Autor Tópico: Trazendo câmera de vídeo pela alfándega  (Lida 2178 vezes)

carlmart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:41:38
Um amigo meu vai trazer para mim uma câmera de vídeo que é do tamanho de uma fotográfica mirrorless pequena.

Pelo lado de fora não diz nada que é de vídeo, e é bem discreta.

Sera que pode ter problema na alfándega? Alguém ja trouxe sem problema ou teve problema?
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 09:42:52 por carlmart »


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:49:42
se estiver aberta, sem caixa, passa como item de uso pessoal. Senão, pode entrar na cota se for parado pelo fiscal sim...


carlmart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:57:12
Ela vai estar do lado de fora, não dentro da caixa. Isso é instrução básica para o meu amigo.

O que eu não sei é se trazer numa bolsa dessas para equipamento fotográfico, com mais uma lente, ou se arrumar uma dessas bolsinhas para câmera e lente.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:57:19
Também acredito que passe sem problema, nunca ouvi falar de alguém que tenha sido parado por causa disso. Maaas... se for seguir a regra da Receita, filmadora não entra como item de uso pessoal.

"- Bens de uso ou consumo pessoal são os artigos de vestuário, higiene e demais bens de caráter manifestamente pessoal, em natureza e quantidade compatíveis com as circunstâncias da viagem.

Cabe esclarecer que são bens de caráter manifestamente pessoal aqueles que o viajante possa necessitar para uso próprio, considerando as circunstâncias da viagem e a sua condição física, bem como os bens portáteis destinados a atividades profissionais a serem executadas durante a viagem, excluídos máquinas e aparelhos que requeiram alguma instalação para seu uso (assim entendidos, por exemplo, um computador de mesa, um aparelho de ar condicionado, ou um projetor de vídeo) e máquinas filmadoras e computadores pessoais.

Uma máquina fotográfica (ainda que possua função “filmadora”), um relógio de pulso, um telefone celular (inclusive smartphone), um aparelho reprodutor de áudio/vídeo portátil, ou pen drive, usados (ver pergunta 1.12), por exemplo, estão abrangidos pelo conceito de bens de caráter manifestamente pessoal."


http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/viajantes/PerguntasRespostas/Default.htm

Mas uma filmadora pequena, sem caixa, eu realmente duvido que dê qualquer problema.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:55:41
Não deve haver problema...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2014, 19:17:54
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


carlmart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:25:55
Como fica o assunto de trazer mais uma lente?

Tinha lido que até mais uma lente não tinha problema, mas parece que fica a criterio do fiscal. É isso mesmo?

Seria uma zoom Panasonic Lumix G Vario 14-45mm, portanto é curta e não chamaria muito a atenção.

Por isso perguntava em que tipo de bolsa trazer a câmera com os acessórios, entre eles mais uma lente.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:40:44
Essas lentes MFT não são problema. Pode haver com lentes caras como as Nikon e Canon mais chamativas...


carlmart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2014, 09:07:51
Ou seja que poderia trazer a câmera com uma lente e mais essa lente Panasonic numa bolsa pequena, com filtros, baterias e tudos mais, e tudo bem?

Como faz na hora de passar: abre a bolsa e mostra para o fiscal?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2014, 17:01:24
Amigo, zero stress: essa lente não chega nem perto dos $500 da cota, e a câmera com a lente não são taxados.


carlmart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2014, 19:08:43
Meu amigo esta trazendo um monitor de 7" também, de $350, e somando...