Autor Tópico: Review tendenciosos  (Lida 5709 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Agosto de 2006, 10:31:02
Amigos,

Acabei de comparar as imagens deste review em situações indoor sem flash em iso 100, 400 & 800 e sinceramente é incontestável a superioridade da F30. Vocês podem fazer o retrabalho que quiser e como quiser, pois os detalhes perdidos com a quantidade de ruído na SD700 são irrecuperáveis.

http://img232.imageshack.us/img232/1869/iso1001nh9.jpg

http://img242.imageshack.us/img242/5972/iso4001zr5.jpg

http://img242.imageshack.us/img242/4015/iso8001hf0.jpg


Quanto a imagem da casa (outdoor), eu achei as imagens muito semelhantes, com vantagem da SD700 pelas cores mais vivas, apesar da menor latitude e nitidez.

Eu tô começando a achar que não são os reviews que estão sendo tendenciosos....hehehehe.

Valeu
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 10:51:57 por lfedersoni »


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #16 Online: 21 de Agosto de 2006, 12:49:29
Citar
Pessoal,

Eu tentei melhorar as imagens da SD700 para deixar com mesmo nível de nitidez e ruído, com relação a Fuji F30 e não consegui nada nem ao menos próximo da F30.

Pois quando eu cheguei nos mesmos valores de ruído, a nitidez ficou extremamente baixa.

Vocês poderiam postar as suas fotos para minha comparação?

Eu cheguei a ver uma série de reviews sobre a F30 e em todos os testes houve unanimidade no quesito nitidez x ruído.
No mesmo nível nunca vai chegar, mas também existe uma diferença considerável de densidade.

Porém eu consegui resultados parecidos, agora estou no trabalho, mas quando chegar em casa eu mostro as imagens.

Concordo com o que o Roberto Almeida disse, a Fuji realmente tem um ótimo tratamento anti-ruído, acho que de longe o melhor entre qualquer câmera, porém não é nada que um Photoshop não resolva.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Philos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Agosto de 2006, 13:36:39
Eu fiz o teste, e dá pra perceber que, embora realmente o CCD Fuji seja mais sensível, ele não faz milagres. A imagem da F30 em ISO alto, embora com pouco ruído direto da câmera, perde em detalhes, e com um bom tratamento, mantendo uma parte do ruído monocromático e sem suavizar muito, a SD700 fica com resultado semelhante, o que somado ao IS me parece mais interessante, por não ficar toda hora fotografando em ISO alto.

fiz um tratamento rápido no Neat Image, na imagem da Canon, e, mesmo sem muito capricho nem experiência (usei o modo básico, e não os milhões de regulagens do modo avançado):

http://xs205.xs.to/xs205/06341/iso400.JPG

http://xs205.xs.to/xs205/06341/iso800.JPG

Claro que com o tratamento, recompressão na edição (colei a imagem tratada por cima da antiga no lado da SD700), etc. a qualidade cai.

Mesmo assim, percebo que:

1) a imagem da F30 também tem ruído e sinais de trtamento de ruído.

2)A Canon me parece ter mais detalhes.

O ruído monocromático que sobrou ajuda a definir, não deixando aquela impressão de "foto (mal)tratada no photoshop", com pele de plástico. Quando impressa, não fica ruim (como fica redução visível de ruído e o próprio ruído colorido). Parece grão de filme.

Por favor não leve amal, só estou abordando de outra forma a questão.

Acho que todo mundo aqui dá uma tratadinha na imagem como "pós-produção", o que somado as outras qualidades da SD700 (que vão desde o IS até o tamanho...), me parecem configurar uma melhor opção.

Não sou fã das Canon, mas no caso da SD700, me parec que é realmente a melhor opção de câmera "social".
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 13:37:37 por Philos »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #18 Online: 21 de Agosto de 2006, 13:53:25
Outra coisa. Algumas pessoas são meio xiitas e parecem não entender que o melhor equipamento é aquele que nos atende melhor. Evidentemente que o ruído de uma F30 está melhor em relação a Sony T9, mas antes a vantagem da Fuji era enorme, agora nem tanto. De que adianta uma câmera com esse ISO se o usuário busca uma cam realmente pequena, ou no caso da SD700 um ISO 800 usável mais IS que dispensária o flash muitas vezes, sem falar que possuí um range mais longo (35-140) e lente melhor. A Fuji F30 é excelente, mas para mim não serviria, quero uma câmera decente mas que caiba no bolso. Se precisar andar com cases e pochetes, saio logo com a D50.

 :stop:  
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 13:55:33 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Agosto de 2006, 13:56:05
Philos,

O que você fez, eu também acredito que melhore o incômodo do ruído, porém não tem como negar a perda significativa de detalhes, isso acontece pois a técnica utilizada por qualquer redutor de ruído é a eliminação de detalhes.

Por isso que a melhor forma de um tratamento de ruído ser eficaz é iniciarmos com imagens primitivas com grande resolução real, e para isso a tecnologia SCCD fica um passo a frente.

Mas para mim existem uma série de vantagens da SD700 com relação a F30, principalmente o tamanho compacto do corpo e o estabilizador de imagem. Cabe ao consumidor optar por isso ou pela melhor qualidade de imagem em situações desfavoráveis de iluminação.

Eu apenas lhe falo uma coisa, eu tô de saco cheio de pegar a minha Casio Z500, que cabe dentro da minha carteira, e quando eu chego por exemplo numa festa a noite, eu tiro umas duzentas fotos e depois eu percebo que nenhuma prestou....é frustrante.
 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:11:07
Gustavo,

Concordo totalmente com você, inclusive para responder ao tópico, eu acho que devemos ler os reviews sim, mas em primeiro lugar devemos olhar para o nosso coração (isso não somente para máquinas fotográficas) e entender o que realmente ele está querendo, depois disso precisamos ser um pouco mais técnico e listar tudo aquilo que desejamos de um equipamento e determinar os pesos de cada item e comparar todos os concorrentes do mercado e depois disso avaliar se o seu bolso é capaz de pagar aquilo que você escolheu.

Eu por exemplo, quando vou escolher um determinado produto para comprar, eu crio involuntariamente uma antipatia pelas marcas líderes de mercado, eu não sei porque mas mesmo quando as líderes de mercado conseguem ter produtos melhores do que a concorrência, eu normalmente não compro delas (pura loucura).

 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #21 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:20:24
Eu até compraria a SD700, acho ela mais interessante, mas o fato das Sony estarem vindo com 3 anos de garantia me tentou. Pronto, agora misturei mais ainda.
Nikon/Panasonic Gear


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Agosto de 2006, 14:56:49
Gustavo,

Eu acho as Sony linha T (óptica interna) interessante também, porém eu achei as lentes um pouco escuras demais, eu acredito que foi a solução encontrada para permitir um corpo bem Slim com lentes verticais. Eu acredito que você será obrigado a subir um step de iso para manter a mesma velocidade de obturação da SD700. Isso pra mim seria um fator importante na escolha, além de achar a construção do corpo e dos botões de baixa qualidade (subjetivo).

Obs. Me parece que todas as marcas que tem Cam com ópticas internas, a abertura maior fica na casa dos F3,3, eu acho.


 


vicente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #23 Online: 21 de Agosto de 2006, 15:00:44
Bem, tenho uma pergunta, qual o mercado das compactas? A resposta, amadores quem nem sabem o que é tratamento de ruído. Eles querem as fotos prontas quando apertam o botão, então a melhor câmera pra esse mercado é a que dá isso. O site que faz o review não pode e nem deve ao fazer um review de cãmera ficar aplicando tratamento em imagem, isso teria lugar em review de software que seja próprio pra isso, mesmo porque cada foto é uma foto diferente e como se aplica em cada  tratamento (exposição, cor, contraste, NR, etc.) varia. Um workflow que tenha tudo pronto não vai dar o melhor resultado. Se isso fosse fácil alguém já teria feito uma action que você aplicaria em todas as fotos igualmente.
A idéia é que se tenha a foto pronta, se uma câmera dessas gera um foto que pode ser MUITO melhorada com pós processamento tem alguma coisa no seu firmware não está bem programada.
Sites que produzem reviews são de valor inestimável para os consumidores. Eles podem até ser políticos e tentar não ferir suscetibilidades mas em geral nos dão informações importantes na tomada de decisão na compra de um produto. Se eles são pagos ou não somente pelos banners ou pelos próprios fabricantes que sujeitam seus produtos aos testes não tenho como inferir.
Lembro, o mercado dslr é completamente diferente do mercado P&S, as exigências são outras.
Um abraço


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #24 Online: 21 de Agosto de 2006, 15:14:33
Bitcho, mas aí é relativo, exemplo, a Canon e a Fuji são mais claras em wide, algo como F2.8 conta 3.3 da Sony, isso não dá bem nem meio ponto, por outro lado em tele que é mais importante a luminosidade, a Sony é F4.4 conta 5.6 da Canon, praticamente um ponto a mais.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2006, 15:20:18 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #25 Online: 21 de Agosto de 2006, 15:22:44
Citar
Bem, tenho uma pergunta, qual o mercado das compactas? A resposta, amadores quem nem sabem o que é tratamento de ruído. Eles querem as fotos prontas quando apertam o botão, então a melhor câmera pra esse mercado é a que dá isso. O site que faz o review não pode e nem deve ao fazer um review de cãmera ficar aplicando tratamento em imagem
Disse tudo  :thmbup:
Não discordo das observações do pessoal quanto às possibilidades de aplicar um Noise Ninja ou Neat Image em quaisquer imagens... Mas atualmente os fabricantes que conseguem os melhores resultados com as fotos saindo direto da câmera, é que se destacam. Ah, e olha que a Fuji aparentemente não é nenhuma potência em termos de tecnologia de processador. A tão falada tecnologia da Sony, veja só, resulta em câmeras até mais lentas e de tratamento menos eficaz (e quantos compradores de compactas Sony sabem usar o Photoshop de fato?). Outro dia fui a um show com um amigo, e fiquei brincando com a Sony W50 dele. É um modelo novo, lindo, é fininha e tem um visor enorme, além de um acabamento muito bonito. Mas é terrivelmente lenta. Eu ia checar se a foto não havia tremido depois de fazê-la, e via uma porção de artefatos de NR já em ISO 160 (essa câmera tem valores quebrados de ISO em modo automático). Concordo com o que o Gustavo disse, mas e essas câmeras nas mãos de um leigo, ou quem só quer apertar o botão e já imprimir, já postar na net? Em algum ponto a Fuji acertou, seja no tratamento, seja no sensor. Quanto a "endeusar" uma tecnologia, com certeza não é bom, maaas dentre tantos fãs de tecnologia, é normal alguma empolgação com novidades.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Philos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Agosto de 2006, 16:33:58
Não nego esse aspecto. O que acho é que do NOSSO ponto de vista (pessoas que usam pós-tratamento, regulagens manuais, etc. acho que a SD é mais negócio.

Pra começar, a Fuji não é ultra-compacta, o que a põe em outra categoria. Na categoria compacta tem várias câmeras que tornariam a vida dela difícil. Eu por exemplo, estou de olho na nova Panasonic LX2, que apesar da palhaçada de socar 10 MP no sensor, ele não é tão pequeno (1/1.65"), o que o torna menos condensado que os novos 7 MP em 1/2.5" (absurdo..). Tem controles manuais completos, RAW...Se o ISO400 for como o da SD700 tá ótimo.

São dois pontos importantes:

1) Na categoria supercompactas a SD700 é de longe a melhor opção atualmente, com IS, zoom 4X e ISO400 usável (tendo ainda o ISO800 para "emergências"). O preço é justo, já que há máquinas piores (como as Sony T,  e as Nikon S) na mesma faixa).

2) A F30 é uma das melhores opções entre as compactas, mas não tem uma liderança tão clara, pois nem só de fotos noturnas vive o fotógrafo, e em outros quesitos há máquinas melhores.

Particularmente estou atrás de uma prosumer, provavelmente usada, como uma Canon G6 ou uma Panasonic LC1, coisa boa (no Ebay se acha barato e cheias de acessórios, bateria extra, filtros... Talvez a nova Panasonic LX2, dependendo do preço. Vamos ver como ela se sai...no ruído em ISO alto :laughing:  (no resto sei que será ótima).  


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #27 Online: 21 de Agosto de 2006, 16:48:03
Citar
Não nego esse aspecto. O que acho é que do NOSSO ponto de vista (pessoas que usam pós-tratamento, regulagens manuais, etc. acho que a SD é mais negócio.

Exatamente. Aposto que aqui a minoria quer imagem pronta. No frigir dos ovos, em conjunto, a SD leva essa. Realmente, a minoria da minoria vai viver de iso 800 e imagens prontas.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #28 Online: 22 de Agosto de 2006, 07:40:59
bom galera


eu sempre vejo reviews e tal...leio o que posso..mas o melhor e que eu posso ver nas lojas daqui do japao(e mais algumas pessoas da comunidade) temos todos os modelos a disposição para manusear...todos mesmo..ligados..um do lado do outro..

e posso garantir...a F30 é super pequena.....alias é do tamanho de muitas compactas que se julgam pequenas...se for para analisar "tamanho/beneficio"..ah..dificil tirar da F30...dificil...para ganhar dela vai demorar um pouco..

agora falando de tratamento...acho que se for julgar uma foto tem que ser sem tratamento..do jeito que sai da maquina...jpeg e boa...se formos para tratar toda foto ninguem se preocuparia em determinado sensor..e sim somente em resistencia fisica e lente...só isso... todo mundo compraria qualquer maquina porque existe o photoshop que vai "consertar/arrumar" qualquer anomalia na foto...

nisso nenhuma NIKON teria problema em ter ruido em ISO alto e a CANON nao se preocuparia a arrumar o excesso de magenta e falta de textura(em alguns casos)que é perceptivel...

photoshop é bom!! mas nao pode servir de muleta para corrigir uma imperfeição da camera.....o photoshop existe para sabermos que a camera tem imperfeiçoes!

abraço


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 22 de Agosto de 2006, 08:45:20
Inclusive sabendo que a F30 tem maior resolução real, latitude e menor ruído real que a Sd700, será muito melhor o resultado após um tratamento no Photoshop.

Eu por exemplo, gosto de ficar mexendo em uma ou outra foto, mas eu acho muito incômodo ir numa festa, tirar umas 100 fotos e depois ficar umas 04 horas na frente de um computador, eliminando ruído destas 100 fotos, por pura limitação da própria máquina digital.

Eu também acho que a Canon Sd700 é o melhor custo benefício de uma compacta, mas isso se, a qualidade de imagem não for o fator mais importante para o consumidor.

No meu caso a 01 ano atrás o fator tamanho do corpo era tão ou mais importante que a qualidade de imagem, com isso acabei comprando uma Casio Z500 que é extremamente pequena e com boa qualidade de imagem para situações de boa luminosidade, porém ela me deixou frustrado em situações de baixa luz, pois o ISO 200 dela é praticamente inutilizável. Depois desta experiência, para a minha próxima compra o fator resolução real, latitude e ruído real esta pesando muito mais do que tamanho do corpo.

Ou seja, deveremos ter cuidado em dizer que um ou outro produto é o melhor custo benefício do mercado, pois o benefício está totalmente vinculado com a prioridade de cada consumidor.