Autor Tópico: Primeiro click de uma flor  (Lida 984 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 27 de Dezembro de 2013, 22:10:38
Pessoal, não sou muito de fotografar detalhes da natureza, mas como peguei uma Pentacon a pouco tempo, acho que vale o aprendizado.
Segue para visita e comentários.


Primeira de uma flor por ElderWalker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2013, 22:13:06
Elder,
não fosse aquele borrão branco no canto direito, ganharias 10 com estrelinhas.
 :ok:


fernando.beiramar

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 703
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2013, 22:20:28
bela foto! tenho essa lente tb ...

que abertura usou?

uma coisa que percebi é que o foco cravou mais nas pétalas da esquerda, talvez uma abertura um pouco menor o foco pegaria todas as pétalas  :ponder:

no mais, a foto está muito boa!  :clap: :clap: :clap:
NEX F3 | Canon T3i | Praktica ... e mais algumas lentes ...

Flickr:Fotos

500px:Fotos


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2013, 22:27:34
Elder,
não fosse aquele borrão branco no canto direito, ganharias 10 com estrelinhas.
 :ok:

Obrigado pela visita e pela observação. Eu até pensei em passar um pincel de ajuste nessa parte, mas, particularmente, gostei do efeito.

bela foto! tenho essa lente tb ...

que abertura usou?

uma coisa que percebi é que o foco cravou mais nas pétalas da esquerda, talvez uma abertura um pouco menor o foco pegaria todas as pétalas  :ponder:

no mais, a foto está muito boa!  :clap: :clap: :clap:

Valeu! Se não estou enganado estava tentando todas em 2.8, inclusive é o que ficou registrado no exif. Maaasss, pode ser que tenha esquecido de fechar o diafragma nessa foto propriamente dita, já que tentei algumas vezes a mesma captura!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2013, 23:17:07
Obrigado pela visita e pela observação. Eu até pensei em passar um pincel de ajuste nessa parte, mas, particularmente, gostei do efeito.

Valeu! Se não estou enganado estava tentando todas em 2.8, inclusive é o que ficou registrado no exif. Maaasss, pode ser que tenha esquecido de fechar o diafragma nessa foto propriamente dita, já que tentei algumas vezes a mesma captura!

Uma Pentacon com adaptador numa T4i só dá as informações que estão registradas no chip, no caso de um adaptador EMF. No caso de um adaptador normal com chip as informações são as do defalt. Normalmente essas aberturas são de 1.4, 1.8 ou 2.0.  No seu caso parece que a adaptador é um EMF e a abertura de 2.8 que aparece no EXIF é o abertura que está registrado no chip como abertura máxima. Independente da abertura que você utilizar para fazer a foto, vai sempre aparecer a abertura registrada. No seu caso, 2.8. Como a abertura máxima da Pentacon é 1.8, pode-se fazer a mudança para esta abertura. Pode-se também alterar a distância focal da lente ( no seu caso não precisa, porque já está como 50mm) e fazer o micro ajuste do foco.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2013, 11:18:55
Uma Pentacon com adaptador numa T4i só dá as informações que estão registradas no chip, no caso de um adaptador EMF. No caso de um adaptador normal com chip as informações são as do defalt. Normalmente essas aberturas são de 1.4, 1.8 ou 2.0.  No seu caso parece que a adaptador é um EMF e a abertura de 2.8 que aparece no EXIF é o abertura que está registrado no chip como abertura máxima. Independente da abertura que você utilizar para fazer a foto, vai sempre aparecer a abertura registrada. No seu caso, 2.8. Como a abertura máxima da Pentacon é 1.8, pode-se fazer a mudança para esta abertura. Pode-se também alterar a distância focal da lente ( no seu caso não precisa, porque já está como 50mm) e fazer o micro ajuste do foco.

Nakinha, obrigado pela dica. De fato, não conheço muito de adaptadores nem de lentes manuais: esse é o meu primeiro brinquedo neste estilo. Mas se serve para esclarecer, tenho outras fotos com registros diferentes de abertura. No mesmo dia, tenho fotos em 1.8, 2.0 e 2.8 gravados no exif. Pensei que, utilizando o modo manual, ficaria gravado no exif aquele valor que eu determinasse na câmera. Até porque, a velocidade sempre bate com a que foi setada na câmera, porque não o mesmo com a abertura?
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2013, 12:06:02
Prezado greatwalker,
eu não sou nenhum "expert" em matéria de adaptadores, mas pelo que eu sei, existem 4 tipos de adaptadores:
1- Adaptador sem chip de confirmação de foco.
2- Adaptadores com chip de confirmação de foco.
3- Adaptadores com chip de confirmação de foco que você pode ajustar a abertura de 1.4 ou 1.8 até 4.0 (2ª geração)
4- Adaptadores com chip de confirmação de foco que você pode ajustar a distância focal, abertura máxima e micro ajuste de foco. São os chamados EMF ( 3ª geração).

O seu adaptador está mais para o da 2ª geração. Caso você fotografe no Modo Av (Prioridade de abertura) fica gravado no EXIF a abertura que você determinou na câmera, até a abertura 4.0, e a velocidade que a câmera utilizou. Existe um comentário a respeito da utilização deste tipo de adaptador e que seria muito útil para você. Vou ver se acho e depois eu posto aqui.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2013, 13:11:26
Po, nakinha, muito obrigado pelo link. Vou estudar melhor essa questão de como configurar o adaptador. Nem fazia ideia disso, achava que era só plugar e usar...
Eu estou fotografando em modo manual, fazendo a fotometria com a lente já na abertura que eu quero, e setando o mesmo valor de abertura na câmera. Por isso achei que ficaria gravada a abertura que eu setei na câmera, independentemente do chip. O que poderia acontecer é que, por vezes, poderia ter esquecido o botão A/M e a lente voltado para a abertura máxima!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C