Autor Tópico: O Ocaso das Câmeras Fotográficas  (Lida 5981 vezes)

Pope

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Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2014, 08:41:32
Vejam isto aqui:

Christopher Chute, da empresa de pesquisa IDC, prevê que a Nikon simplesmente vai cair fora do negócio se a tendência persistir por cinco anos.

É pracabá!

 :hysterical:

[]s,

RSalles
Cair fora não é uma opção. Ela é uma empresa de ótica, não sei se ela se sustenta apenas com lentes militares, e a sua divisão medica é muito pequena. Neste aspecto a Olympus e Fuji são muito mais sólidas.
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Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2014, 10:57:35
Vejam isto aqui:

Christopher Chute, da empresa de pesquisa IDC, prevê que a Nikon simplesmente vai cair fora do negócio se a tendência persistir por cinco anos.

É pracabá!

 :hysterical:

[]s,

RSalles
Eu tambem achei exagerado algumas partes do texto...

A nikon enquanto continuar produzindo cameras de qualidade sempre tera publico, pelo menos para a sua linha profissional e entusiastas. A diferenca eh que tera que encolher com a perca do massivo publico amador. Ate a hasselblad que esta praticamente fudida ainda consegue vender cameras para amadores ricos, que sao uma fatia muitomenor comparadoaos amadores que compram Nikon e Canon.


RSalles

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Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2014, 11:06:04
Pope, tu viu o nome do cara?

Eu postei uma mensagem num forum de fora sobre exatamente o mesmo assunto, vou copiar e colar e voces que se virem pra entender:

Um colega de forum postou isto:

It's gonna happen, phone photography will be the mainstream input into news streams and most other areas of online / electronic image viewing. Which is probably already the case where a small image to be viewed on a phone, tablet or maybe a monitor is all that's needed.
'Proper cameras' will still have a place for instances where a large, very high definition image is needed, although they could be stitched easily enough, so that leaves the art market and the enthusiasts. I can't see the big players investing much research and development money just for that market, I think they'll slowly pull out and small specialist companies will take over manufacturing cameras as we know and love, probably using technology from the restructured big boys.


E eu respondi isto:

The size of the camera market is the same size as the professional image makers - including all the wannabees. And the rest, well, it's the rest.
Flash photographie, sub-marine, macro, sports, studio, professional portraiture, reproduction... you name it - will rest with the doors closed to the smartphone fever. The only activities where I see a smartphone prevail are street photo and tourism. And will prevail more in places where carry a camera is forbiden or socialy disturbing - as you just cant stop people to carry a cell phone, exception made for prisions, bank agencies etc.

Too much ado for nothing.

Renato

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Versiano

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Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2014, 14:44:22
O improvável ou impossível de hoje pode ser uma verdade amanhã.

O mercado é muito mais instável, muito volátil... hoje mais do que nunca. Para as empresas também... Podemos lembrar empresas, e marcas que pareciam 'gigantes' e hoje não exitem mais; ou ainda, aquelas que abandonam determinado segmento. Existem uma logística, e uma concorrência muito grande. Se algum dia um celular, tablet ou outro aparato tecnológico propiciar fotos 'melhores' do que um Full Frame, quem não os utilizará. Lembramos que não é apenas o melhor produto que perdura no mercado....

Os que os amigos disseram, todas tem um fundo de 'verdade', todas podem se tornar verdade.

Mas como disse Mestre Yoda: 'O futuro em contante movimento está', assim algumas coisas se tonarão realidade; e muitas outras, serão apenas especulação.

Mas o papo está muito interessante. Marcado par acompanhar :snack:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


agalons

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Resposta #19 Online: 05 de Janeiro de 2014, 18:11:54
A matéria é válida mas a culpa dessa zona toda no mercado é unicamente dos fabricantes, por pura ganância. No tempo do filme, quando algum deles lançava uma um equipamento, não lançava 6 meses depois outro, simplesmente porque isso não colava, afinal um filme Provia era o mesmo em qualquer câmera do mesmo estrato. Essa palhaçada da obsolescência programada e a profusão de 500 modelos de cada fabricante começou com as câmeras eletrônicas de filme de uso amador, e todos os fabricantes seguiram a mesma trilha.

Por exemplo, a Olympus lançou em um período de tempo relativamente curto as OM-10/20/30/101, a Nikon as N70 e N90, a Minolta a família derivada da 505 e Canon umas Rebels, Elans e por ai vai. No mercado das compactas foi o mesmo. TODOS os grandes fabricantes resolveram lançar umas 20 compactas no período de 5 anos, e todas mais ou menos a mesma coisa. Isso porque a eletronica barateou muito a produção, no tempo das mecânicas, cada um tinha uma meia duzia de modelos , um para cada estrato e olhe lá.

Com o advento do digital, a desculpa sempre foi o sensor, e infelizmente as pessoas tendem a acreditar que quanto mais megapixeis melhor, e sabemos que a coisa não é bem assim. Mais uma vez, a questão da obsolescencia programada. Pior ainda, os fabricantes em geral são tão cretinos, que mudam o modelo de bateria sem a minima justificativa, só pela sacanagem. A Panasonic por exemplo tem baterias milimetricamente diferentes para a LX3, LX5 e LX7 !!! E o pior é que todos fazem o mesmo e ninguém reclama !

Quanto aos smartphones, é óbvio que quando atingiram o nível minimo de exigencia dos usuários que querem apenas postar na internet, ver na tela do micro ou no máximo imprimir em 10x15 as fotos de uma festinha, confraternização ou mesmo uma viagem, tomaram o mercado das compactas realmente de entrada. Afinal, se o telefone dá algo que a pessoa acha aceitável, sem ter que comprar uma câmera e tendo em vista que todo mundo leva o telefone sempre consigo, faz todo o sentido.

Fora visar o lucro pela já falada obsolescencia programada, por que diabos um fabricante gastaria milhões em design, pesquisa e em linhas de produção para 10 modelos de saboneteiras sendo produzidos ao mesmo tempo, com pouca diferença de preço entre elas ? É só pensar e ver que é canalhice mesmo. TODOS fazem isso.

As compactas intermediárias e avançadas teoricamente ficam fora dessa faixa de perigo. O problema é quando duas categorias de equipamentos tem performances similares e preços muito diferentes. Mas "performance" é algo relativo.

Não se enganem, esses caras sabem muito bem o que fazem. Só que a ganância leva a saturação do mercado.

 :clap: :clap:


RSalles

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Resposta #20 Online: 05 de Janeiro de 2014, 18:48:13
Já comentei com voces uma notícia que já é velha - tem alguns meses - de que a Nokia foi vendida pra Microsoft? Pois é, não existe mais Nokia, só sobrou o label, toda a divisão de celulares é agora da MS. Isso não foi o ocaso da telefonia celular. O mesmo exemplo serve pra cameras: se uma gigante como a Nikon fechar as portas, não vai ser o fim do mundo pra quem usa camera digital. E tem outra: se um dia todas as fabricantes de câmeras do mundo fecharem as portas, pra mim não vai doer nada porque eu fotografo com filme. E fotografava com filme muito antes de inventarem a camera digital, continuo fotografando, e vou continuar mesmo que a Canon e a Nikon resolvam fabricar sardinha em lata. Mas e como disseram aí encima, quem sabe comprar uma MarkIII de backup só pra garantir, vai que...

[]s,

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André Luis Jacob

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Resposta #21 Online: 05 de Janeiro de 2014, 18:48:54
Necessariamente não precisa de uma DSLR ou uma mirrorless, pode ser algo completamente diferente, alguma coisa que registre as fotos... Alguém vai fabricar uma ferramenta, pois onde há demanda tem produto... o que eu dizia lá em cima é que, o que importa são as fotos...

Anyway se/quando lançarem novas ferramentas para fotografia continuará essa disputa de lançamentos, isso é inerente e imutavel. O mercado em geral(nao só fotografico) SÓ FUNCIONA assim! Nao tem como uma empresa gigantesca como a Nikon(que é mais focada somente no mercado fotografico, sem tantas outras areas pra mante-la ao contrario da Sony) fazendo um tipo só de produto por muitos anos e tendo uma venda mediana. Eles tem que ganhar dinheiro, dinheiro esse para pagar custos de fabricaçao, funcionarios, infra-estrutura, marketing, exportaçao, impostos e ainda sobrar lucro para reinvestimento e lucro liquido para a empresa. Ou seja, eles precisam de MUITO dinheiro para conseguir manter os preços que eles tem hoje seja em qual produto for. Senao o que acontecerá é o mesmo que ocorre na Leica e Hasselblad, que investem num marketing pesado, produtos de nicho que sao carissimos e destinados a fotografos profissionais de alto nivel ou amadores com muita grana no bolso pra gastar(que de fato é onde eles vendem mais).


Quando a uma camera ser ou nao obsoleta, se ve isso aqui no fórum mesmo, pessoal olha atravessado o fotografo que usa D90... se alguem pergunta que camera comprar, D90xD7100, 90% falam D7100 porque "é melhor"... mas será que o trabalho final da D7100 e da D90 fará diferença para esse individuo?
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André Luis Jacob

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Resposta #22 Online: 05 de Janeiro de 2014, 18:54:52
Eu tambem achei exagerado algumas partes do texto...

A nikon enquanto continuar produzindo cameras de qualidade sempre tera publico, pelo menos para a sua linha profissional e entusiastas. A diferenca eh que tera que encolher com a perca do massivo publico amador. Ate a hasselblad que esta praticamente fudida ainda consegue vender cameras para amadores ricos, que sao uma fatia muitomenor comparadoaos amadores que compram Nikon e Canon.

ai entra a questao que falei acima... a Nikon terá que investir em marketing e parar de fabricar muitos produtos da linha amadora dela(diria que 90% dos produtos deles)... focando nos entusiastas endinheirados e profissionais, consequentemente todos os preços dos produtos dela subirao. Isso acontece com a Apple por exemplo. Nao se ve produto da Apple mal-feito, todos os notebooks/computador/celulares tem um padrao de qualidade alto, por isso até os produtos mais simples(como um mouse ou um carregador) acabam sendo muitas vezes 100% mais caros que da concorrente. Ja isso nao ocorre na Samsung, pois ela tem muitos produtos baratos e de qualidade mediana/baixa que conseguem sustentar o preço dos produtos de alta qualidade num valor mais justo. Ai vem a questao do cliente optar por um produto com qualidade semelhante porém pagar o valor extra pela "exclusividade" de ter um produto de uma marca mais conceituada e considerada "alto nivel" pelo marketing que foi construido. :ok:
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jrompkovski

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Resposta #23 Online: 05 de Janeiro de 2014, 18:57:51
Muito interessante o artigo... Faz a gente pensar...
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Resposta #24 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:05:49
Já comentei com voces uma notícia que já é velha - tem alguns meses - de que a Nokia foi vendida pra Microsoft? Pois é, não existe mais Nokia, só sobrou o label, toda a divisão de celulares é agora da MS. I

[]s,

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Só dando uma leve complementada: a Nokia existe ainda sim, ela continua produzindo estações ERB (as "antenas de celular") e ficou com toda a divisão de Mapas (antiga Navteq) que aliás, diga-se de passagem é uma das melhores do mundo.


Pope

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Resposta #25 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:11:19
ai entra a questao que falei acima... a Nikon terá que investir em marketing e parar de fabricar muitos produtos da linha amadora dela(diria que 90% dos produtos deles)... focando nos entusiastas endinheirados e profissionais, consequentemente todos os preços dos produtos dela subirao. Isso acontece com a Apple por exemplo. Nao se ve produto da Apple mal-feito, todos os notebooks/computador/celulares tem um padrao de qualidade alto, por isso até os produtos mais simples(como um mouse ou um carregador) acabam sendo muitas vezes 100% mais caros que da concorrente. Ja isso nao ocorre na Samsung, pois ela tem muitos produtos baratos e de qualidade mediana/baixa que conseguem sustentar o preço dos produtos de alta qualidade num valor mais justo. Ai vem a questao do cliente optar por um produto com qualidade semelhante porém pagar o valor extra pela "exclusividade" de ter um produto de uma marca mais conceituada e considerada "alto nivel" pelo marketing que foi construido. :ok:
Eu, se fosse um executivo da Nikon, manteria o Line Up da seguinte forma
Uma mirrorless APS-C no lugar da D3200
A D5200
D7100
D610 com sensor da D4
Uma D800 com o sensor da D610 (D900)
A D800E
Uma substituta da D4 com 18 MP e 14 fps.
Todas com saída de vídeo descompactado pelo HDMI, e capacidade de vídeo 4K na D900 e 1080 60p nas demais.
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Resposta #26 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:13:03
Anyway se/quando lançarem novas ferramentas para fotografia continuará essa disputa de lançamentos, isso é inerente e imutavel. O mercado em geral(nao só fotografico) SÓ FUNCIONA assim! Nao tem como uma empresa gigantesca como a Nikon(que é mais focada somente no mercado fotografico, sem tantas outras areas pra mante-la ao contrario da Sony) fazendo um tipo só de produto por muitos anos e tendo uma venda mediana. Eles tem que ganhar dinheiro, dinheiro esse para pagar custos de fabricaçao, funcionarios, infra-estrutura, marketing, exportaçao, impostos e ainda sobrar lucro para reinvestimento e lucro liquido para a empresa. Ou seja, eles precisam de MUITO dinheiro para conseguir manter os preços que eles tem hoje seja em qual produto for. Senao o que acontecerá é o mesmo que ocorre na Leica e Hasselblad, que investem num marketing pesado, produtos de nicho que sao carissimos e destinados a fotografos profissionais de alto nivel ou amadores com muita grana no bolso pra gastar(que de fato é onde eles vendem mais).
Pois é, tem de tudo por ai, inclusive uma imensa quantidade de fotógrafos que não fotografam, apenas compram equipamentos, e vivem correndo atraz do ultimo modelo.

Quando a uma camera ser ou nao obsoleta, se ve isso aqui no fórum mesmo, pessoal olha atravessado o fotografo que usa D90... se alguem pergunta que camera comprar, D90xD7100, 90% falam D7100 porque "é melhor"... mas será que o trabalho final da D7100 e da D90 fará diferença para esse individuo?
Isso mesmo, o que importa pra mim é a fotografia, tanto faz uma D90 ou uma F3...

Conhecimento importa mais que equipamento.


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Resposta #27 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:14:37
Já comentei com voces uma notícia que já é velha - tem alguns meses - de que a Nokia foi vendida pra Microsoft? Pois é, não existe mais Nokia, só sobrou o label, toda a divisão de celulares é agora da MS. Isso não foi o ocaso da telefonia celular. O mesmo exemplo serve pra cameras: se uma gigante como a Nikon fechar as portas, não vai ser o fim do mundo pra quem usa camera digital. E tem outra: se um dia todas as fabricantes de câmeras do mundo fecharem as portas, pra mim não vai doer nada porque eu fotografo com filme. E fotografava com filme muito antes de inventarem a camera digital, continuo fotografando, e vou continuar mesmo que a Canon e a Nikon resolvam fabricar sardinha em lata. Mas e como disseram aí encima, quem sabe comprar uma MarkIII de backup só pra garantir, vai que...

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Isso!!! É isso!!! Filme é realmente muito bom!!!
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Resposta #28 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:20:16
A Motorola agora tbm é do Google, a Nokia da Microsoft e assim vai... é a industria do sftw engolindo o hardware...

O relógio de bolso, aquele com a correntinha, lembra??? Meu vô usava, fiquei com um de herança/lembrança...
Eu tbm usava relogios de pulso... tinha um monte deles, vários modelos, com cronografo, sem cronografo, um pra festa, outro pra andar de barco... mas hoje não uso mais nenhum... Tenho ainda alguns a venda, mas ta difícil de vender...

Atualmente o celular é tbm é o meu relógio de bolso, sim, e meu despertador tbm... e ele tem vários alarmes, além de me acordar pela manhã, me ajuda a lembrar de outras coisas que tenho a fazer durante o dia... O formato mudou completamente, mas continuo vendo as horas, e confesso que é menos incomodo andar sem aquele velho relógio no pulso...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 19:21:02 por Lindsay »
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Resposta #29 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:37:46
Mas a fotografia em si teve dimensão ampliada nos últimos anos, com o advento da câmera ultra portátil do celular... e ai veio um cara que colocou a fotografia estilosa e super acessível no meio das redes sociais... e pronto... além de tudo que ja havia nos 100 anos anteriores da fotografia, atualmente é um grande barato usar a fotografia (imagem) para se expressar... uma necessidade, virou um meio de comunicação, de mkt de relacionamento social...

A fotografia agora é tbm digital, e esta inserida na rede de transmissão de dados, as pessoas querem usar a fotografia para se relacionar/expressar dentro dos meios digitais, as oportunidades estão ai, e os fabricantes tem que correr atrás disso...



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