Autor Tópico: Olympus irá desaparecer em 2014...???  (Lida 7957 vezes)

Marcelo.jah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 04 de Janeiro de 2014, 22:38:19
Assustado...  :no: Mas não é por isso que deixarei de lutar para comprar uma EM1...  :)

http://www.43rumors.com/the-next-stupid-financial-analysis-predicts-again-that-olympus-will-disappear-in-2014/
http://theonlinephotographer.typepad.com/the_online_photographer/2014/01/olympus-disappearing.html

Assustado justamente por este comentário me parecer o mais sensato até agora...  :ponder:




Olympus is in real trouble. The mammoth fraud did it no good; all the more reason the company has a target on its back.

The past predictions were true. Olympus would be dead today if not for Sony being the a sudden white knight, white knightedness otherwise neither needed nor wanted were Olympus a thriving going concern.

Olympus is doing away with many of its distribution channels, customer support facilities, product promotion and advertising facilities, and will rely on Sony's capabilities- including in the US. Not only is Olympus already retracting its global reach, but it will lose mindshare as a result, and have even less of a chance to be featured at retailers.

Olympus is in danger of becoming nothing more than a brand, a mere label that will be bought and sold and slapped on stuff made by anyone, much as Kodak or Polaroid have become.

Sony has little motivation for putting Olympus micro 4/3 on life support... Sony is already losing money on its camera line, why should it willingly take on yet a greater money loser?

Corporations are not answerable to camera fans who don't pay the rent. They are answerable to shareholders. Why should shareholders gladly take a loss just to make some luxury toy buyers happy? What's their motivation?

And it is all very sad. Because the more competition in the market the better.

Posted by: ronin


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2014, 22:44:13
Bem, todo ano surge a mesma notícia. Mas esse ano acho ainda MENOS provável que nos outros anos.

- A diretoria do Olympus já sinalizou o mercado que esse pode ser o primeiro ano em vários que a Olympus terá lucro - graças às vendas da E-M1 e (ainda) da E-M5;
- A divisão de câmeras da Olympus é o braço menor da empresa - a parte forte é a divisão médica (que parece que usa muito da pesquisa da parte de imagem para seus lançamentos).

A E-M1 foi a primeira câmera que trouxe um pouco de "respeito" do pessoal "entendido" para o formato m4/3. Foi um sucesso, e duvido que a Olympus vá sumir tão rápido assim.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2014, 10:02:07
Todo ano temos essas futurologias. Somente o tempo dirá.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2014, 10:41:30
Coerente com este comentário do LensRentals há algum tempo:

"Camera Trends
LensRentals:

Zeiss, which is a member of the 4/3 consortium, decided to develop lenses for Fuji and NEX cameras, but not micro 4/3. Still, I don’t expect micro 4/3 to vanish in the next couple of years, but I think it might by 2018.

Panasonic’s overall problems would limit their interest in picking up Olympus’ cameras and Sony has made it pretty clear they’re investing in Olympus’ medical equipment division, not consumer imaging.

Fuji and Sony seem to be aggressively innovating and pursuing the imaging market so I don’t expect they’re going anywhere. Both also have extensive patent portfolios in sensors so they’re almost doubly invested in succeeding.

Canon appears to be very aggressively pursuing growth in the video segment and maintaining their photography business. It seems Nikon is concentrating on trying to take market share in the photography arena."

A área de foto de consumo da Olympus não se sustenta sozinha, mas não significa que as OMD vão deixar de existir em fabricação. Vejam a Pentax, que mudou de mão mas não de câmeras...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 10:44:28 por efilho »


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Janeiro de 2014, 11:21:42
Desaparecer não, poderá ter a sua participação reduzida limitando a quantidade de modelos de câmeras. Eles não extinguiriam está divisão da empresa, pois  quando se fala da marca Olympus ela é associada primeiramente às câmeras, poucos sabem das outras divisões da empresa.
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2014, 12:21:31
O problema é que esses "poucos" são na verdade um monte de acionistas que determinam o futuro de seus investimentos.  :ponder:


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 05 de Janeiro de 2014, 12:35:26
A Olympus é mais conhecida pelos endoscopios do que pelas câmeras!
Tenho certeza que já tem mais foto feita de estômago do que de pessoas feita com material Olympus!
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 12:36:33 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Janeiro de 2014, 12:39:58
Caramba, melhor comprar logo umas 10 em1, vai virar item de colecionador e custar uma fortuna.

Ou fazemos uma vaquinha e o Mundo Fotográfico compra a Olympus.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 12:40:47 por Claudio Rombauer »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2014, 13:10:35
Eu adorava minhas Pentax ME e ME Super, mas depois que começou a claudicar passei para uma Nikon FE. Hoje a Pentax ainda está por aí, aos trancos e barrancos (comprada pela Hoya, Ricoh etc.). Olympus não vai pro saco, pois o projeto é fantástico. Na pior das hipóteses muda de mão. Mas depois da Kodak e da PanAm, tudo pode acontecer...  :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2014, 15:53:19
Pois é, e ali na medicina investimento é pesado.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2014, 15:53:54 por Claudio Rombauer »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2014, 10:54:33
Coerente com este comentário do LensRentals há algum tempo:

"Camera Trends
LensRentals:

Zeiss, which is a member of the 4/3 consortium, decided to develop lenses for Fuji and NEX cameras, but not micro 4/3. Still, I don’t expect micro 4/3 to vanish in the next couple of years, but I think it might by 2018.

Panasonic’s overall problems would limit their interest in picking up Olympus’ cameras and Sony has made it pretty clear they’re investing in Olympus’ medical equipment division, not consumer imaging.

Fuji and Sony seem to be aggressively innovating and pursuing the imaging market so I don’t expect they’re going anywhere. Both also have extensive patent portfolios in sensors so they’re almost doubly invested in succeeding.

Canon appears to be very aggressively pursuing growth in the video segment and maintaining their photography business. It seems Nikon is concentrating on trying to take market share in the photography arena."

A área de foto de consumo da Olympus não se sustenta sozinha, mas não significa que as OMD vão deixar de existir em fabricação. Vejam a Pentax, que mudou de mão mas não de câmeras...

Se não me engano esse post do Roger foi feito antes do impacto da E-M1 - que pode ter sido a salvação do m4/3. Foi eleita câmera do ano em vários sites, mesmo com o lançamento da A7/A7r (que foi a eleita nos outros).

O maior risco pro m4/3 é justamente o preconceito do tamanho do sensor, do mantra do pessoal "qualquer coisa que não seja full-frame não presta" (e aí você vai ver as fotos desse pessoal e parece coisa de point&shoot). Todo mundo só pensa em DOF curto, quando em certas situações ele na verdade atrapalha (o argumento do ISO mais sensível sim, é válido)

Na verdade, um grande sustentáculo pro m4/3 vai ser pra vídeo - pois o tamanho do sensor é ideal para várias aplicações.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2014, 10:57:13

O maior risco pro m4/3 é justamente o preconceito do tamanho do sensor, do mantra do pessoal "qualquer coisa que não seja full-frame não presta" (e aí você vai ver as fotos desse pessoal e parece coisa de point&shoot). Todo mundo só pensa em DOF curto, quando em certas situações ele na verdade atrapalha (o argumento do ISO mais sensível sim, é válido)



Não lembro quem disse certa vez aqui, que só full frame servia para retratos... Deu pena, hehe.  :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:13:54
O maior risco pro m4/3 é justamente o preconceito do tamanho do sensor, do mantra do pessoal "qualquer coisa que não seja full-frame não presta" (e aí você vai ver as fotos desse pessoal e parece coisa de point&shoot).

 :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:32:29
Em minha opinião, o mercado de consumo de foto não tem nada a ver com talento, e sim com o prazer de fotografar. Assim, não interessa se minhas fotos são uma porcaria se tenho satisfação em fotografar e acho que estão razoáveis ou, em uma reação bem humana, colocar a culpa dos resultados no equipamento, tendo a certeza de que trocar minha Rebel ou NEX pela próxima FF Nikon melhorará a qualidade e minha satisfação. Troco tudo, lentes inclusive, todos felizes. Para as grandes empresas alguém assim é muito mais lucrativo do que qualquer artista que troca equipamento apenas quando realmente precisa...

Em relação à nova Oly, duvido que tenha qualquer impacto além dos consumidores da marca, ou talvez na Panasonic. Agora então com a Sony investindo pesado em NEX FF, os preços vão cair muito e o FF será fatalmente o sucessor das MFT e APSC para foto still. Podendo comprar uma FF do tamanho de uma MFT, ninguém vai dar bola para tamanho de lente, pois o preconceito do sensor sempre será usado como arma do marketing. Minha opinião, claro.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2014, 11:35:57
Não, não quero uma coisa dessas, a Olympus é uma das melhores e um sonho grande que eu tenho é ter uma Reflex novinha da Olympus, até aceito uma mirrorless até passar o tempo, mas Olympus, aquela cor sumir não, tomara que seja mentira!

A Olympus é mais conhecida pelos endoscopios do que pelas câmeras!
Tenho certeza que já tem mais foto feita de estômago do que de pessoas feita com material Olympus!

Grande Pope, pelo jeito ela é uma grande produtora de ótica e como o assunto com as câmeras é nas óticas, assim que a Olympus se destaca, sobre mais fotos de estômago do que de pessoas feitas com Olympus, não se duvida

Não lembro quem disse certa vez aqui, que só full frame servia para retratos... Deu pena, hehe.  :D

Quem já não fez com compactas retratos, eu já fiz um monte e quanto ao tamanho do sensor pra retratos, acho que vai fazer diferença é de longe, já fiz retratos de rosto com uma Olympus FE-210 X-775 a 1 metro mais ou menos e ficou bastante nítido, muitas vezes consegue-se obter bons resultados com os APS-C da Canon que é de 22 mmm enquanto o da Nikon 25, mas 22 pra 35 é diferença, os sensores Micro 4/3 alcançam grande resultados por causa que as óticas da Olympus são muito nítidas.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/