Autor Tópico: Olympus irá desaparecer em 2014...???  (Lida 8031 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:39:55
o FF será fatalmente o sucessor das MFT e APSC para foto still. Podendo comprar uma FF do tamanho de uma MFT, ninguém vai dar bola para tamanho de lente

Então em pouco tempo as MFT vão desaparecer?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 11:40:14 por Claudio Rombauer »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:54:27
Acho que o que o autor fala é do desaparecimento não da Olympus como empresa, mas o seu braço na área da fotografia.

A Olympus para nós, que tem a fotografia como hobby ou profissão, é conhecida pelas câmeras fotográficas. Mas mundo afora a Olympus é conhecida pela sua divisão médica, que é muito grande e muito lucrativa. E tende a ser mais ainda depois da união da Olympus e Sony na "Sony Olympus Medical Solutions".

A questão é que já a vários anos a área fotográfica da Olympus dá prejuízo. E fica a dúvida de por quanto tempo a Olympus vai tirar dinheiro de sua área lucrativa para colocar em uma área deficitária. Nenhuma empresa faz isso por muito tempo, salvo se tiver algum interesse estratégico ou uma previsão de crescimento no futuro, o que não parece ser o caso já que todas as fabricantes hoje são capazes de construir câmeras mirrorless e se o futuro apontar para este sistema, é muito difícil que a Olympus consiga quebrar a hegemonia Canon - Nikon - Sony.

Alguns analistas acreditam que a  EM-1  seja uma das últimas cartadas da Olympus na área fotográfica. Uma mirrorless com jeitão de DSLR, uma tentativa de aumentar sua participação no mercado que hoje é de aproximadamente 7% e se deve basicamente aos modelos mais baratos. Caso não consiga obter lucro, existe a possibilidade de encerrar suas atividades na área de fotografia concentrando-se na área médica. Ou então, desfazer-se da marca como fez a Pentax.

Eu particularmente não acredito nisto, mas com certeza é um risco e não apenas para a Olympus mas para todo o consórcio m4/3, já que a Panasonic - que também tem prejuízo na sua área de câmeras, mas vai muito bem na área de vídeo -  provavelmente não conseguiria manter o padrão sozinha.

O que assusta é a quantidade de analistas de negócios que estão repetindo o mesmo mantra. Mas é exercício de futorologia, e só o tempo dirá.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 11:56:23 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:54:38
Todo mundo tem sua opinião, mas o vaticínio do Cicala da LensRentals é este: "- I don’t expect micro 4/3 to vanish in the next couple of years, but I think it might by 2018.".

Realmente, coloque-se no saguão de quiosques da B&H, pegue uma NEX Full Frame e veja como balança optar por investir em lentes para sua Pana GH3 ou Oly OMD... É o fator "com esta ninguém me segura". Bobagem, claro, as fotos desse sujeito sairão até piores por conta de o sensor pedir lentes à altura (caras) e muito mais estabilidade. Ao final o sujeito diz que as fotos JPEG com sua OMD eram bem melhores, portanto deve ser por conta de lentes melhores. E lá vai ele comprar mais lente Sony...  :)

Pense no fator emocional ao abrir a caixa de sua primeira Full Frame no quarto do hotel, câmera que sem a lente cabe no seu bolso (como minha NEX-6). É sair correndo para o Times Square e o Central Park, já prevendo voltar à B&H antes de fechar para comprar "mais uma lentezinha"...  :ok:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2014, 12:03:31
Sinceramente, antigamente a grande parte das câmeras era Full-Frame, a Trip 200 era Full-Frame, minha Nikon F-401X N5005 é Full-Frame, mas atualmente as compactas são super-cropadas mais ou menos uns sensor de 7mm, se a Olympus está conseguindo desenvolver um projeto aceitável a 15mm, não acho que o MFT vai sumir, lembrando que antigamente quase tudo era Full-Frame, até as compactas mas hoje não é mais assim
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:08:16
Até hoje é assim pq Full-Frame custava caro demais, mas veja como a gente se anima com Canon 6D a $1500 (corpo na B&H). Com a natural redução dos custos, não vai demorar muito até vc comprar a próxima NEX FF por bem menos do que isso... Está acontecendo muito rápido... Não dá para prever nada, mas é bom pensar bastante antes de investir em lentes caras, pois vc pode ficar com ela encalhada... A dificuldade em vender meu equipamento MFT (tudo Panasonic novinho, lentes formidáveis e até caras, flash da marca, tudo) ainda é fator importante em minhas decisões: acabei jogando a toalha e vendendo tudo nos Usados da B&H.  >:(


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2014, 13:18:01
Até hoje é assim pq Full-Frame custava caro demais, mas veja como a gente se anima com Canon 6D a $1500 (corpo na B&H). Com a natural redução dos custos, não vai demorar muito até vc comprar a próxima NEX FF por bem menos do que isso... Está acontecendo muito rápido... Não dá para prever nada, mas é bom pensar bastante antes de investir em lentes caras, pois vc pode ficar com ela encalhada... A dificuldade em vender meu equipamento MFT (tudo Panasonic novinho, lentes formidáveis e até caras, flash da marca, tudo) ainda é fator importante em minhas decisões: acabei jogando a toalha e vendendo tudo nos Usados da B&H.  >:(

Eu não gosto da 6D, não estou dizendo que é ruim, mas não gosto, questão pessoal, entre ela e uma D3100 que é uma APS-C, eu gosto mais da D3100, questão de gosto pessoal meu
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2014, 15:33:06
Eu não gosto da 6D, não estou dizendo que é ruim, mas não gosto, questão pessoal, entre ela e uma D3100 que é uma APS-C, eu gosto mais da D3100, questão de gosto pessoal meu

Você já pegou nas mãos as duas e usou ?


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #22 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:07:35
 :snack: :D
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:11:45
Eu não gosto da 6D, não estou dizendo que é ruim, mas não gosto, questão pessoal, entre ela e uma D3100 que é uma APS-C, eu gosto mais da D3100, questão de gosto pessoal meu
Posso até respeitar a sua opinião mas é totalmente infundada. Eu já tive uma D3100 e hoje tenho 6D. São dois universos completamente diferentes em qualidade de imagem e construção além de ergonomia e a Canon ganha de lavada em todos os aspectos.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 16:12:29 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:18:14
Posso até respeitar a sua opinião mas é totalmente infundada. Eu já tive uma D3100 e hoje tenho 6D. São dois universos completamente diferentes em qualidade de imagem e construção além de ergonomia e a Canon ganha de lavada em todos os aspectos.

Mas há quem prefira um ford Ka a um Fusion top de linha, menor, mais compacto, mais leve, seguro mais barato, chama menos atenção na rua. Eu não aprecio muito esses veículos de entrada, questão de gosto.

Acho que é esse o ponto do rapaz.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2014, 16:19:23 por Claudio Rombauer »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2014, 16:46:01
Pois é, a 6D dá um certo susto devido ao peso e ao tamanho (especialmente qdo está com sua kit 24-105) para quem está acostumado com a 3x00 da Nikon, bem compacta e leve... E muito mais barata... Para fotos com ampliação e níveis de luz normais, trata-se de excelente opção.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:34:34
Em minha opinião, o mercado de consumo de foto não tem nada a ver com talento, e sim com o prazer de fotografar. Assim, não interessa se minhas fotos são uma porcaria se tenho satisfação em fotografar e acho que estão razoáveis ou, em uma reação bem humana, colocar a culpa dos resultados no equipamento, tendo a certeza de que trocar minha Rebel ou NEX pela próxima FF Nikon melhorará a qualidade e minha satisfação. Troco tudo, lentes inclusive, todos felizes. Para as grandes empresas alguém assim é muito mais lucrativo do que qualquer artista que troca equipamento apenas quando realmente precisa...

Em relação à nova Oly, duvido que tenha qualquer impacto além dos consumidores da marca, ou talvez na Panasonic. Agora então com a Sony investindo pesado em NEX FF, os preços vão cair muito e o FF será fatalmente o sucessor das MFT e APSC para foto still. Podendo comprar uma FF do tamanho de uma MFT, ninguém vai dar bola para tamanho de lente, pois o preconceito do sensor sempre será usado como arma do marketing. Minha opinião, claro.

Tem algumas coisas que podem modificar. A decepção que o pessoal anda tendo com a A7/A7r por ter problemas com várias lentes legacy wide angle e com o shutter da A7r, pode exemplo...

Claro, quem gosta mais de EQUIPAMENTO do que fotografia vai continuar dizendo que somente full-frame serve (e tirando portrait de pessoa com pouca luz em f/2.8 em FF com as orelhas da pessoa já saindo desfocadas... :) ). Maioria das pessoas de fórum de grande site é assim - as especificações são mais importantes que os resultados.

Dois artigos que mostram que mesmo equipamentos considerados lixo podem ter resultados excepcionais (e em alguns casos, tão bons ou até melhores que uma FF):
- Fotos de surf com uma Nikon V1 (onde o crop de 2.7 e o DOF grande ajudaram ao invés de atrapalhar): http://www.stevehuffphoto.com/2014/01/01/surf-beach-and-bikinis-at-810mm-with-nikon-v1-by-joe-marquez/
- Fotos street com um iPhone 5 do Ming Thein (onde o fator "invisível" - ninguém liga pra celular - ajudou em enquadramentos mais naturais): http://blog.mingthein.com/2014/01/06/photoessay-invisibility-revisited/

Como sempre falo: cada caso, uma ferramenta - e o fotógrafo faz MUITA diferença.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Janeiro de 2014, 18:41:09
Todo mundo tem sua opinião, mas o vaticínio do Cicala da LensRentals é este: "- I don’t expect micro 4/3 to vanish in the next couple of years, but I think it might by 2018.".

Realmente, coloque-se no saguão de quiosques da B&H, pegue uma NEX Full Frame e veja como balança optar por investir em lentes para sua Pana GH3 ou Oly OMD... É o fator "com esta ninguém me segura". Bobagem, claro, as fotos desse sujeito sairão até piores por conta de o sensor pedir lentes à altura (caras) e muito mais estabilidade. Ao final o sujeito diz que as fotos JPEG com sua OMD eram bem melhores, portanto deve ser por conta de lentes melhores. E lá vai ele comprar mais lente Sony...  :)

Pense no fator emocional ao abrir a caixa de sua primeira Full Frame no quarto do hotel, câmera que sem a lente cabe no seu bolso (como minha NEX-6). É sair correndo para o Times Square e o Central Park, já prevendo voltar à B&H antes de fechar para comprar "mais uma lentezinha"...  :ok:

Olha que fiz isso lá na B&H mesmo, e a E-M1, na mão, me impressionou mais - e olha que gostei pacas da A7. :) Mas é fato, quem não conhece todos os sistemas a fundo (o roadmap de lentes da Fuji X está BEM interessante, por exemplo) se impressiona mais com a A7.

Aliás, os dois quiosques mais cheios, de longe, na B&H, eram os da...Canon e Nikon. Quase nunca tinha ninguém olhando a A7 ou a E-M1...não adianta, pessoal é muito direcionado. :)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Janeiro de 2014, 19:50:14
A Fuji é que era a maior decepção dos vendedores da B&H agora em julho. Se vc bater um papo com eles, eles criticam tremendamente o pessoal das DSLR de entrada, achando absurdo não experimentarem as APS-C da Fuji e da Sony e comprarem câmeras maiores. Mas também não tinham apreciação pelas MFT tampouco. Pelo menos com quem conversei, loja relativamente vazia (para o padrão normal) e tinham tempo para dar atenção. Machistas pra caramba, achavam que mulher andando com DSLR era pura competição com os homens. Mas comprar Canon ou Nikon é como fazer slide Powerpoint com fundo azul e letra amarela: nunca dá errado  :)


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #29 Online: 06 de Janeiro de 2014, 19:54:23
Posso até respeitar a sua opinião mas é totalmente infundada. Eu já tive uma D3100 e hoje tenho 6D. São dois universos completamente diferentes em qualidade de imagem e construção além de ergonomia e a Canon ganha de lavada em todos os aspectos.
Thales, ergonomia é algo muito pessoal. Eu concordo que a 6D é muito mais câmera, mas há quem prefira a ergonomia da 6D e há quem prefira da D610.
Eu, particularmente, prefiro as Nikon. Acho a posição dos comandos mais natural, mas isso é pessoal.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr