Autor Tópico: Repensando Valores: Filme Vs Digital!  (Lida 12468 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:28:54

Claro que cada um faz o que quer, isso é óbvio. Mas se vai descaracterizar completamente a imagem que um determinado tipo de filme dá, pra que gastar dinheiro com filme ? Imagina se alguem compra um baita filme, como um Provia ai passa um filtro Lomography ou então converte para P&B e adiciona ruido (digital) ? Pra mim perde totalmente o sentido. Não é questão de inibir a criatividade, é questão de praticidade e custo. Pra isso, pega logo uma imagem digital ué !

Filme, na minha opinião é para quem gosta da paleta de cores, contraste e grão específicos do filme. Se está usando filme e processando tanto a imagem no final para ficar com cara de digital, a pessoa na verdade quer uma imagem digital mas usando filme só por farra.
:)
Shalders, eu concordo com você. Também não fotografaria com filme se o meu objetivo fosse obter uma imagem com caracteristicas digitais. Mas como disse, talvez o prazer dele esteja no fazer do filme. Ou talvez até na expectativa da espera de receber os resultados.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:53:28
Concordo com o Shalders...
tratar demais pra tirar todo o aspecto do filme não tem sentido... Mas também entendo que tem muita gente que fotografa com filme só por farra..

Infelizmente ainda não consigo fazer ampliação em papel (e nem sei se vou conseguir um dia por pura falta de espaço em casa), então tenho que mesclar minha fotografia em filme com digital no escaneamento. Mas no tratamento tento não fazer além de só ajustar contraste e retirar algumas manchinhas que aparecem na revelação, justamente pra não tirar a "cara" do filme.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:58:48
e já que estamos na conversa do filme e digital, alguém já viu/ usou o DxO FilmPack? Tem até um possível depoimento do Sebastião Salgado no site dizendo que usou na transição do filme pro digital. http://www.dxo.com/intl/photography/dxo-filmpack
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 10:59:08 por Luciano.Queiroz »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:44:12
:)
Shalders, eu concordo com você. Também não fotografaria com filme se o meu objetivo fosse obter uma imagem com caracteristicas digitais. Mas como disse, talvez o prazer dele esteja no fazer do filme. Ou talvez até na expectativa da espera de receber os resultados.
Exatamente.
Gosto do modo rústico das câmeras de filme, face às digitais.
Pra mim é uma forma de obter uma imagem, por uma via distinta de uma digital. Assim como a pintura ou desenho seria uma outra via.
O pós processamento seria apenas pra conseguir um resultado que me agrade mais.
Embora em algumas fotos eu o use apenas para corrigir uma inclinação, fazer um pequeno crop.
Algumas "vias" de obtenção de imagens eu não curto, tipo celulares ou câmeras de Lomo. Assim como quase nunca uso o recurso HDR ( Se fiz 5, foi muito)
Mas uso desde compacta (Oly Xz1) até GF (adquiri uma Toyo Field).
Mas, como disse, não vejo problemas em continuar um processo que se iniciou quimicamente ou digitalmente.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:49:57
Concordo com o Shalders...
tratar demais pra tirar todo o aspecto do filme não tem sentido... Mas também entendo que tem muita gente que fotografa com filme só por farra..

Bem, eu entendo duas formas de se fotografar:
Amadoristicamente e Profissionalmente.
Conheço fotógrafos que fazem álbuns de casamento com filme, por solicitação do cliente.
Mas estão rareando consideravelmente.
Gradativamente estão passando para o Digital.
Outro dia um me disse que faria sim, com filme. Mas o custo seria BEM maior.
Então, quem não está ganhando dinheiro com as fotos que faz, está fotografando "por farra", não? :ponder: :ponder: :ponder:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:58:34

Mas, como disse, não vejo problemas em continuar um processo que se iniciou quimicamente ou digitalmente.  :)

Usando a frase do próprio AFSHalders... "Equipamento: Qualquer um. O que importa é a diversão e se você gostou das fotos. O resto para mim é dispensável."  :D


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:11:58
Usando a frase do próprio AFSHalders... "Equipamento: Qualquer um. O que importa é a diversão e se você gostou das fotos. O resto para mim é dispensável."  :D
X2.
Aí ficam as perguntas:
- Quando você está fotografando com filme e usa filtro polarizador, acredita que não está manipulando o resultado?
- Quando vai revelar e usa um produto da marca  x e não da marca y, acredita que não está manipulando o resultado?
- Se está usando uma lente Zeiss e o não uma Helios, acredita que não está manipulando o resultado?
 :ponder: :ponder: :ponder:  8-) 8-) 8-)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 12:12:16 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:45:51
Bem, eu entendo duas formas de se fotografar:
Amadoristicamente e Profissionalmente.
Conheço fotógrafos que fazem álbuns de casamento com filme, por solicitação do cliente.
Mas estão rareando consideravelmente.
Gradativamente estão passando para o Digital.
Outro dia um me disse que faria sim, com filme. Mas o custo seria BEM maior.
Então, quem não está ganhando dinheiro com as fotos que faz, está fotografando "por farra", não? :ponder: :ponder: :ponder:
:D

