Autor Tópico: Pilotos de aviao mal acostumados com automacao  (Lida 951 vezes)

C R O I X

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Online: 24 de Dezembro de 2013, 12:45:26
Parece que nao, mas eu vejo semelhanca com o que acontece na fotografia:


06/12/2013


Pilotos que não pilotam


A habilidade dos pilotos para fazer os aviões voarem por controle manual está em um limite negativo crítico porque eles confiam demais nos sistemas automatizados de voo.

A conclusão estarrecedora é de um relatório sobre segurança aérea, encomendado pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) e que vazou para a imprensa.

Com base em relatórios de incidentes feitos voluntariamente pelos pilotos envolvidos, dados sobre acidentes e relatos de observadores nas cabines em mais de 9.000 voos, o relatório constatou que alguns pilotos mostraram-se "relutantes em intervir" com os sistemas automatizados ou desligá-los em situações de risco.

Segundo o relatório, treinamento ruim e falta de experiência de voo manual significam que alguns pilotos não têm nem o conhecimento para manter-se atualizados com as mudanças nos sistemas automatizados, nem as habilidades manuais para assumir o controle do avião quando os computadores de voo falham.

Isso pode ajudar a explicar uma série de acidentes recentes em que aviões da Colgan Air, Air France e Asiana Airlines caíram depois que os pilotos não conseguiram manter uma exigência aerodinâmica básica: a velocidade suficiente para manter o avião no ar.


Dependência tecnológica


Os sistemas automatizados de voo em questão abrangem toda a gama de auxílios computadorizados de voo, incluindo o piloto automático e o controle automático de velocidade e de aterrissagem.

Os computadores das cabines também executam verificações de segurança que garantam, por exemplo, que a asa do avião sempre ataque o fluxo de ar no ângulo adequado para produzir sustentação.

Mas o relatório da FAA descobriu que os pilotos podem ficar "viciados" na automação - e que essa dependência deve ser combatida com treinamento e reciclagem.

Uma das razões é que os problemas podem acontecer quando os pilotos acreditam que os parâmetros de voo estão sendo mantidos automaticamente quando, por alguma razão, eles não estão.

No acidente da Asiana, em São Francisco, em julho, por exemplo, os pilotos pensaram que o acelerador automático estava acionado, quando ele não estava. Isso fez a velocidade diminuir, fazendo o avião estolar e cair.


Carros sem motoristas e aviões sem pilotos


Os sindicatos dos aeronautas ainda não foram ouvidos acerca das recomendações.

Afinal, desligar os sistemas automatizados de voo significa uma responsabilidade pessoal do piloto que deve se basear na avaliação que ele próprio faria, em situação de pressão, sobre um sistema desenvolvido por centenas de profissionais.

E, como o próprio relatório reconhece, os pilotos não recebem treinamento para isso.

De outro lado, pesquisadores envolvidos com a automação da aviônica ficam, é claro, do lado dos seus próprios sistemas.

"A mensagem a ser passada aos passageiros é que a automação avançada tornou os voos significativamente mais seguros, por isso não devemos jogar fora o bebê com a água do banho," disse Mary Cummings, engenheira de automação de voo do MIT, ouvida pela revista New Scientist.

"Os programas de treinamento dos pilotos podem ser melhorados, mas provavelmente a principal mudança prática que precisa ser feita é garantir que a própria automação seja altamente confiável," defendeu ela.

De forma bastante interessante, esta é a abordagem exatamente oposta à que as autoridades estão adotando para a aprovação de testes com carros que andam sem motorista.

No caso dos carros, tudo o que se exige é que um motorista humano esteja sempre pronto para assumir o controle se - ou quando - a automação falhar.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=pilotos-perderam-capacidade-pilotar-manualmente-avioes


dondon

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Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2013, 13:02:40
A diferença é que nenhum leigo compra um 737, coloca no automático verdinho e sai voando por aí! rs

[]s


C R O I X

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Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2013, 18:04:35
Ainda bem.


AFShalders

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Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2013, 18:25:25
Isso foi algo muito comentado pela própria FAA. Antes da era fly-by-wire e gps, o piloto e o navegador tinham que saber muito bem o que fazer, principalmente em voos de longo curso. Em 1940-50 então nem se fala, atravessar o atlântico exigia muita competência. Sair de Los Angeles e ir até Honolulu era quase uma sacramentação em pilotagem.

No caso do AF447 da Air France que caiu, todo mundo culpou o tubo pitot, mas havia como saber a velocidade pelo GPS e se o aviao estava subindo ou descendo simplesmente pegando aquela prancheta com uma correntinha e usando como prumo. O problema foi causado pelo pitot, mas a queda por pilotos completamente mal treinados, e o próprio BSA chegou a esta conclusão.

Eu cruzo o Atlántico de uma a 2 vezes por ano. Me dá calafrios quando vejo pilotos novos, sinceramente.


C R O I X

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Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2013, 19:03:27
Economicamente pilotos se formando mais rapido aprendendo a voar no automatico e tendo menos treinamentos eh mais atraente, ate que um aviao caia.

Por outro lado os acidentes com avioes ainda sao menores do que acidentes com elevadores, ou carros... Provavelmente pq existem muito menos avioes no ceu do que elevadores na terra e carros nas ruas...


dondon

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Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2013, 19:14:07
Pra quem gosta do tema, vale assistir esse documentário da série "May day" da NG.

http://www.youtube.com/watch?v=RIl8BRhb-nM

Um belo exemplo de pilotagem competente.

No mais, tenho a impressão que esse problema entre pilotos e seus sistemas automáticos é muito mais cultural do que questão de (in)competência. A política da aviação atual manda que pilotos confiem em seus equipamentos e não em sua sensibilidade/instinto, e o trabalho do piloto é puro condicionamento, não dá para culpar esse ou aquele piloto por "não ter assumido o controle a tempo" em um momento crítico.

[]s


Mike Castro

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Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2013, 20:23:02
Isso acontece o tempo todo, com vários assuntos.
Tenho um amigo, ele tinha um Audi com ESP, ABS e mimimi, tração quattro e todo aqueles gueri-gueris de auxílio.
O carro foi pra revisão, e ficou um tempo, sem peças, etc... Coisa de uma semana.
O cara, usando o carro reserva da família, um Vectra sem sequer ABS, foi viajar pra Curitiba do mesmo jeito que ia com o Audi, kkkkkkk

Se esborrachou no meio da serra, perto de Ortigueira, paosekaposekaseok