Autor Tópico: Retrato  (Lida 1301 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 03 de Janeiro de 2014, 15:44:10


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2014, 17:13:07
Croix ,

Elogia suas imagens é redundante , elas falam por si.


Para esta foto em particular me chamou atenção 2 itens

1. Voce usa uma espécie de watermark  que me passou uma sensação de desfoque nao previsto e criou um halo principalmente no contorno chapeu do rapaz.

2 . O pedaço de muro atraz da moça me parece meio, se olho uma vez me parece  fora do contexto , se olho de novo parece enquadar a foto . qual foi sua ideia ?

Abraços
Fábio José
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 17:13:26 por Fábio José »
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2014, 19:20:11
O ambiente nao foi planejado mas sim mero acaso.

A intencao na verdade foi tentar fazer com que os sinais luminosos nao aparecessem ou que pelo menos nao chamassem tanta atencao. E foi o que eu consegui nos segundos que eu tive para fazer a foto. Eu mal vi o muro quando fiz a foto.



-

Sobre essas pessoas com esses trajes, eles seguem uma tradicao antiga de ir para um centro onde aprender algum tipo de trabalho artesanal/tradicional/manual por alguns anos, e depois saem viajando por ai procurando lugares para desempenhar seus trabalhos e se sustentarem. E eles usam essa roupa tradiciuonal sempre para serem reconhecidos onde quer que forem.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2014, 19:59:55
Acho que a marca d' água ficou discreta, fora o efeito mencionado, mas coisa pouco mesmo. Passaria despercebido por muitos.

Em relação ao muro, entre outros fatores, nesse caso ele ajudou a acentuar a leve inclinação do 'conjunto' para a esquerda.

Ainda assim, um bela foto!!!  :ok:
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2014, 20:00:23 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2014, 03:24:58
A inclinacao eh para dois propositos.
1. Aprimorar o enquadramento dos retratados dando uma leitura diagonal mais atraente.
2. Transmitir dinamicidade.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2014, 11:21:44
Achei excelente o retrato Márcio. Usou flash direto?

 :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2014, 13:01:29
Flash estendido sendo segurado com minha mao esquerda e a mao direita segurando a camera. E um pequeno difusor montado no flash.

Essa aqui no mesmo estilo com uma soft box montada em um monope apoiado ao meu corpo:



E aqui tambem, como luz de preenchimento para nao perder detalhes nas sombras:



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2014, 13:25:14
Legal Márcio, valeu  :ok:

Essa última do rapaz com fone está perfeita hein. Foi casual ou faz parte de ensaio?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2014, 16:37:19
Legal Márcio, valeu  :ok:

Essa última do rapaz com fone está perfeita hein. Foi casual ou faz parte de ensaio?
Foi uma pequena sessao que fizemos com ele e uma amiga dele.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2014, 21:11:56
É intrigante, gosto e não gosto, gosto e não gosto, gosto e não gosto.

Achei que a luz ficou muito diferente do fundo, esse isolamento aliado a inclinação parece que o fundo é um poster.

Por outro lado se fixar o olhar no casal, a foto é muito agradável e realmente a fundo dá a dinamica esperada...

Ou seja, minha opinião não valeu nada!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

 :ok:

Lentes Antigas + Sony E-Mount


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 08 de Janeiro de 2014, 03:20:05
É intrigante, gosto e não gosto, gosto e não gosto, gosto e não gosto.

Achei que a luz ficou muito diferente do fundo, esse isolamento aliado a inclinação parece que o fundo é um poster.

Por outro lado se fixar o olhar no casal, a foto é muito agradável e realmente a fundo dá a dinamica esperada...

Ou seja, minha opinião não valeu nada!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

 :ok:
Sua opiniao valeu sim, acho que eh um ponto nao so interessante mas importante.

Eu tambem prefiro quando a luz artificial simula luz natural, mais proximo a segunda foto que postei. Quando da eu faco principalmente em retratos. Mas existem casos e casos. Nesse caso a minha preocupacao na hora foi mai em garatir ter a foto do que arriscar a minha unica chance por causa de um ideal.

O dia ja estava escuro e eu nao tinha tempo para medir luz e fazer ajustes, foi no "olhometro", foi mais facil e rapido reduzir o shutter speed acredito que aproximidamente 1/60 ou menos, para que o segundo plano nao ficasse muito escuro (ai seria o ajusto de apenas de 1 controle), do que mudar a configuracao do flash/abertura da lente que ja tenho memorizado, por exemplo aumentando o ISO e reduzir a potencia do flash, ou diminuir a abertura (ou seja, mais de 1 ajuste com maiores chances de erro para poder fazer apenas 1 foto, se errar ja era).

Se fosse possivel eu teria feito a foto em um ambiente melhor tambem pq esse lugar eh feio e foi dificil tentar me livrar dos paineis luminosos.

O que mais interessa na foto nao eh a qualidade tecnica mas sim os trajes tradicionais. Eu acho interessante.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Janeiro de 2014, 16:28:50
Excelente, a escolha certa sempre é o momento, mesmo que tenhamos que deixar de lado a técnica perfeita.

O mais legal desses desafios é ver quanto calibrado nosso "olhometro" está, e quanta coisa temos que analisar em uma fração de segundos.

Lentes Antigas + Sony E-Mount


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 08 de Janeiro de 2014, 16:46:54
Na verdade eh seguir um padrao que se adota, como ponto de partida e com o tempo vc cria um estinto para tentar ajustar as pequenas mudancas. Por exemplo, na maioria das vezes o flash esta na mesma distancia e eu sei que nessa distancia o meu ponto de partida inicial eh f5.6 na lente, 1/8 no flash e ISO 200. Quando muda de um lado compensa de outro (quando muda distancia, acessorio ou quando quer assimilar a luminosidade do flash com a luz natural em situacoes que a luz natural esta mais limitada como nesse caso), e na preca segue o instinto de quanto precisa mudar (no caso o ISO) e depois compensar do outro lado a mudanca (lente ou flash). Mas as vezes eh melhor seguir no que da menos trabalho e eh mais rapido (shutter speed para luz ambiente) e deixar o flash se destacar mesmo.

Eu tenho que ver o exif no arquivo original para saber se o shutter estava no 1/60 ou metade disso. Eu sei que acima disso nao estava, mas se estiver no 1/60 dava para ter baixado mais mesmo correndo o risco de ter o segundo plano aparecendo tremido, mas iria ficar com a a luminosidade das diferentes fontes de luzes um pouco mais proximas.