Acho que voce pode fotografar de maneira "séria" e não ganhar dinheiro com isso. Como também acho que a seriedade pode ser vista de maneira diferente pelo fotografo e pelo espectador.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2014, 12:47:09
X2.
Aí ficam as perguntas:
- Quando você está fotografando com filme e usa filtro polarizador, acredita que não está manipulando o resultado?
- Quando vai revelar e usa um produto da marca  x e não da marca y, acredita que não está manipulando o resultado?
- Se está usando uma lente Zeiss e o não uma Helios, acredita que não está manipulando o resultado?
 :ponder: :ponder: :ponder:  8-) 8-) 8-)
Acho que ninguem está questionando a manipulação em si, mas o fato da manipulação estar retirando a "personalidade" do filme.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2014, 13:07:12
Bem,

Eu acho que filme pelo processo digital sempre é um desafio, é aproveitar o que o digital tem de facilidades na aplicação de dodging e burning comparado com o laboratório, manipulação de curva de contraste - emulando o tipo de papel, na medida do possível - etc. O desafio é voce conseguir isso sem destruir as características de forma de apresentação que a imagem de filme tem de específico. É o tipo de negativo digital que tem a menor margem de manipiulação, se voce quiser preservar as características de apresentação originais.

É a coisa mais fácil do mundo destruir uma uma imagem de um negativo escaneado. É como retirar um coágulo do cérebro de alguém - não tente deixá-lo melhor do que ele era antes de ficar doente.

 :hysterical:

Abs,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Janeiro de 2014, 13:11:15
:D

Acho que voce pode fotografar de maneira "séria" e não ganhar dinheiro com isso. Como também acho que a seriedade pode ser vista de maneira diferente pelo fotografo e pelo espectador.
Aí caímos numa tecla que já cansei de bater:
- Mesmo o amador mais ingênuo, com menos domínio da técnica, com o pior equipamento, dá o melhor de si quando clica. Ele busca o melhor resultado possível, dentro das limitações que tem e sabe que tem. Entretanto já vi "profissionais" apresentarem trabalhos porcos e mal feitos, apenas por preguiça. NMHO o amador é quase sempre mais "sério" que o profissional, uma vez que o espectador principal do trabalho dele é ele mesmo.  :ok: :ok: :ok:

Acho que ninguem está questionando a manipulação em si, mas o fato da manipulação estar retirando a "personalidade" do filme.
Talvez a "personalidade" esteja obstruindo uma imagem mais agradável, no final do processo (Processo manipulado como o digital, sempre é bom lembrar).
Daí eu acho justificável a continuação do processo.
Veja bem: O filme capta a luz e a captura quimicamente. Até a chegada da luz no filme existem diversos fatores. Um filtro Schneider 95mm custa $1,169.95. Se o cara está usando esse filtro ele está manipulando a imagem que vai obter.  E esse filtro custa DEZ VEZES mais que o Lightroom 5.
Aí o cara usa um filtro de 1.200 dólares e  não há manipulação.  O outro usa Lightroom de 120 dólares e "prostituiu" a imagem?

Meio sem cabimento isso, não?
Não existe captura de imagem sem manipulação. Seja química ou digital. Isso é fato.  O que sai desse entendimento eu chamo de purismo.
Não sou contra, só não o adoto.  :)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 13:15:46 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:14:36
X2.
Aí ficam as perguntas:
- Quando você está fotografando com filme e usa filtro polarizador, acredita que não está manipulando o resultado?
- Quando vai revelar e usa um produto da marca  x e não da marca y, acredita que não está manipulando o resultado?
- Se está usando uma lente Zeiss e o não uma Helios, acredita que não está manipulando o resultado?
 :ponder: :ponder: :ponder:  8-) 8-) 8-)

1) Não
2) Não
3) Não

Por que ?

Você não está mudando as características do meio, tipo grão, saturação base, DR, Latitude nem a paleta.

Bem, eu disse o que EU acho em relação a usar filme e manipular a foto até o inferno para deixa-la com "cara de digital".
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 14:16:42 por AFShalders »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:29:05
Aí ficam as perguntas:
- Quando você está fotografando com filme e usa filtro polarizador, acredita que não está manipulando o resultado?
1) Não
 
Então o resultado final é o mesmo, com e sem um filtro Schneider 95mm que custa $1,169.95?
Por que alguém compraria um filtro de $1,169.95, se não fosse para manipular o resultado de uma foto?

Os filtros eram o Photoshop da era do filme, só isso.  8-) 8-) 8-)
Toda vez que você altera a forma como a luz chega no filme (Filtros, lentes etc,) você está manipulando o resultado final.
Isso é Física.
Toda vez que você altera os processos de revelação do filme, você está manipulando o resultado final.
Isso é Química.

Não me parece muito discutível.
 :)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 14:40:04 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:38:25
Bem, eu disse o que EU acho em relação a usar filme e manipular a foto até o inferno para deixa-la com "cara de digital".
Eu concordo.
E você há de concordar que é uma questão de gosto pessoal.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:42:00
O resultado de um polarizador é o mesmo, sendo um chines de 1,00 ou um scheider de 1 trilhão, salvo obviamente flare, ou perda de nitidez, e é claro que você sabe muito bem disso né... Tá querendo polemizar haha. E claro que você entende (ou deveria) que polarizar uma imagem com um filtro não tem equivalente por software. Mas se você quer chamar polarização de "manipulação" e que descaracteriza o filme, aí não posso fazer nada. Pra encerrar a discussão, vou olhar para o outro lado e fingir que concordo haha.... Por mim o assunto está mais do que encerrado.

O filtro que você falou é caro pra cacete por outro motivo também, o diâmetro. Veja quanto custa um de 52mm e garanto que não é o mesmo....
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 14:42:51 por AFShalders »