Autor Tópico: DÚVIDA: Como foi feita essa foto  (Lida 1489 vezes)

caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Janeiro de 2014, 02:16:25
Odeio fazer esse tipo de pergunta, mas são duas imagens que já vi efeitos muito parecidos em diversas outras fotografias e sempre fiquei curioso do processo de edição que os profissionais fizeram nelas.

Pode até ser simples, mas tô iniciando agora e muita coisa ainda é dúvida pra mim rs.

1ª Imagem

Gostrei muito dessa imagem, com um contraste bem suave que da a impressão de ser uma pintura (pelo menso pra mim)

2ª Imagem

Essa foto do parque abandonado é muito bacana, adorei esse efeito meio escuro, artificial, que dá ainda mais a impressão de ser sujo e abandonado.


Como elas foram feitas?

Obrigado a todos :)


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 02:24:26
provavelmente utilizando-se de uma técnica chamada HDR(high dinamic range) onde são feitas várias imagens com exposições diferentes e mescladas em um programa de edição de imagens.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 02:50:14
Ta com muita cara de HDR.

E sinceramente, nem gostei do resultado.
 :(


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 08:26:59
Eh HDR. Procure no google que vc acha ensinando esse efeito em todo lugar.

Mas existe HDR de verdade em que se imagens em diferentes exposicoes, e HDR falso que eh apenas um efeito de contrast, vinheta e clarity em uma unica foto.

Eh um efeito que se tornou popular e ate moda, mas eh raro achar alguem que realmente faca um bom HDR. A maioria dos resultados que vc ve por ai sao orriveis, mas as pessoas gostam pq "eh diferente".

Se vc quer ver HDR que realmente vale a pena ver procura as fotos de Mike Savad. O trabalho dele eh unico e muitas pessoas confundem com pintura, mas eh fotografia HDR.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:22:33
Caio, peço que toda vez que postar uma foto que não é de sua autoria coloque os devidos créditos ou o link de onde copiou a mesma. É uma questão de respeito ao trabalho dos outros, ok? Pode me enviar por MP que faço a alteração no post original.  :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2014, 09:28:05
HDR... eu particularmente acho esse tipo de HDR exagerado e sem muito sentido, fica artificial demais em minha opiniao

HDR é uma questao de uniao de fotos com exposiçoes diferentes para assim voce conseguir o maior range dinamico em uma imagem só(informaçao total nas altas luzes/highlights e nas sombras/shadows)... é interessante quando se trabalha em contra luz, porém tem que tomar cuidado pra nao exagerar na mão e pesar no clarity

essa minha foi dessa forma


Camera no tripé, abertura de diafragma travada em um numero mediano e tres fotos seguidas com tres exposiçoes diferentes... nao lembro exatamente os numeros, mas foi uma exposta dois stops pra baixo, outra zerada e outra dois stops pra cima! Depois voce une elas e finaliza o tratamento :)

espero ter ajudado
@jacobfotografiacriativa


caioerick

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:33:06
Deculpa, acabei esquecendo disso.

Encontrei elas nesse site, mas lá não tem o autor das fotos:
http://obviousmag.org/sphere/2013/09/lugares-abandonados---como-seria-o-planeta-sem-nos.html


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2014, 18:17:33
HDR, e EMHO, mal feito.

Tá praticamente um Dragan isso aí.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 18:18:27 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2014, 00:23:35
o efeito da primeira imagem eu achei bem legal, pois parece que foi pintada a lápis. Eu ja tentei fazer coisas parecidas no PS e no Corel Paint e ainda num programinha free que promete converter fotos em pinturas, mas nem sempre fica aqueeeelas coisas.

No Corel Paint, tem o filtro artistico / grafite. Acho que é o que mais se aproxima desse efeito. Mas como o pessoal disse também, tem bastante mesclagem e tals :)
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 00:26:33 por Danilo_cs »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2014, 01:44:09
de uma olhada nas fotos do omar junior ele é excelente com HDRs
http://www.flickr.com/photos/omarjunior/
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2014, 02:36:38
LucisArt

Dá uma olhada nas fotos deste grupo no Flickr, vai achar interessante.

http://www.flickr.com/groups/lucisart/

[]s