Autor Tópico: [PROJETO] Mesa Still - PVC  (Lida 14610 vezes)

ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 26 de Dezembro de 2013, 06:32:15
E ae pessoal beleza, estou aqui para iniciar meu projeto de mesa STILL caseira de PVC, que como todos sabem não é novidade por aí a fora,
 basta dar uma rápida pesquisada no google que se encontram vários projetos de mesa Still caseiras de madeira, caixa de papelão e a famosa pvc.

 Então me inspirei em alguns conceitos vistos que irei colocar abaixo e depois o qual escolhi para seguir
Aqui abaixo estão os modelos que me chamaram a atenção e me inspirei neles:

 
 Esse eu não tinha visto antes com a possibilidade de usar luz quente
 
 O mesmo com fluorescente
 
 O esquema das lâmpadas fiz escolhi fazer igual a este
 
 
 A armação fiz quase idêntica a essa, só coloquei dois braços nas laterais postarei mais abaixo
 


 os materiais que usei foram:

 1x cano pvc 2,5 de 5m (já tinha)
 14x conexões em "T" R$14,00
 6x conexões "joelho" R$6,00
 4x tampinhas para fim de cano R$4,00
 2x reatores de 20W duplos R$13,50 cada
 4x lâmpadas fluorescentes de 10w R$4,20 cada
 8x rabichos tubulares R$0,42 cada
 8x abraçadeiras R$0,75 cada
 2x plugues de tomada R$5,00
 2x lâmpadas dicróicas R$ ? (irei adicionar ao projeto depois)

 todos os outros materiais fita isolante fios estilete etc eu já tinha.
 Bom chega de enrolação, vou colocar as imagens que tirei durante o processo:

 Cano de 5 metros de 2,5 usado para fazer a estrutura
 

 Cortei tudo com serra de arco e usei um locktite pois estava difícil encaixar nas conexões
 

 Fiz a medida da armação para encaixar certo com o tamanho da lâmpada, tentei fazer a armação menor possível
 


 Na parte de trás vou colocar dois braços para colocar duas lâmpadas nas laterais se for necessário
 

 Apetrechos que vou usar
 

 Armação pela metade, só montei para ver se ia dar jogo, e deu, só falta acertar o esquadro depois que passar a fiação elétrica e montar todos os canos
 
 
 Furação feita para passar o rabicho Tubular das lâmpadas
 
 
 
 
 Fiação que irei ligar a lâmpada lateral (fio marrom) e fase e neutro do reator que vai ficar deste lado (fios brancos)
 
 
 
 Furação feita na base pela qual será passada os fios de força para as 4 lâmpadas fluorescentes do teto e das 2 das laterais

 


 Rabichos e presilha da lâmpada
 


 
 
 Os dois plugs de força das lâmpadas do teto e da lateral que serão independentes, ainda não decidi se irei colocar chave liga/desliga para eles, por enquanto vou deixar direto no plug
 
 
 
 Resultado parcial até agora base e teto
 
 
 Galera queria muito pedir a opinião de vocês
críticas e sugestões serão muito bem vindos
 eu me inspirei nos projetos que vi na internet e tentei melhorar alguns pontos que encontrei possibilidade de melhoria
 e acredito que assim com eu enxerguei nos outros acredito que enxergarão no meu também
na verdade é essa a intenção de compartilhar aqui, para que possam enxergar e que eu não vi.
 
 Opinem.
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2013, 08:45:03
Eu usaria lâmpadas incandescentes, que permitiriam um controle de potência com potenciômetros (ou variando a distância), ou ainda flashes dedicados. Um mini estúdio portátil que tenho tem mini refletores com lâmpadas spot incandescentes (e gel azul para deixá-las brancas):
http://www.amazon.com/Portable-Lighting-Electronics-Collectables-DSLR-A850/dp/B002P4NDJE
Este acima pareceria mais com o que estás construindo. Mesas de still costumam usar acrílico leitoso como fundo infinito, que pode ser iluminado por baixo para fotos do produto "flutuando no branco".
JVc.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2013, 14:21:15
O problema de meses com canos acima da base é que se tirar fotos de coisas refletivas marca o objeto. Todas as minhas fotos still hoje são dentro de tenda e os objetos sobre uma prateleira de vidro, uso rebatedores para dar ou tirar brilho, com iluminação atrás da tenda as fotos já saem com fundo estourados, no vidro saem sem sobras. Nunca consegui resultados próximos nas minhas mesas still.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2013, 14:29:58
Eu não perderia tempo com essa traquitana.

Compra dois cavaletes baratos, um tampo de vidro, uma placa de acrílico branco. Prenda a placa com grampos no tampo de vidro e deixa ela apoiada na parece, se necessário aparafuse uns batentes na parede pra diminuir o raio da curva.

Vai ter resultados melhores que a gaiola.

Cada objeto pede um tipo de luz, uma posição, a mesa limita isso e a foto nunca sai ideal. Pelo menos os resultados que eu vejo de objetos fotografados em mesas de luz, na maioria dos casos são horrendos.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, 14:31:33 por Claudio Rombauer »


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2013, 18:33:51
beleza galera, de início vou deixar ela aberta para testar só com as lâmpadas e o fundo infinito
vou pegar uma placa de Poliestileno branco de 1.5mm para fazer a base e o fundo
as iluminações laterais vão ser móveis e de soquete, portanto poderei trocar as lampadas por incandescentes quando necessário, talvez coloque até um potenciômetro como o amigo comentou
como vou colocar placa de PS poderei colocar uma lâmpada separada por baixo para iluminar tambem.
obrigado pelas sugestões e dicas, pois quanto mais melhor.

mandem mais sujestões :ok:
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2013, 22:53:55
Eu não tive a intenção de ser rude quando falei pra desistir da "traquitana", vou explicar melhor.

Acho válida a experiência, e louvável todo o esforço em construir a engenhoca. Eu gastei uma fortuna em uma mesinha da mako e usei muito pouco. Está desmontada no porão do meu estúdio.

O principal problema que vejo nesses exemplos do início do post é que, para fotograar produtos e objetos, é imprescindível que tenhamos liberdade para movimentar o plano das placas luminosas, é raríssimo o caso onde elas ficando todas paralelas e fixas obtemos a melhor luz. As vezes precisamos afunilar, as vezes abrir, aproximar e distanciar.

Por isso defendo a mesa aberta, com o fundo infinito variável e com a adição de placas leitosas de acrílico ou lightforms, que podem ser mantidos de pé através de pequenos suportes. Variar a superfície é importante também. Uso muito o acrílico preto que reflete a luz e dá sombras fantásticas, vejam o resultado (este fundo infinito é inteiro preto):
http://500px.com/photo/2563190

O fundo preto permite que eu estoure a luz azul, crio a nuance com o branco e preservo as sombras escuras. A dica está abaixo da mangueira, ela jamais ficaria com aquela sombra escura. Esta foto sai assim da camera.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, 22:57:50 por Claudio Rombauer »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2013, 09:55:55
Ganhei uma lightbox bem feita com caixa de papelão, fundo infinito e jogo de luzes em 3 pontos muito bem construída, mas como o Claudio falou, para determinados produtos a caixa é um limitador, você tem que se adaptar a ela. Se eu fosse fotografar produtos novamente, também iria querer algo com mais espaço onde você não precisa ficar escolhendo o melhor ângulo para não pegar a caixa.