Autor Tópico: Opinião sobre a Tokina 11-16mm F2.8 (IF) DX  (Lida 925 vezes)

samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Online: 03 de Janeiro de 2014, 14:09:15
Olá pessoal,
Acabo de adquirir uma Tokina 11-16mm F2.8 e posto aqui minhas primeiras impressões para tentar ajudar quem estiver pensando em comprar uma.

Muito havia lido em outros fóruns da internet sobre a perda de nitidez dessa lente quando usando foco infinito. É como se a lente não conseguisse focar no infinito. Em outros países, muitos devolvem a lente para recalibração do foco, o que às vezes resolve o problema.

Pois bem, assim que comprei, a primeira coisa que fiz foi testar se isso realmente acontecia usando uma Canon 7D. Focar, foca. O problema é realmente a queda radical na nitidez. Usando 11mm, a queda já é notável, mas piora ainda mais quando utilizando 16mm. Lá por volta de 14,5mm, a nitidez não é tão ruim assim. Testei diversas "distâncias" em relação ao objeto, ainda dentro do infinito, e percebi que quanto mais longe pior a nitidez. Ainda vou testar usando um tripé, mas se essas impressões se confirmarem, significa que é uma péssima lente para fotografias de paisagens.

Em modo macro o comportamento é um pouco diferente. Obtive a melhor nitidez com 11mm (muito boa por sinal), 14,5mm ficou razoável e 16mm ficou horrível. Ou seja, percebemos aqui uma aparente "contradição", pois se trata de uma grande angular com melhores resultados em macro do que no infinito ("contradição" ou uma grande falha de projeto).

Todos os testes foram feitos com abertura F2.8, pois essa é uma das "vantagens" supostamente pregadas por quem gosta dessa lente.

Enfim, fiquei bastante decepcionado. Mas como não comprei ela para paisagens, e sim para fotografar em espaços fechados, não vou me desfazer dela por enquanto. Só que certamente vou adquirir uma grande angular fixa na primeira oportunidade (o problema é que só encontro fisheye).

Assim que conseguir fazer mais testes com tripé, posto aqui para vocês. Aguardo também a opinião de outros sobre o problema.

Abraços!
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 14:10:00 por samueldc »
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:12:45
 Esta informação vai em desencontro com muitos reviews que sempre elogiam a lente. O modelo DX II teve uma sensível melhora em CA.


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:16:16
Esta informação vai em desencontro com muitos reviews que sempre elogiam a lente. O modelo DX II teve uma sensível melhora em CA.

Review é uma coisa, a prática é outra. Quem tiver ela e tiver opinião diversa sobre a nitidez no infinito, poste aqui por favor.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2014, 10:33:35
Ok, mas vc não teste em outras aberturas?

Pois pra paisagem seria bom testar a nitidez dela em f8, 16, 22.....Afinal além da nitidez das lentes não ser a melhor em f2.8 normalmente, será
que essa falta de nitidez na verdade não é falta de profundidade de campo por estar em 2.8? :ponder:

Sei lá....


samueldc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é preciso
    • 500px
Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2014, 18:56:43
Ok, mas vc não teste em outras aberturas?

Pois pra paisagem seria bom testar a nitidez dela em f8, 16, 22.....Afinal além da nitidez das lentes não ser a melhor em f2.8 normalmente, será
que essa falta de nitidez na verdade não é falta de profundidade de campo por estar em 2.8? :ponder:

Sei lá....

Talvez afete o infinito, vai saber... Mas o infinito testado nem era tão infinito assim: uns 5 a 6 metros no máximo. Então mesmo assim, acho que não deveria ter perdido tanta nitidez.
SDC
Olympus OM-10 MA | Zenit 12XP
Canon 6D | Olympus OM-D E-M5