Autor Tópico: Dúvida na Compra  (Lida 1732 vezes)

francinefri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Online: 26 de Dezembro de 2013, 20:55:46
Boa noite pessoal!!
Como a maioria das pessoas q abrem topicos novos, tb sou nova no mundo da fotografia e estou escolhendo minha primeira câmera. Li alguma coisa na internet sobre alguns modelos... mas é dificil para um leigo saber realmente qual é o melhor modelo.
Vou usar para bater fotos de dia-a-dia e aproveitar para aprender a fotografar.
Quero uma câmera com zoom e que eu possa brincar com suas funções também. A principio estou entre esses três modelos: Panasonic FZ60, Nikon L820 e Nikon P520. O que vocês acham? Algum outro modelo que me indicam? Pretendo pagar até uns R$1.300.

Obrigada!!  :) :) :)


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2013, 21:40:14
Vou antecipar alguns comentários que provavelmente vão lhe oferecer nessa faixa que indicou (R$ 1.300,00). Pois, é um valor onde se encaixam muitas câmeras, tanto as que indicou (que, com exceção da Panasonic FZ60, estão uma categoria abaixo), quanto outras que podem lhe oferecer muito mais munição pra fazer seus disparos (Nessas se enquadram as DSLRs de entrada, as Mirrorless, as superzoom mais potentes).

Como pode ver, esse valor que indicou lhe abre uma gama às câmeras que vendem marca e marketing (vide Nikon P520 e Sony HX300), como também pode lhe oferecer ótimas câmeras de lentes intercambiáveis (pode-se trocar de lente) como a Sony Nex F3 (ótima mirrorless), ou as DSRLs de entrada como a Canon T3 já com uma lente de kit 18-55, Nikon D3100 ou até a D3200.

Também pode ver as Superzoom, câmeras de lente fixa (não intercambiáveis) que lhe permitem alcançar vários níveis de fotos, com uma qualidade muito boa, ainda que inferiores às DSLRs (devido ao tamanho de seus sensores de imagem). Essas têm a vantagem justamente de não precisar carregar várias lentes e lhe permitem uma gama de zoom impraticável nas DSLRs (afinal não é qualquer um que anda por aí com uma lente de 600mm - algo comum nas superzoons).

De qualquer forma, as câmeras supracitadas são de ótima qualidade e preços semelhantes.

Vou compartilhar um pouco de minha experiência, que na época, tinha um orçamento parecido com o seu para minha primeira câmera dotada de controles manuais. Quando pesquisei, vi exatamente essas câmeras nas prateleiras (panasonic FZ60, Nikon P520, Canon SX50HS (a escolhida é essa!), Sony HX300, Fuji SL1000 e Panasonic FZ150. Todas com pequena variação de preço (a Panasonic FZ200 e a Fuji HS50 estavam mais caras).

Nessa vasta gama, optei pela Canon SX50HS que no meu ponto de vista, é a mais equilibrada das câmeras, ganha-se em zoom (que me interessa muito) e mantém boa qualidade nas fotos com zoom intermediário em ISOs mais altos (nessa categoria de câmeras, ISO 1000 já pode ser considerado alto). Ainda vem com display giratório e sapata para flash externo. Também é a que mantém a melhor qualidade de imagem no sensor, pois manteve-se fiel aos 12 megapixels e não se vendeu ao marketing como as outras, a exemplo das gigantes Nikon com a P520, a Sony com a maioria dos modelos, a Fuji com a SL1000 (essa tem ressalvas, por conta de seu processador que faz um trabalho memorável).

Resumindo, hoje sou feliz proprietário de uma câmera de grande marca, grande zoom e boa qualidade.

Agora, quem pode definir a compra é você. Se puder, vá em uma loja e sinta a câmera (veja se o zoom lhe atende, a qualidade do material, a pegada, o viewfinder (aquele 'olhinho'), veja se lhe agrada. Também estude cada modelo e veja os comentários tanto nos fóruns de usuário quanto nos sites técnicos por ex. dpreview.com é uma das referências mundiais.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, 21:54:14 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


francinefri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2013, 21:56:44
Muito obrigada pela sua resposta!! a hora que entrei nesse forum vi muitos tópicos falando super bem da Canon SX50. Acho que vai ser essa sim...

 ;)


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2013, 13:16:14
Muito obrigada pela sua resposta!! a hora que entrei nesse forum vi muitos tópicos falando super bem da Canon SX50. Acho que vai ser essa sim...

 ;)

Assim, ela é uma boa câmera.
Mas também tem seu Calcanhar de Aquiles, e esse é muito criticado na maioria dos fóruns quando comparada com sua principal rival de época (a Panasonic FZ200).

Digo isso, pois muitas pessoas, na comparação com a Pana, colocam justamente sua maior limitação: a abertura da lente (f/3.4 a f/8). Esse 'f' que consta como 3.4 é o resultado obtido pela máxima captação de luz que a lente pode oferecer. E, quanto mais próximo de f/1, maior é a capacidade de clareamento nas fotos com pouca iluminação.

O problema é que para conseguir esses valores tão sonhados, as fabricantes precisam de lentes maiores, mais pesadas e, consequentemente, mais caras. Pois, não é um fator de tecnologia ou softwares, mas o próprio material empregado (a lente, ou melhor, as lentes!).

Por isso, a diferença entre a Panasonic FZ200 e a Canon SX50 é tão grande. Enquanto a FZ200 se vangloria com uma objetiva que consegue alcançar 600mm a f/2.8, a SX50 em 600mm no máximo consegue um f/5.6. Isso é suficiente para que uma foto em um 'romântico' restaurante à luz de velas fique realmente impraticável com a Canon.

Por outro lado, a Canon consegue tirar fotos de longo alcance com mais precisão devido ao seu megazoom de 1200mm ópticos (sem a necessidade de cortes ou tratamentos digitais). E isso é muito divertido em lugares bem iluminados como praças abertas durante o dia, grandes jardins, praias, montanhas... Isso tudo ainda mantendo boa qualidade no resultado final (claro que precisa saber operar o equipamento e, se tiver um tripé a disposição também auxilia em situações mais difíceis, onde precisa reduzir a velocidade de captura pra compensar a falta de fator 'f' da lente)
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2013, 13:46:01
Veja um exemplo do que estou falando:
Essa foto, precisei reduzir a velocidade e aumentar o ISO pra compensar a falta de luminosidade da lente (também fiquei quase como uma estátua viva por meio segundo!) :shock:


ISO= 800 ; Fator 'f'= f/3.4 ; exp= 1/2s
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2013, 13:48:29 por marotomt »
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


francinefri

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:12:04
Obrigada!!! entendi o que você quer dizer... mas ainda sim, continuo com a preferencia da Canon SX50. A ansiedade pela compra me mata, mas o medo de errar na compra também!!
Essa semana quero decidir e divido minha mais nova experiência... O fato é que, com tudo que tenho lido e aprendido, já estou adorando esse mundo fotográfico.
Próximo passo é aprender a usar a camera e fazer um curso básico de fotografia... rsrsrs


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2014, 19:35:16
Se sua opção é por uma superzoom não irá errar na compra da SX50, é uma das principais e mais confiáveis.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/