Autor Tópico: Mercado japonês em 2013...  (Lida 1678 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Janeiro de 2014, 12:25:18
Interessante artigo no Sony Alpha Rumours (http://www.sonyalpharumors.com), sobre as vendas de mirrorless e DSLR no Japão em 2013: basicamente, o mercado deles mostrou preferência pela NEX 5R e pela EOS-M nas sem espelho, e pela Canon T3i e Nikon 3200 nas DSLR. É claro que isso apenas por curiosidade para nós, pois são percentuais sem considerar os segmentos de consumidor... Vendas apenas...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2014, 14:25:40
Aqui está a lista das mais vendidas no final de novembro.

http://bcnranking.jp/category/subcategory_0008.html

Alguns fatos são interessantes, como a T3i que parece ter se tornado para a Canon o que a D90 foi para a Nikon, sendo a câmera mais vendida acredito que desde o seu lançamento, mesmo tendo opções mais modernas a disposição. Também surpreende a posição da 70D e D7100 que alcançaram posição significativa mesmo com pouco tempo de lançamento e da 6D, que mesmo sendo de outra categoria continua inserida, em volume de vendas, junto com câmeras mais simples, vendendo mais que a maioria das mirrorless APS-C e m4/3.

Entre as mirrorless, domínio absoluto da Sony com a linha NEX, ficando as m4/3 de custo mais baixo logo atrás. E o inexplicável - pelo menos para mim - volume de vendas da EOS-M. Presumo que muito destas vendas são de pessoas que estão comprando uma segunda ou terceira câmera e optaram por um sistema que os permite aproveitar o set de equipamentos existente.

Mas o Japão é um mercado bem peculiar e embora as vendas não fiquem muito diferentes do que no geral, em alguns locais essa estratificação pode ser bem diferente.

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2014, 14:29:34 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2014, 21:12:06

..Entre as mirrorless, domínio absoluto da Sony com a linha NEX, ficando as m4/3 de custo mais baixo logo atrás. E o inexplicável - pelo menos para mim - volume de vendas da EOS-M. Presumo que muito destas vendas são de pessoas que estão comprando uma segunda ou terceira câmera e optaram por um sistema que os permite aproveitar o set de equipamentos existente.

Mas o Japão é um mercado bem peculiar e embora as vendas não fiquem muito diferentes do que no geral, em alguns locais essa estratificação pode ser bem diferente.

Analisando a tabela de vendas da BCNranking  nao se observa, "em absoluto",  o dominio das NEX da Sony.  O que vemos  é a NEX-5R aparecendo em primeiro lugar em vendas no periodo jan/novembro 2013,  seguida de perto pela EOS-M e PENs (nao estao computados os lançamentos recentes). Em termos de vendas totais de mirrorless, que abarca 40%  do mercado japones,  a dianteira esta com a Olympus com 29,1%, seguida pela Sony com 26,4%, Panasonic 14,2%.. e Canon com 9,25% com sua EOS-M. Certamente um mercado importante para esses fabricantes, mas provavelmente menos do que o  mundial. Apesar das DSLR APS-C manterem o ritmo de crescimento por lá, os  indices indicam muito interesse pelas mirrorless também. Exigiria analises mais aprofundadas  para saber se as vendas estão mais diretamente relacionadas à preços competitivos de certos modelos ou a outros fatores como marketing do produto ou institucional,  preferencias técnicas e/ou outras qualidades objetivas dos produtos.  Marcas e produtos de qualidade que são, pode-se esperar que a massa dos consumidores são direcionados pela aparente (ou não) relaçao custo/beneficio. Entretanto, em mercados comprovadamente exigentes tecnicamente como nos Estados Unidos, produtos caros como a EM-1 tem ocupado os primeiros lugares de vendas entre mirrorless, desbancando as muito mais economicas NEX da Sony, como podemos conferir, por exemplo,  pelo ranking da Amazon.. http://www.amazon.com/Best-Sellers-Electronics-Compact-System-Cameras/zgbs/electronics/3109924011/ref=zg_bs_nav_e_3_281052


« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 21:13:47 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2014, 21:22:28
Acho natural a nex vender bem, é esperado que seja a mais vendida, afinal é ótima e muito barata.

O que me assusta são duas coisas, a EOS M vender bem depois de ser considerada mico por tantas e tantas pessoas, e as vendas da em1, apesar do preço elevadíssimo pra uma m43. Então é um mercado que está mesmo se fortalecendo, em resumo, muita gente ta de saco cheio de levar peso.

Aqui no br ainda anda devagar a coisa, entre os amadores sem informação as mirrorless ainda não chegaram, estou a uma semana em gramado e resolvi prestar atenção nas câmeras das pessoas, já que praticamente todos carregam uma no pescoço, vi muitas e muitas canons DSLR de entrada, provavelmente t3i, e em menor número DSLR Nikons de entrada. As compactas a maioria sony e não vi nenhuma nex, muito menos m43.

Aliás aconteceu uma coisa engraçada, estava fotografando minha família e pedi pra um rapaz que estava com uma 60d para que ele nos fotografasse usandoa  minha omd, ele perguntou, "não quer que eu fotografe com a minha e mande a foto por email?", ou seja, definitivamente não botou fé no tamanho da minha pobre câmera.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2014, 23:48:36
A EOS M é do tipo "ame ou deixe-a" mas a cultura e gosto deles é diferente.

