra todo mundo, deveria ter nas câmeras como d600 e 6d pelo perfil do usuário, muitos não sentem falta alguma disso, como eu, inclusive eles retiraram isso da Nikon DF, você tem que entrar no menu pra habilitar iso automatico. Eles acham que o usuário de uma câmera dessas não vai fazer questão de ter iso automatico na palma da mão.

Aliás, há pouco tempo atrás nenhuma câmera tinha iso automatico.

Uma coisa que acho importantíssima e não abro mão, é deixar o iso inteiro, sem os interpolados, 100, 200, 400, etc. Tem câmera que não vem com isso. E é irritante ter que passar por todos os passos pra chegar no iso que vc quer. Se eu não me engano a d600 é assim.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 11:42:09 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 24 de Dezembro de 2013, 12:52:35
A diferença entre as duas é o sistema de foco, muito melhor na Nikon, e a ergonomia - que é absolutamente pessoal.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Dezembro de 2013, 13:35:45
A diferença entre as duas é o sistema de foco, muito melhor na Nikon, e a ergonomia - que é absolutamente pessoal.

É absolutamente verdade. E nem é uma questão de marcas, eu, por exemplo, adoro a ergonomia da 5d é não gosto muito da 6d. É uma questão de preferência pessoal, parece que a 5d foi feita pra mim.

Já o foco da mark2 era péssimo. O da Mark 3 é fantástico.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2013, 13:37:21 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 24 de Dezembro de 2013, 13:44:52
É absolutamente verdade. E nem é uma questão de marcas, eu, por exemplo, adoro a ergonomia da 5d é não gosto muito da 6d. É uma questão de preferência pessoal, parece que a 5d foi feita pra mim.

Já o foco da mark2 era péssimo. O da Mark 3 é fantástico.
Esse foco da MkIII é melhor do que o da D800/D4!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Dezembro de 2013, 16:07:05
Esse foco da MkIII é melhor do que o da D800/D4!

É quase impossível não existir vantagens e desvantagens ao compararmos equipamentos. A câmera perfeita sempre vai ser fictícia resultante das melhores qualidades de cada câmera real.

Então temos que esquecer de buscar a câmera perfeita e nos contentarmos com a câmera ideal para nós no momento, sempre respeitando que outro colega pode fazer outra escolha que para ele seja a ideal no momento.



Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2013, 23:48:01
Engraçado é que o melhor foco que eu já vi até hoje é da minha nikon J1. Sem brincadeira.. fenomenal.

É quase impossível não existir vantagens e desvantagens ao compararmos equipamentos. A câmera perfeita sempre vai ser fictícia resultante das melhores qualidades de cada câmera real.

Então temos que esquecer de buscar a câmera perfeita e nos contentarmos com a câmera ideal para nós no momento, sempre respeitando que outro colega pode fazer outra escolha que para ele seja a ideal no momento.
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 25 de Dezembro de 2013, 00:35:06
Tudo é questão de gosto. Vou pedir pro meu amigo pra eu ficar 1 semana inteira com a D600 para poder avaliar com mais justiça. Pra mim, se existem duas câmeras DSLRs próximo do perfeito, são a D800E e a 5D3, aliás essa última, só faltou retirar o filtro AA.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 25 de Dezembro de 2013, 02:12:34
Engraçado é que o melhor foco que eu já vi até hoje é da minha nikon J1. Sem brincadeira.. fenomenal.

A OMD é dita como uma câmera de bom foco. Mas outro dia meu filho estava brincando com um pião daqueles cheios de leds, no escuro total, eu achei que daria uma foto legal, peguei a OMD e nada dela focar aquele troço, nem com a melhor objetiva fixa. Fiquei cabrero, peguei a 5D3 e ela focou de longe em um milésimo de segundo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 25 de Dezembro de 2013, 03:27:13
Tudo é questão de gosto. Vou pedir pro meu amigo pra eu ficar 1 semana inteira com a D600 para poder avaliar com mais justiça. Pra mim, se existem duas câmeras DSLRs próximo do perfeito, são a D800E e a 5D3, aliás essa última, só faltou retirar o filtro AA.

Há pouco tempo atrás eu li posts parecidos com este dizendo que câmeras como Nikon D2X e Canon 5D estavam próximas da perfeição.

A sua afirmação é correta, só que quando lançarem as próximas gerações de câmeras, a perfeição mudará de lugar. Passaremos a considerar imprescindíveis funcionalidades que nem passam pela nossa cabeça hoje.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #25 Online: 25 de Dezembro de 2013, 06:43:40
Para o que eu uso, a D3s é perfeita! Foco rápido e preciso, corpo selado, excelente tracking, 9fps, arquivos de tamanho honesto, bom DR, e um desempenho ISO fenomenal.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #26 Online: 25 de Dezembro de 2013, 08:09:49
A coisa está equilibrada, sim. QUalquer máquina que vc pegar hoje vai lhe dar ótimas fotos.
Mas com relação à disposição do ISO, desculpe, mas a Nikon implementou bem melhor. É que não é só o iso auto que vc seta com um giro apenas. No outro dial voce especifica o limite do auto iso. Ou seja, sem entrar em nenhum menu, eu ativo ou desativo meu auto e ainda seto qual o limite mínimo dele pelos dials.
Mas isso nem é o que me faz sentir falta dos controles da d600. É mais a impossibilidade de colocar o botão DOF para fazer fotometria spot. Isso já me ferrou algumas vezes em trabalhos, já que na canon eu tenho ou que entrar na tela de modificações ou apertar o botão de fotometria e mudar pra spot. Não da pra fazer sem tirar o olho do visor enquanto vc está tirando aquela foto contra a luz de um casal se beijando: Gente.. segura o beijo rapidinho que eu vou mudar a fotometria!

O negócio é que eu prefiro a qualidade de imagem da canon. Não adianta. Toda vez que vou pra nikon, sinto saudade.

uma boa sugestão p/ fazer pros caras do magic lantern essa de usar o botão do preview p/ mudar a fotomoteria.

aliás, já instalou? algumas funções dele ajudam com as bisonhices da canon (não que a nikon não tenha as suas, e nem firmware hack existe pra elas rsss)

abs


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #27 Online: 25 de Dezembro de 2013, 08:12:27
A OMD é dita como uma câmera de bom foco. Mas outro dia meu filho estava brincando com um pião daqueles cheios de leds, no escuro total, eu achei que daria uma foto legal, peguei a OMD e nada dela focar aquele troço, nem com a melhor objetiva fixa. Fiquei cabrero, peguei a 5D3 e ela focou de longe em um milésimo de segundo.

tem coisas que só um espelho e um sistema de foco dedicado fazem por você  :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:37:29
Para o que eu uso, a D3s é perfeita! Foco rápido e preciso, corpo selado, excelente tracking, 9fps, arquivos de tamanho honesto, bom DR, e um desempenho ISO fenomenal.

Eu não preciso mais que uma 5D clássica. Só uso a 5D3 por alguns mimos que ela me proporciona. Mas se não existisse eu estaria até mais feliz.

Quando mais os produtos evoluem, mais insatisfeitos os consumidores ficam, é um fato.