Autor Tópico: Olympus irá desaparecer em 2014...???  (Lida 8018 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 06 de Janeiro de 2014, 20:03:16
Tive 2 Fujis, uma S7000 e uma S100FS e me decepcionaram muito na qualidade ótica, eram simplesmente horrendas nas bordas, e a S100FS tinha uma aberração cromática inconcebível, tanto que fiquei desconfiado de defeito e testei com outra, de um amigo que comprou junto na B&H.

Depois disso brinquei com a S5 Pro, e embora boa tinha um problema crônico de hot pixeis. A imagem até era boa mas...
Usei também a X10 e achei decepcionante, tem coisa muito melhor e mais barata por ai.

A minha maior curiosidade era o Super CCD, mas no final não achei grande vantagem. Nas câmeras que usei, as desvantagens pesaram mais.

Depois dessas experiencias eu fiquei muito com o pé atrás com a Fuji e não cogito, a princípio, comprar mais nada dela. É claro que as coisas mudam, mas deixou pelo menos em mim uma impressão ruim e falta de confiança na marca. É possível que muita gente tenha tido o mesmo tipo de experiencia.

Na outra ponta, sempre tive excelentes experiências com a Panasonic e com a Olympus.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 06 de Janeiro de 2014, 20:06:46
Thales, ergonomia é algo muito pessoal. Eu concordo que a 6D é muito mais câmera, mas há quem prefira a ergonomia da 6D e há quem prefira da D610.
Eu, particularmente, prefiro as Nikon. Acho a posição dos comandos mais natural, mas isso é pessoal.
Talvez eu não tenha sido claro. Quis dizer entre uma entry level vs uma FF, independente da marca. Não quis comparar 6D x D600 (mesmo porque nem é o assunto aqui deste tópico e essa comparação nunca leva a nada).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #32 Online: 06 de Janeiro de 2014, 20:11:55
Esses tópicos de futurologia de marcas e sistemas são legais, cada um tem um palpite rssrssrs. Nem quem é da empresa sabe o que vai acontecer. Se for perguntar pra diretoria, cada um vai falar uma coisa também.

Antes eu me empolgava para debater também, mas ultimamente nem ligo muito. Coisa para bater foto, sempre haverá. Qualquer coisa voltarei para a Pentax de filme e fotômetro de pescoço. Ainda bem que não vivo disso rsrs.
D600 - E-M10


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 06 de Janeiro de 2014, 20:41:46
O bacana é revisitar posts antigos e ler coisas do tipo:

"a nikon jamais fabricará uma fullframe, que é apenas um engodo da canon"

"o limite de resolução que as objetivas suportam é 12MP"

"ninguém vai usar uma 5Dmk2 pra filmar, será mais um fracasso de vendas"

Depois a gente lê e da muita risada.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 06 de Janeiro de 2014, 20:44:35
O bacana é revisitar posts antigos e ler coisas do tipo:

"a nikon jamais fabricará uma fullframe, que é apenas um engodo da canon"

"o limite de resolução que as objetivas suportam é 12MP"

"ninguém vai usar uma 5Dmk2 pra filmar, será mais um fracasso de vendas"

Depois a gente lê e da muita risada.


Rsrs, muito bacana. Sendo assim, vou deixar a minha previsão por aqui também. A divisão de fotografia da Olympus não vai acabar em 2014. Um dia vai acabar, mas ainda vai demorar uns bons anos. Acredito que as E-M5 e E-M1 (e suas futuras sucessoras) ainda vão segurar o bote por muito tempo!


Daqui a uns anos vamos ver se eu vou acertar.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #35 Online: 06 de Janeiro de 2014, 21:28:10
...

Antes eu me empolgava para debater também, mas ultimamente nem ligo muito. Coisa para bater foto, sempre haverá. Qualquer coisa voltarei para a Pentax de filme e fotômetro de pescoço. Ainda bem que não vivo disso rsrs.

Kokimoto, gosto muito de tua pessoa, mas ultimamente eu acabo pensando em uma coisa, já cheguei algumas vezes a conceituar câmeras como "latas eletrônicas com um obturador dentro", na época de filme se via bem isso e como minha Nikon é SLR e não D-SLR, fácil demais pra mim enxergar isso, certas vezes já cheguei a dizer em fotografar com uma latinha de coca-cola o quê não é impossível, mas claro que como eu falei em "conceituar", falei apenas em um conceito bem genérico, latinhas melhores e piores existem, admiro muito a Olympus e a Leica, se desse pra mim ter uma coleção de cada uma destas marcas com corpos e lentes eu teria, mas estou começando a adquirir equipamentos Nikon dos quais também gosto bastante, quanto a ergonomia não tenho nada contra a ergonomia da Nikon e sou fascinado por estas latas, mas comecei a falar de um pensamento, pois ás vezes ficamos demais mergulhado em uma D4, 5D, D3s, D610, D3100, D7000, D70 são todas latinhas consagradas, mas esquecemos de pensar é que fotografamos com câmeras e na fotografia em escência, não interessa se estás com uma Nikon Coolpix S2600, uma D3100 ou uma D4, o que interessa é que estejamos com câmeras, mas na prática temos muita dificuldade em enxergar isso.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:45:47
A Fuji é que era a maior decepção dos vendedores da B&H agora em julho. Se vc bater um papo com eles, eles criticam tremendamente o pessoal das DSLR de entrada, achando absurdo não experimentarem as APS-C da Fuji e da Sony e comprarem câmeras maiores. Mas também não tinham apreciação pelas MFT tampouco. Pelo menos com quem conversei, loja relativamente vazia (para o padrão normal) e tinham tempo para dar atenção. Machistas pra caramba, achavam que mulher andando com DSLR era pura competição com os homens. Mas comprar Canon ou Nikon é como fazer slide Powerpoint com fundo azul e letra amarela: nunca dá errado  :)

Eu fui logo depois do Black Friday, a loja estava lotada. :)
Aliás, caiu a lenda que os vendedores de lá são bons, vi cada dica furada que eles davam pra cliente leigo...(notadamente ganhavam mais comissão para certos modelos).
Mas eles estavam fascinados com a A7r e com a GM1.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:47:55
O bacana é revisitar posts antigos e ler coisas do tipo:

"a nikon jamais fabricará uma fullframe, que é apenas um engodo da canon"

"o limite de resolução que as objetivas suportam é 12MP"

"ninguém vai usar uma 5Dmk2 pra filmar, será mais um fracasso de vendas"

Depois a gente lê e da muita risada.

"Ninguém precisa mais de 640kb de memória em um computador" - Bill Gates, na época do DOS.
(não existia Lightroom :) )
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:52:37
Tive 2 Fujis, uma S7000 e uma S100FS e me decepcionaram muito na qualidade ótica, eram simplesmente horrendas nas bordas, e a S100FS tinha uma aberração cromática inconcebível, tanto que fiquei desconfiado de defeito e testei com outra, de um amigo que comprou junto na B&H.

Depois disso brinquei com a S5 Pro, e embora boa tinha um problema crônico de hot pixeis. A imagem até era boa mas...
Usei também a X10 e achei decepcionante, tem coisa muito melhor e mais barata por ai.

A minha maior curiosidade era o Super CCD, mas no final não achei grande vantagem. Nas câmeras que usei, as desvantagens pesaram mais.

Depois dessas experiencias eu fiquei muito com o pé atrás com a Fuji e não cogito, a princípio, comprar mais nada dela. É claro que as coisas mudam, mas deixou pelo menos em mim uma impressão ruim e falta de confiança na marca. É possível que muita gente tenha tido o mesmo tipo de experiencia.

Na outra ponta, sempre tive excelentes experiências com a Panasonic e com a Olympus.

Amigo meu tem uma X-E1 e a qualidade das fotos é excepcional. Muito, muito boa. E eu tenho a impressão contrária - é a marca hoje em dia com mais respeito ao consumidor, faz pouco que lançaram mais um update de firmware pra X100, que nem é mais produzida (e transformaram completamente o comportamento da câmera), e continuam aprimorando o firmware de quase todos os modelos. Só vi quão fascinante é o tal viewfinder híbrido ao brincar com uma X100S na B&H. E o lineup das lentes X mount está ficando bem interessante - vem aí duas zooms 2.8 constante.

Isso posto, pra mim, o sistema X tem características que (ainda) não me atraem.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #39 Online: 07 de Janeiro de 2014, 09:59:00
Amigo meu tem uma X-E1 e a qualidade das fotos é excepcional. Muito, muito boa. E eu tenho a impressão contrária - é a marca hoje em dia com mais respeito ao consumidor, faz pouco que lançaram mais um update de firmware pra X100, que nem é mais produzida (e transformaram completamente o comportamento da câmera), e continuam aprimorando o firmware de quase todos os modelos. Só vi quão fascinante é o tal viewfinder híbrido ao brincar com uma X100S na B&H. E o lineup das lentes X mount está ficando bem interessante - vem aí duas zooms 2.8 constante.

Isso posto, pra mim, o sistema X tem características que (ainda) não me atraem.

Eu tbém tive uma S100fs da Fuji que me decepcionou horrores. Depois tive uma HS10, igual decepção. Mas antes tive uma história de sucesso com a Fuji. Minha primeira digital foi uma S5000, como eu gostava dela. Vendi para comprar uma Panasonic FZ20, cara... me arrependi, rs. Fazia fotos melhores com a Fuji. Depois disso passei a vender as câmeras antigas só depois que comprasse a nova e testasse tudo. Aí comprei a S5200 da Fuji (e acabei mantendo a FZ20 por um tempo). Depois, a S6500fd, que tinha sensor de 1/1.7, uma das poucas compactas a ter sensor dessa dimensão. Adorei todas elas. E logo em seguida vieram as decepções. Perdi mesmo a confiança na Fuji.
Mas as mirrorless dela, nossa, eu usaria de boa. Adoraria ter umas nas mãos pra brincar um pouco. A X100 então...  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:
Simplesmente a digital mais linda que existe. Sou louca tbém pra experimentar esse viewfinder híbrido.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 10:00:35 por Helena Bsb »


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:06:42
O bacana é revisitar posts antigos e ler coisas do tipo:

"a nikon jamais fabricará uma fullframe, que é apenas um engodo da canon"

"o limite de resolução que as objetivas suportam é 12MP"

"ninguém vai usar uma 5Dmk2 pra filmar, será mais um fracasso de vendas"

Depois a gente lê e da muita risada.


BOA Claudio!!! Me lembro das primeiras polêmicas no Digiforum, onde "digital nunca iria substituir filme!" / "Pentax não vale nada, muito pior que Nikon" / "Compacta não serve pra nada" e daí vai.

Esse é outro tópico que vamos ler no futuro e dar boas risadas. A Olympus não some esse ano, ela pode sim vender a divisão de câmeras para outra empresa maior (entenda-se SONY), e pode fazer isso a qualquer momento, mas desde que mantida a linha de pesquisa e desenvolvimento assim como a estrutura de produção, até aí normal.

Hoje a Olympus é a líder de vendas das mirrorless na Asia, com a Sony nos carcanhá, não sei como está em outros mercados, mas se está atrás, não é por muito.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:16:24
Tive 2 Fujis, uma S7000 e uma S100FS e me decepcionaram muito na qualidade ótica, eram simplesmente horrendas nas bordas, e a S100FS tinha uma aberração cromática inconcebível, tanto que fiquei desconfiado de defeito e testei com outra, de um amigo que comprou junto na B&H.

Depois disso brinquei com a S5 Pro, e embora boa tinha um problema crônico de hot pixeis. A imagem até era boa mas...
Usei também a X10 e achei decepcionante, tem coisa muito melhor e mais barata por ai.

A minha maior curiosidade era o Super CCD, mas no final não achei grande vantagem. Nas câmeras que usei, as desvantagens pesaram mais.

Depois dessas experiencias eu fiquei muito com o pé atrás com a Fuji e não cogito, a princípio, comprar mais nada dela. É claro que as coisas mudam, mas deixou pelo menos em mim uma impressão ruim e falta de confiança na marca. É possível que muita gente tenha tido o mesmo tipo de experiencia.

Na outra ponta, sempre tive excelentes experiências com a Panasonic e com a Olympus.

Tive uma superzoom da Fuji por algumas semanas que repassei para um amigo, na época peguei uma sony H5, que era bem superior àquela Fuji na ocasião, tanto em operação quanto à qualidade da imagem. Mas vale ressaltar que minha H5 não existe há tempos, e a Fuji está lá com ele, firme e forte.

Tenho visto essas mirrorless da Fuji e me interessado um pouco, mas penso que se a Olympus está ruim, a Fuji não deve estar melhor.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:25:08
Eu tbém tive uma S100fs da Fuji que me decepcionou horrores. Depois tive uma HS10, igual decepção. Mas antes tive uma história de sucesso com a Fuji. Minha primeira digital foi uma S5000, como eu gostava dela. Vendi para comprar uma Panasonic FZ20, cara... me arrependi, rs. Fazia fotos melhores com a Fuji. Depois disso passei a vender as câmeras antigas só depois que comprasse a nova e testasse tudo. Aí comprei a S5200 da Fuji (e acabei mantendo a FZ20 por um tempo). Depois, a S6500fd, que tinha sensor de 1/1.7, uma das poucas compactas a ter sensor dessa dimensão. Adorei todas elas. E logo em seguida vieram as decepções. Perdi mesmo a confiança na Fuji.
Mas as mirrorless dela, nossa, eu usaria de boa. Adoraria ter umas nas mãos pra brincar um pouco. A X100 então...  :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: :wub:
Simplesmente a digital mais linda que existe. Sou louca tbém pra experimentar esse viewfinder híbrido.

Única decepção da X100/X100s (e também da X-E1) é a falta de PESO ao pegar - vou sempre esperando aquela sensação de densidade que a minha E-P1 têm, de parecer algo "sólido". Todas elas são bem leves.
Mas é linda, e o shutter dela é surreal - quase não se ouve, é pouca coisa mais alto que o barulho da abertura da minha 20mm 1.7 abrindo e fechando. :)

Alguma dia devo pegar uma X100 (a antiga, mesmo) usada, pois corrigiram a maioria dos problemas dela via firmware (e adicionaram vários recursos).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #43 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:27:26
...

Alguma dia devo pegar uma X100 (a antiga, mesmo) usada, pois corrigiram a maioria dos problemas dela via firmware (e adicionaram vários recursos).

Essa eu confesso que tbém tenho vontade, viu...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #44 Online: 07 de Janeiro de 2014, 14:27:30
Única decepção da X100/X100s (e também da X-E1) é a falta de PESO ao pegar - vou sempre esperando aquela sensação de densidade que a minha E-P1 têm, de parecer algo "sólido". Todas elas são bem leves.
Mas é linda, e o shutter dela é surreal - quase não se ouve, é pouca coisa mais alto que o barulho da abertura da minha 20mm 1.7 abrindo e fechando. :)

Alguma dia devo pegar uma X100 (a antiga, mesmo) usada, pois corrigiram a maioria dos problemas dela via firmware (e adicionaram vários recursos).
Eu queria uma para poder ter flash sync de 1/4000... Leaf Shutter é irado. Pena que as outras não tem!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr