Autor Tópico: Ajuda: Casamento - igreja com péssima iluminação!  (Lida 7203 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #30 Online: 23 de Dezembro de 2013, 13:27:39
foi ontem o casório? poste umas  fotos aí pra gente ver o resultado  :ok:

foi sábado agora (21). A igreja era muito apertada.... foi um pouco ruim pois sou acostumado com o angulo de visão da 50mm no sensor cropado.. Meu segundo fotógrafo que passou bem:
ele tem uma sigma 10-20 e uma 30 1.4... pra ele foi tudo lindo. Em breve posto algumas fotos!
E sobre o padre, foi uma maravilha, ele era de fora, portanto não teve problema de subir no altar! acho que foi sorte mesmo viu! rs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 23 de Dezembro de 2013, 19:57:23
E sobre o padre, foi uma maravilha, ele era de fora, portanto não teve problema de subir no altar! acho que foi sorte mesmo viu! rs


 :)


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #32 Online: 23 de Dezembro de 2013, 22:18:13
Cara, para de ficar batendo cabeça com somente lente fixa. Se tem duas máquinas deixa uma com a fixa para momentos adequados, mas na principal coloca uma Zoom. Se for maquina DX usa a Tamron 17-50 2.8 e sendo Nikon ainda tem a versátil 16-85. O trabalho vai render mais e com menos stress...
Casamento: Bons flagrantes (claro q com fotos bem feitas e/ou artísticas incluídas no pacote) + Edição + Diagramação...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 23 de Dezembro de 2013, 23:24:19
Aproveitando o tópico para trocar figurinhas. No caso de contra luz o que deveria ser feito? Em casos como esse eu consegui um resultado bacana usando f/8, aumentando velocidade para 1/250 e usando flash rebatido. Ficou interessante. Vocês trabalham assim no contra luz?

Sobre o que o Luzio falou eu concordo muito. Depois que passei para FF, retratos de pessoas juntas perco algumas fotos pois mesmo com f/4 uma ou duas pessoas não fica bacana no foco. Outro ponto é a questão de zoom. Que primes tem qualidade melhor, disso ninguém tem dúvidas, mas a 24-105 f/4 me fez repensar sobre o custo benefício das zoom premium.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 25 de Dezembro de 2013, 17:37:40
Aproveitando o tópico para trocar figurinhas. No caso de contra luz o que deveria ser feito? Em casos como esse eu consegui um resultado bacana usando f/8, aumentando velocidade para 1/250 e usando flash rebatido. Ficou interessante. Vocês trabalham assim no contra luz?


Thales, eu trabalho mais ou menos assim. Com a diferença que na 5D II a velocidade máxima é de 1/200s. Aí o grande problema é que o flash trabalha quase em potência máxima, e o tempo de reciclagem fica muito alto, então tem que dosar bem os cliques. Outra coisa bacana é explorar o contra-luz, fazer silhuetas, ou estourar o fundo, trabalhar com o que tem.


A velha questão fixa x zoom... Sempre pintam opiniões radicais defendendo cada lado. Existem ótimos profissionais de casamento que usam só fixas, existem ótimos que usam só zooms, existem ótimos que usam ambos. Só que insistir em um casamento com apenas uma 50mm em uma cropada, ainda mais quando o local é apertado, aí não vale a pena mesmo. Se prefere mesmo ficar só com fixas, use duas, uma em cada câmera, pra ter uma opção mais aberta e uma mais fechada. Se não, fique com a zoom em uma e a 50mm em outra. Mas não vale a pena insistir em algo que te dificulta a vida.  :ok:


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 25 de Dezembro de 2013, 18:21:45
Pessoal, este é um dos tópicos mais interessantes, onde li na íntegra e aprendi muito, ou no mínimo me abriu a mente com as opiniões dos colegas.

