Autor Tópico: Preciso de orientação  (Lida 1361 vezes)

jacksonbrito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 03 de Janeiro de 2014, 11:57:24
Caros amigos,

Este é meu primeiro post e vou direto o assunto.

Preciso comprar uma câmera para fotografar festivais de balé do estúdio de minha filha.

As fotos serão feitas longe do palco uns 20-25 metros  para que enquadre toda a largura do palco sem close e sem ou pouco uso do zoom.

É necessário que faça fotos de movimentos, saltos, piruetas, fuetês, etc. (pensei em fotos em sequência de 4 fotos /seg. e depois escolher a melhor)

Em alguns momentos a iluminação é fraca, exigindo maior sensibilidade da câmera, mas sem perder a nitidez.

Sei que precisarei aprender mas ainda tenho 10 meses para estudar.

Afinal, qual a câmera, flash e lente mais indicados? Gostaria de sugestões que não tenham um custo astronômico, pois não é para trabalho profissional, apenas para fazer fotos pessoais de qualidade e possívelmente fazer posters de até 60cm de altura.

Desde já agradeço àqueles que possam me ajudar.

OBS: já usei o link de pesquisas mas não encontrei nada específico.

[]s

jacksonbrito





padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:37:35
Olha, nessas condições que você colocou, não vejo como você "gastar" pouco com equipamento e curso para ter ótimas fotos. É uma opinião sincera.

Citar
É necessário que faça fotos de movimentos, saltos, piruetas, fuetês, etc. (pensei em fotos em sequência de 4 fotos /seg. e depois escolher a melhor). Em alguns momentos a iluminação é fraca, exigindo maior sensibilidade da câmera, mas sem perder a nitidez.
Grande abertura da lente, alta velocidade e ISO para congelar movimentos e captar luz em ambiente escuro. Vai precisar de uma câmera com ótimo sistema de foco e desempenho em ISO elevado.

Citar
As fotos serão feitas longe do palco uns 20-25 metros  para que enquadre toda a largura do palco sem close e sem ou pouco uso do zoom.

Uma grande angular para as fotos do palco inteiro. Boas lentes teleobjetivas para os closes. Não sei se com uma 200mm você conseguirá bons closes, talvez precise de uma lente ainda mais longa.

Citar
Sei que precisarei aprender mas ainda tenho 10 meses para estudar.
Investimento em curso, livro ou muita leitura na internet.


Citar
não é para trabalho profissional, apenas para fazer fotos pessoais de qualidade e possívelmente fazer posters de até 60cm de altura.

Acho difícil ter ter boa qualidade nessas condições que você comentou sem gastar um bom dinheiro. (X.000,00? XX.000,00!)

Você já pensou em fazer orçamento com um fotógrafo profissional para cobrir esses eventos?  :ponder:
Se os eventos não forem tão constantes, pode sair mais barato e com mais qualidade.

É só uma sugestão!  :ok:
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 12:42:08 por padilhadim »


jacksonbrito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:01:43
Padilhadim,

Grato por responder minha dúvida. O problema é que durantes vários anos contratamos fotógrafos profissionais, mas que não são especializados neste tipo de evento, costumam cobrir somente casamentos, batizados e formaturas, com fotos em close e paradas. O fotógrafo para cobrir um espetáculo de dança tem que "saber" o momento certo de fazer a foto; no salto, pose final da coreografia, no final de um tempo, num giro com pés e mãos na posição correta, etc..

Por esse motivo resolvi aprender e investir em fotografia, pois nestes anos temos somente fotos comparáveis a de salão de festas.

Não culpo os profissionais, eles não têm a obrigação de saber sobre balé, mas as fotos ficam muito infantis.

Será que existe algum equipamento em torno de 4mil reais que eu consiga fazer algumas fotos, pelo menos?

[]s

jacksonbrito



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:06:02
Jackson,

dê uma olhada nesse tópico.
Creio que você pode trocar umas idéias com a autora do tópico.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96525.0


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:22:06
Poderia começar coma uma 70D da vida e uma boa teleobjetiva, tipo a 70-200 f/4 IS.  Teria um corpo com sensor bem atual, que trabalha bem com ISO elevado (em comparação com as cropadas menos atuais) e aproveitaria o fator de corte dela a seu favor para ter melhor alcance.

De forma mais geral, é muito difícil que qualquer um aqui assegure que determinado equipamento ou técnica funcionará para o seu caso em particular, já que, como você mesmo disse, são necessárias fotos pontuais em momentos cruciais e aí entraria a dificuldade de se acertar o foco, ainda mais se usar grandes aberturas e/ou dificuldade em congelar a imagem, já que precisaria de exposições mais curtas, o que novamente escureceria a imagem. Aí só aprendendo a técnica, unindo seu conhecimento de balé e verificando no local essa questão toda, somada à questão da iluminação e por aí vai...

Minha sugestão, portanto, seria partir de um equipamento básico (linhas D3000/D5000 da Nikon ou Rebel da Canon) ou já razoável (como a 70D da Canon ou D7100 da Nikon), em conjunto com uma lente básica do kit, como a 18-55 e uma teleobjetiva como as 55-250, 70-200 ou 70-300. Poderia adicionar uma lente fixa normal ou meia tele, como as 50mm ou as 85mm, que seriam lentes mais claras para brincar com a profundidade de campo. E de resto é o básico em acessórios: um flash dedicado, um bom tripé ou monopé, bolsa, cartão, bateria reserva, e o que mais julgar necessário.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2014, 16:59:29
Já participei de vários espetáculos do tipo e sempre dou uma espiada nos equipamentos dos fotógrafos. O que eu mais vejo é o uso de câmeras de entrada, com bons resultados.

Como você é amador e não quer gastar demais, creio que uma Canon T3i é mais que suficiente para ter um resultado melhor que o dos fotógrafos que já contratou, basta um certo treino e muito estudo. Diria até que a T2i (que eu tenho) não deixaria nada a desejar.

Como você tem tempo, o ideal seria comprar uma DSLR de entrada Canon ou Nikon, talvez até usada, com lente do kit mesmo, um tripé (é essencial) e sair treinando. No seu treino você vai perceber o que lhe faz falta, se é um range maior, uma lente mais clara, um ISO mais poderoso, um segundo fotógrafo...

O importante é comprar o que você realmente vai precisar, desta forma o seu investimento será otimizado, evitando comprar algo que não vai ser tão útil.

Ah, e por último, lembre que o flash, caso deseje um, não deve ser usado durante o espetáculo, só para fotos da turma, bastidores etc. Fotos com flash durante uma apresentação em geral são proibidas, e mesmo se não for, é um grande desrespeito com quem está se apresentando.  ;)

Abraços e boa sorte!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jacksonbrito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:13:18
Amigos,

Estou surpreso com a grande quantidade de resposta à minha dúvida, mostra que este forum é muito acolhedor aos pretendentes a fotógrafos.

Agradeço a cada um pelo esforço e o tempo gasto para me orientar.

Mais uma questão: Existe alguma câmera que tire que 5 ou mais fotos por segundo, já que não encontrei nas descrições das câmeras citadas? Qual seria? A qualidade fica comprometida?

[]s

jacksonbrito


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:27:39
Mais uma questão: Existe alguma câmera que tire que 5 ou mais fotos por segundo, já que não encontrei nas descrições das câmeras citadas? Qual seria? A qualidade fica comprometida?
Para o que você quer gastar, 70D é a melhor opção, mas existem outras como a 7D ou até mesmo uma 40D usada. E não, o modo contínuo a imagem não compromete a qualidade da imagem.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 20:28:22 por ThalesMullerBR »


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:38:57
Amigos,

Estou surpreso com a grande quantidade de resposta à minha dúvida, mostra que este forum é muito acolhedor aos pretendentes a fotógrafos.

Agradeço a cada um pelo esforço e o tempo gasto para me orientar.

Mais uma questão: Existe alguma câmera que tire que 5 ou mais fotos por segundo, já que não encontrei nas descrições das câmeras citadas? Qual seria? A qualidade fica comprometida?

[]s

jacksonbrito


Essa informação da quantidade de fotos por segundo, sempre está disponível na descrição das câmeras. Eu posso falar somente da que eu uso, uma 7D, é uma das câmeras mais rápidas, e tira 8 fotos por segundo, se estiver gravando em RAW vai depender da velocidade do cartão, mas ela consegue fazer entre 30-40 na sequência, se estiver gravando em JPEG, não tem limite, ela fotografa até encher o cartão ou acabar a bateria.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2014, 00:41:58
Boa noite!

Se possível, uma lente bem clara vai te ajudar bastante!
Já fotografei pecas de teatro, e por causa da velocidade dos movimentos, é indispensável ter lentes claras.

Como o "momento" também é importante, procure câmeras que tenham foco rápido.
Você vai precisar de um conjunto (câmera e lentes) que te dê focagem rápida, senão vai acabar perdendo os momentos. (Embora se você for aos ensaios, já saberá quais cliques dará com certa antecedência, hehehe).
D200


jacksonbrito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2014, 07:28:36
Amigos,


Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Caso alguém ainda tenha algum comentário fique à vontade, serei novamente grato.

[]s

jacksonbrito


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2014, 09:35:15
Se vc tem 10 meses pra aprender a usar a câmera e quer se especializar nesse tipo de evento, que tal gastar o primeiro mês pra entender um pouquinho mais sobre o assunto antes de comprar?? Acho que pode te dar um direcionamento melhor no equipamento que vai precisar: http://www.lojaphotos.com.br/secao/850834/Espetaculo
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, 09:36:55 por Luciano.Queiroz »


fabiamacedo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2014, 09:45:54
Jackson,

dê uma olhada nesse tópico.
Creio que você pode trocar umas idéias com a autora do tópico.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=96525.0

 :ok: :clap: hahaha
obrigada por lembrar de mim :O já estamos conversando!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2014, 21:37:06
:ok: :clap: hahaha
obrigada por lembrar de mim :O já estamos conversando!
:ok:

 :)


Nemesis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2014, 23:13:20
Creio que as melhores respostas já foram dadas, mas enfatizo sobre o que escreveram em se preparar tecnicamente para isso.
Você pode ter a câmera mais top de linha do mercado mas se não souber o que é ISO, Obturador, Diafragma, fotometria, exposição, composição da cena, conhecer os tipos de lentes existentes no mercado, a diferença de uma lente fixa e as zooms, não conhecer as técnicas para o uso de flash externo, Hz do flash, Foco manual, foco automático, profundidade de campo, conhecer o esquema de cores, filtros, balanço do branco para correções, potência do flash, posição do flash (ninguém gosta de se apresentar e receber flash direto no rosto), entre muitas outras informações, sem conhecer isso de nada adianta o equipamento.

Aconselho o colega a primeiramente investir em técnica e conhecimento, depois que aprender, ai sim você terá uma base mais sólida e realista pra procurar o equipamento que melhor vai te satisfazer pois tenho quase certeza que essas fotos irão precisar de tratamento posterior em softwares e você vai ter que dominar isso também.

Dedique alguns meses e até anos para aprender a arte e não gastar ai seus $$$$ atoa.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 23:20:34 por Nemesis »