Autor Tópico: Review tendenciosos  (Lida 5696 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 19 de Agosto de 2006, 20:37:54
Olá pessoal.

Uma coisa que eu tenho percebido, e que ficou clara após eu ler o review da F30 no DPReview, é que esses sites são extremamente tendenciosos.

Eu estava vendo a comparação entre a F30 e a SD700, e batendo o olho na foto da SD700 eu ISO 800, a primeira coisa que eu pensei foi "esse ruído some fácil fácil". Não deu outra, fui no Photoshop, brinquei um pouco com o Noise Ninja, e consegui resultados bem próximos ao da F30. Aliás eu arrisco dizer que se não fosse pela vantagem do tamanho do sensor, a SD700 estaria bem à frente no quesito ruído. E com uma grande vantagem: como a redução dela é bem mais baixa, dá pra tratar legal no Photoshop, ao contrário da F30.

Mas então eu pergunto: por que os reviews não mencionam essas coisas? São tendenciosos mesmo, ou apenas ignoram o fato de que pós-processamento existe e melhora significativamente as fotos?

Aliás a única vez que eu vi um review fazendo algo desse tipo foi o da FZ30 no DCResource, onde eles usaram o Neat Image se não me engano.

Isso é só um exemplo, às vezes também principalmente no DPReview eles colocam duas fotos absurdamente diferentes lado a lado, e ele coloca algo como uma "diferença sutil".

Achei até engraçado nesse comparativo da F30 contra a SD700, nas palavras do próprio review: "It doesn't take a professional reviewer to be able to see the superiority of the Super CCD sensor at ISO 800". Ou seja, o cara além de tendencioso é arrogante.

Bom, mas o que vocês acham, é paranóia minha ou os reviews são ruins mesmo?

Abraços,

Ricardo
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2006, 20:52:38
Se fosse a favor da Canon eu até entenderia. Agora sendo a Fuji a beneficiada sinceramente não acredito.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2006, 21:03:21
Ricardo, é por aí. Vou contar um caso parecido. Apesar de eu não gostar de Sony, ando maluco por uma Sony T9 para câmera alternativa. Comecei a pesquisar, ontem peguei uns samples do Steves, a clássica foto dos M&M's, em ISO 400 da Fuji F10, F30 e Sony T9 (pois precisava de uma foto igual para poder comparar). Num primeiro momento vc percebe alguns artefatos de NR na imagem da T9. Passei um Neat Image com a opção de remover apenas metade do ruído mais fraco, mantendo mais detalhes, ficou limpa a imagem. A imagem da Sony já pareceu melhor que as da Fuji. Mas pensei, tem que ter algo errado, a Sony tem que ter perdido detalhes. Ai fui para o canto das imagens onde aparece um relógio, fácil de comparar os detalhes, e a surpresa, a Fuji sem nenhum tratamento, em ISO 400 saído da câmera, tinha INDISCUTIVELMENTE menos detalhes que a Sony após um tratamento com redutor de ruído, os números por ex., eram muito mais nítidos. Considerando que a Sony tem estabilizador e é do tamanho de um cartão de crédito é um grande mérito. Quem quiser conferir, faça o teste.

Não arriscaria dizer que os reviews andam tendenciosos para a Fuji, mas acho importante - como em tudo - manter a visão crítica e não ir atrás dos outros. Testar. Comparar você mesmo. Achei essa SD700 uma câmera e tanto, já havia comentado em outro tópico, e agora a T9 com um design realmente cool, bem carinha, mas compensada pelos 3 de garantia da Sony, estabilizador, rápida, boa a noite, e um ISO decente com boa nitidez, muito pequena,... acho que vou comprar uma.

PS: Só achei ambas muito caras, caras mesmo, mas se satisfizerem.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2006, 21:10:59 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2006, 21:09:00
Eu honestamente nem olho essas comparações de sites, a questão é pegar e ver se me agrada, só isso.

Afinal alguém tem que bancar os rewiews, quem será que faz isso?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2006, 21:12:15
Eu olho, Alex... infelizmente a gente mora no Brasil. Você ainda tem sorte pq tem acesso a muita coisa em SP, mas boa parte das minhas compras decidi pela Internet para pedir de fora por amigos. Então eu acho reviews muito importante como um ponto de partida e dirimidor de dúvidas, mas definitivamente não podem ser donos da nossa decisão.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2006, 21:12:35 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2006, 21:18:02
Citar
Eu olho, Alex... infelizmente a gente mora no Brasil. Você ainda tem sorte pq tem acesso a muita coisa em SP, mas boa parte das minhas compras decidi pela Internet para pedir de fora por amigos. Então eu acho reviews muito importante como um ponto de partida e dirimidor de dúvidas, mas definitivamente não podem ser donos da nossa decisão.
Morar em SP é um saco, mas tem suas vantagens. Em um encontro fotográfico é muito fácil achar alguém que tenha a mesma câmera que vc deseja, e então pode-se fazer um teste na hora......muito melhor que qualquer review de site.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2006, 21:19:16
Eu fiz o teste, realmente a imagem melhor muito com o redutor. Mas eu não sou muito fã dessa série, acho que hoje a melhor ultracompacta do mercado é sem dúvida alguma a SD700, que também tem IS, além de ISO 800 usável.

Alex, eu concordo com o Gustavo, é complicado manipular as câmeras pessoalmente pra escolher. Eu comprei a minha baseado unicamente em reviews, e não me arrependi nem um pouco. Eu só não costumo levar em conta opiniões dos reviewers, eu apenas vejo os dados técnicos e as fotos de exemplo, que falam por si sós.

PS: quanto vai demorar para o Leo vir aqui defender a F30?  :laughing:  
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2006, 21:22:26
De uns tempos pra cá eu só leio essas coisas pra ter informações técnicas. E pulo a parte dos testes. Quando quero uma foto vejo as que os usuarios do flickr (www.flickr.com/groups/NOME_DA_CAMERA/pool) e dos foruns fazem.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2006, 22:04:04
Guss, a questão é que as vezes damos muito mais valor aos rewiews do que a outros fatores, por isso que não os leio, São Paulo tem suas vantagens sim, mas lembrando de algo que vc disse a algum tempo atrás, o material tem que agradar a mim.... e esse é o maior problema.

Mais seguro é apenas buscar as imagens e comparar pra ver se te agrada ou não, as comparações se fossem menos subjetivas seriam muito mais proveitosas, mas em todos, por mais objetivos que pareçam sempre trazem uma carga forte de "paixões" e "patrocínios" de quem escreve.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2006, 22:57:47
Citar
Eu honestamente nem olho essas comparações de sites, a questão é pegar e ver se me agrada, só isso.

Afinal alguém tem que bancar os rewiews, quem será que faz isso?
Apesar de gostar da marca, EU acredito que a Sony hehehehehehe!!!!
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2006, 23:24:12
Acho que ela ta gastando dinheiro a toa, então, pois a primeira coisa que os reviewers supostamente comprados deveriam fazer era comparar as imagens da Sony com as da Fuji e provar que o sensor não é essa Babilônia toda, mas sim o tratamento que é mais interessante (relativamente, eis que exista quem prefere ter mais controle sobre o pós-processo).


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 20 de Agosto de 2006, 23:48:58
E outra, não levantando a bola da Sony, mas alguns fatos:

- Dpreview faz pouquissimos reviews de Sony, a série T por exemplo, nenhuma nunca foi feita, já Fuji e Canon ele não falha uma, meio difícil então receber 'jaba' da Sony;
- Fale-se mal da Sony, mas justiça seja feita tbm, o maravilhoso sensor da D50 é Sony, algumas inovações interessantes são Sony, olhem essa T9, o tamanho da cam com uma lente não-extensível, boa, mais clara que a concorrência e estabilizada.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2006, 23:49:31 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2006, 08:39:30
Pessoal,

Eu tentei melhorar as imagens da SD700 para deixar com mesmo nível de nitidez e ruído, com relação a Fuji F30 e não consegui nada nem ao menos próximo da F30.

Pois quando eu cheguei nos mesmos valores de ruído, a nitidez ficou extremamente baixa.

Vocês poderiam postar as suas fotos para minha comparação?

Eu cheguei a ver uma série de reviews sobre a F30 e em todos os testes houve unanimidade no quesito nitidez x ruído.

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2006, 08:57:25
Os reviews são importantes para ler-se a descrição do equipamento, observar as fotos, etc, mas eles não dispensam nosso senso crítico. É sempre importante verificar o que comparam, como comparam, pois não são comparações isentas.

 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2006, 09:05:51
Pessoal,

Saiu o review da F30 no Imaging-Resource, ou seja, em um dos mais elogiados por aqui.

Veja o link abaixo.

http://www.imaging-resource.com/PRODS/F30/F30A.HTM