Autor Tópico: Review tendenciosos  (Lida 5680 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #45 Online: 24 de Agosto de 2006, 10:38:38
Citar
Dessa forma o meu conceito de boa foto não é aquela que não exige PS, porque qualquer bom fotógrafo irá submeter sua criação a uma adequação à sua linguagem no momento da revelação digital (mesmo porque hoje não trocamos o filme para adequar o que deixa mais ainda essa função para o processo final de revelação), a boa foto é aquela que me dá máximas opções e é isso que as câmeras tentam ser hoje, o mais amplas possível.

É claro!

E o bom fotógrafo é o que clica já antevendo o que precisará fazer na foto depois.

Conto nos dedos as fotos que fiz em filme que não precisam de nenhuma correção. Pode ser mínima, a maioria das vezes é muito pouca, mas sempre há algo que pode ser ENFATIZADO por uma mudança no contraste ou no brilho pelo menos. Nem estou contado aqui fotos digitais, pois essas não "existem" antes da conversão, e a conversão já é uma ênfase.

ENFATIZAR não é a mesma coisa que corrigir.

ENFATIZAR, como bem disse o Leo, foi sempre o diferencial dos fotógrafos de antes, que não apenas dispunham de conhecimento técnico (em sempre) mas, principalmente, dispunham de laboratórios e laboratoristas sofisticados, enquanto a maioria se virava na esquina.

Sobre o comentário do Leo sobre as Fuji, ele mesmo lembra que sempre enfatizei as grandes possibilidades das Fujis EM RAW. Em JPEG não gosto, embora tenha fotos aproveitáveis aqui no meu HD.

O desempenho das lentes é discutível, pois a mesma lente usada no sensor da s5000 continua em uso na s5200, portanto a Fuji supõe que a lente entregue resolução suficiente para o sensor mais denso. Eu diria sobre as lentes o seguinte... Variam muito de desempenho conforme a proximidade do assunto. São fantásticas para retratos e um tanto deficientes para paisagens. Isso caracteriza lentes projetadas para uso principal em tele. Em tele e retratos, a s7000 entregava mais detalhamento do que obtenho na 300D.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 10:42:59 por Ivan de Almeida »


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #46 Online: 24 de Agosto de 2006, 12:54:42
Citar
Bom já mostrei isso em números umas trocentas vezes, teve usuário que já postou nesse post provas em números tbm..
Mas já que vcs gostam de comparar com a incrível precisão e predisposição que o olho tem para ver o que quer, aqui tem cenas controladas para comparar.
A700 - ISO 400 - http://www.imaging-resource.com/PRODS/A700.../A700LL4004.HTM

A700 - ISO 800 - http://www.imaging-resource.com/PRODS/A700.../A700LL8005.HTM

F30 - ISO 800 - http://www.imaging-resource.com/PRODS/F30/.../F30LL08005.HTM

F30 - ISO 400 - http://www.imaging-resource.com/PRODS/F30/.../F30LL04003.HTM

Quem gosta de informações de verdade ainda pode rodar o imatest nos quadros de resolução, ele dará um resultado irreal (não vai dar a resolução real do equipamento e sim a resolução distorcida pela dimensão da exposição), mas a distorção será a mesma, então serve para efeito comparativo.

Isso porque eu disse 1 ponto, mas na verdade a distância real está em quase 1.5 ;)

Para quem não tem o software olhe a fusão das linhas no resolution chart, elas dão uma idéia de quem está consrugindo resolver mais informação.
Claro que você está considerando a diferença de resolução e tamanho dos sensores né? E que tal comparar com a A620, que tem sensor com praticamente a mesma densidade da F30? Eu até faria isso, mas estou no trabalho, sem Photoshop. Sim, claro que eu usaria Photoshop, pois a Canon trata bem menos as imagens.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #47 Online: 24 de Agosto de 2006, 13:52:07
Pessoal, que tal mudar a briga (que já encheu o saco) de melhor câmera pra câmera que mais me agrada? acho que assim todo mundo ficaria mais feliz.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 25 de Agosto de 2006, 09:25:59
É impressionante a diferença de qualidade, por máquinas de preços tão similares.

Por isso que eu sempre desconfio das marcas líderes de vendas...

Vocês podem perceber na história recente, que países, marcas e produtos que são líderes em qualquer seguimento, em algum momento relaxam demais e permitem o crescimento dos concorrentes emergentes.