Aproveitando o assunto e ao mesmo tempo aguardando algumas fotos do casamento do Gruggio, gostaria de saber uma opinião dos colegas em qual lente devo comprar para casamentos (noturnos), ou qual a melhor abaixo de 3000 reais. Vinha pensando numa 50mm fixa pelo preço e pelo que já li por ai, mas este tópico mexeu com minha opinião e agora não sei qual comprar. Considerem as mesmas condições desta igreja e baixo orçamento, até 3000 reais a lente, uso Canon e não gosto de flash mas pelo que li aqui vou continuar usando.

Abraços e Feliz Ano Novo


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 25 de Dezembro de 2013, 18:26:16
Se for câmera cropada, vá de Tamron 17-50 2.8. Se for FF, compre a competente 24-105 f/4.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #37 Online: 26 de Dezembro de 2013, 13:16:46
conforme citado pelo tsouto, a Tamron 17-50mm 2.8 sem VC é uma das melhores opções em termos de custoXbenefício.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Dezembro de 2013, 19:36:55
Pessoal, obrigado!
Realmente essa Tamron 17-50mm 2.8 deve ser uma beleza e cabe no bolso!   :worship:
Anotado! :clap:
Thanks!! :ok:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #39 Online: 27 de Dezembro de 2013, 00:43:48
Lente maravilhosa! Existem coisas q deixam sua marca no tempo e esta lente é uma. Ótimo projeto com custo contido e muito resistente ao batente.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #40 Online: 28 de Dezembro de 2013, 09:23:51
Pessoal, este é um dos tópicos mais interessantes, onde li na íntegra e aprendi muito, ou no mínimo me abriu a mente com as opiniões dos colegas.

Aproveitando o assunto e ao mesmo tempo aguardando algumas fotos do casamento do Gruggio, gostaria de saber uma opinião dos colegas em qual lente devo comprar para casamentos (noturnos), ou qual a melhor abaixo de 3000 reais. Vinha pensando numa 50mm fixa pelo preço e pelo que já li por ai, mas este tópico mexeu com minha opinião e agora não sei qual comprar. Considerem as mesmas condições desta igreja e baixo orçamento, até 3000 reais a lente, uso Canon e não gosto de flash mas pelo que li aqui vou continuar usando.

Abraços e Feliz Ano Novo

Pois é cara, a galera aqui sempre me ajuda muito, e eu tenho muito a agradecer.
Fui tranquilo e fotografei com confiança. Tentei usar velocidades mais altas, sempre acima de 1/100 (com flash rebatido) para não perder nitidez como ocorreu em algumas fotos no casamento anterior.
o ISO, na maioria das fotos da cerimônia não passei de 800 (no primeiro usei bastante 1600). Meu segundo fotografo usou muito ISO200-400, eu usei mais 400-800 (pra reciclar o flash mais rápido, até por que na D7000 ISO800 não dá muito ruido mesmo!) - também tentei usar aberturas entre 2.8 e 5, tive um resultado melhor com essas configurações - flash sempre rebatido na parede ou no teto. Não curto muito aberturas acima de f5, pois perco meu fundo desfocado.... Mais em alguns casos onde não precisava de fundo desfocado, usei f8 sem problemas.
Com certeza o que salvou minha pele foi a tamron 17-50. Utilizei duas cameras, uma de cada lado: D7000 com 50 1.8 (algumas vezes colocava a 85 para closeup) + SB700 e no lado esquerdo, D3100 com tamron 17-50 2.8 + SB700.
De um modo geral o resultado foi satisfatório, em alguns casos eu ficava meio apavorado e a foto saia zoada, acho que devido ao nervosismo de alguns momentos (como entrada da noiva) mais era só olhar pra câmera pra "acordar", fotometrar e refazer a foto.

As fotos da cerimônia eu daria um 6.5  pra mim mesmo (1 a 10) rs... isso por que eu sei que poderia fazer mais, se tivesse estudado mais, e comprado uma 35mm ao invés da 85mm! hahhahahaha
Pra ser sincero, gostei mais das fotos do makking-off e do pequeno ensaio pós cerimônia... Nesses momentos tenho mais tempo de fazer a foto, posso mudar as pessoas de lugar, coisa que não posso na cerimônia. Sem falar na hora que o padre está dando o sermão, fotografar parece um insulto - o barulho do obturador + flash toma conta de toda a igreja, parecendo um tiro de bazuca - o padre mesmo falou que eu poderia fotografar à vontade, mas que eu desse uma parada na hora que ele começasse a falar. No mais foi tudo bem. agradeço a quem me deu dicas, opiniões, tenho certeza que me ajudaram muito.
Aqui vão algumas:

1.foto feita pelo meu segundo fotografo. Acho que com uma canon xti, não tenho certeza... + sigma 10-20. Distancia focal em 10mm, f4, 1/125 e ISO200. Aqui dá pra ver como a igreja é pequena, não coube nem arranjo de flor, e como a iluminação natural era ruim devido as paredes que tampavam da passagem da luz.


2. Outra foto do meu segundo, mesmas configurações que a anterior.


3. Aqui dá pra ver como estava o tempo lá fora - dentro do santuário o flash era obrigatório, mais saindo do lado de fora, com um branco forte e o tempo fechado a fotometria mudava para f5 1/640 ISO100 flash off, claro! Essa foto é o noivo esperando sua noiva... estava marcado para 11h mas como era um pouco longe, todo mundo atrasou, pois a BR estava congestionada, e o casamento foi sair às 14h... Imagina a angustia desse camarada. Detalhe, ele tava pronto desde 11h.


4. A noiva ficou pronta cerca de 14h. A cagada que demos aqui foi esquecer de dar uma sombrinha pra noiva (devido a correria do atraso) enquanto ela caminhava para a igreja (a maquiagem foi feita ao lado do santuário) - e como o tempo estava fechado, nublado mesmo, e a geada foi o suficiente para molhar o cabelo dela. 50mm f4 1/2000 ISO100


5. Nesse momento foi onde falei que fiquei um pouco nervoso, na entrada da noiva. joguei o flash para o lado esquerdo, e coloquei para compensar o flash acho que para +1.3 ou +1.7, usando a tamron 17-50 em um ângulo muito aberto, deu uma sombra na parte de baixo da foto, pois esqueci que a cabeca do povo iria tampar a luz rebatida na parede esquerda. O rosto ficou um pouco estourado. (foto sem tratamento - 24mm f4 1/160 ISO200)


6. Aqui eu fiz um tratamento no Lightroom tentando recuperar a parte estourada e clarear a parte subespoxta ( ainda bem que fotografei em RAW!)


7. Agora uma comparação entre os olhares e lentes:
de meu segundo fotografo com a 10-20 e o meu com a 85 1.8, do altar:
A primeira é 10mm f4 1/125 ISO200


8. a segunda é da 85 1.8G, em f5 1/125 ISO640. Acho que ficamos praticamente no mesmo lugar nas fotos do altar.


9. Essa aqui eu vou postar naquele tópico "EU"! ehehhehe
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, 09:29:20 por gruggio »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #41 Online: 28 de Dezembro de 2013, 23:09:46
Gruggio muito bacana o seu relato. Esse tópico seu assim como um do Rafa são muito bacana pois trocam muito experiência e depois vocês postam os resultados. Mesmo para quem é só entusiasta e amador como eu, sempre aprende.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #42 Online: 06 de Janeiro de 2014, 09:40:05
Gruggio muito bacana o seu relato. Esse tópico seu assim como um do Rafa são muito bacana pois trocam muito experiência e depois vocês postam os resultados. Mesmo para quem é só entusiasta e amador como eu, sempre aprende.

Valeu Souto! pois é cara, acho que temos que correr atrás do conhecimento sempre né. Espero que essas fotos ilustrem bem o que passei e ajude alguém de alguma forma. Abraço, Gruggio.