Autor Tópico: Dúvidas de iniciante: Quanto cobrar?  (Lida 31203 vezes)

dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 02 de Janeiro de 2014, 12:38:41
Pessoal, vou fazer meu primeiro trabalho.
Como sou inexperiente, peço por favor que me ajudem dando suas opiniões.
Bom, tenho uma NikonD3100 e vou fotografar uma gestante. Vou tirar as fotos, fazer a edição e entregá-las num CD.
Aí vão minhas dúvidas:
1) Devo entregar as as fotos originais + as editadas no CD, ou apenas as editadas?
2) Vou começar com trabalhos apenas à luz do dia, como: batizados, festas de aniversários, ensaios, gestantes e tal. Levando em conta que por enquanto não vou fotografar casamentos (pretendo ter um pouco mais de experiência antes de partir para um evento desse porte), por qual valor mais ou menos devo cobrar por meus trabalhos?
Para 50 fotos editadas gravadas no CD, que preço?
Para 100 fotos editadas e gravadas no CD?
Para 200?
3) (Acho que a minha MAIOR DÚVIDA ) É errado eu cobrar sendo que tiro algumas fotos no modo automático?

Desculpem o incômodo e obrigada aos que colaborarem.  :)


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2014, 13:12:37
Amigo, precisamos de um link com algumas fotos para analisar seu trabalho para assim comentar com mais precisão, mas vamos considerar que sua criatividade é top e tem boa sensibilidade e profissionalismo:

1) Devo entregar as as fotos originais + as editadas no CD, ou apenas as editadas?
Acho que a entrega seria só das fotos selecionadas e tratadas, nem que o cliente insista, pois sua imagem está atrelada ao seu trabalho.
E nada de DVD escrito com caneta projector num saquinho, e sim com capa personalizada e DVD estampado com sua marca.
 
2) Vou começar com trabalhos apenas à luz do dia, como: batizados, festas de aniversários, ensaios, gestantes e tal. Levando em conta que por enquanto não vou fotografar casamentos (pretendo ter um pouco mais de experiência antes de partir para um evento desse porte), por qual valor mais ou menos devo cobrar por meus trabalhos?
Para 50 fotos editadas gravadas no CD, que preço?
Para 100 fotos editadas e gravadas no CD?
Para 200?

Cuidado pois aniversários e batizados podem ocorrer em ambientes com falta de luz significativa para seus trabalhos, eu como um iniciante também, aconselho você criar uma forma de englobar o que seu equipamento oferece, seu diferencial, seu nível de experiência e cuidados para não estuprar o Mercado. Teve trabalhos que fiz considerando tudo isso e o resultado final valeria muito mais do que cobrei, sei lá, eu cobro o preço justo pelo que estou entregando combinado com o equipamento que tenho em mãos, etc...com o tempo vou analisando uma subidinha no preço, conforme meus investimentos em equipamentos e comparando com o que o pessoal entrega e cobra por ai.
Faz este ensaio com a gestante e posta aqui umas fotos para discutirmos mais este assunto. Nunca esqueça também que você é um iniciante e tem momentos que deve-se pensar em ganhar experiência e não dinheiro, pegue umas amigas lindas para fotografar com preço simbólico, quando vc tiver mais experiência em modo manual, tratamento em Raw, lentes etc você vai saber fazer o preço.

3) (Acho que a minha MAIOR DÚVIDA ) É errado eu cobrar sendo que tiro algumas fotos no modo automático?
Depende muito, as vezes num momento onde a foto precisa ser tirada rapidamente sem testes prévios (exemplo: um encontro de 2 personalidades que não se repetirá) eu já joguei no automatico, más não aconselho isso. Para minimizar o prejuízo desta ação, configure sua camera para usar no modo automatico o limite de ISO no 1600 max. Senão a camera vai jogar no 6400 ou mais e no tratamento vc está perdido.

Feliz 2014 e estamos aguardando suas fotos aqui. :assobi:



dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2014, 14:54:16
edugandolfe
Primeiramente, obrigada pelas dicas!  :worship:
Bom, aí estão  algumas das minhas fotografias. Se agora, com as imagens, você conseguir ter uma base de preços levando em conta o meu nível principiante na fotografia, agradeceria se postasse.
E se não for muito incômodo, gostaria de receber alguma crítica construtiva a partir da sua análise :)
Um excelente 2014 a você!!










dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:00:55
Não sei o que falar do quanto cobrar, não é minha área de trabalho.

Mas aconselho a pegar (bem) mais leve na edição das suas fotos, elas estão todas exageradamente pesadas na edição.

[]s


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:16:51
A edição está tão pesada que nem da para saber da qualidade da captura, mas parece bem baixa.

Melhor estudar exposição, profundidade de campo e como tirar o melhor proveito da sua lente. E só depois cobrar, faça alguns trabalho gratuitos mesmo enquanto não consegue um bom resultado, e explica para as pessoas que está aprendendo, quando sentir que esta dominando a câmera e um pouco as composições, ai você começa a cobrar.

Por enquanto eu acho que suas fotos estão bastante "cruas" para um trabalho remunerado.

Tentei escrever de todo jeito sem ser muito ríspido, não me entenda mal, e desculpe se parecer ok.



dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:25:02
Obrigada pelas dicas, pessoal  :ok:
Ainda estou estudando fotografia mesmo, acontece que uma gestante me pediu para tirar as fotos dela.
Seria o meu primeiro trabalho neste ramo.
Levando em conta a opinião de vocês, acho que não vou aceitar, não quero fazer um trabalho meia-boca.
Deve ser melhor me especializar e esperar um pouco mais.


dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:30:14
Futuramente (bem futuramente, rs) postarei novas fotografias aqui e espero melhorar!
Por incrível que pareça, eu ainda não havia percebido o exagero na minha edição. É sempre bom receber umas críticas, assim a gente aprende e CRESCE.  :ok:
Agora, depois de receber a opinião de vocês, é impossível não reparar na imagem "pesada" que a edição deixou minhas fotografias.
Se alguém tiver outras dicas além dessa em relação a edição, agradeço!!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 15:33:57 por dalylamnzs »


dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2014, 15:40:15
A propósito, a edição da última foto também está muito pesada?


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2014, 16:43:20
...acontece que uma gestante me pediu para tirar as fotos dela.
...

Se ela pediu, eu pegaria o trabalho sim. Explicando que você é iniciante e mostrando algumas de suas fotos para ela saber o que esperar, não tem por que não pegar.

O valor realmente é difícil de definir. Se for uma pessoa que você já conhece, eu perguntaria na cara dura: "Não tenho muita base para este tipo de serviço, quanto você está esperando pagar?".

Dê uma ligada nos fotógrafos de gestante da sua região e pergunte (também) na cara dura quanto sai o ensaio. Não precisa se identificar como um possível concorrente, eles recebem esse tipo de ligação o dia todo.

Pra te dar uma base, o ensaio nde gestante da minha mulher foi feito com um fotógrafo bastante experiente, que deu 2 opções:

1 - 30 fotos no CD: 6x de 84,00
2 - 30 fotos no CD + Fotolivro com 20 fotos: 10x de 95,00

Lembre que gestantes, noivas e afins compram muito pelo impulso. Procure oferecer no dia (ou depois) produtos complementares, como fotolivro, pôsteres, porta-retratos, quadros etc. Se conseguir alguns produtos como exemplo vai facilitar a sua venda. (Sim, o fotógrafo deve ser também um vendedor, e dos bons!)

Por último, dê uma pesquisada no Google, coloquei ensaio+gestante+valor e apareceu muita coisa interessante, tipo isto: http://brasil.babycenter.com/thread/141879/pre%C3%A7o-do-book-gestante

Sucesso aí!

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:04:15
Dalila, o tratamento(das pessoas) está muito ruim mesmo !  Duas coisas q estragam uma fotografia são: falta de foco e iluminação incorreta. Vc tentar dar nitidez no photoshop mata a foto, tbm se tentar salvar um jpeg estourado não é uma boa ideia !  As 3 fotos de pessoas q vc postou parecem q foram clicadas ao meio dia . Pessimo horário pra qualquer tipo de fotografia. Mesmo a sombra, o povo tende a semicerrar o olho pela claridade . Ai ficam os pés de galinha e rugas na testa pra corrigir no pós.
     Se for clicar a gestante em externa, escolha um horário após as 16:00 ou se ela acordar cedo,antes das 9:00 . Fica bem tranquilo e um simples rebatedor de isopor já resolve quase tudo. A questão não é vc clicar em automático . Parece q vc não tá acertando o foco ,aí nem photoshop resolve . SE o problema for firmeza no pulso, não tenha vergonha de usar um monopé . Lentes muito baratas tbm tem problemas sérios de nitidez a menos q use aberturas bem fechadas, tipo f16 ou f 22 .  Se for esse o seu caso, abra mao do fundo desfocado e priorize a nitidez .
        Mas resumindo, baseado nessas fotos q vc postou, não deve e não pode cobrar . Encare o desafio como treino, e peça permissão pra usar as fotos como portifolio, em troca cobre apenas os gastos , tipo CD,DVD, Maquiador e deslocamento (gasolina) , só isso !


dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:22:33
Se ela pediu, eu pegaria o trabalho sim. Explicando que você é iniciante e mostrando algumas de suas fotos para ela saber o que esperar, não tem por que não pegar.

O valor realmente é difícil de definir. Se for uma pessoa que você já conhece, eu perguntaria na cara dura: "Não tenho muita base para este tipo de serviço, quanto você está esperando pagar?".

Dê uma ligada nos fotógrafos de gestante da sua região e pergunte (também) na cara dura quanto sai o ensaio. Não precisa se identificar como um possível concorrente, eles recebem esse tipo de ligação o dia todo.

Pra te dar uma base, o ensaio nde gestante da minha mulher foi feito com um fotógrafo bastante experiente, que deu 2 opções:

1 - 30 fotos no CD: 6x de 84,00
2 - 30 fotos no CD + Fotolivro com 20 fotos: 10x de 95,00

Lembre que gestantes, noivas e afins compram muito pelo impulso. Procure oferecer no dia (ou depois) produtos complementares, como fotolivro, pôsteres, porta-retratos, quadros etc. Se conseguir alguns produtos como exemplo vai facilitar a sua venda. (Sim, o fotógrafo deve ser também um vendedor, e dos bons!)

Por último, dê uma pesquisada no Google, coloquei ensaio+gestante+valor e apareceu muita coisa interessante, tipo isto: http://brasil.babycenter.com/thread/141879/pre%C3%A7o-do-book-gestante

Sucesso aí!

Obrigada pelas dicas.  :D
 Bom, ela até conhece as minhas fotos. O problema é que eu tiro mais fotos de paisagens, essas que postei aqui de pessoas são exceções, praticamente as únicas que tenho!
Ela pediu pra eu fotografá-la durante a gestação mas o pedido dela se baseou nas minhas fotos de paisagens/natureza.
Pelo visto, preciso de muito treinamento! Principalmente ao fotografar pessoas, que não estou nada acostumada!
Vou treinar mais!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2014, 17:24:04 por dalylamnzs »


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:28:54
Não sou profissional, nem pretendo ser, mas vou dar minha opinião. Eu não cobraria por algo que eu não sei. Seja bem honesto, diga que seu trabalho provavelmente será inferior ao de um bom fotógrafo.
Por mais que ela tenha te pedido. Sei lá, ela pode se arrepender depois.
Mostre suas fotos para ela, e mostre também as de algum fotografo apelão da região kkk. Só pra ela ver a diferença e entender pq vc está recusando.
Quando me tornar um profissional, em qualquer área que seja, gosto de pensar que serei aquele cara que coloca a qualidade do seu trabalho como algo importante. Não do tipo: se o cliente não se importa com a qualidade, também não vou me importar. Mas enfim, quando eu tinha uns 6 anos achava que hoje seria uma agente secreto...
Deve ser melhor me especializar e esperar um pouco mais.
Certamente.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:29:35
Treina com ela então! Ela ganha um CD de fotos, você ganha experiência e portfolio. Todos ficam felizes.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:31:02
Treina com ela então! Ela ganha um CD de fotos, você ganha experiência e portfolio. Todos ficam felizes.
Sim! De graça pra treinar é uma boa! Oq sair de bom é dela!  :D


dalylamnzs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2014, 17:38:52
Dalila, o tratamento(das pessoas) está muito ruim mesmo !  Duas coisas q estragam uma fotografia são: falta de foco e iluminação incorreta. Vc tentar dar nitidez no photoshop mata a foto, tbm se tentar salvar um jpeg estourado não é uma boa ideia !  As 3 fotos de pessoas q vc postou parecem q foram clicadas ao meio dia . Pessimo horário pra qualquer tipo de fotografia. Mesmo a sombra, o povo tende a semicerrar o olho pela claridade . Ai ficam os pés de galinha e rugas na testa pra corrigir no pós.
     Se for clicar a gestante em externa, escolha um horário após as 16:00 ou se ela acordar cedo,antes das 9:00 . Fica bem tranquilo e um simples rebatedor de isopor já resolve quase tudo. A questão não é vc clicar em automático . Parece q vc não tá acertando o foco ,aí nem photoshop resolve . SE o problema for firmeza no pulso, não tenha vergonha de usar um monopé . Lentes muito baratas tbm tem problemas sérios de nitidez a menos q use aberturas bem fechadas, tipo f16 ou f 22 .  Se for esse o seu caso, abra mao do fundo desfocado e priorize a nitidez .
        Mas resumindo, baseado nessas fotos q vc postou, não deve e não pode cobrar . Encare o desafio como treino, e peça permissão pra usar as fotos como portifolio, em troca cobre apenas os gastos , tipo CD,DVD, Maquiador e deslocamento (gasolina) , só isso !

Muitíssimo obrigada! Não sabe o quanto essas dicas me deram um "norte".
Sobre a nitidez, é que além de tentar editar a nitidez, eu estava usando o efeito HDR, acho que eu não soube usá-lo e terminei de estragar tudo :(
Vou te mandar as mesmas fotos, só que sem nenhuma edição.
O que eu preciso melhorar?
O foco continuou péssimo?
Pela (falta de) qualidade das minhas fotos, sou um caso quase perdido? hahah
Queria a opinião das pessoas que entendem, quero melhorar!!