Interessante esse ranking.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:32:49
O que eu acho mais interessante nisso tudo, e também indicativo da força das marcas, é o desprezo da Olympus e da Panasonic pelo o nosso mercado. Nikon, Canon, Sony e agora a Fuji mostram o compromisso, afinal Copa e Olimpíadas estão aí, mas essas duas MFT não dão a mínima. Os respectivos websites para o Brasil são uma tristeza e realmente não tem nada a ver. Me lembro qdo tentei vender meu equipo MFT um ano atrás (Pana GH2 e lentes porretas como a 12-35 f/2.8) e ninguém quis comprar, ao final passei na seção de usados da B&H em NY e converti tudo em Canon. Liquidez zero...

Hoje uso minha NEX-6 para coisas rápidas, a 70D para viagens mais elaboradas e meu iPhone 5S para "selfies"(nada melhor, pois o sensor pequenino dá enorme prof. de campo).

Abraço
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 12:35:08 por efilho »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:49:45
O que eu acho mais interessante nisso tudo, e também indicativo da força das marcas, é o desprezo da Olympus e da Panasonic pelo o nosso mercado. Nikon, Canon, Sony e agora a Fuji mostram o compromisso, afinal Copa e Olimpíadas estão aí, mas essas duas MFT não dão a mínima. Os respectivos websites para o Brasil são uma tristeza e realmente não tem nada a ver. Me lembro qdo tentei vender meu equipo MFT um ano atrás (Pana GH2 e lentes porretas como a 12-35 f/2.8) e ninguém quis comprar, ao final passei na seção de usados da B&H em NY e converti tudo em Canon. Liquidez zero...

Hoje uso minha NEX-6 para coisas rápidas, a 70D para viagens mais elaboradas e meu iPhone 5S para "selfies"(nada melhor, pois o sensor pequenino dá enorme prof. de campo).

Abraço

Isso é absolutamente verdade. Quem quer investir em mft tem que saber que é um caminho meio sem volta, o melhor mercado pra vender objetivas mft no Brasil provavelmente é este fórum.

Já em termos de liquidez, suporte e assistência técnica, existe uma líder absoluta, e está é a Canon, por isso, independente de ter as melhores câmeras ou não, sempre tem vendido mais que as concorrentes.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2014, 13:47:22
Aliás aconteceu uma coisa engraçada, estava fotografando minha família e pedi pra um rapaz que estava com uma 60d para que ele nos fotografasse usandoa  minha omd, ele perguntou, "não quer que eu fotografe com a minha e mande a foto por email?", ou seja, definitivamente não botou fé no tamanho da minha pobre câmera.

http://youtu.be/fTqxFIpc1j4  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2014, 13:57:58
No Japão e outros mercados asiáticos, as mirrorless fazem um sucesso estrondoso, só que esse sucesso não é repetido na Europa e Américas. Coisas de mercado, eu nunca vou entender direito...

A EOS-M sempre foi o patinho feio das mirrorless, por conta do seu fraco AF. Mas em qualidade de imagem ela sempre foi considerada bem competitiva, e depois da redução drástica de preço, ela virou o jogo nas vendas. Atualmente se paga US$300 pela câmera + EF-M 22/2 STM (diga-se de passagem, uma objetiva surpreendentemente ótima), preço difícil de bater. Acho que o sucesso nas vendas é apenas pelo baixo preço (eu, por exemplo, só comprei por causa do preço).


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2014, 14:25:25
No Japão e outros mercados asiáticos, as mirrorless fazem um sucesso estrondoso, só que esse sucesso não é repetido na Europa e Américas. Coisas de mercado, eu nunca vou entender direito...

A EOS-M sempre foi o patinho feio das mirrorless, por conta do seu fraco AF. Mas em qualidade de imagem ela sempre foi considerada bem competitiva, e depois da redução drástica de preço, ela virou o jogo nas vendas. Atualmente se paga US$300 pela câmera + EF-M 22/2 STM (diga-se de passagem, uma objetiva surpreendentemente ótima), preço difícil de bater. Acho que o sucesso nas vendas é apenas pelo baixo preço (eu, por exemplo, só comprei por causa do preço).

Acho que é muito cultural. Na Europa o market-share das mirrorless encolheu bastante e nos EUA continua estagnado em 10% mais ou menos a muitos anos. Mesmo no Japão, que já chegou por alguns meses a superar a venda de DSLR, caiu para 36%. Difícil saber o que acontecerá com o mercado, tem gente bem pessimista com o futuro das players médias.

http://petapixel.com/2013/12/30/report-claims-nikon-canon-sony-will-survive-smartphone-revolution/

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 14:26:01 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2014, 16:29:57
É realmente estranha essa adoção das DSLR para instantâneos de viagem: estive há pouco em Cape Town e, naquele teleférico porreta cheio de turistas, era um monte de "excuse me" por causa de gente com maioria absoluta de teles brancas e wides pretas esbarrando nos outros (turistas europeus, maioria com Canon). Com câmera pequena tinha eu com a NEX-6, um outro gato pingado com uma Fuji (acho que era uma XE-1) e o resto celular...  :)

Engraçado é que a Fuji chama a atenção, justamente pelo aspecto retrô (controles à mostra). Imagino o chamativo que terá esse monstrengo da Nikon (Df)...  :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2014, 17:01:38
Pessoal adora fotografar e também adora ser visto fotografando, nada melhor que uma tele branca.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:52:58
Pessoal adora fotografar e também adora ser visto fotografando, nada melhor que uma tele branca.
É vero...

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales