Autor Tópico: Oque fazer quando o cliente escolhe as fotos erradas para o album?  (Lida 3186 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
No ultimo dia 22 fiz a cobertura de um casamento, não é muito a minha area, mas como ja trabalho ha alguns anos como fotografo ja tenho uma ideia de como cobrir um.
Pois bem, fiz a cobertura de um jovem casal, da cerimonia religiosa e na recepção.
Ao todo no contrato diz que seriam 350 fotos com direito a eles escolherem 150 fotos para compor o album.
Hoje recebi a lista das fotos escolhidas, e ao separa-las notei que eles escolheram, varias fotos repetidas, ou seja aquelas fotos que voce faz de angulos diferentes, (pois eram dois fotografos no evento) ou pra não correr o risco de perder o lance. E as fotos dos momentos importantes como a troca de alianças, fotos do beijo, da benção do pastor ficaram de fora. Outra coisa que notei as fotos que melhor demostra o momento tambem ficaram de fora, eles colocaram fotos mais simplorias.
A minha preocupação é a seguinte:
1- Fazer com as fotos que eles escolheram, pois o gosto do cliente nem sempre é o nosso e o que vale é o deles.
2- Modificar e eles não aceitarem o album depois de pronto.
3- Fazer com as fotos escolheidas por eles  e o album ficar com aparencia de incompleto, e manchar minha reputação com quem vai olhar depois de pronto. Pois depois de pronto e alguem olhar e criticar eles nunca iram dirzer que eles escolheram aquelas fotos.
4- Pedir para eles escolherem novamente as fotos.
Nesta ultima, entra o prazo de entrega que é de 40 dias para entrega, sendo 10 para escolha das fotos e 30 para diagramar, confeccionar e entregar o album. Eles ja ultrapassaram e 3 dias o prazo de escolha das fotos.
O que voces acham?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, 21:37:13 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


ccelio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2014, 21:39:34
Em IMHO acho que você devia conversar com o casal, levar outro álbum mostrando seu ponto de vista e perguntando se não desejam rever a escolha de algumas fotos, incluindo as fotos importantes pra retratar a ocasião. Após isso a escolha é deles. Boa sorte!


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2014, 21:46:17
opção 1
vc deu a eles a chance de escolher.
quando compram meus álbuns escolho junto com o cliente as fotos...

e achei 150 muito ein mano...


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2014, 22:07:42
opção 1
vc deu a eles a chance de escolher.
quando compram meus álbuns escolho junto com o cliente as fotos...

e achei 150 muito ein mano...
Tambem acho mais é a quantia que eles pediram, e ainda não colocaram as fotos importantes, imagina se fossem menos?
Eu sempre dou a chance de escolherem em todos. que faço. Só não dou na diagramação.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2014, 22:11:31
Em IMHO acho que você devia conversar com o casal, levar outro álbum mostrando seu ponto de vista e perguntando se não desejam rever a escolha de algumas fotos, incluindo as fotos importantes pra retratar a ocasião. Após isso a escolha é deles. Boa sorte!
No dia da apresentação do meu trabalho fiz isso e quando mandei as fotos em cd lhes falei qual a melhor forma que deveriam fazer para escolher as fotos.
Quanto a escolher junto com eles esta descartada pois depois do casamento foram morar em outra cidade.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2014, 22:14:33
Liguei agora a pouco e consegui falar com a mãe da noiva e expliquei a situação... É uma pessoa mais sensata, lea disse que iria ligar para eles mas que era para eu colocar es fotos que estão de fora e excluir as redundancias.   
Mais ela é sogra, e sogra sabe como é... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2014, 22:15:33 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2014, 22:46:53
Branco, EMHO um álbum é a cereja do bolo

E concordando com os colegas, 150 fotos é muita coisa tem que ser muito mais qualitativo que quantitativo.

Das opções que vc se deu, todas são ruins a menos mal seria a 1 mesmo, porém meio Pilatos

Você poderia adaptar a 2: Faça uma previa de um álbum,  muito bem diagramado colocando as fotos representativas do evento, mkoff, cerimonial e festa (só uma ideia), explica pra eles a situação, que as fotos foram muito bem selecionadas mas para um álbum ficaria melhor do seu jeito, afinal você é o profissional

Se baterem o pé, paciência faz como determinado.

O risco que vc tem é de tomar um preju na diagramação e atrasar um pouco (entra no item 4) mas se trabalho ficar bom é disso que eles lembrarão não que atrasou alguns dias

Boa sorte


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2014, 23:14:00
Não é minha praia mas o que vou falar serve para a maioria das situações:
Diálogo.
Creio que se você expor seu ponto de vista enquanto profissional da área, eles vão ouvir (já que são um jovem casal, geralmente mais flexíveis). Também concordo que 150 fotos é massante de olhar, você folheia 20, 30 páginas e já começa ficar cansativo.
Minha opinião:
5 - Conversar diretamente com o casal (de preferência já levar as tuas selecionadas). Se eles não toparem, paciência.
 :ok:
 


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2014, 23:20:22
Chega com jeitinho e conversa com o casal, explica que tem fotos que fotograficamente são ótimas, mas que não foram escolhidas por eles, e que vc gostaria de incluir. Fala tbm em retirar as fotos redundantes, com jeitinho vai se chegando à um denominador comum.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2014, 00:16:17
é complicada essa situação!

O primeiro álbum que fiz na vida (fotolivro) minha cliente deu carta branca pra escolher as fotos que eu quisesse, quantas quisesse e incluir quantas páginas fossem necessárias.

Ja o segundo, eu achei que ia ser assim, mas a pessoa já era um pouco mais exigente. Não foi fácil fazer a escolha das fotos, porque nem tudo nós concordávamos. Eu ficava pensando: "Puxa ela não confia muito em mim". Mas no fim deu tudo certo e acho que ela gostou.

Já o 3º não fiz exatamente com minhas fotos, mas a pessoa deu carta branca também, apenas com algumas exigências.

De qualquer forma, meditando sobre o segundo caso, conclui que, agente conversa e explica mas a pessoa quer aquelas fotos, deixa ela, fazer o que? Afinal ela que está pagando, não? Talvez o livro não teria a meessma qualidade que teria que agente escolhendo tuudo, mas também não perde a amizade com o cliente né? De qualquer forma todas as fotos apresentadas estão entre as melhores do ensaio ou do evento.  Então, o negócio é tentar equilibrar o máximo possível o ponto de vista do cara e o nosso, penso eu :)

Vamos ver se o 4º que eu fizer, vou ser melhor sucedido com após estas experiências :)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2014, 19:28:13
Nesta ultima, entra o prazo de entrega que é de 40 dias para entrega, sendo 10 para escolha das fotos e 30 para diagramar, confeccionar e entregar o album. Eles ja ultrapassaram e 3 dias o prazo de escolha das fotos.

Caraca, não é muito apertado esse prazo não? O meu prazo de entrega, após aprovada a arte, é de três meses, é claro que entrego bem antes, mas já tenho uma margem para possíveis contra tempos, tipo um erro na montagem, uma queda, uma mancha, uma roubo no semáforo (levam seu carro e o álbum dentro), sei la, tanta coisa pode acontecer.

Melhor ter uma margem e entregar sempre antes, e o cliente sempre fica feliz em receber bem antes do que o prazo estipulado no contrato.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2014, 21:46:34
Branco, EMHO um álbum é a cereja do bolo

E concordando com os colegas, 150 fotos é muita coisa tem que ser muito mais qualitativo que quantitativo.
Boa sorte
Aqui eles gostam muito de sair em fotos com os convidados que geralmente são pessoas das duas familias. Como as familias são grandes, acabam saido em muitas fotos e normalmente é um pedido do casal, para não ofendem nenhum parente que não esteja no album. Daí a grande quantidade de foto, e como o cliente sempre tem razão... E tá pagando... Só pra voces terem uma ideia, eram 80 mesas, cerca de 50 eram só da familia,cada mesa com 4 ou 5 convidados. Cerca de 60 fotos são só dos parentes.
É como disse no começo, o nosso gosto nem sempre é o do cliente, e como tenho dito muito aqui o gosto do cliente sempre prevalece. Na questão de algumas fotos importantes não serem escolhidas,  me preocupo da seguinte forma vai que outro profissional olhe o album, ira notar logo de cara que está faltando algo, talvez não fale nada por questão de educação mais vai achar que foi incompetencia minha e não escolha do casal, e se falar que o album ficou faio por falta de fotos que indentifica o momento eles podem não querer assumir a culpa por vergonha e deixar que eu seja crucificado. :D :D :D
Mas, vou seguir a sugestão da Lindsay.
Valeu mesmo galera pela ajuda.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2014, 22:48:36
Liguei agora a pouco e consegui falar com a mãe da noiva e expliquei a situação... É uma pessoa mais sensata, lea disse que iria ligar para eles mas que era para eu colocar es fotos que estão de fora e excluir as redundancias.   
Mais ela é sogra, e sogra sabe como é... :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Cara, agora eu acho que você mandou mal! Envolver terceiros não acho muito ético, pois você tem de tratar exclusivamente com quem de contratou. Mas é coisa minha, opinião própria etc..não sei como os demais profissionais agem.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2014, 22:52:36
Cara, agora eu acho que você mandou mal! Envolver terceiros não acho muito ético, pois você tem de tratar exclusivamente com quem de contratou. Mas é coisa minha, opinião própria etc..não sei como os demais profissionais agem.
Justo, foi o que eu fiz. Quem esta pagando o prejuizo é justamente a mãe da noiva :D :D :D :D
O casal só escolheu as fotos.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 22:54:54 por Branco Melo »
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2014, 22:58:19
Justo, foi o que eu fiz. Quem esta pagando o prejuizo é justamente a mãe da noiva :D :D :D :D
O casal só escolheu as fotos.

Então neste caso, tratou com a pessoa certa! HAHAHAHHAHAHAHHA  :hysterical:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure