Autor Tópico: Selecao do ponto de foco com o olho  (Lida 3032 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2013, 01:32:16
O que me deixa intrigado:
Se a Canon tem um sistema de foco tão bom, porque deixou a 5D por duas gerações com aquele sistema de foco medíocre?

Acredite, o foco é realmente bom.

Há coisas passadas que são estratégias de mercado ou até incompetência mesmo, tais como os focos medíocres citados, a insistência demorada da Nikon no APS, não acreditando no fullframe, o foco espremido da d600, ora, eles tem o foco perfeito para FX, porque colocar um foco de DX numa câmera animal como a D600...


E por aí vai.

Não da pra entender.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2013, 01:37:13
Acredite, o foco é realmente bom.

Há coisas passadas que são estratégias de mercado ou até incompetência mesmo, tais como os focos medíocres citados, a insistência demorada da Nikon no APS, não acreditando no fullframe, o foco espremido da d600, ora, eles tem o foco perfeito para FX, porque colocar um foco de DX numa câmera animal como a D600...


E por aí vai.

Não da pra entender.
As vezes eu acho que os bobos somos nos! Essas empresas fazem a m... Que querem e a gente compra mesmo assim! Por isso que a minha Nikon D3s vai ficar comigo até eu ver mola saindo pelo mount!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2013, 01:41:15
As vezes eu acho que os bobos somos nos! Essas empresas fazem a m... Que querem e a gente compra mesmo assim! Por isso que a minha Nikon D3s vai ficar comigo até eu ver mola saindo pelo mount!

Daqui a poucos anos todas essas câmeras serão motivo de piada, teremos resoluções astronômicas, latitudes quase infinitas, isos infinitos, velocidades infinitas, e as fotografias serão as mesmas.

Acredite, mesmo com anos de superioridade do foco da Nikon em vários seguimentos, os fotógrafos que usaram Canon conseguiram com seu talento (ou, quem sabe, superioridade), fazer fotos igualmente geniais.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, 01:42:09 por Claudio Rombauer »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2013, 01:52:54
Conseguem fotos excelentes desde a época do foco manual, o AF é só um conforto; porque eles não disponibilizam esse conforto a mais para o usuário? Se era uma tecnologia já implementada? A 7D tem um sistema de foco muito superior.
Canon e Nikon deitam e rolam nesse mercado há décadas! Acho que os CEO's se juntam e combinam de capar as máquinas com características distintas para fomentar essa dúvida! Mas, a Sony está vindo, quero ver a quantidade de profissional brasileiro que vai migrar para a Sony, sendo ela uma patrocinadora da Copa e a agressividade de mercado!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 26 de Dezembro de 2013, 09:36:55
Conseguem fotos excelentes desde a época do foco manual, o AF é só um conforto; porque eles não disponibilizam esse conforto a mais para o usuário? Se era uma tecnologia já implementada? A 7D tem um sistema de foco muito superior.
Canon e Nikon deitam e rolam nesse mercado há décadas! Acho que os CEO's se juntam e combinam de capar as máquinas com características distintas para fomentar essa dúvida! Mas, a Sony está vindo, quero ver a quantidade de profissional brasileiro que vai migrar para a Sony, sendo ela uma patrocinadora da Copa e a agressividade de mercado!

Mas a indústria é toda assim, veja nossas carroças a venda aqui, todas capadas ao extremo. Um civic, por exemplo, se não for o modelo top de linha, é praticamente um utilitário, só tem dois míseros airbags. E não estou falando de mimos ou confortos, e sim de segurança que pode salvar sua vida. Carrinhos como i30 e cerato tem aqueles motores 1.6 infames. Isso que não estou falando dos subcarros abaixo destes.

Nos modelos top de linha de câmeras, sempre tivemos bons sistemas de foco.

E claro que a Canon poderia colocar o sistema da 5D3 na 6d, na 60d, na t5i, mas alguém acha que faria mal para as vendas das câmeras mais caras.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, 10:01:19 por Claudio Rombauer »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2014, 21:40:23
Tenho uma EOS 30, que também incorporou o sistema de foco com o olho. Eu, infelizmente, não acertei com o sistema e o desabilitei, mas uma de minhas filhas, ao brincar com a câmera, adorou o sistema e fez ótimas fotos.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #21 Online: 03 de Janeiro de 2014, 22:30:40
O que me deixa intrigado:
Se a Canon tem um sistema de foco tão bom, porque deixou a 5D por duas gerações com aquele sistema de foco medíocre?

Pq assim como estava vende. Se a MKIII nao tivesse sido lançada, a MKII continuaria vendendo bem...
Pq a KOMBI foi fabricada por 50 anos sendo uma carroça?! sem nenhuma melhoria de verdade? Pq vendia assim mesmo...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Janeiro de 2014, 15:52:03
As vezes eu acho que os bobos somos nos! Essas empresas fazem a m... Que querem e a gente compra mesmo assim! Por isso que a minha Nikon D3s vai ficar comigo até eu ver mola saindo pelo mount!

Então ja tive EOS 3 maravilhosa, e usei por muito tempo o sistema, e hoje tenho uma Elan 7 com o eye control...

Então, foi assim, a eos3 tinha seus 45 pontos de foco o mesmo sistema da 1V, mas não tinha correção de dioptria embutido, tinha que ficar trocando o eye-piece. E parece que custava caro a solução embutida conciliando uma prisma grande + corretor de dioptria  + o sensor do eye control, tanto que esse sistema não foi adiante na 1V.

Como ja foi citado aqui, tinha tbm uma curva de aprendizagem para que o sistema funcionasse direito, por ex respeitar uma determinada proximidade do olho no visor, e algumas outras regras para fotografar, de maneira que boa parte dos clientes não se deu bem com isso, e mantinha desligado. Na própria EOS 3 era impossível acertar um pontinho exato principalmente na periferia dos 45 que existiam, conseguia-se acertar mais ou menos a região, porem o ponto certinho era difícil, muito treino e um ajuste corretíssimo.

E na EOS 3 tinha duas memorias de ajuste para os olhos, mas se uma terceira pessoa viesse...  então imagine a câmera de uma redação, que todo mundo pega, provavelmente esse foi mais um dos motivos desse sistema não ter ido para as top profissionais como a EOS 1V.

Acabou que sumiu, e atualmente com os sensores digitais e essas novas tecnologias de foco, provavelmente em  breve teremos oportunidade de comprar algo parecido.


 colocaram o corretor de dioptria embutido na câmera, na 3 tinha que trocar o eye piece com
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, 15:59:54 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #23 Online: 04 de Janeiro de 2014, 19:44:18
câmera bonita pra caramba...

essa fotógrafa usa uma EOS 3

http://www.flickr.com/photos/76187642@N06/

curto pra caramba as fotos dela.  :ok:


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:53:58
a principio parece muito bom, mas estou pensando aqui...

vc olha onde quer focar, e ela faz o foco...perfeito! ai vc vai dar uma olhada no outro lado onde ta desfocado pra ver como tá e putz...focou lá...rs


eu sou um que desativaria isso no primeiro uso...haha


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:11:04
a principio parece muito bom, mas estou pensando aqui...

vc olha onde quer focar, e ela faz o foco...perfeito! ai vc vai dar uma olhada no outro lado onde ta desfocado pra ver como tá e putz...focou lá...rs


eu sou um que desativaria isso no primeiro uso...haha

Mas aí é só travar o foco né? :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #26 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:27:14
Tive a EOS 5, a EOS 1n hs e a EOS 30, e todas tinham o  "eye control", existiam alguns macetes, como calibrar de maneira certa esse recurso. usei muito e sinto falta deles nas digitais.
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Janeiro de 2014, 13:58:24
Mas aí é só travar o foco né? :ok:

O olho funciona como a seleção do ponto, mas o foco só é feito ao meio aperto do shutter, a partir dai pode-se olhar pra onde quiser.