Autor Tópico: Olympus irá desaparecer em 2014...???  (Lida 7953 vezes)

Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 09 de Janeiro de 2014, 08:28:08
Comentários de um analista, agora de janeiro - CES 2014.

Analyst says only Canon, Nikon and Sony will survive onset of smartphones

January 2, 2014

Save
The report says that Panasonic, Olympus and Fujifilm are all losing money in their camera divisions, following the decline in sales of mirrorless and compact cameras.

'If you look mid-to-long term, digital camera makers are slipping and the market is becoming an oligopoly,' Credit Suisse imaging analyst Yu Yoshida told Reuters. 'Only those who have a strong brand and are competitive on price will last - and only Canon, Nikon and Sony fulfil that criteria.'

Panasonic was particularly hard-hit, experiencing a 40% drop in overall camera sales between April and September. Given this revelation, it's hardly surprising that reports indicate the firm will be cutting back on the number of Lumix models it releases in 2014.

Mirrorless cameras have only really caught on in Japan: there they accounted for 36% of interchangeable lens camera shipments in 2013, while in the US and Europe they made up a rather less substantial 10.5% and 11% respectively.

In December, mirrorless camera sales reportedly fell by a fifth while SLR sales were up by 1%. The SLR market is, of course, utterly dominated by Nikon and Canon, with Sony a distant third.

The report says that the only products to come close to bridging the gap between smartphones and cameras are Sony's QX lens-style cameras, which have been a surprise hit.

Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 09 de Janeiro de 2014, 09:13:52
Se tem uma coisa que tenho verdadeiro nojo e asco é desses "analistas de mercado". Normalmente são pessoas que não entendem p* nenhuma do negócio e só analisam números frios.
Mas o que complica é que todas essas empresas são de capital aberto, tem uma visão de curtíssimo prazo e as baboseiras que esses "analistas" falam acabam sendo engolidas  pelos acionistas que forçam resultados imediatos. Ou seja, são profetas de si mesmo.

Não existe melhor estratégia de mercado atualmente do que as mirrorless. Imagina, você tem desde equipamentos mais compactos até corpos mais profissionais e um set de lentes de todos os tipos, gostos e preços. No entanto é algo que vai exigir um certo tempo para crescer no mercado, principalmente para vencer a resistência dos dslrfanboys e temo que os acionistas acabem forçando uma mudança de planos por parte dessas empresas já que não está dando resultado no curto prazo.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 09 de Janeiro de 2014, 09:36:26
Comentários de um analista, agora de janeiro - CES 2014.

Analyst says only Canon, Nikon and Sony will survive onset of smartphones

January 2, 2014

Save
The report says that Panasonic, Olympus and Fujifilm are all losing money in their camera divisions, following the decline in sales of mirrorless and compact cameras.

'If you look mid-to-long term, digital camera makers are slipping and the market is becoming an oligopoly,' Credit Suisse imaging analyst Yu Yoshida told Reuters. 'Only those who have a strong brand and are competitive on price will last - and only Canon, Nikon and Sony fulfil that criteria.'

Panasonic was particularly hard-hit, experiencing a 40% drop in overall camera sales between April and September. Given this revelation, it's hardly surprising that reports indicate the firm will be cutting back on the number of Lumix models it releases in 2014.

Mirrorless cameras have only really caught on in Japan: there they accounted for 36% of interchangeable lens camera shipments in 2013, while in the US and Europe they made up a rather less substantial 10.5% and 11% respectively.

In December, mirrorless camera sales reportedly fell by a fifth while SLR sales were up by 1%. The SLR market is, of course, utterly dominated by Nikon and Canon, with Sony a distant third.

The report says that the only products to come close to bridging the gap between smartphones and cameras are Sony's QX lens-style cameras, which have been a surprise hit.

Me parece ser a mesma matéria da Reuters, só publicada mais tarde (pessoal da CNet é meio lerdo) :)

Na verdade, o número de vendas das mirrorless aumentou no final de 2013:

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 09 de Janeiro de 2014, 09:46:36
Lembrando que a vasta maioria destas DSLR são câmeras de entrada de poucos dólares.

É gente que nem sabe que a câmera tem espelho dentro, quanto mais o que é "mirrorless".
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 09:47:05 por Claudio Rombauer »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:15:24
Lembrando que a vasta maioria destas DSLR são câmeras de entrada de poucos dólares.

É gente que nem sabe que a câmera tem espelho dentro, quanto mais o que é "mirrorless".

Sim, mas é o efeito avalanche: gente vai comprar sua primeira câmera "profissional" depois da point&shoot, vai perguntar pro amigo que usa máquina "profissional", e na imensa maioria dos casos é alguém que segue achando que só existe Canon e Nikon. E aí dizem pra comprar uma DLSR de entrada, e aí vai.

Só ver como a Pentax, que faz DSLR espetaculares, com mais recursos e com preço mais baixo que vários modelos da Canon/Nikon, também raramente é lembrada.

Fora o fato que, para americanos e europeus, tamanho = melhor. No Japão e na Ásia as mirrorless são cerca de 30% do mercado.

Pra mim o melhor resultado do lançamento (e do burburinho) que a A7/A7r está fazendo, é justamente isso: mostrar que as mirrorless existem.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:51:16
...são pessoas que não entendem p* nenhuma do negócio e só analisam números frios... tem uma visão de curtíssimo prazo e as baboseiras que esses "analistas" falam acabam sendo engolidas  pelos acionistas... Não existe melhor estratégia de mercado atualmente do que as mirrorless.

Se eu sou dono de um grande frigorífico, a última coisa que eu quero dando palpite na análise econômica é o meu veterinário. Ele garante que o gado seja excelente, mas não sabe nada sobre as manobras estratégicas de marketing do concorrente, que tem gado pior mas vende que é uma beleza.

A visão das empresas não é de "curtíssimo prazo", e sim do prazo que a empresa tem para ter o ROI (retorno do investimento) esperado. Resultado é o que interessa. Se o pessoal não está comprando na quantidade e no prazo previstos para obter o retorno exigido para a própria sobrevivência da empresa, ela vai ficar pagando salário, insumo, manutenção etc. etc. sem ter como recuperar isso.

"Estratégia de mercado" são os planos adotados pela empresa para ela se manter competitiva, e não sua linha de produtos, que é uma das ferramentas para o sucesso dessa estratégia. A estratégia dessas empresas, na verdade, não está se mostrando eficiente nem tampouco eficaz. Elas estão perdendo a guerra.

Um exemplo dessa percepção (estratégia não dando certo) é o fato de a Zeiss, membro fundador do consórcio de Micro Four Thirds, decidiu desenvolver lentes apenas para Sony e Fuji. Nada para MFT... Pode ser qq coisa, mas não é uma boa indicação.

 :ok:






sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:56:15
Se eu sou dono de um grande frigorífico, a última coisa que eu quero dando palpite na análise econômica é o meu veterinário. Ele garante que o gado seja excelente, mas não sabe nada sobre as manobras estratégicas de marketing do concorrente, que tem gado pior mas vende que é uma beleza.

A visão das empresas não é de "curtíssimo prazo", e sim do prazo que a empresa tem para ter o ROI (retorno do investimento) esperado. Resultado é o que interessa. Se o pessoal não está comprando na quantidade e no prazo previstos para obter o retorno exigido para a própria sobrevivência da empresa, ela vai ficar pagando salário, insumo, manutenção etc. etc. sem ter como recuperar isso.

 :ok:

Então, quando a empresa é de capital fechado ela tem essa possibilidade de "segurar as pontas" por algum tempo visando um lucro maior lá na frente, mas no caso dessas empresas com capital aberto na bolsa o movimento de compra e venda de ações se baseia nessas análises frias e ratings dados por agências que normalmente não tem uma visão completa do mercado alvo da empresa.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:58:50
Sim, mas é o efeito avalanche: gente vai comprar sua primeira câmera "profissional" depois da point&shoot, vai perguntar pro amigo que usa máquina "profissional", e na imensa maioria dos casos é alguém que segue achando que só existe Canon e Nikon. E aí dizem pra comprar uma DLSR de entrada, e aí vai.

Só ver como a Pentax, que faz DSLR espetaculares, com mais recursos e com preço mais baixo que vários modelos da Canon/Nikon, também raramente é lembrada.

Fora o fato que, para americanos e europeus, tamanho = melhor. No Japão e na Ásia as mirrorless são cerca de 30% do mercado.

Pra mim o melhor resultado do lançamento (e do burburinho) que a A7/A7r está fazendo, é justamente isso: mostrar que as mirrorless existem.

E se a Olympus vai sumir, pelo menos foi lembrada no artigo, a Pentax nem aparece...

A A7 e A7r foram lançadas, mas a impressão que fica ainda é que não estão 100% terminadas, ainda estão pecando em duração de bateria, algumas funções que ainda são iguais das Nex 6 e 7 e a linha de lentes que conta com apenas 2 lentes disponíveis. Mais uma ou duas gerações as trarão no mesmo nível das FF DSLR de hoje com certeza, mas até lá as atuais FF também terão evoluído, tem muita coisa em tecnologia de sensores vindo por aí para a larga escala, como os sensores orgânicos, os Foveoen etc.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #53 Online: 09 de Janeiro de 2014, 11:53:52
E se a Olympus vai sumir, pelo menos foi lembrada no artigo, a Pentax nem aparece...

A A7 e A7r foram lançadas, mas a impressão que fica ainda é que não estão 100% terminadas, ainda estão pecando em duração de bateria, algumas funções que ainda são iguais das Nex 6 e 7 e a linha de lentes que conta com apenas 2 lentes disponíveis. Mais uma ou duas gerações as trarão no mesmo nível das FF DSLR de hoje com certeza, mas até lá as atuais FF também terão evoluído, tem muita coisa em tecnologia de sensores vindo por aí para a larga escala, como os sensores orgânicos, os Foveoen etc.

Só um comentário, outro dia tive a oportunidade de segurar uma A7r e quando cliquei o disparador achei de verdade que ela estava no modo burst. O som do shutter é longo e bem alto, tomei um susto... kkk


ps. bro, desculpe o mau jeito o outro dia no ML.... acho que eu estava um pouco irritado com alguns caroços que aparecem, que não foi o seu caso...  :ok:
  vimeo     flickr     insta


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #54 Online: 09 de Janeiro de 2014, 12:19:24
Sim, mas é o efeito avalanche: gente vai comprar sua primeira câmera "profissional" depois da point&shoot, vai perguntar pro amigo que usa máquina "profissional", e na imensa maioria dos casos é alguém que segue achando que só existe Canon e Nikon. E aí dizem pra comprar uma DLSR de entrada, e aí vai.

Só ver como a Pentax, que faz DSLR espetaculares, com mais recursos e com preço mais baixo que vários modelos da Canon/Nikon, também raramente é lembrada.

Fora o fato que, para americanos e europeus, tamanho = melhor. No Japão e na Ásia as mirrorless são cerca de 30% do mercado.

Pra mim o melhor resultado do lançamento (e do burburinho) que a A7/A7r está fazendo, é justamente isso: mostrar que as mirrorless existem.

Pior que a Pentax não é uma marca ruim, ás vezes eu até penso em futuramente uma Pentax ou uma Canon M42, se for o caso pra Olympus, talvez diminuir a produção, pois pra produzir é necessário matériais, pra que o dinheiro entre nas vendas de todo o estoque que se tem e depois voltar a produzir, não entendo nada disso, mas talvez salve a divisão de câmeras Olympus se ela está com problemas
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 09 de Janeiro de 2014, 13:08:52
Só um comentário, outro dia tive a oportunidade de segurar uma A7r e quando cliquei o disparador achei de verdade que ela estava no modo burst. O som do shutter é longo e bem alto, tomei um susto... kkk


ps. bro, desculpe o mau jeito o outro dia no ML.... acho que eu estava um pouco irritado com alguns caroços que aparecem, que não foi o seu caso...  :ok:

Que é isso Rinaldo, percebi que você estava um pouco irritado, e bem vindo ao forum!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 09 de Janeiro de 2014, 14:53:32
E se a Olympus vai sumir, pelo menos foi lembrada no artigo, a Pentax nem aparece...

A Pentax K3 é uma excelente máquina - 24mp APS-C, weather sealed, display LCD externo, 8,3 fps, corpo em magnésio, estabilização no sensor - que também é usado para simular um filtro anti-aliasing que pode ser ligado/desligado, viewfinder com pentaprism, qualidade de imagem insana...

Bate a maioria dos specs da D7100 por quase o mesmo preço.

Citar
A A7 e A7r foram lançadas, mas a impressão que fica ainda é que não estão 100% terminadas, ainda estão pecando em duração de bateria, algumas funções que ainda são iguais das Nex 6 e 7 e a linha de lentes que conta com apenas 2 lentes disponíveis. Mais uma ou duas gerações as trarão no mesmo nível das FF DSLR de hoje com certeza, mas até lá as atuais FF também terão evoluído, tem muita coisa em tecnologia de sensores vindo por aí para a larga escala, como os sensores orgânicos, os Foveoen etc.

Em termos de sensor, as Sony nunca vão perder - até porquê boa parte das DLSR vai seguir usando sensores da Sony; o sensor da A7r é o mesmo da D800e com algumas modificações.
Precisam de mais lentes, shutters melhores, melhorar os menus...mas acho que pra um produto de 1a. geração (mais ou menos, claramente a RX1 foi uma mula de teste), até que erraram pouco.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci